EDPbox

Local para debater sobre o autoconsumo

luisfmaria
Membro
Membro
Mensagens: 19
Registado: quarta mar 02, 2011 2:44 pm

Re: EDPbox

Mensagem por luisfmaria »

pauloramo Escreveu:Boa tarde

Alguém esclarece sobre o comportamento da EDP box quando existe energia excedente vinda dos painéis? Passa para a rede? Não passa? É contabilizada como energia gasta? Alguém tem experiência na situação?
Obrigado

A EDP Box não faz nada à energia injetada na rede, apenas regista os valores da injeção, tais como, total injetado e data e hora do pico de injeção.
A EDP Box mede o consumo e a injeção na rede em dois campos independentes. Quando há consumo a injeção está a zero e quando estamos a injetar o consumo está a zero. Isto no CX1000-6S (monofásico).


luisfmaria
Membro
Membro
Mensagens: 19
Registado: quarta mar 02, 2011 2:44 pm

Re: EDPbox

Mensagem por luisfmaria »

pauloramo Escreveu: luisfmaria, tambem tenho um Sagem CX1000-6S, mas deconheço como ler os valores do menu. Podes-me esclarecer onde ler " o pico, com data e hora, e total de energia consumida e injectada em Watts, fator de potência, tensão, etc,."

Pressionar a tecla cinza durante 2 segundos até entrar no menu. Pressionar novamente a tecla até selecionar VALORES INSTANTÂNEOS, pressionar a tecla 2 segundos para entrar em VALORES INSTANTÂNEOS. Neste menu temos Tensão, Intensidade, fator de potência e potência.
Para visualizar os totais entrar no menu e escolher REGISTOS e de seguida TOTALIZADORES. Os valores da injeção têm o código começado por 2.


pauloramo
Membro
Membro
Mensagens: 17
Registado: quinta abr 09, 2015 11:34 am

Re: EDPbox

Mensagem por pauloramo »

Obrigado luisfmaria pela descrição.
Vou testar.


pauloramo
Membro
Membro
Mensagens: 17
Registado: quinta abr 09, 2015 11:34 am

Re: EDPbox

Mensagem por pauloramo »

luisfmaria,
Por acaso não tem um manual sobre os vários items do menu ?
Testei e há muitos parâmetros.
Obrigado


borllock
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 140
Registado: segunda dez 22, 2014 9:39 am

Re: EDPbox

Mensagem por borllock »

Ainda bem que eu estava errado e a EDP está a dar prioridade às pessoas com autoconsumo.
Eu disse o que disse atrás por conhecimento de causa, pessoas a reclamar que o contador contava o excedente como consumo e a EDP não trocava o contador.


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: EDPbox

Mensagem por alexjp4 »

Boas

Tenho um amigo que tambem instalou paineis para auto consumo e fez o registo e passado poucos dias tambem lhe substituiram o contador no caso dele ficou prejudicado porque tinha um contador analógico e a EDP impingiu-lhe 1500W de paineis.


borllock
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 140
Registado: segunda dez 22, 2014 9:39 am

Re: EDPbox

Mensagem por borllock »

Como assim impingiu-lhe 1500w de paineis?

Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: EDPbox

Mensagem por rnlcarlov »

Provavelmente, com base nos consumos dele, a EDP sugeriu 1500W como a potência indicada para ele. Não é a primeira vez que fazem isso, e quem não está dentro do assunto acredita.


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: EDPbox

Mensagem por jmlflorencio »

E ainda por cima a preços exorbitantes, aposto :-/ :-/


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: EDPbox

Mensagem por alexjp4 »

borllock Escreveu:Como assim impingiu-lhe 1500w de paineis?
Ele já tinha um aerogerador (não sei de quantos Ws mas deve rondar os KWs) foi mesmo uma empresa que o instalou e ele disse-me que deu que o consumo de electricidade tinha baixado e quando me disse que ia montar os paineis avisei-o para ver os consumos durante o dia mas não ligou e instalou os 1500W que lhe disseram da EDP, para alem de ainda ter que pagar uma série de coisas a parte, fora do orçamento (os paineis foram montados em cima do telhado da garagem que não fica encostada a casa teve que pagar o cabo de aço e o cabo eléctrico para fazerem a ligação no quadro eléctrico) e a dias disse-me que não notou grande diferença na poupança de electricidade, pudera a maior parte dos consumos são a noite) e os paineis a noite ainda não produzem rsrsrs, mas neste caso foi benfeito porque não foi por falta de aviso porque ainda lhe disse que lhe emprestava o meu contador para ele poder monitorizar os consumos e ele não quis, e tambem não insisti porque como ele tinha o contador analógico e descontava-lhe o excesso não tinha problema, mas ao fim de 1 mês tinha o contador substituido.
Por isso é que acho bastante importante monitorizar os stand-by e os consumos durante o dia e não se regularem pela factura da electricidade! porque com poucos euros e um pouco de trabalho pode-se poupar bastantes €€€.


