I-miev e primos

Local ideal, para colocar dúvidas sobre Mota e/ou Carro Eléctrica/o

Autor do tópico
rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm

I-miev e primos

Mensagem por rnlcarlov »

Depois deste último encontro, em que a minha mãe teve finalmente oportunidade de fazer um test-drive a um iOn, ela ficou bastante mais em pulgas para ter um carrito elétrico. A escolha estaria entre um iOn ou um i-Miev (c-zero também se não fosse tão caro), pois são os únicos carros que cabem no nosso portão do quintal. Isto assumindo que a câmara nos deixa por um sinal de proibido estacionar em frente ao nosso portão para podermos entrar com o carro. Sem isto nada feito.
Uma questão que tenho prende-se com as diferenças entre imiev e clones. Há uns anos os clones tinham baterias ligeiramente mais pequenas (14.5kWh?) e o carregamento não chegava sequer aos 15A mesmo com um EVSE de 16A. Nos modelos de hoje ainda existe alguma diferença deste tipo, ou a única diferença agora é dos modos de condução disponíveis?
E também ouvi falar que há um truquezinho de firmware que permite ter o ar condicionado a trabalhar e mandar ar frio para as baterias mesmo em cargas lentas. Esse truque só funciona no imiev ou nos primos também é possível?

Uma segunda questão tem a ver como aproveitar o incentivo apesar de ter um carro com menos de 10 anos. Conhecem alguém que já tenha comprado uma carripana velha para este fim? Por exemplo, no OLX vi um fiat uno de 92 por 250€, que supostamente ainda anda. Aqui já se falou que se podia por acordo com um comprador fazer parecer que o carro tinha sido comprado há 6 meses, pagando uma multa depois, para não ter mesmo de esperar os 6 meses. Podiam dar-me indicações passo-a-passo como isso se desenrola?

Por fim, também gostava de algumas opiniões de como fazer Lisboa-Braga num imiev/iOn. Em princípio todos os anos vou a Braga por motivos familiares e gostava de saber até que ponto se consegue fazer bem esta viagem sem ir a velocidades Malmonásticas. No estudo que fiz assumi que a Galp cumpre com o que promete e que Pombal passará a estar funcional brevemente.
Lisboa-Aveiras é fácil. Faz-se esse troço e carrega-se a 100%.
De Aveiras para cima é que a porca torce o rabo. Pombal-Aveiras são 121 km. E têm os candeeiros pelo meio. Norte-sul parece-me exequível devido ao declive favorável. Agora sul-norte... :?
O declive pela N1 é mais favorável ao da A1 ou não há assim tanta diferença? Naturalmente há a hipótese de fazer uma carga lenta em Leiria, mas se se conseguir fazer o percurso a 70-80kmh pela nacional era ótimo.
Pombal-Gaia/Vilar de Andorinho também é uma distância apreciável. 130 km pela A1 ou 140 pela N1. Essa penso que só mesmo a 50-60 pela nacional. Nos dias úteis existe o PCR da MagnumCap em Aveiro, certo? Nesse caso nem seria muito complicado, carregava a 80% nesse PCR, e novamente a 80% em Gaia, e penso que isso dar-me-ia para chegar a Braga. Mas como em princípio viagens destas apanharão dias "inúteis", torna-se mais complicado.
É engraçado como diferença de autonomia de um leaf para um imiev pode fazer tanta moça nas contas, apesar de em termos absolutos não parecer assim tão grande. Como não vejo muitos diários de bordo de imiev é um bocado difícil ter a noção do que ele consegue fazer aqui em Portugal.

zeuz
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am

Re: I-miev e primos

Mensagem por zeuz »

Penso que aqui só o serges, porque sempre demonstrou muito interesse neste modelo, será capaz de te responder...
No fórum Nissan Leaf, naturalmente que o Malm será o mais indicado... embora também haja por lá proprietários dos primos...
Última edição por zeuz em terça jun 16, 2015 11:27 pm, editado 1 vez no total.
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC '12 (10/2017 - )

serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Mensagem por serges »

Epa o zeus escreve bem mas só tenho a teoria... A pratica so mesmo o Malm o professor dos professores...

Acho um citadino ideal mas que nem todos gostam... Mas como diz o malm e bem um patinho feio que depressa se tornou num cisne...

O ac para o pack é um truque interessante que os leaf agradecia imenso mas... Para mim o malm será o melhor diario de bordo a leres e sim para mim seria mais que perfeito tanto que usados já apanhas a metade do preço de novos...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

BE-COOL
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça jun 17, 2008 5:53 pm

Mensagem por BE-COOL »

Queres mesmo comprar novo? 24.000€ por um MiEV novo é muito dinheiro... mesmo com o incentivo ao abate são 19.500€.

