Conforme podes ler num post meu atrás, a DGEG não exige marcas de inversores, etc., para a comunicação prévia. MAS, isto foi-me dito por telefone. Perguntei isso pelo site da Renováveis na Hora, e recebi uma resposta da CERTIEL que dizfsaraiva Escreveu:Queria fazer o registo, mas o meu inversor grid tie é chines, como posso saber se está certificado para o efeito?
Tem o símbolo CE mas todos sabemos que isso em produtos China não quer dizer nada.
"Na sequência do mesmo, cumpre-nos informar que a informação solicitada está fora do âmbito das competências atualmente atribuídas à CERTIEL.
Sugerimos que remeta este pedido de informação à Direcção Geral de Energia e Geologia, através do endereço de email [email protected]."
Mandei um e-mail à DGEG e nunca recebi resposta.
Mas também será de bom senso que, sendo gri tie seja, no mínimo, de onda pura e desconecte da rede quando houver falhas de energia na rede pública, senão corres o risco de fritar um desgraçado que esteja a fazer trabalhos na rede, tenha desligado a corrente para fazer esses trabalhos e fica lá agarrrado porque afinal havia uns quantos autoconsumos a injetar para lá tensão.
Por outro lado, se queres fazer registo e não comunicação prévia, devem exigir-te mais.
Vê o post seguinte.