Borllock, questionei a DGEG pelas questões 13 e 16 desse documento. A exposição é longa, pelo que a junto em anexo. Nem a EDP interpreta como eles. Só há um motivo, estarem a fazer-se a mais um registo pago, em vez duma comunicação prévia gratuita.borllock Escreveu:A DGEG lançou no passado dia 12 um ficheiro de perguntas e respostas a respeito do Autoconsumo (Ficheiro em anexo).
Fiquei com sem perceber o ponto 16.
Não se pode ter uma UPAC a injectar o excedente na rede se não se quiser vender?![]()
Tem que ser garantida a não injecção? Como?
Diz para ver os esquemas tipo, fui ver e não vejo nada que confirme isto.
Podem-me elucidar?
Aprovado Decreto-Lei de Autoconsumo
-
- Colaborador
- Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm
Re: Respostas a perguntas frequentes
- Anexos
-
- Mail DGEG Respostas a perguntas frequentes.txt
- (14.4 KiB) Transferido 1827 vezes
Cumprimentos,
Quintas2
Quintas2
-
- Membro Silver
- Registado: segunda dez 22, 2014 9:39 am
Re: Aprovado Decreto-Lei de Autoconsumo
Porreiro, se eles responderem coloca aqui.
-
- Membro Dedicado
- Registado: sexta out 05, 2012 1:55 pm
Pelo que percebi o documento também não responde às questões relativas aos inversores, remete para normativo muito específico, continuo sem saber se o meu inversor grid tie chines é passível de ser utilizado. Alguém ajuda nisto?
Outra pergunta, alguém já se inscreveu? Se sim a EDP já contactou para colocar o contador bidirecional? Já se sabe concretamente se é 4 ou 5 cêntimos por kW? E se se paga imposto sobre esse rendimento?
Outra pergunta, alguém já se inscreveu? Se sim a EDP já contactou para colocar o contador bidirecional? Já se sabe concretamente se é 4 ou 5 cêntimos por kW? E se se paga imposto sobre esse rendimento?
Edificado - reabilitacao de baixo impacto.
Biomassa - edilkamin hidropoint 11kW
Fotovoltaico - 500w
Solar térmico - 150L tubos de vácuo
Mobilidade - GPL
Projecto - mobilidade eléctrica e biogás
Biomassa - edilkamin hidropoint 11kW
Fotovoltaico - 500w
Solar térmico - 150L tubos de vácuo
Mobilidade - GPL
Projecto - mobilidade eléctrica e biogás
-
- Moderador
- Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Para tentarmos concentrar a informação o mais possível, os últimos post's foram movidos para um tópico que já debatia o tema contadores
https://www.novaenergia.net/forum/viewt ... 5&start=40
Agradecíamos que o debate sobre este tema específico continuasse lá!
Obrigado.

Agradecíamos que o debate sobre este tema específico continuasse lá!
Obrigado.

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450
Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/
-
- Membro Dedicado
- Registado: domingo mar 01, 2015 10:28 am
Registo prévio de autoconsumo
Boas!
Estive a ler o DL 153/2014 porque tenho a minha primeira instalação acima dos 1,5 kW. No DL vejo as condições para instalações abaixo dos 1,5 kW com ligação à RESP e maior que 1MW mas não tem os requisitos para UPAC acima dos 1,5kW. Como é? Precisa de ser feito Registo Prévio e depois obter o Certificado de Exploração? Mas onde diz isso no DL?
Estive a ler o DL 153/2014 porque tenho a minha primeira instalação acima dos 1,5 kW. No DL vejo as condições para instalações abaixo dos 1,5 kW com ligação à RESP e maior que 1MW mas não tem os requisitos para UPAC acima dos 1,5kW. Como é? Precisa de ser feito Registo Prévio e depois obter o Certificado de Exploração? Mas onde diz isso no DL?
-
- Moderador
Pimenta! por questões de organização (para a informação não ficar muito dispersa) o seu post foi anexado a este tópico.

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450
-
- Membro Silver
- Registado: segunda dez 22, 2014 9:39 am
Re: Registo prévio de autoconsumo
Acho que isso tá na portaria 14.Pimenta Escreveu:Boas!
Mas basicamente tens de fazer o que está na imagem que coloquei em anexo.
- Anexos
-
- UPAC.png (109.79 KiB) Visto 16592 vezes
-
- Membro Dedicado
- Registado: domingo mar 01, 2015 10:28 am
Re: Registo prévio de autoconsumo
Pois, é o que eu tinha percebido do DL, apesar de não especificar em condições! Obrigado!borllock Escreveu:Acho que isso tá na portaria 14.Pimenta Escreveu:Boas!
Mas basicamente tens de fazer o que está na imagem que coloquei em anexo.
-
- Membro
- Registado: domingo abr 10, 2016 6:02 pm
Decreto Lei 153 de 2014, regulador de uProdução de energia
Este decreto lei, à boa maneira portuguesa, extremamente complicado, e feito por quem disto só sabe que tem de proteger os monopólios, é o que regula esta nossa area de interesse.
Atenção à produção acima de 1500W.
Atenção à produção acima de 1500W.
- Anexos
-
- Decreto_Lei_153_2014.pdf
- (282.4 KiB) Transferido 1614 vezes
-
- Moderador
Re: Decreto Lei 153 de 2014, regulador de uProdução de energia
Esse assunto já foi amplamente debatido aqui
https://www.novaenergia.net/forum/viewt ... 96&t=18337

