Tesla Motors - Já não é só "veículos"
-
- Membro Gold
- Mensagens: 1899
- Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am
Re: Tesla Motors - Já não é só "veículos"
A treta dos superchargers é obque permite atravessar os EUA de costa a costa num VE em tempo útil... Quem nos dera ter cá uma dúzia deles
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 3322
- Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
- Localização: Região norte
Re: Tesla Motors - Já não é só
1,5kw de potencia instalada em paineis em regime isolado com bateria, não serve rigorosamente para nada... talvez no verão se consiga qualquer coisa mas pouco.meira78 Escreveu:Para sistemas com esta potência, esta bateria é pequena.sergiomms Escreveu:Com 6kw de paineis para armazenar estas a pensar em instalar (mais de) 30kwh de baterias de litio?
Mas se considerarmos um sistema com 1,5kW de painéis instalados, bem dimensionados e ajustados todo o ano, a bateria com 10kWh de armazenamento deve chegar para cerca de 75% dos Portugueses, pois poucos serão os que gastam em média mais do que 250/300kW.
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 3322
- Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
- Localização: Região norte
Re: Tesla Motors - Já não é só "veículos"
e andam a socorrer-se dos chademo massivamente instalados e a pedir por favor para lhes darem permissão para conseguirem comunicar com eles... porque não optaram antes por uma partilha total?jmlflorencio Escreveu:A treta dos superchargers é obque permite atravessar os EUA de costa a costa num VE em tempo útil... Quem nos dera ter cá uma dúzia deles
é pensamento tipico americano...
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 3741
- Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
- Localização: Leiria, Associado n.º74
Re: Tesla Motors - Já não é só "veículos"
Porque que achas que Elon disse que fornecia a tecnologia deles aos outros....
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+
-
- Membro Silver
- Mensagens: 210
- Registado: quarta jan 19, 2011 3:54 am
Re: Tesla Motors - Já não é só "veículos"
1,5kW não garante em média 10kWh por dia?visitante1 Escreveu:1,5kw de potencia instalada em paineis em regime isolado com bateria, não serve rigorosamente para nada... talvez no verão se consiga qualquer coisa mas pouco.meira78 Escreveu:Para sistemas com esta potência, esta bateria é pequena.sergiomms Escreveu:Com 6kw de paineis para armazenar estas a pensar em instalar (mais de) 30kwh de baterias de litio?
Mas se considerarmos um sistema com 1,5kW de painéis instalados, bem dimensionados e ajustados todo o ano, a bateria com 10kWh de armazenamento deve chegar para cerca de 75% dos Portugueses, pois poucos serão os que gastam em média mais do que 250/300kW.
A bateria tem capacidade para este valor apenas. Não serve de nada ter mais capacidade instalada. Eventualmente escalar a potência para 2kW ou pouco mais, mas qt mais potência instalada mais se desperdiça, dado que as baterias têm limite de 10kWh.
-
- Membro Gold
- Mensagens: 1899
- Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am
Re: Tesla Motors - Já não é só "veículos"
O problema das medias é que no inverno esse valor é significativamente reduzido por vários dias seguidos, e acaba por esgotar a bateria...
Nesse caso não fariam falta mais painéis, mas sim mais baterias... Ou não?
Nesse caso não fariam falta mais painéis, mas sim mais baterias... Ou não?
-
- Membro Silver
- Mensagens: 210
- Registado: quarta jan 19, 2011 3:54 am
Re: Tesla Motors - Já não é só "veículos"
Exacto. Mas é esse o conceito deste produto, ou não?jmlflorencio Escreveu:O problema das medias é que no inverno esse valor é significativamente reduzido por vários dias seguidos, e acaba por esgotar a bateria...
Nesse caso não fariam falta mais painéis, mas sim mais baterias... Ou não?
Se pouparmos 70 ou 80% do que gastamos hoje em dia já é uma grande mais valia, não é?
