energia hidrica

Neste local pode discutir todos os assuntos relacionados com esta forma de produzir energia.
Responder

Autor do tópico
quincas
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: domingo out 04, 2015 5:39 pm
Localização: rio maior

energia hidrica

Mensagem por quincas »

tenho um moinho hidraulico em Rio Maior com 3 casais de mos tocadas por sistema de rodízio com um desnível de 2,80m, montei uma roda vertical tocada por baixo no sitio de um rodízio para gerar energia para consumo próprio no moinho, gostaria de trocar impressões e algumas duvidas com o senhor Pnunes se tiver alguma disponibilidade para tal, e de que modo o posso fazer uma vez que sou muito novato nestas andanças do blog, deixo o meu contacto 913144284 e desde já o meu obrigado pela atenção

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: energia hidrica

Mensagem por visitante1 »

Interessante, se tiver agua para essas 3 mos da para uma producao muito generosa.
Por acaso sabe quantos L/S la passam?
Última edição por visitante1 em quinta out 08, 2015 11:45 pm, editado 1 vez no total.
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Avatar do Utilizador

sergiomms
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1351
Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm
Localização: Almada

Re: energia hidrica

Mensagem por sergiomms »

quincas Escreveu:tenho um moinho hidraulico em Rio Maior com 3 casais de mos tocadas por sistema de rodízio com um desnível de 2,80m, montei uma roda vertical tocada por baixo no sitio de um rodízio para gerar energia para consumo próprio no moinho, gostaria de trocar impressões e algumas duvidas com o senhor Pnunes se tiver alguma disponibilidade para tal, e de que modo o posso fazer uma vez que sou muito novato nestas andanças do blog, deixo o meu contacto 913144284 e desde já o meu obrigado pela atenção
Buéda fixe! merecia umas fotos, não? :shock: :D :mrgreen:

Pode ser que tenha sorte e o pnunes lhe responda :twisted:
sergiomms

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: energia hidrica

Mensagem por visitante1 »

No entanto deixe me dizer que roda vertical com agua a entrar por baixo nao é opcao
Uma vez que tem esse desnivel, nesse caso a agua tera que atacar por cima aproveitando essa altura.
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


Autor do tópico
quincas
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: domingo out 04, 2015 5:39 pm
Localização: rio maior

Re: energia hidrica

Mensagem por quincas »

em anos hidrológicos normais o caudal da para as 3 mos trabalharem entre 6 a 7 meses depois vai reduzindo para 2 para uma e seca, caso deste ano. A admissão de agua a roda é feita por baixo para não haver grandes alterações de estrutura no inferno do moinho, quero manter o mais possivel as caracteristicas do mesmo, aproveitando o cubo de injeção de água existente foi feito um acrescento em metal tangente ao qual a roda esta montada. Ultimo teste feito estavam a passar 146L/s dando a roda 75 rpm sem volante de inercia

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: energia hidrica

Mensagem por visitante1 »

Humm! Isso é muito bom, dara um potencial hidrico teorico de cerca de 4kw sendo q no final das contas dara para um aproveitamento pratico na ordem dos 2,5 kw!!!! Se fosse comigo equacionava a venda á rede.. ;)
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Avatar do Utilizador

Celestino
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 914
Registado: sábado jun 23, 2012 7:30 pm
Localização: Aveiro

Re: energia hidrica

Mensagem por Celestino »

visitante1 Escreveu:Humm! Isso é muito bom, dara um potencial hidrico teorico de cerca de 4kw sendo q no final das contas dara para um aproveitamento pratico na ordem dos 2,5 kw!!!! Se fosse comigo equacionava a venda á rede.. ;)
Atualmente a que preço?
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
______________________________________


Autor do tópico
quincas
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: domingo out 04, 2015 5:39 pm
Localização: rio maior

Re: energia hidrica

Mensagem por quincas »

foi os calculos a que tambem cheguei, so que para vender a rede, as burocracias que são necessarias ultrapassar e tecnicamente o que é preciso montar no que respeita a custos e recuperação dos mesmos a mto longo prazo, é pouco viável economicamente, com a agravante dos anos hidrologicos estarem cada vez mais incertos, já fico mto satisfeito se conseguir montar o sistema para consumo proprio


Autor do tópico
quincas
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: domingo out 04, 2015 5:39 pm
Localização: rio maior

Re: energia hidrica

Mensagem por quincas »

ja visitei uma micro hidrica com as mesmas caracteristicas hidricas q tenho, no entanto esta ligada a rede, usa uma turbina de fluxos cruzados e gerador sincrono. tem uma queda de 2,5m um caudal de 0,2m3/s e a potência de 2,1kw, esta montada no museu do moinho do papel em Leiria. Ainda tenho a possiblidade de aumentar o caudal a roda ate cerca de 180L/s caso seja necessário depois de montar o volante de inencia q tem 1m de diametro e cerca de 500kg de peso o qual vai fazer a transmissão ao gerador, um motor assíncrono trifasico de 3v / 2,2Kw / 5A / 1410Rpm / cosO 0,81. Sr pnunes acha que com estes dados consigo ter uns volts ? Tudo o que tenho feito até agora tem sido com a prata da casa, atravez da transformação e recuperação de maquinaria existente e q era para sucata.

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: energia hidrica

Mensagem por Emanuel Couto »

Ótimo projeto... parabéns :)
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3741
Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
Localização: Leiria, Associado n.º74

Re: energia hidrica

Mensagem por O_volt »

quincas Escreveu:foi os calculos a que tambem cheguei, so que para vender a rede, as burocracias que são necessarias ultrapassar e tecnicamente o que é preciso montar no que respeita a custos e recuperação dos mesmos a mto longo prazo, é pouco viável economicamente, com a agravante dos anos hidrologicos estarem cada vez mais incertos, já fico mto satisfeito se conseguir montar o sistema para consumo proprio
Mas será que tem consumo em casa para absorver 2,5kw por hora?
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+


Autor do tópico
quincas
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: domingo out 04, 2015 5:39 pm
Localização: rio maior

Re: energia hidrica

Mensagem por quincas »

a partida vou ter consumo, pretendo reabrir o moinho e tbm recuperar as casas de habitação anexas para deixar de pagar renda, e nao so, onde estou a viver


O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3741
Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
Localização: Leiria, Associado n.º74

Re: energia hidrica

Mensagem por O_volt »

É que estar a injetar na rede à borla é tramado!
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+


Autor do tópico
quincas
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: domingo out 04, 2015 5:39 pm
Localização: rio maior

Re: energia hidrica

Mensagem por quincas »

Nem nunca o faria, mais tarde ou mais cedo dava bronca e da grossa, da bem para a consumir toda. O maior entrave q se me depara é se consigo rotação suficiente para o gerador e a ligação dos condensadores ao gerador, aos poucos tenho conseguido adquirir conhecimentos teóricos sobre estas matérias mas da teoria à prática vai mta distância e não quero queimar nada, os €s sao poucos pra montar esta engenhoca e não só...

Responder

Voltar para “Energia hídrica”