Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

A energia dos ventos - Neste local pode discutir todos os assuntos relacionados com esta forma de produzir energia.
Responder

Érico
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registado: sábado mar 21, 2015 7:30 pm

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por Érico »

Olá Josenir ?
Parece que você deu uma sumidinha ? Se passaram 1 ano, 7 meses, 18 dias, 21 horas e 37 minutos que você não escreveu mais neste tópico de sua autoria .
O total de mensagens suas : 1338 em todo fórum ,acho que vc quer chegar aos 2000 mensagens ,2000 gols e fazer aquele super brinde .
Agora com mais experiencia então ...Imagine o Galvão Bueno narrando : olha gol , olha gol ,olha gol ...Desculpa as brincadeiras .
De 2 meses para cá, comecei me interessar por energia renovável e por acaso encontrei o site do Fórum NovaEnergia e me cadastrei, e esta sendo ótima esta experiencia .
Parabéns pelo tópico e esta me ajudando bastante ,muito obrigado .
Abraços , e seja bem retornado Josenir !
Érico .

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por Josenir »

Érico Escreveu:Olá Josenir ?
Parece que você deu uma sumidinha ? Se passaram 1 ano, 7 meses, 18 dias, 21 horas e 37 minutos que você não escreveu mais neste tópico de sua autoria .
O total de mensagens suas : 1338 em todo fórum ,acho que vc quer chegar aos 2000 mensagens ,2000 gols e fazer aquele super brinde .
Agora com mais experiencia então ...Imagine o Galvão Bueno narrando : olha gol , olha gol ,olha gol ...Desculpa as brincadeiras .
De 2 meses para cá, comecei me interessar por energia renovável e por acaso encontrei o site do Fórum NovaEnergia e me cadastrei, e esta sendo ótima esta experiencia .
Parabéns pelo tópico e esta me ajudando bastante ,muito obrigado .
Abraços , e seja bem retornado Josenir !
Érico .
É verdade. Tenho ficado ausente do forum. Andei com muito trabalho, e dando prioridade a outros projetos que queria realizar. Acabei deixando de lado as minhas pesquisas em eólica. Agora, que já consegui realizar alguns desses grandes projetos, como construir o meu próprio avião, e aprender a pilotar, estou querendo retomar minhas pesquisas na área de éolica, que ficaram paradas nos últimos anos.

Quero também construir o meu automóvel elétrico. Em breve começo a postar alguma coisa sobre o projeto.

Enquanto isso, na medida das minhas possibilidades, me coloco à disposição pra dar uma ajuda a quem precisar.

E você, hein?! Pra quem postou apenas cinco mensagens, até agora, tá se mostrando muito observador. É de gente assim que o forum precisa. Seja bem vindo.

Que bom saber que alguém notou a minha falta.

Se alguém se interessar em saber o que andei fazendo nessas longas férias, pode fazer uma busca no Facebook pelo meu nome: Josenir Silvério.
https://www.facebook.com/boavistahobby.josenirsiverio

Josenir.

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16144
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por serges »

Josenir, muitoooo bem vindo de volta...

Parabéns pelos projectos que conseguiste...

Por cá sentimos muito a tua falta...

Continua por cá e faz desta e de outras a tua casa pois com o veiculo eléctrico vais ter muita gente a ajudar.

Obrigado pelo retorno.
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


jorgekc
Membro
Membro
Mensagens: 19
Registado: domingo abr 12, 2015 7:35 pm
Localização: sc-brasil
Contacto:

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por jorgekc »

pesquisando encontrei um site onde tem um calculador magnético que poderá servir a alguém que esteja pesquisando.
http://www.kjmagnetics.com/calculator.asp


Érico
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registado: sábado mar 21, 2015 7:30 pm

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por Érico »

Olá Josenir , demorei responder porque fiquei sem internet.

Obrigado por responder , pela hospitalidade e observação.

Parabéns você é um grande construtor.