As baterias de lítio não sofrem tanto como as de ácido, pois lidam bem com descargas e cargas frequentes e estas têm 10 anos de garantia.
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 3741
- Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
- Localização: Leiria, Associado n.º74
Re: Tesla Motors - Já não é só "veículos"
Já pensaram que ocm o V2g pode ter 24kwh dum Leaf....??
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+
-
- Membro
- Mensagens: 12
- Registado: domingo mai 03, 2015 10:37 pm
Re: Tesla Motors - Já não é só "veículos"
Bom dia
Estas baterias vêm mesmo revolucionar o aproveitamento da energia solar, acho eu. Até agora nós discutíamos as soluções para os sistemas de painéis solares, o seu dimensionamento, as guerras com a EDP sobre a contagem da energia injectada pelas soluções de autoconsumo na rede e, os preços que nos seriam pagos pelo KWh entregue à EDP (que baseado no indíce OMIE conforme previsto no Dec., é escandalosamente baixo) e lá íamos, uns mais outros menos, convencía-mo-nos da bondade do investimento e uns faziam-no e outros aguardavam por "argumentos" que os convencessem. Eu incluo-me nestes últimos.
Mas agora, tudo mudou. No limite, podermos ser autosuficientes, é algo novo, por preços que, conforme é dito no forum e eu concordo, parecem atrativos, ainda melhor.
Logo a quente, no dia 1/5, partilhei com alguns amigos via mail, a minha primeira impressão sobre as soluções que se perfilam, gostava de partilhar essas ideias com o forum e ouvir outras opiniões, então aqui vai:
<<Depois de muitas promessas, desta vez trata-se de uma solução já em fase de industrialização com início das vendas anunciadas para este verão, nos States, cá não se sabe, mas há-de chegar. Trata-se de uma bateria de iões de litio (a tecnologia das baterias de smatphone e portáteis) para instalação nos lares e autonomização dos mesmo em relação à rede (EDP ou outra).
Foi apresentada ontem pelo patrão (Elon Musk) da TESLA (a dos automóveis elétricos) tem duas versões uma de 7 KWh e outra de 10, que pode ser associado a um conjunto de painéis solares foto-voltaicos e constituir assim o gerador e acumulador de energia para as horas sem sol.
Por cá, a EDP já tem os painéis à venda, sendo talvez o conjunto de 6 (1500 W) que custa 3264 € (c/ IVA e instalação), uma possibilidade para alimentar o sistema. Provavelmente terão que ser um pouco mais para garantir um carregamento completo, ou quase, da bateria ao fim do dia, descontados os consumos da casa durante o dia.
Quanto às baterias, segundo a Tesla irão custar nos States e em USD: 7 KWh - 3000 e 10 KWh - 3500. Na Europa não foi dito nem quando nem o preço. Um dado importante é que a potencia máxima debitada é de 3,3 KW em ambos os casos, sendo a potência nominal de 2,2 KW. Também têm sistemas para as empresas de 100 e 500 KWh, com outras potencias.
Segundo a TESLA as baterias serão comercializadas com 10 anos de garantia e mais uma garantia opcional de outros 10 anos.
Esmiuçando a coisa para toda a gente entender: Nas nossas casas quem tem instalações monofásicas, normalmente tem uma potência contratada de 6,6 KVA (KW), o que significa que teria que ter 2 baterias para dispor da mesma potência, no entanto há equipamentos hoje que nos ajudam, duma forma fácil, a fazer a gestão das diversas máquinas e outros consumos, de maneira a conter-nos dentro da potência máxima disponibilizada pela bateria. No conjunto de painéis que a EDP tem à venda já vem um sistema desses (está incluído no preço que indiquei atrás), que para além de poder ser programado, pode ser comandado através da Net. Assim, se não existir em casa nada que consuma mais que 2,2 KVA com picos que podeem ir aos tais 3,3 KVA, uma bateria pode ser suficiente. Um parentesis sobre este tema as máquinas de lavar, consumirão mais que os 2,2, nesse caso, se quisermos garantir a autosuficiência, teremos que instalar 2 baterias.
