autoconsumo em instalacao trifasica
-
Autor do tópico - Membro Dedicado
- Registado: quinta ago 06, 2015 12:27 pm
autoconsumo em instalacao trifasica
Bom dia a todos do forum.
Coloquei um kit de 0,75kw (3 paineis) com ligacao directa ao quadro parcial do anexo. A minha instalacao em casa é trifasica, mas de momento estou apenas ligado à rede publica em monofasico, com 10,35kva.
Ou seja o kit esta ligado a uma das fases. O meu diferencial é trifasico, mas o da edp é monofasico. Do diferencial mono da edp saem 3 cabos para ligacao ao meu diferencial trifasico. Quem me instalou o kit diz que nao haveria problema, pois a distribuicao da producao do kit pelas 3 fases seria feita no diferencial da edp. Será mesmo assim? Estou com receio que esteja apenas a aproveitar a energia produzida na fase a que o kit esta ligado. Se alguem me conseguir esclarecer esta duvida, agradecia. Terei que mudar o meu diferencial para monofasico? Ou entao no meu diferencial trifasico efectuar ligacao entre fases (nao sei se isto é possivel).
Obrigado.
Coloquei um kit de 0,75kw (3 paineis) com ligacao directa ao quadro parcial do anexo. A minha instalacao em casa é trifasica, mas de momento estou apenas ligado à rede publica em monofasico, com 10,35kva.
Ou seja o kit esta ligado a uma das fases. O meu diferencial é trifasico, mas o da edp é monofasico. Do diferencial mono da edp saem 3 cabos para ligacao ao meu diferencial trifasico. Quem me instalou o kit diz que nao haveria problema, pois a distribuicao da producao do kit pelas 3 fases seria feita no diferencial da edp. Será mesmo assim? Estou com receio que esteja apenas a aproveitar a energia produzida na fase a que o kit esta ligado. Se alguem me conseguir esclarecer esta duvida, agradecia. Terei que mudar o meu diferencial para monofasico? Ou entao no meu diferencial trifasico efectuar ligacao entre fases (nao sei se isto é possivel).
Obrigado.
-
- Membro Silver
- Registado: quinta out 24, 2013 3:57 pm
Re: autoconsumo em instalacao trifasica
Boas, pelo que explica a sua instalação começou por ser trifasica isto é estava preparada para distribuir os seus consumos por três fases, mas como optou por uma ligação monofasica (o que para mim é o mais acertado) o que o electricista fez foi ligar todas as fases em apenas uma, a da sua entrada de rede monofasica. Por isso os seus paineis de autoconsumo estão bem ligados, todas as fases estão ligadas entre si, não tem de mudar nada.
Nota: isto pelo entendi do seu texto.
-
Obrigado pelo feedback. Mas a mistura de fases encontra-se executada apenas no diferencial da edp. Nao corro riscos de estar a desperdicar producao, por esta mistura estar a ser feita antes do meu diferencial?Alves10 Escreveu:Boas, pelo que explica a sua instalação começou por ser trifasica isto é estava preparada para distribuir os seus consumos por três fases, mas como optou por uma ligação monofasica (o que para mim é o mais acertado) o que o electricista fez foi ligar todas as fases em apenas uma, a da sua entrada de rede monofasica. Por isso os seus paineis de autoconsumo estão bem ligados, todas as fases estão ligadas entre si, não tem de mudar nada.
Mais uma vez obrigado.
-
- Membro Silver
É igual a ligação entre as fases estar a ser feita no diferencial da edp ou no seu.
-
Obrigado Alves10.Alves10 Escreveu:É igual a ligação entre as fases estar a ser feita no diferencial da edp ou no seu.
-
- Membro Dedicado
- Registado: terça out 13, 2015 9:14 pm
Autoconsumo - Trifásico
Boa Noite a todos,
A minha habitação (moradia) é fornecida em trifásico, o contador analógico é trifásico bem como a instalação eléctrica da habitação.
É possível a instalação de um Kit de Autoconsumo abrangendo as 3 fases ?
Parece-me pelo que li só irei beneficiar da produção na fase a que estiver ligado o Kit.
Ainda por cima recebi uma carta da EDP a informar que me vão colocar uma EDP BOX.
Poderei exigir a alteração para monofásico uma vez que pretendo montar um Kit de autoconsumo ?
Alguém tem alguma sugestão ?
Obrigado
A minha habitação (moradia) é fornecida em trifásico, o contador analógico é trifásico bem como a instalação eléctrica da habitação.
Parece-me pelo que li só irei beneficiar da produção na fase a que estiver ligado o Kit.
Ainda por cima recebi uma carta da EDP a informar que me vão colocar uma EDP BOX.
Poderei exigir a alteração para monofásico uma vez que pretendo montar um Kit de autoconsumo ?
Obrigado
-
- Moderador
- Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
luishmendes o seu tópico foi anexado a este, já que se discute o mesmo tema.
Passe pelas apresentações e fale-nos de si
Passe pelas apresentações e fale-nos de si

