Isolamento de Moradia

Projecção e construção e edifícios amigos do ambiente
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Isolamento de Moradia

Mensagem por serges »

Boas

Então vou iniciar este tópico para não estar a espalhar esta informação por outros...

A pedido de uma amigo estou a iniciar esta discusão!

O problema dele é que adquiriu uma moradia pequena mas com muio potencial, foi uma das primeiras modulares cá em Portugal mas em Betão, está a ver se me convence a adquirir uma na area, elas tem 40 anos e ainda tem o dito telhado em vulgo rosalite, amianto, substituição completa e foi investir no telhado, dito bolacha, ele vai me ditando a media que escrevo, peço desculpa se escrevo mal os termos...

Portanto está na fase de isolamento, tem um bom espaço para colocar, inicialmente no interior lã de rocha com pladure a terminar a obra, desistiu e foi para o wallmate com 3 a 4 cms de espessura, por fim foi foi sugerido e bem aqui no fórum pelo amigo alves10:
Alves10 Escreveu:
Emanuel Couto Escreveu:Alves10, não tem preocupes acerca do que as pessoas vão ou não pensar!

O importante é que estás a ser sincero, ao contrário de muita gente por esse mundo fora...
Eu não tenho de me preocupar com o que as pessoas vão pensar, pois ninguém me conhece pessoalmente apenas o nickname, assim posso ser sincero sem ser apontado na rua.
Sou a favor de aproveitar-mos ao máximo as energias renováveis e tudo o que a natureza nos disponibiliza gratuitamente, sempre que estas sejam economicamente viáveis, temos de juntar o útil ao agradável. ;)

Algumas coisas que já fiz:
Painel solar para aquecer as aguas sanitárias, as maquinas de lavar roupa e louça alem de serem de uma boa classe energética trabalham com a agua quente do painel solar.
Construí uns painéis que aproveitam o sol para aquecer o ar que me entra em casa. Fico com a casa mais quente e com o ar renovado.
Toda a iluminação da casa é de led.
Construí um deposito "cisterna" que apanha a agua da chuva de toda a casa e garagem e ainda a agua dos banhos. Esta agua é depois usada no sistema de rega para regar as árvores de fruto e flores.
Tenho recuperador de calor que queima todos os ramos resultantes da poda das árvores. Claro que tenho de comprar lenha pois estes ramos são insuficientes, mas é uma maneira de lhes dar um fim útil.
Estava-me a esquecer do mais importante, quando fiz obras na casa isolei a mesma o melhor que pude, troquei as caixilharias para terem corte térmico e vidros duplos planiterm. Confesso que foi o melhor investimento que fiz, alem da casa se tornar muito mais agradável a factura energética desceu muito, são poucas as vezes que tenho necessidade em recorrer ao ar condicionado.

Próximos projectos: instalar um sistema de auto consumo e de gestão dos consumos eléctricos da casa.

Esta é a minha maneira de ser ecológico. :)
e do Jasmim
jasmim Escreveu:
Alves10 Escreveu: Pensem no processo de produção das várias matérias primas que constituem os componentes que equipam tudo isto, não sei até que ponto não é gasta mais energia para produzir estes equipamentos do que estes alguma vez consigam vir a produzir.
Essa é uma pergunta que gostava de ver respondida. Quando tento convencer as pessoas ao meu redor dos benefícios dos automóveis elétricos para o ambiente, respondem-me que, para produzir um automóvel elétrico e reciclar as baterias, polui-se mais do que um CI. Como não tenho argumentos a provar o contrário, não posso contrapôr :(
Alguém sabe quanto CO2 gasta um automóvel elétrico entre a sua produção, os seus carregamentos e reciclagem de baterias?

Quanto à questão levantada pelo Emanuel Couto, confesso que a parte económica despertou-me antes das questões ambientais. Agora sinto-me feliz por poupar a minha carteira e contribuir para o ambiente mais saudável.