Até breve.Érico.


jorgekc
Membro
Membro
Mensagens: 19
Registado: domingo abr 12, 2015 7:35 pm
Localização: sc-brasil
Contacto:

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por jorgekc »

Josenir Escreveu:
jorgekc Escreveu:Bom dia Senhores Josenir e Wolfire
Em pesquisa no forum encontrei isso. Explicacao do Josenir.
I = V / R, onde I é a corrente por fase, V é a tensão do gerador e R é a resistência por fase.
I = 14V / 4,76Ohm (70m de fio 23AWG, cada metro tem 0,068 Ohm, logo 70 x 0,068 = 4,76 Ohm)
I = 2,94
Seguindo este raciocinio, como minha bobina é de 40 expiras, fio 18 awg industrial, com 2 Ohms em cada, sendo o projeto trifasico, 12v/2 = 6 Amp, 6 x 3fases x 6 = 18 Amp, 18Amp x 12 = 216watts. Esta correto? se sim, entao so devo agora me preocupar com os imas e com uma explicacao do Josenir, terei que colocar um ima que tenha o mesmo comprimento de uma bobina e sua largura igual a 1,5 ou 2 vezes a largura da bobina. A rotacao, penso em colocar uma roda parafusada no proprio rotor do ventilador, e esta com imas e sendo umpulsionada por uma bobina bedini.
Se fizer tudo certinho, acredito que irei ter a potencia projetada. Se houver alguma falha no raciocinio, por favor, fiquem a vontade para correcoes.
Obrigado
I = V / R, isso é a lei de Ohm. Ela nos permite calcular qual é a corrente máxima que pode circular por um circuito. Logo, concluir que a corrente máxima que poderia circular por uma fase do seu gerador seja 2,94A, é válido. Entretanto, concluir que esse gerador vai gerar 14V, e que a potência gerada vai chegar a 216W ou qualquer outro valor, é impossível de ser previsto com esse cálculo. A tensão de saída de um gerador depende da quantidade de espiras em cada bobina, da capacidade magnética dos ímãs, da rotação do rotor, e da carga ligada na saída. Ou seja, existem várias outras variáveis a ser consideradas.

De todo jeito, levar a lei de Ohm a sério, já é um bom caminho.

Josenir.
Prezado Josenir e outros.
Acabei por encontrar o ima em trapezio ideal para meu projeto, mas com um custo um pouco salgado, devido alfandega no brasil.
Valor de $2,90 por peça. Se tiver ideia de algum outro fabricante ou distribuidor com preco melhor, por favor me digam. Gostaria de colocar em prática o meu projeto para ver se consigo eliminar a Itaipú kkkkkk.
Um abraço.
Jorge
Anexos
imã em formato trapezio
imã em formato trapezio
ima-trapezio.JPG (11.21 KiB) Visto 5906 vezes


jorgekc
Membro
Membro
Mensagens: 19
Registado: domingo abr 12, 2015 7:35 pm
Localização: sc-brasil
Contacto:

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por jorgekc »

Caro Josenir e Wolfire

Passei o final de semana fazendo o desenho de como ficaria com 3 tamanhos de imãs.
Na imagem 1, com base no tamanho de ima que encontrei, de 30mm de comprimento, 10mm de largura e 5mm de altura, fiz este desenho e posicionei o disco com as bobinas em cima. Ficou bem de acordo com a figura ilustrada em laranja, verde e preto. Onde coloquei o link de uma animação feita por outra pessoa e que esta no youtube.
Já na imagem 2, desenho de dois imas diferentes, um retangular de 30mm por 15mm e 5mm de altura. Como encontrei um ima em formato de trapézio e creio que com este irei ter melhor desempenho, coloquei o desenho de dois imas em azul e verde. Este tem medidas de 30mm na base, 40mm de comprimento e a parte menor de 15mm com 5mm de altura. Todos os imas são de grade N50.
Se tiverem alguma observação ou comentário, por favor, não se acanhem em comentar.

