Obrigado amigo!AngelSpeedy Escreveu:Boas, pois com tanto cabo que tens por aí o melhor é mesmo verificares tudo com muito cuidado, e para te protegeres melhor se tirares um cabo da bateria isola logo o gajo com fita isoladora, assim mesmo que ele caia para algum lado já não tem risco de ele tocar em algo oposto..
Eu também vou ter um pouco de trabalho agora em Agosto visto que já tenho o MPPT para instalar, mas como vou ter de alterar algumas coisas no sistema pelo menos uma semana vai ser só para as alterações..
Mas faz as coisas com calma, não tenhas pressa, assim corre tudo bem..
Abraços..
Vou seguir o teu conselho.
Depois quero ver novidades do teu sistema

Exatamente amigo Sérgio!serges Escreveu:Ui atenção faz as coisas com calma e triple check...
Força com esse projecto pois se faz falta a arca...
Todo o cuidado ainda é pouco, ainda pra mais quando estamos a mexer em equipamentos caros.
Mas quando queremos nos despachar e as coisas dão para o torto, só nos apetece...
Mas nada como ter as coisas em condições, fases separadas, contactores para fazer o by-pass entre redes de forma automática e controlada pelo conversor (DC/AC) e manualmente através dos disjuntores, pois tenho as cargas da casa todas ligadas em simultâneo, e tendo que lavar a louça na máquina terei que ter algum cuidado...
Levando em consideração que equipamentos como frigoríficos/arcas têm grandes solicitações de energia num curto espaço de tempo, e quando combinadas podem exigir um enorme potencial de energia reactiva ao conversor.
Caso não queira correr riscos, basta fazer by-pass por exemplo do meu frigorífico grande que tem consumos desde os (40w) aos (750w)
em pico pode ir aos ( 2250w) - d (1)m.
Quando acabar de lavar, e só voltar a fazer o by-pass, como o mesmo está protegido com um filtro e buffer incluído, nem se nota.
Ou mesmo num dia muito nublado, a sair mais energia do que a entrar, para evitar um by-pass geral a meio do dia.
É só ir desligando fases até que a energia de entrada esteja, pelo menos, a igualar a saída.
Ainda em relação à carga máxima!
Posso dizer que antes não desligava nada e o conversor sempre deu conta do "recado" (mesmo agora vamos "ver") na verdade será um pouco difícil do combinado o outro frigorífico e a arca entrarem em pico exatamente ao mesmo tempo...
E tem o buffer a dar uma ajuda.
Até posso pensar num sistema para minimizar este risco.