Reparem que esta conversa toda, vai no sentido de uma autonomização completa em relação à rede da distribuidora, mas ela não é necessária, nem conveniente numa primeira fase, na minha opinião, podendo assim o sistema funcionar como principal e a rede como backup (socorro). Neste caso, se houver consumos superiores à potencia da bateria a rede responde.
Mas é de ter em atenção que os grandes consumos devem ser programados para horas de luz solar, de forma a melhor aproveitar a capacidade da bateria e prevenir assim as horas sem sol. Para quem tenha consumos da ordem dos 10 KWh/dia ou acima, penso que deve investir, pelo menos em duas baterias, ganhando assim autonomia e resolvendo a questão da potência disponivel.
Como baterias e painéis têm uma vida útil de pelo menos 20 anos, poderemos entrar em linha de conta com esse prazo para a amortização, mas felizmente não é necessário, de qualquer forma será o prazo de produção plena do sistema, vejamos então:
Para um consumidor que tenha consumos de energia com uma faturação mensal da ordem dos 100€ (no meu caso até é superior), terá um consumo anual de 1200 €
Para a bateria, considerei a de maior capacidade (10 KW), com um custo estimado em PT, depois do IVA, de 4200 €, mais os 3264 € dos painéis, termos um investimento de cerca de 7500 €
Se considerarmos uma redução de 80% na fatura da EDP (os 20% será o que ainda continuaremos a pagar à EDP), teremos uma redução de 960 €/ano, o que significa que os 7500 € investidos estariam amortizados ao fim de 7,8 anos, o restante até aos 20 anos seria lucro.
Parece um razoável investimento.
A bateria pode ser fixada numa parede e tem as dimensões aproximadas dum esquentador de água doméstica dos maiores, pesa 100 Kg, tem design e diversas cores, não é um "mono". >>
Estas baterias vêm mesmo revolucionar o aproveitamento da energia solar, acho eu. Até agora nós discutíamos as soluções para os sistemas de painéis solares, o seu dimensionamento, as guerras com a EDP sobre a contagem da energia injectada pelas soluções de autoconsumo na rede e, os preços que nos seriam pagos pelo KWh entregue à EDP (que baseado no indíce OMIE conforme previsto no Dec., é escandalosamente baixo) e lá íamos, uns mais outros menos, convencía-mo-nos da bondade do investimento e uns faziam-no e outros aguardavam por "argumentos" que os convencessem. Eu incluo-me nestes últimos.
Mas agora, tudo mudou. No limite, podermos ser autosuficientes, é algo novo, por preços que, conforme é dito no forum e eu concordo, parecem atrativos, ainda melhor.
Logo a quente, no dia 1/5, partilhei com alguns amigos via mail, a minha primeira impressão sobre as soluções que se perfilam, gostava de partilhar essas ideias com o forum e ouvir outras opiniões, então aqui vai:
<<Depois de muitas promessas, desta vez trata-se de uma solução já em fase de industrialização com início das vendas anunciadas para este verão, nos States, cá não se sabe, mas há-de chegar. Trata-se de uma bateria de iões de litio (a tecnologia das baterias de smatphone e portáteis) para instalação nos lares e autonomização dos mesmo em relação à rede (EDP ou outra).
Foi apresentada ontem pelo patrão (Elon Musk) da TESLA (a dos automóveis elétricos) tem duas versões uma de 7 KWh e outra de 10, que pode ser associado a um conjunto de painéis solares foto-voltaicos e constituir assim o gerador e acumulador de energia para as horas sem sol.
Por cá, a EDP já tem os painéis à venda, sendo talvez o conjunto de 6 (1500 W) que custa 3264 € (c/ IVA e instalação), uma possibilidade para alimentar o sistema. Provavelmente terão que ser um pouco mais para garantir um carregamento completo, ou quase, da bateria ao fim do dia, descontados os consumos da casa durante o dia.