Tal como o Alves10 tenho várias soluções económico-ambientais:
- Painéis solares para aquecimento de águas
- Painéis solares fotovoltaicos para produção de eletricidade
- Um Prius Plug-in
- Uma vectrix
- Isolamento da casa com cappoto, placa do teto com poliuretano injetado e telhado com chapas "sandwich" de 6 cm de espessura, vidro duplo com corte térmico, lâmpadas económicas (conforme vão queimando, substitui por LED's)

Com o anúncio da power wall por parte da Tesla, muito provavelmente será o meu próximo investimento.
Fiquei curioso e gostaria das vossas opiniões, posso depois arranjar mais dados pois o telhado será como o do Jasmim mas a imitar a telha tradicional!

Digam vossa justiça pois estarão a partilhar a vossa experiência com o meu amigo e quem sabe também com outros, senão comigo...

Obrigado
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Alves10
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 198
Registado: quinta out 24, 2013 3:57 pm
Localização: Lisboa

Re: Isolamento de Moradia

Mensagem por Alves10 »

Olha da minha experiência na área da construção já usei vários tipos de isolamento, para mim o wallmate é o mais acertado em termos de relação qualidade/preço. Já usei placas de cortiça e placas de lã de rocha, são soluções mais dispendiosas, a cortiça é optima, mas caríssima e para o trabalho ficar bem feito temos de sobrepor duas camadas para as juntas das placas ficarem desencontradas. Eu não gosto da lã de rocha, da-me a impressão que aquilo ao longo do tempo acaba por ir cedendo e vai deixar fugas de isolamento.
Na solução do cappotto são usadas as mesmas placas de wallmate a diferença é que o isolamento é feito pelo exterior da casa, o que é uma grande vantagem, reduz ao mínimo as pontes térmicas, é um trabalho bem mais fácil de realizar que andar a forrar as paredes interiores. O material que é usado para "barrar" e fazer o acabamento final pode ser logo feito com a cor que se pretende que a casa tenha. Eu nunca usei cappotto, apenas vi aplicado numa moradia de um amigo e fiquei impressionado com o resultado.
Acabei por não entender se já mudas-te o telhado, mas se não o fizeste e queres uma solução para muitos anos e sem problemas usa telhas convencionais assentes em uma camada de roofmate, para mim continua a ser a melhor solução. Para uma obra mais em conta usa os paineis sanduiche que são de chapa com isolamento no interior, mas já sabes que é uma solução menos duradoira, embora a chapa seja tratada e lacada nas zonas onde se tem de fazer cortes e furos esse tratamento desaparece e vai começar a enferrujar, depois é uma questão de tempo. Há poucas coisas tão resistentes ao sol e à chuva como o material cerâmico, (mas refiro-me ás telhas) porque os terraços cobertos de material cerâmico ao fim de uns anos também são uma boa dor de cabeça, devido á sua dilatação e contracção dão cabo dos isolamentos e das juntas de dilatação. Há poucos materiais como as telhas, elas não precisam de impermeabilização e como estão "soltas" dilatam e contraem à vontade, fazem a sua tarefa por 4 a 5 décadas sem problemas de maior, uma grande invenção que pouco valor lhe damos.
Bem este comentário já vai muito longo, mas acho que pode ser útil a algumas pessoas que pensem renovar a casa.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Isolamento de Moradia

Mensagem por serges »

Muito obrigado alves10.

Anda a namorar e sim as telhas estão fora de questao pelo orçamento e o wallmate pode ser uma alternativa para agora. Claro que depois de estar mais estável pode fazer o cappotto.

Mas pronto deix la vir o jasmim dar a sua opinião de viver debaixo de um telhado de sanduiche...

Obrigado pela opinião.
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3741
Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
Localização: Leiria, Associado n.º74

Re: Isolamento de Moradia

Mensagem por O_volt »

O problema do capoto exterior é que as pedras das janelas ficam sem jeito e rodapés exteriores desaparecem....
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Isolamento de Moradia

Mensagem por serges »

Mas pode se fazer a casa ja a pensar nisso, tipo as pedras das janelas ter uma maior medida... mas convém saber qual...
Nada como fazer a pensar no futuro...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


RNM
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 508
Registado: sábado jun 14, 2008 7:09 pm

Re: Isolamento de Moradia

Mensagem por RNM »

Sérgio, investiga painéis para camaras frigorificas e paineis sandwich lisos. O Jorge Rocha talvez possa ajudar. ;)
Aprendam a diferença: kW ≠ kWh ≠ kW/h ; A ≠ Ah

Precisamos de mais VE's na estrada, fiáveis e baratos!