No OLX tens vários usados a preço mais baixo.

http://www.olx.pt/nf/carros-cat-378/a2,3,sort,1

A bateria do MiEV apesar de não ser tão má como as dos Leaf, também não é grande coisa. É uma mistura de LMO e NMC, não é completamente NMC como as baterias dos BMW i3, Kia Soul EV, Volkswagen e-Golf, e-UP, Smart ED e Renault Zoe.

Se o carro pudesse ser maior valia a pena considerares esta opção:

Imagem
Imagem
Imagem

http://www.renault.pt/campanhas/campanha-zoe/

Já há stands em Portugal que possibilitam a compra da bateria dos Zoe. Para mim o Zoe R240 é o carro eléctrico que oferece a melhor relação qualidade-preço actualmente. Para o ano talvez seja o Renault Twingo ZE, a versão eléctrica do novo Twingo.

Se estás mesmo decidido por esse carro vale a pena ver os usados em França. Compras um desses por menos de 10.000€. Um conselho, compra branco, esta cor ajuda a manter o carro mais fresco e a bateria degrada-se menos. Comprar um carro eléctrico preto é a pior opção possível.

Vê aqui:

http://www.leboncoin.fr/voitures/817395661.htm?ca=12_s

http://www.leboncoin.fr/voitures/offres ... &fu=4&sp=1
PushEVs.com

Autor do tópico
rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por rnlcarlov »

Se alguém souber de um carro elétrico com largura inferior a 1600mm, sou todo ouvidos. :D

Sim, já tinha visto esse ion usado por 12000€. Mas lá está, ainda não conheço bem essa história dos packs mais pequenos nos ion. E além disso é difícil avaliar o estado da bateria de um carro destes, certo? Torna-se difícil saber se é mesmo um bom negócio ou se há água no bico.

Naturalmente que tenho lido algumas coisas do DB do Malm, mas aquilo vai exteeeeeeeeenso, e às vezes torna-se complicado procurar a informação relevante. Pelo menos já percebi que Aveiras Pombal só a 60 e é uma viagem de risco :( , e que de facto o IC1 é o melhor para a ida. No etanto na altura falava-se que essa estrada era muito má a nível de semáforos e cruzamentos. Como é que isso está de há uns anos para cá?

A nível de importar, também pensei nisso, mas ainda pode ser um processo complicado para o legalizar cá, não é?

BE-COOL
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por BE-COOL »

Deixa mas é o carro estacionado na rua, a sério :lol:

Mais estreito só se for o Renault Twizy...

Se o teu critério na escolha de um carro for apenas a largura, vais descorar outros factores mais importantes como a autonomia, degradação da bateria, tempo de carregamento, qualidade da construção, etc. Por exemplo, esse carro ganha ferrugem muito facilmente, principalmente debaixo do carro. Depois da euforia inicial, acho que mais tarde vais arrepender-te. Digo isto apesar de preferir carros pequenos. Acho o e-Up um excelente carro citadino. E estou curioso para ver como vai ser o Twingo ZE no próximo ano.

A legalização de um carro comprado na UE é fácil. Certifica-te apenas que tem não tem menos de 6 meses nem menos de 6.000 km, senão é considerado novo e tens que pagar IVA em Portugal.

Os clones da PSA passaram a ter bateria de 14,5 KWh quando foram vendidos a preço da uva mijona no verão de 2012 em França. A PSA diz que a autonomia é a mesma, pois o novo motor passou a ser mais eficiente. Com legalização e transporte consegues um desses por menos de 10.000€ vindo de França. Agora há muitos à venda, em França anda tudo a comprar o Zoe R240.
PushEVs.com

Autor do tópico
rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por rnlcarlov »

Bem, a minha mãe gosta mesmo daquele carro, acha-o mesmo bonito. Acho que não a consigo convencer a olhar para outro. A autonomia do imiev é de facto pequena, mas a nível da degradação da bateria, tanto quanto li do Malm, é bastante pequena. O arrefecimento da bateria durante o carregamento deve ser uma boa ajuda para isso. Já me registei no nissanleafpt e mandei uma ao PM Orlando, que tanto quanto percebi é o guru das importações de França. Não há dúvida que os preços dos c-zero nos links aqui colocados parecem ser muito interessantes para a quilometragem anunciada. Pelo menos na minha perspectiva amadora.

BE-COOL
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por BE-COOL »

Mostra-lhe este:

http://www.leboncoin.fr/voitures/807983528.htm?ca=12_s

Tem uma bateria NMC da Sanyo/Panasonic que dura mais que o carro.