Quanto às baterias, segundo a Tesla irão custar nos States e em USD: 7 KWh - 3000 e 10 KWh - 3500. Na Europa não foi dito nem quando nem o preço. Um dado importante é que a potencia máxima debitada é de 3,3 KW em ambos os casos, sendo a potência nominal de 2,2 KW. Também têm sistemas para as empresas de 100 e 500 KWh, com outras potencias.
Segundo a TESLA as baterias serão comercializadas com 10 anos de garantia e mais uma garantia opcional de outros 10 anos.
Esmiuçando a coisa para toda a gente entender: Nas nossas casas quem tem instalações monofásicas, normalmente tem uma potência contratada de 6,6 KVA (KW), o que significa que teria que ter 2 baterias para dispor da mesma potência, no entanto há equipamentos hoje que nos ajudam, duma forma fácil, a fazer a gestão das diversas máquinas e outros consumos, de maneira a conter-nos dentro da potência máxima disponibilizada pela bateria. No conjunto de painéis que a EDP tem à venda já vem um sistema desses (está incluído no preço que indiquei atrás), que para além de poder ser programado, pode ser comandado através da Net. Assim, se não existir em casa nada que consuma mais que 2,2 KVA com picos que podeem ir aos tais 3,3 KVA, uma bateria pode ser suficiente. Um parentesis sobre este tema as máquinas de lavar, consumirão mais que os 2,2, nesse caso, se quisermos garantir a autosuficiência, teremos que instalar 2 baterias.
Reparem que esta conversa toda, vai no sentido de uma autonomização completa em relação à rede da distribuidora, mas ela não é necessária, nem conveniente numa primeira fase, na minha opinião, podendo assim o sistema funcionar como principal e a rede como backup (socorro). Neste caso, se houver consumos superiores à potencia da bateria a rede responde.
Mas é de ter em atenção que os grandes consumos devem ser programados para horas de luz solar, de forma a melhor aproveitar a capacidade da bateria e prevenir assim as horas sem sol. Para quem tenha consumos da ordem dos 10 KWh/dia ou acima, penso que deve investir, pelo menos em duas baterias, ganhando assim autonomia e resolvendo a questão da potência disponivel.
Como baterias e painéis têm uma vida útil de pelo menos 20 anos, poderemos entrar em linha de conta com esse prazo para a amortização, mas felizmente não é necessário, de qualquer forma será o prazo de produção plena do sistema, vejamos então:
Para um consumidor que tenha consumos de energia com uma faturação mensal da ordem dos 100€ (no meu caso até é superior), terá um consumo anual de 1200 €
Para a bateria, considerei a de maior capacidade (10 KW), com um custo estimado em PT, depois do IVA, de 4200 €, mais os 3264 € dos painéis, termos um investimento de cerca de 7500 €
Se considerarmos uma redução de 80% na fatura da EDP (os 20% será o que ainda continuaremos a pagar à EDP), teremos uma redução de 960 €/ano, o que significa que os 7500 € investidos estariam amortizados ao fim de 7,8 anos, o restante até aos 20 anos seria lucro.
Parece um razoável investimento.
A bateria pode ser fixada numa parede e tem as dimensões aproximadas dum esquentador de água doméstica dos maiores, pesa 100 Kg, tem design e diversas cores, não é um "mono". >>
-
- Novo membro
- Mensagens: 3
- Registado: domingo fev 01, 2015 8:48 pm
Re: Tesla Motors - Já não é só "veículos"
Viva,
Partilho com vocês uma análise bastante interessante ao novo sistema da Tesla: http://rameznaam.com/2015/04/30/tesla-p ... ost-there/
Este artigo também é bastante interessante: http://rameznaam.com/2015/04/14/energy- ... and-cheap/
As baterias começam a perder capacidade de armazenamento a um ritmo mais rápido que os painéis e acabam por morrer mesmo antes dos 20 anos.