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Isolamento de Moradia

Mensagem por Emanuel Couto »

Um tema de facto muito interessante e importante ;)

A minha não tem qualquer tipo de isolamento...
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Isolamento de Moradia

Mensagem por visitante1 »

serges Escreveu:Mas pode se fazer a casa ja a pensar nisso, tipo as pedras das janelas ter uma maior medida... mas convém saber qual...
Nada como fazer a pensar no futuro...
se for uma casa a construir a forma de isolamento já será outra bem mais eficaz, o capoto é para quando já não há outras soluções...
se fosse hoje seria uma das principais apostas, pena é que os nossos construtores não saibam fazer casas.
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


jasmim
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1068
Registado: sexta out 10, 2008 12:40 pm
Localização: Stª Mª da Feira

Re: Isolamento de Moradia

Mensagem por jasmim »

A minha foi feita de raiz e optei pelo cappotto. Estou plenamente satisfeito.

Orlando o que queres dizer com rodapés exteriores? Se estivermos a falar da mesma coisa, a minha tem. Não coloquei pedra numa das fachadas porque a pedreira (€) ficava longe...
www.eletricar.pt comércio de veículos elétricos
Vectrix de lítio / Nissan Leaf / Peugeot Ion / BMW i3 REX
Microproduçao Autoconsumo

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Isolamento de Moradia

Mensagem por serges »

Olha lá jasmim e o telhado...

Que dizes do mesmo?

Pois o alves diz algo importante sobre ele...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3741
Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
Localização: Leiria, Associado n.º74

Re: Isolamento de Moradia

Mensagem por O_volt »

jasmim Escreveu:A minha foi feita de raiz e optei pelo cappotto. Estou plenamente satisfeito.

Orlando o que queres dizer com rodapés exteriores? Se estivermos a falar da mesma coisa, a minha tem. Não coloquei pedra numa das fachadas porque a pedreira (€) ficava longe...
Quando já tens casa construída em mais difícil dissimular....
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+


jasmim
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1068
Registado: sexta out 10, 2008 12:40 pm
Localização: Stª Mª da Feira

Re: Isolamento de Moradia

Mensagem por jasmim »

serges Escreveu:Olha lá jasmim e o telhado...

Que dizes do mesmo?

Pois o alves diz algo importante sobre ele...
Quanto à questão salientada pelo alves, tenho feito inspeções períodica e ainda não me apercebi de ferrugem. Não sou perito, mas julgo que se pode aplicar produtos próprios depois dos cortes e perfurações. Creio que tudo depende também da zona onde se mora, sendo as zonas marítimas críticas.
A minha casa é de estilo moderno em que o telhado fica escondido por platibandas. Na altura da construção tinha a hipótese de tela asfáltica com pedras ou chapa sandwich. Optei pela segunda para evitar qualquer infiltração de água e um bom isolamento térmico. Com a telha há sempre a possibilidade de levantar com vendavais (penso que a chapa, se bem aparafusada, corre menos risco)
www.eletricar.pt comércio de veículos elétricos
Vectrix de lítio / Nissan Leaf / Peugeot Ion / BMW i3 REX
Microproduçao Autoconsumo


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Isolamento de Moradia

Mensagem por Quintas2 »

Serges, se puderem, não descurem o isolamento térmico dos pavimentos, a que se costuma dar pouca importância mas é muito relevante em especial se houver lajes com áreas consideráveis expostas ao ar livre. No meu caso, um só piso e uma só laje de piso com muitas varandas/pátios expostos à intempérie e nota-se nas zonas da casa próximas dessas áreas expostas o reflexo do frio/calor externos dentro de casa nessas zonas.

Também tenho roofmate e wallmate. A arquiteta disse-me que a lã de rocha tende a descair dentro da caixa de ar e acumular-se em baixo.

Outra coisa que tenho é uma fiada de tijolo (a da parte externa da parede dupla) a forrar externamente todos os elementos em betão (pilares e vigas) para diminuir as pontes térmicas. Mas parece-me que o capoto será melhor, neste aspeto. Conheço um senhor que pôs e diz que é excelente.