Para o Leaf que tem uma bateria LMO podes considerar que fica com entre 80% e 60% da autonomia inicial após 500 ciclos de carga/descarga. Para o MiEV considera o mesmo para 1.000 ciclos. Para carros com bateria NMC considera no mínimo 4.000 ciclos.

Se te interessar vê as especificações desta bateria NMC da Xalt Energy (antiga Dow Kokam).

http://www.xaltenergy.com/images/pdfs/d ... 5Ah_HE.pdf

Quantos mais quilómetros fizeres com um carregamento, mais te dura a bateria pois fica sujeita a menos ciclos. A bateria do Malm já apresenta degradação considerável e ele cuida bem dela, pois conduz a velocidades baixas e estica os quilómetros que faz com uma carga.
PushEVs.com

Autor do tópico
rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por rnlcarlov »

Ela andou por lá a passear no encontro e viu a gama Vokswagen, mas a paixão dela foi mesmo o ion/clones.
Na nossa rua pode ser uma verdadeira dor de cabeça estacionar. Cada ano que passa parece estar pior. Logo o estacionamento em casa é uma grande mais valia.

Pelo OLX vejo sobretudo ions usados. Um de 09/2012 com 70000 km por 11990 e um de 2/2011 com com 40000km por 12750.
O que é que acham que aqui será mais importante: a idade ou a kilometragem?

BE-COOL
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por BE-COOL »

Os factores mais importantes para a degradação da bateria são os ciclos e temperatura.

Vou fazer uma cópia do que escrevi num outro fórum.

A Mitsubishi usa uma mistura de LMO e NMC.
The LEV50 cell going into the i MiEV pack is a 50 Ah, 3.7V cell using a mixed LMO/NMC cathode material with a hard carbon anode. The combination offers a specific energy of 109 Wh kg-1, and energy density of 218 Wh L-1.
http://www.greencarcongress.com/2009/06 ... 90612.html

A célula LEV50 da GS Yuasa usada pela Mitsubishi tem uma densidade energética péssima, mas tem uma esperança de vida que é sensivelmente o dobro da célula AESC usada no Leaf.

No pdf abaixo podemos ver que a célula LEV50 faz 1.000 ciclos a 25º C mantendo cerca de 85% da capacidade inicial. A 45º C essa capacidade ao fim de 1.000 ciclos de carga/descarga desce para cerca de 70%.

https://www.gs-yuasa.com/jp/technic/vol ... _1_021.pdf

Um carro desses branco e importado do norte de França não é má escolha. Encontras alguns a menos de 8.000€ no leboncoin.fr também podes procurar nos sites peugeot.fr e citroen.fr na secção de usados (Véhicules d'occasion). Talvez compense mais comprar um pouco mais caro num stand do que num particular, há menos risco de o negócio correr mal.
PushEVs.com

Autor do tópico
rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por rnlcarlov »

Graças ao Orlando, já indentifiquei um que me parece interessante (de stand, claro) Um iOn com 2 anos, 7800km, por 9400€. Há outros mais baratos, mas têm de 3 a 4 anos, e bastantes mais km. Esta parece-me uma aposta mais segura. Agora tudo está dependente de a câmara municipal de Lisboa dar autorização em tempo útil para pôr placa de proibido estacionar no meu portão.

Mumia
Moderador
Moderador
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am

Mensagem por Mumia »

rnlcarlov Escreveu:... Agora tudo está dependente de a câmara municipal de Lisboa dar autorização em tempo útil para pôr placa de proibido estacionar no meu portão.
Eu esta ainda não percebi mas ok, para mim uma falsa questão... como é mais que sabido, no código da estrada, é proibido de estacionar a impedir o acesso a propriedade privada, posto isto qualquer sinal é simplesmente desnecessário... não é por passar a ter o sinal que passa a ser proibido estacionar à frente do portão, como também não é pelo sinal estar no portão que vão deixar de estacionar :roll: ou seja, basta chamar a Policia da zona e está resolvido, mas isto digo eu que não percebo muito da coisa....

Por isso... comprem o dito masé e venha o DB do dito com toda a história e mt Km's nisso ;) :lol:
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 73000Km

RNM
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sábado jun 14, 2008 7:09 pm

Mensagem por RNM »

rnlcarlov Escreveu:Graças ao Orlando, já indentifiquei um que me parece interessante (de stand, claro) Um iOn com 2 anos, 7800km, por 9400€. Há outros mais baratos, mas têm de 3 a 4 anos, e bastantes mais km. Esta parece-me uma aposta mais segura. Agora tudo está dependente de a câmara municipal de Lisboa dar autorização em tempo útil para pôr placa de proibido estacionar no meu portão.
Já está comprado?
há fotos? :)
Aprendam a diferença: kW ≠ kWh ≠ kW/h ; A ≠ Ah

Precisamos de mais VE's na estrada, fiáveis e baratos!