-
- Membro
- Registado: domingo abr 10, 2016 6:02 pm
O nosso problema. é que nunca vale a pena debater amplamente, uma vez que estão sempre a mudar!
O meu post do decreto lei 153/2014 é de 20 de Outubro de 2014... onde tentei ver, não encontrei as paginas, e esse é um dos problemas dos links (preferível anexar os pdf) dado que qualquer mudança no endereço da pagina, dá logo erro e ficamos às escuras.
Assim, o vigente é o que anexei, de 20 de Outubro de 2014...esperemos é que rápidamente venha a ser alterado/simplificado. Os discutidos, por terem datas anteriores, devem ser algo diferente.
Agradeço que me iluminem
Obrigado
O meu post do decreto lei 153/2014 é de 20 de Outubro de 2014... onde tentei ver, não encontrei as paginas, e esse é um dos problemas dos links (preferível anexar os pdf) dado que qualquer mudança no endereço da pagina, dá logo erro e ficamos às escuras.
Assim, o vigente é o que anexei, de 20 de Outubro de 2014...esperemos é que rápidamente venha a ser alterado/simplificado. Os discutidos, por terem datas anteriores, devem ser algo diferente.
Agradeço que me iluminem

Obrigado
-
- Moderador
De qualquer forma não convém dispersar a informação...
Por este facto este tópico será anexado ao outro.
Por este facto este tópico será anexado ao outro.

-
- Colaborador
- Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm
DGEG - FAQ's UPP's e UPAC's
A DGEG atualizou o documento das FAQ's sobre o Regime jurídico da pequena produção de eletricidade para autoconsumo ou para venda total à rede.
Há mais questões sobre assuntos relacionados com veículos elétricos (n.ºs 21a 25).
A controversa questão sobre a possibilidade de uma UPAC injetar gratuitamente na rede, que era passou a ser Deo gratias.
Depois de tantas reclamações sobre a má interpretação que fizeram da lei vêm, finalmente, dar o dito por não dito, mas fazem-no de mansinho, para não dar o braço a torcer. Até me admira terem posto o “pode” a negrito. É óbvio que se “pode”, também “não pode”, isto é, pode não o fazer, pois não está “deve”. Só celebra “contrato de venda da eletricidade produzida e não consumida” se assim o entender.
Concluindo: PODE INJETAR NA REDE, VENDENDO OU NÃO OS EXCESSOS DE PRODUÇÃO. Custava tanto responder de forma mais explícita?
“Nos casos em que o produtor não pretenda injetar os excedentes na RESP, deve ser instalado um sistema que a impeça. “ Grande novidade! Obrigado por mo terem dito.
Há mais questões sobre assuntos relacionados com veículos elétricos (n.ºs 21a 25).
A controversa questão sobre a possibilidade de uma UPAC injetar gratuitamente na rede, que era passou a ser Deo gratias.
Depois de tantas reclamações sobre a má interpretação que fizeram da lei vêm, finalmente, dar o dito por não dito, mas fazem-no de mansinho, para não dar o braço a torcer. Até me admira terem posto o “pode” a negrito. É óbvio que se “pode”, também “não pode”, isto é, pode não o fazer, pois não está “deve”. Só celebra “contrato de venda da eletricidade produzida e não consumida” se assim o entender.
Concluindo: PODE INJETAR NA REDE, VENDENDO OU NÃO OS EXCESSOS DE PRODUÇÃO. Custava tanto responder de forma mais explícita?
“Nos casos em que o produtor não pretenda injetar os excedentes na RESP, deve ser instalado um sistema que a impeça. “ Grande novidade! Obrigado por mo terem dito.
Cumprimentos,
Quintas2
Quintas2
-
- Membro Platinium
- Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Hum e se vender alguma coisa a rede.
Obriga a burocracia da micro produção? Com registo nas finanças e afins?
Live long and prosper!
-
- Membro Gold
- Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Claro que sim! a não ser que vendas o excesso de produção "pela porta do cavalo" a algum vizinho e não passas reciboMRider Escreveu:Hum e se vender alguma coisa a rede.

-
- Membro Platinium
- Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Hum. por causa de uns cêntimos não sei se dá para o trabalho..
Live long and prosper!