luisfmaria
Membro
Membro
Mensagens: 19
Registado: quarta mar 02, 2011 2:44 pm

Re: EDPbox

Mensagem por luisfmaria »

pauloramo Escreveu:luisfmaria,
Por acaso não tem um manual sobre os vários items do menu ?
Testei e há muitos parâmetros.
Obrigado
Até à data não encontrei nenhum que tivesse os menus. Penso que os menus são configuráveis pelo operador e por isso o fabricante não faz referencia. Tenho o manual de características/instalação mas não faz qualquer referencia aos menus.


luisfmaria
Membro
Membro
Mensagens: 19
Registado: quarta mar 02, 2011 2:44 pm

Re: EDPbox

Mensagem por luisfmaria »

alexjp4 Escreveu:
borllock Escreveu:Como assim impingiu-lhe 1500w de paineis?
Por isso é que acho bastante importante monitorizar os stand-by e os consumos durante o dia e não se regularem pela factura da electricidade! porque com poucos euros e um pouco de trabalho pode-se poupar bastantes €€€.
Concordo. Primeiro aplica-se tudo o que se sabe sobre eficiência energética e nos KW restantes ataca-se com as energias renováveis.

Quero ainda alertar para o problema dos 1500W com contador trifásico CX2000-9. Ao injetarmos apenas numa fase podemos verificar no menu dos VALORES INSTANTÂNEOS que estamos a injetar e a consumir ao mesmo tempo. Ou seja, por ex., se temos um consumo de 200W por fase e estamos a injetar 1200W. O contador vai contar como consumo os 400W das duas fases que não têm injeção. Assim, estamos a consumir e a pagar 400W e a injetar e a não receber pelos 1000W. Um bom negócio para o operador e menos bom para o cliente. Convém, se for possível, passar o standby e os consumos para a fase de injeção e ajustar as energias renováveis à realidade do consumo.


borllock
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 140
Registado: segunda dez 22, 2014 9:39 am

Re: EDPbox

Mensagem por borllock »

Mas isso era muito fácil de resolver instalava 500w em cada fase


luisfmaria
Membro
Membro
Mensagens: 19
Registado: quarta mar 02, 2011 2:44 pm

Re: EDPbox

Mensagem por luisfmaria »

Borllock, fácil quando as 3 fases estão disponíveis no local da instalação ou não há problema em colocá-las lá.


Autor do tópico
fsaraiva
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 86
Registado: sexta out 05, 2012 1:55 pm

Re: EDPbox

Mensagem por fsaraiva »

Em relação à EDP box, so tenho a dizer uma coisa - os meus consumos baixaram.
agora não sei se era o contador anterior, já digital, que tinha o problema.

eu também tenho um pequeno grid Tie de 500w, mas nunca o comuniquei no Serup, no entanto não sei se a instalação foi detectada pela EDP porque fui logo dos primeiros a ter a EDP box.

no anterior contador quando havia passagem de energia em sentido contrario, acendia um ícone momentaneamente, mas como a leitura era feita manualmente não sei como seria possível eles detectarem.
Edificado - reabilitacao de baixo impacto.
Biomassa - edilkamin hidropoint 11kW
Fotovoltaico - 500w
Solar térmico - 150L tubos de vácuo
Mobilidade - GPL
Projecto - mobilidade eléctrica e biogás


Silverio28
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 174
Registado: sexta nov 02, 2012 12:13 pm

Re: EDPbox

Mensagem por Silverio28 »

Onde fizeram o registo? onde está esse formulário?
já andei a ver no site da DGEG, mas não vejo nada.

Apesar de achar demasiado "fácil", como tenho um contador digital e que me conta em um sentido e soma se estiver a dar energia para a rua, tenho de ponderar bem essa mesma informação.

Porque acho que esta fácil de mais e no nosso pais nunca dão nada. deve haver alguma na manga.

Avatar do Utilizador

meira78
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 209
Registado: quarta jan 19, 2011 3:54 am

Re: EDPbox

Mensagem por meira78 »

Quem souber responder e poder ajudar, o pessoal agradece.


borllock
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 140
Registado: segunda dez 22, 2014 9:39 am

Re: EDPbox

Mensagem por borllock »

Entras no site da DGEG, fazes scroll para baixo e clicas onde diz: "registo de unidades de produção (SERUP).
Se não encontrares diz.

Avatar do Utilizador

meira78
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 209
Registado: quarta jan 19, 2011 3:54 am

Re: EDPbox

Mensagem por meira78 »

Só quem tem SERUP pode pedir, certo?


Silverio28
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 174
Registado: sexta nov 02, 2012 12:13 pm

Re: RE: Re: EDPbox

Mensagem por Silverio28 »

borllock Escreveu:Entras no site da DGEG, fazes scroll para baixo e clicas onde diz: "registo de unidades de produção (SERUP).
Se não encontrares diz.
Já fiz isso em 2 browsers diferentes. E diz sempre "aguarde um momento por favor" e daí não passa. Já tentei uma quantas vezes. E nada.

Responder

Voltar para “Autoconsumo”