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450
Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/
-
- Moderador
Estes destemunhos tb o poderão ajudar
https://www.novaenergia.net/forum/viewt ... 96&t=18861

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450
-
- Membro Silver
Re: Autoconsumo - Trifásico
Poder exigir a alteração para monofasico não sei, mas parece ser a melhor solução, caso não tenhas equipamentos que necessitem de energia trifasica e de a tua baixada ter capacidade de suportar a corrente que necessitas em apenas uma fase (é que tenho a ideia que apenas te deixam usar um dos cabos).luishmendes Escreveu:Boa Noite a todos,
Obrigado
-
A minha situacao inicial estava com 17,25 e depois passei para 13. Depois cheguei a conclusao que com 10,35 mono serviria para a minha situacao, com gestao de consumos. Se vir que na sua situacao os 10,35 servem, é só solicitar a alteracao a edp. Pelo menos foi o que eu fiz ha ja cerca de 4 anos. Agora para o autoconsumo, ja me facilitou.luishmendes Escreveu:Boa Noite a todos,
Obrigado
-
- Moderador
luishmendes Já tem muita ajuda por aqui 

-
- Membro Dedicado
apph Escreveu:A minha situacao inicial estava com 17,25 e depois passei para 13. Depois cheguei a conclusao que com 10,35 mono serviria para a minha situacao, com gestao de consumos. Se vir que na sua situacao os 10,35 servem, é só solicitar a alteracao a edp. Pelo menos foi o que eu fiz ha ja cerca de 4 anos. Agora para o autoconsumo, ja me facilitou.luishmendes Escreveu:Boa Noite a todos,
Obrigado
Obrigado pelo comentário,
Sim, parecem-me que irei tentar solicitar a passagem para monofásico, até que pelos meus cálculos 6.9 chegam.
Actualmente tenho 3.45 por fase e só estou a pagar por 6.9, uma das fases praticamente não tem utilização.
Lembro-me que a muitos anos atrás solicitei a alteração e quando cá vieram disseram que tinha que ser alterado o ramal abastece a casa. E claro, ás minhas custas.
Como tinha 3*3.45 e continuaram a cobrar 6.9, deixei estar assim. Somente passei algum consumo de uma fase para outra para o diferencial não cortar.
-
- Membro Dedicado
Alves10 Escreveu:Poder exigir a alteração para monofasico não sei, mas parece ser a melhor solução, caso não tenhas equipamentos que necessitem de energia trifasica e de a tua baixada ter capacidade de suportar a corrente que necessitas em apenas uma fase (é que tenho a ideia que apenas te deixam usar um dos cabos).luishmendes Escreveu:Boa Noite a todos,
Obrigado
Sim, vou tentar pedir a alteração, não tenho nenhum equipamento trifásico.
Vamos ver se não se desculpam com a baixada sem capacidade.
Obrigado