Obrigado
Jorge
Anexos
imas menores - imagem 1
imas menores - imagem 1
imas-1.JPG (37.71 KiB) Visto 5891 vezes
imãs maiores e 2 em trapezio
imãs maiores e 2 em trapezio
imas-2.JPG (39.86 KiB) Visto 5891 vezes

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por Josenir »

Está ótimo. Se usar ímãs mais espessos ou mais largos, vai ter mais campo magnético, e assim, mais potência gerada. No entanto, pra primeiro projeto, é bom não gastar muito. Use o que estiver mais ao seu alcance.


jorgekc
Membro
Membro
Mensagens: 19
Registado: domingo abr 12, 2015 7:35 pm
Localização: sc-brasil
Contacto:

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por jorgekc »

Josenir Escreveu:Está ótimo. Se usar ímãs mais espessos ou mais largos, vai ter mais campo magnético, e assim, mais potência gerada. No entanto, pra primeiro projeto, é bom não gastar muito. Use o que estiver mais ao seu alcance.
Bom sinal. Isto quer dizer que estou no caminho certo. Agora é só esperar chegar os imãs. Quem sabe, com a autorizacao dos moderadores, no futuro, possa colocar tudo junto para pesquisas de outros. Nao vamos levar a informacao, temos que disseminá-la.
Thanks a lot


fpereirainventor
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 160
Registado: quarta out 07, 2009 11:54 pm

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por fpereirainventor »

Bom regresso Josenir.

Gostaria de colocar uma questão:

Se as bobines tiverem mais área exposta aos imanes a potência aumenta, por via da maior "magnetização" das mesmas?

Obrigado.
Fernando

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por Josenir »

fpereirainventor Escreveu:Bom regresso Josenir.
Gostaria de colocar uma questão:
Se as bobines tiverem mais área exposta aos imanes a potência aumenta, por via da maior "magnetização" das mesmas?
Obrigado.
Fernando
Sim. Com certeza. Na figura abaixo, observe que o exemplo B irá gerar mais energia que o exemplo A. E o exemplo D irá gerar mais que em C. E com imãs nas mesmas dimensões (largura x altura), se usarmos um imã com mais espessura, teremos ainda mais energia.

Agradeço.
Imas-bobinas.JPG
Imas-bobinas.JPG (23.8 KiB) Visto 5811 vezes

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por Josenir »

Um outro detalhe a se observar, é quanto ao formato da bobina. Pois, para que seja induzida uma diferença de potencial num fio, os ímãs tem que fazer um movimento perpendicular a essa bobina. Se o ímã se movimentar paralelo ao fio da bobina, não haverá indução. Logo, a parte de cima e a parte de baixo, marcadas em vermelho, não contribuem para a geração de energia. Mas somam uma quantidade de fio que aumenta a resistência da bobina, e com isso diminui a capacidade gerada.
E assim, devido a ter menor resistência, a bobina B acaba gerando mais energia que a bobina A. Porque a bobina B tem a mesma área exposta aos ímãs, mas possui menos comprimento de fio, e com isso, menor resistência à passagem de energia.
Por esse motivo, já existem muitos geradores que conseguiram eliminar parte dessa perda, criando uma geometria diferente, como na figura mais abaixo.
Imas-bobinas1.JPG
Imas-bobinas1.JPG (12.82 KiB) Visto 5810 vezes
http://eaglesfeartoperch.blogspot.com.b ... art-2.html
Anexos
P1260048.JPG
P1260048.JPG (41.08 KiB) Visto 5810 vezes
Última edição por Josenir em quinta mai 28, 2015 6:08 pm, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por Emanuel Couto »

Josenir Escreveu:É verdade. Tenho ficado ausente do forum. Andei com muito trabalho, e dando prioridade a outros projetos que queria realizar. Acabei deixando de lado as minhas pesquisas em eólica. Agora, que já consegui realizar alguns desses grandes projetos, como construir o meu próprio avião, e aprender a pilotar, estou querendo retomar minhas pesquisas na área de éolica, que ficaram paradas nos últimos anos.