A rotura térmica em janelas em alumínio é muito importante. Na altura só pus em janelas sem portadas, pois era p'ró carote e hoje arrependo-me. Para te dar uma ideia, as janelas sem portadas mas com rotura térmica quase não condensam água pelo interior, mesmo nas noites mais frias, enquanto que as sem rotura térmica parecem uma cascata nas noites muito frias.

Nas sem rotura térmica, faz uma enorme diferença fechar ou não as portadas exteriores nas noites mais frias. Com elas fechadas, a condensação reduz-se de forma muito importante.
Cumprimentos,
Quintas2


bnogueira
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: segunda dez 29, 2014 4:08 pm

Re: Isolamento de Moradia

Mensagem por bnogueira »

Aqui deixo os meus 5 tostões...
Quando queremos um excelente isolamento, térmo-acústico, e também pretendemos economia na instalação, podemos considerar uma solução em pasta de celulose, com a enorme vantagem de ser um sistema contínuo e auto-ajustável no local a aplicar. Se quiserem ver mais, e há muito mais para dizer, espreitem o site da ISOCELL.au para conhecer mais acerca deste produto e/ou coloquem as vossas questões.
Cumprimentos
Bruno

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Isolamento de Moradia

Mensagem por serges »

Quintas2, fala me um pouco mais sobre a rotura termica, pois estou a apostar em pvc, preferencialmente mas amis caro, ou alumínio mas em ambos com o formato oscilabatente.

Bnogueira, agradeço a informação, atenção a publicidade, toda a ajuda é bem vinda...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Isolamento de Moradia

Mensagem por Quintas2 »

A rotura térmica faz sentido para o alumínio. Creio até que foi a arma de combate desta indústria quando apareceu o pvc a publicitar que este material era melhor isolante térmico, numa época em que o alumínio era rei. Sendo um metal, conduz facilmente o calor. Na rotura térmica, há 2 perfis; um interior e outro exterior, separados por um perfil menos espesso em plástico. Este plástico faz o "corte térmico" entre o metal do perfil int. e o do perfil ext., que não contactam entre si, evitando a ponte térmica.

Assim, este sistema permite outras soluções estéticas; perfil exterior de uma cor e interior de outra cor e até o exterior em alumínio e o interior em imitação de madeira ou madeira mesmo, esta última já com preços upa upa.

Quanto ao oscilobatente é uma boa aposta em casas de banho, cozinhas e todos os locais onde queiras arejar sem ter de abrir janelas por inteiro. Em sítios com várias janelas/portas, optei por só alguma com oscilobatente, para reduzir custos.

Lembra-te de redes mosquiteiras em locais estratégicos em que queiras maior arejamento sem melgas. É um perfil fixo com rede, no meu caso entre a janela e a portada exterior, muito útil. Pus em WC's, cozinha, quarto de arrumos/tratamento de roupa e nalguns outros pontos "estratégicos".
Última edição por Quintas2 em sexta mai 15, 2015 7:30 pm, editado 1 vez no total.
Cumprimentos,
Quintas2

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Isolamento de Moradia

Mensagem por serges »

Obrigado isso é algo a ter muita atenção.

Pois em pvc ja tal nao acontece mas vou ver essas opções e outras...

Obrigado
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


RNM
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 508
Registado: sábado jun 14, 2008 7:09 pm

Re: Isolamento de Moradia

Mensagem por RNM »

Serges, pôr o isolamento por dentro vai dar origem a algumas pontes térmicas, atenção...
Aprendam a diferença: kW ≠ kWh ≠ kW/h ; A ≠ Ah

Precisamos de mais VE's na estrada, fiáveis e baratos!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Isolamento de Moradia

Mensagem por serges »

Sim... o capoto será para a segunda fase... atenção que o dito nao estica... vamos fazer por fases...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


RNM
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 508
Registado: sábado jun 14, 2008 7:09 pm

Re: Isolamento de Moradia

Mensagem por RNM »

Se eu fosse ao teu vizinho, metia uma salamandra para a 1a fase, um inverno ou 2 no máximo
Última edição por RNM em sexta mai 15, 2015 9:08 pm, editado 1 vez no total.
Aprendam a diferença: kW ≠ kWh ≠ kW/h ; A ≠ Ah

Precisamos de mais VE's na estrada, fiáveis e baratos!

Responder

Voltar para “Arquitectura Bioclimática e Eco-construção”