Autor do tópico
rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por rnlcarlov »

Mumia Escreveu: Eu esta ainda não percebi mas ok, para mim uma falsa questão... como é mais que sabido, no código da estrada, é proibido de estacionar a impedir o acesso a propriedade privada, posto isto qualquer sinal é simplesmente desnecessário... não é por passar a ter o sinal que passa a ser proibido estacionar à frente do portão, como também não é pelo sinal estar no portão que vão deixar de estacionar :roll: ou seja, basta chamar a Policia da zona e está resolvido, mas isto digo eu que não percebo muito da coisa....

Por isso... comprem o dito masé e venha o DB do dito com toda a história e mt Km's nisso ;) :lol:
Bem, acontece que o meu portão é um bocado sui generis. Como me disseram no nissanleafpt, parece um portão do Portugal dos Pequeninos. Há uns anos atrás não era possível colocar uma proibição de estacionamento devido ao tamanho dele. Não sei até que ponto as coisas podem ter mudado agora.

Imagem

Sem poder entrar com o carro para carregar, torna-se uma decisão mais complicada.

Mumia
Moderador
Moderador

Mensagem por Mumia »

seja o portão que for... sendo um portão de garagem, se houver algum carro lá estacionado à frente que impede o acesso (entrar ou sair) é tao fácil como ligar para a Policia da zona, quanto à colocação do sinal de proibição de estacionamento podes colocar na mesma no portão (não vejo qualquer necessidade de autorização da CML), porem uma coisa não necessita da outra ;) e a outra não resolve o problema da uma ;) se é que me explico bem eheheh ;)

Isso o pessoal vai lá com o habito (como sempre o tuga é assim) depois de 1 ou 2 serem rebocados, vais ver que fica limpinho o acesso ao portão :lol: :lol:
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 73000Km

RNM
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por RNM »

e como se sai do carro?? dá espaço para abrir as portas ou vai ter que ser instalado um tecto de abrir? :D

Autor do tópico
rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por rnlcarlov »

Mumia Escreveu:seja o portão que for... sendo um portão de garagem, se houver algum carro lá estacionado à frente que impede o acesso (entrar ou sair) é tao fácil como ligar para a Policia da zona, quanto à colocação do sinal de proibição de estacionamento podes colocar na mesma no portão (não vejo qualquer necessidade de autorização da CML), porem uma coisa não necessita da outra ;) e a outra não resolve o problema da uma ;) se é que me explico bem eheheh ;)

Isso o pessoal vai lá com o habito (como sempre o tuga é assim) depois de 1 ou 2 serem rebocados, vais ver que fica limpinho o acesso ao portão :lol: :lol:
No site da câmara está lá escrito que é necessário pedir autorização para colocar o sinal de proibido estacionar, para além de poder pôr também uns penocos a ladear a entrada para que os carros não cortem o ângulo de manobra.

Quanto a sair do carro, em princípio só consigo sair abrindo 1º a porta de casa para o corredor do quintal e só então abrir a porta do carro.

Ou então ando com os bancos traseiros abatidos e saio pelo porta-bagagens. :D

RNM
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por RNM »

rnlcarlov Escreveu:Quanto a sair do carro, em princípio só consigo sair abrindo 1º a porta de casa para o corredor do quintal e só então abrir a porta do carro.

Ou então ando com os bancos traseiros abatidos e saio pelo porta-bagagens. :D
:D

Fora de gozos, faz um test-drive e experimenta...

Mumia
Moderador
Moderador

Mensagem por Mumia »

Desconheço... quanto ao sinal é apenas um "reforço" (que ninguém liga :lol: ), porque não há qualquer necessidade/obrigatoriedade da sua existência nos portões de garagem para não se estacionar à frente deles, quanto ao resto que falas já são coisas diferentes das que falavas inicialmente.

Autor do tópico
rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por rnlcarlov »

RNM Escreveu: Fora de gozos, faz um test-drive e experimenta...
Já fiz um pequeno test-drive ao iOn, mas eu não me atrevia a estacionar um carro de test drive no meu portão. Até porque para já é impossível arranjar espaço em frente ao portão para meter o carro, dado a ocupação permanente de outros veículos.

Responder

Voltar para “Procura veículo eléctrico mas tem dúvidas? Coloque-as aqui”