Quero também construir o meu automóvel elétrico. Em breve começo a postar alguma coisa sobre o projeto.

Ora viva "grande" Josenir.

E porque não partilhas alguns desses projetos com a malta daqui do fórum!

Como a construção do teu avião :!:
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por Josenir »

Emanuel Couto Escreveu:Ora viva "grande" Josenir.
E porque não partilhas alguns desses projetos com a malta daqui do fórum!
Como a construção do teu avião :!:
Os projetos que andei desenvolvendo estão publicados no Facebook. É muito material para trazer para este forum. Mais fácil visitar minha página no Facebook, pra ver. Pra quem não tiver cadastro no Facebook, é muito simples se cadastrar. Agradeço o interesse.

Seguem dois links para publicações do meu avião.
https://www.facebook.com/boavistahobby. ... 5550108786

https://www.facebook.com/boavistahobby. ... 878765586/


jorgekc
Membro
Membro
Mensagens: 19
Registado: domingo abr 12, 2015 7:35 pm
Localização: sc-brasil
Contacto:

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por jorgekc »

Josenir Escreveu:Um outro detalhe a se observar, é quanto ao formato da bobina. Pois, para que seja induzida uma diferença de potencial num fio, os ímãs tem que fazer um movimento perpendicular a essa bobina. Se o ímã se movimentar paralelo ao fio da bobina, não haverá indução. Logo, a parte de cima e a parte de baixo, marcadas em vermelho, não contribuem para a geração de energia. Mas somam uma quantidade de fio que aumenta a resistência da bobina, e com isso diminui a capacidade gerada.
E assim, devido a ter menor resistência, a bobina B acaba gerando mais energia que a bobina A. Porque a bobina B tem a mesma área exposta aos ímãs, mas possui menos comprimento de fio, e com isso, menor resistência à passagem de energia.
Por esse motivo, já existem muitos geradores que conseguiram eliminar parte dessa perda, criando uma geometria diferente, como na figura mais abaixo.
Imas-bobinas1.JPG
http://eaglesfeartoperch.blogspot.com.b ... art-2.html
Ainda bem que tem o Josenir por aqui. Esta explicacao fica melhor o entendimento do campo magnetico sobre as bobinas. Entao no meu projeto com o motor de ventilador de teto, os imas ideais seriam mesmo o de trapezio, ja que a bobina tem o formato de um triangulo. Assim perderei menos campo magnetico. Estas bobinas em forma de estrela, seriam o ideal para um novo projeto que irei pensar no futuro, depois de finalizar este do motor de ventilador de teto. So pensei nele para apreveitar a mecanica, que por aqui é muito dificil e caro usinar as peças.


jorgekc
Membro
Membro
Mensagens: 19
Registado: domingo abr 12, 2015 7:35 pm
Localização: sc-brasil
Contacto:

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por jorgekc »

Josenir Escreveu:
fpereirainventor Escreveu:Bom regresso Josenir.
Gostaria de colocar uma questão:
Se as bobines tiverem mais área exposta aos imanes a potência aumenta, por via da maior "magnetização" das mesmas?
Obrigado.
Fernando
Sim. Com certeza. Na figura abaixo, observe que o exemplo B irá gerar mais energia que o exemplo A. E o exemplo D irá gerar mais que em C. E com imãs nas mesmas dimensões (largura x altura), se usarmos um imã com mais espessura, teremos ainda mais energia.

Agradeço.
Imas-bobinas.JPG
Josenir e se no exemplo B colocarmos dois imas, um em cima e outro embaixo, com polaridades em sequencia, formando um circulo de fluxo, sera que funciona?

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por Josenir »

jorgekc Escreveu:Josenir e se no exemplo B colocarmos dois imas, um em cima e outro embaixo, com polaridades em sequencia, formando um circulo de fluxo, sera que funciona?
Na verdade, eu já estou considerando que você vai usar dois discos de ímãs. De modo que vai ficar um sanduíche. Um ímã de cada lado, com as bobinas no meio. Se você usar apenas um disco de ímãs, o campo magnético fica disperso, e o rendimento é pouco.