Partilho com vocês uma análise bastante interessante ao novo sistema da Tesla: http://rameznaam.com/2015/04/30/tesla-p ... ost-there/
Este artigo também é bastante interessante: http://rameznaam.com/2015/04/14/energy- ... and-cheap/
Os painéis solares começam a perder capacidade de produção até aos 20 anosADM Escreveu:Como baterias e painéis têm uma vida útil de pelo menos 20 anos
As baterias começam a perder capacidade de armazenamento a um ritmo mais rápido que os painéis e acabam por morrer mesmo antes dos 20 anos.
-
- Membro Gold
- Mensagens: 1724
- Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm
Re: Tesla Motors - Já não é só "veículos"
Ainda não vi nada de revolucionario, mas ok....
Com voltagem DC que ninguem usa em sistemas isolados!? Uma potência de pico de 0.5C!? Meteram baterias de litio dentro duma caixa catita. É isso?
Vá lá o preço! Fica ela por ela com as LifeYPO4 (que aguentam picos de 10C e carga continua de 3C).
Com voltagem DC que ninguem usa em sistemas isolados!? Uma potência de pico de 0.5C!? Meteram baterias de litio dentro duma caixa catita. É isso?
Vá lá o preço! Fica ela por ela com as LifeYPO4 (que aguentam picos de 10C e carga continua de 3C).
-
- Membro Silver
- Mensagens: 210
- Registado: quarta jan 19, 2011 3:54 am
Tesla Motors - Já não é só "veículos"
Mas se não tem nada de novo isto, porque não foi apresentada por outros fabricantes anteriormente? E porque não explorar este mercado sem qualquer concorrência?CrOhN Escreveu:Ainda não vi nada de revolucionario, mas ok....
Com voltagem DC que ninguem usa em sistemas isolados!? Uma potência de pico de 0.5C!? Meteram baterias de litio dentro duma caixa catita. É isso?
Vá lá o preço! Fica ela por ela com as LifeYPO4 (que aguentam picos de 10C e carga continua de 3C).
-
- Membro Gold
- Mensagens: 1899
- Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am
Re: RE: Re: Tesla Motors - Já não é só "veículos"
E essas têm garantia de 10 anos?CrOhN Escreveu:Ainda não vi nada de revolucionario, mas ok....
Com voltagem DC que ninguem usa em sistemas isolados!? Uma potência de pico de 0.5C!? Meteram baterias de litio dentro duma caixa catita. É isso?
Vá lá o preço! Fica ela por ela com as LifeYPO4 (que aguentam picos de 10C e carga continua de 3C).
E mais: mais algum fabricante no mundo inteiro dá uma garantia de 10 anos a uma bateria, qualquer que ela seja??
É que não é só mandar produtos para o mercado, mas sim fazê-lo de uma forma apelativa para o grande público, com garantias que possam deixar descansados os mais cépticos.
É que os 'nerds' das energias alternativas (como nós) não chegam para mover um grão de areia na imensidão do consumo energético global. Se não se chega ao grande público, nada feito.
Precisamente na linha do que eu acho. Até pode nem ser nada de novo, mas é preciso 'agitar as coisas', meter o pessoal a falar disto, para o seu uso de difundir...meira78 Escreveu: Mas se não tem nada de novo isto, porque não foi apresentada por outros fabricantes anteriormente? E porque não explorar este mercado sem qualquer concorrência?
Mais uma vez, o exemplo dos BMW eléctricos. Não têm nada de novo e até são feios... Mas se é deles que os EV precisavam para se começar a falar da mobilidade eléctrica, então que venham.
-
- Membro Gold
- Mensagens: 1351
- Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm
- Localização: Almada
Re: Tesla Motors - Já não é só "veículos"
a novidade real foi o preço!!
É a unica fonte de interesse, porque armazenar electricidade em baterias é básico, a diferença é em baterias de litio baratas.