Se o seu projeto prevê 12 imãs, então trate de adquirir 24 ímãs, e preparar dois discos com os ímãs na mesma sequência N-S-N-S-N-S-N...

A questão de qual ímã vai ficar de frente pra qual outro ímã do outro disco, você não precisa se preocupar. Coloque o primeiro disco de ímãs, depois coloque o disco das bobinas. Quando tentar colocar o segundo disco de ímãs, ele vai ser atraído e já vai achar a posição correta. Aliás, tem que ter bastante cuidado pra não se machucar nessa hora. Um disco vai atrair o outro com muita força. Use dois calços de madeira nessa hora(dois pedaços de ripa de madeira). Depois você tira esses calços. Só pra não ocorrer um encaixe brusco, pra não arriscar prender sua mão, ou machucar o disco com as bobinas.


fpereirainventor
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 160
Registado: quarta out 07, 2009 11:54 pm

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por fpereirainventor »

Obrigado pela resposta/confirmação.

Penso que o outro colega lhe está a perguntar outra coisa, mas partindo da sua explicação/resposta, sobre geradores axiais eu gostaria de lhe colocar nova pergunta.

Ora, se nos geradores axiais as bobines estão no interior de dois discos com imanes em ambos, com as polariedades invertidas (senão desperdiçava-se mais o campo magnético) e porque normalmente se atribuem sentidos opostos aos mesmos, como aparentemente, essa oposição de sentidos sobre o mesmo polo da bobine não prejudica em nada, antes pelo contrário, era viável colocar dois imanes sobre o mesmo polo, seguidos um do outro (colados mas sem ser um em cima do outro) um + seguido de um -. Da mesma forma do estator axial mas só com um disco e com esses dois imanes só num lado de um dos polos da bobine.

É difícil de explicar, mas posso tentar melhor.

Cumprimentos.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por Josenir »

fpereirainventor Escreveu:Ora, se nos geradores axiais as bobines estão no interior de dois discos com imanes em ambos, com as polariedades invertidas (senão desperdiçava-se mais o campo magnético) e porque normalmente se atribuem sentidos opostos aos mesmos, como aparentemente, essa oposição de sentidos sobre o mesmo polo da bobine não prejudica em nada, antes pelo contrário, era viável colocar dois imanes sobre o mesmo polo, seguidos um do outro (colados mas sem ser um em cima do outro) um + seguido de um -. Da mesma forma do estator axial mas só com um disco e com esses dois imanes só num lado de um dos polos da bobine.
É difícil de explicar, mas posso tentar melhor.
Cumprimentos.
Se entendi correto, o que você pretende é, já que possui 24 imãs, ao invés de construir um gerador de 12 pólos duplos, construir um gerador de 24 pólos simples. Talvez seja vantajoso, talvez não. Seria o caso de fazer algum experimento para comparar. Eu, pessoalmente, penso que compensaria mais construir com 12 pólos duplos. A concentração de campo magnético que os dois ímãs em posição proporcionam, aumenta em muito o rendimento do gerador. Existe muito trabalho acadêmico mostrando as vantagens. De todo jeito, não custa muito experimentar.

Avatar do Utilizador

Wolfire
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 296
Registado: sábado jul 17, 2010 12:17 am

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por Wolfire »

fpereirainventor, com os imãs em discos opostos (se atraindo) a corrente na bobina segue no mesmo sentido, se N e S ficarem no mesmo momento no mesmo polo da bobina, a corrente induzida pelo N terá um sentido e a corrente induzida pelo S terá outro sentido não produzindo nada. Se colocar o dobro de imãs num disco só, terá que ter o cuidado de ter os espaçamentos entre eles da largura de um lado da bobina.

Responder

Voltar para “Energia Eólica”