Este preço só será atingivel com uma produção de baterias a uma escala brutal que é o que o musk pretende com a gigafactory.
O sistema é facil de fazer e montar... não tem nada de patenteavel.
É a unica fonte de interesse, porque armazenar electricidade em baterias é básico, a diferença é em baterias de litio baratas.
Este preço só será atingivel com uma produção de baterias a uma escala brutal que é o que o musk pretende com a gigafactory.
O sistema é facil de fazer e montar... não tem nada de patenteavel.
sergiomms
-
- Membro Silver
- Mensagens: 210
- Registado: quarta jan 19, 2011 3:54 am
Tesla Motors - Já não é só "veículos"
Então vamos lá...
PS: alguém pode aqui confirmar se podemos usar a bateria do Tesla Model S para ajudar a carregar a bateria de casa apresentada agora pela Tesla, tipo Leaf to Home?
PS: alguém pode aqui confirmar se podemos usar a bateria do Tesla Model S para ajudar a carregar a bateria de casa apresentada agora pela Tesla, tipo Leaf to Home?
-
- Membro Gold
- Mensagens: 1351
- Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm
- Localização: Almada
Re: Tesla Motors - Já não é só "veículos"
não conheço o protoloco de carregamento da tesla, mas, para funcionar como o leaf, a electronica tem que permitir controlar a saida de energia pela mesma "porta de entrada".
O leaf e os i-imcion têm o chademo...
O leaf e os i-imcion têm o chademo...
sergiomms
-
- Membro Silver
- Mensagens: 210
- Registado: quarta jan 19, 2011 3:54 am
Re: Tesla Motors - Já não é só "veículos"
Mas quem souber, agradecia que nos informe, por favor. Obrigado.
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 4093
- Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
- Localização: Ilha da Madeira
Re: Tesla Motors - Já não é só "veículos"
Por estar limitado a 0,5 C é que podem dar garantia de 10 anos.
Se pegarmos em baterias de lítio com bms e descarga limitada também aguentam muitos ciclos.
Se pegarmos em baterias de lítio com bms e descarga limitada também aguentam muitos ciclos.
Live long and prosper!
-
- Membro Silver
- Mensagens: 210
- Registado: quarta jan 19, 2011 3:54 am
Re: Tesla Motors - Já não é só "veículos"
E podemos contratar mais 10 anos de forma adicional. Ou seja, este produto tem garantia de 20 anos a nível de qualidade.MRider Escreveu:Por estar limitado a 0,5 C é que podem dar garantia de 10 anos.
Se pegarmos em baterias de lítio com bms e descarga limitada também aguentam muitos ciclos.
-
- Membro Gold
- Mensagens: 1724
- Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm
Re: Tesla Motors - Já não é só
Mas que mercado!? Tens noção que virtualmente não existe qualquer electrónica para usar com estas baterias, carregadores e/ou inversores?meira78 Escreveu:Mas se não tem nada de novo isto, porque não foi apresentada por outros fabricantes anteriormente? E porque não explorar este mercado sem qualquer concorrência?CrOhN Escreveu:Ainda não vi nada de revolucionario, mas ok....
Com voltagem DC que ninguem usa em sistemas isolados!? Uma potência de pico de 0.5C!? Meteram baterias de litio dentro duma caixa catita. É isso?
Vá lá o preço! Fica ela por ela com as LifeYPO4 (que aguentam picos de 10C e carga continua de 3C).
10 anos de garantia. Sim, pois... Acontece alguma coisa, eles vêm os logs da bateria, ah e tal, fez uma descarga a 5KW, logo, garantia, pufff!
Eu posso ser um ceptico, sem qualquer noção do que estou a dizer, mas, continuo na minha. Daqui a 10 anos, quem tiver estas baterias que relate como está a correr. Para já, chumbinho que é bom e testado, é o que continuarei a usar.
Numa coisa concordo. Há que "mexer" com o mercado! Dinheiro para marketing agressivo não deve faltar.