Opiniões em autoconsumo trifásico

Local para debater sobre o autoconsumo
Responder

Autor do tópico
_jokix_
Membro
Membro
Registado: terça jan 26, 2016 9:05 am

Opiniões em autoconsumo trifásico

Mensagem por _jokix_ »

Cumprimentos a todos! Peço desculpa por o primeiro post ser um pedido de ajuda!

Tenho uma moradia com instalação trifásica e não há a possibilidade de mudar esta situação. Tenho bomba de água trifásica a 100m de profundidade e algumas máquina trifásicas (torno mecânico e máquina de furar). Estas máquinas são usadas muito esporadicamente. O que me preocupa aqui é o consumo da bomba. Não faço ideia o que está a consumir. É uma bomba de 8cv e 5400l/h. 1.5kwh

Tenho alguém em casa durante o dia 24/7.

Preciso de ajuda na escolha de um aparelho que me meça consumos trifásico para poder dimensionar o projecto de autoconsumo, caso faça sentido. Pretendia que este medidor me pudesse medir a energia produzida no futuro (eventual instalação de painéis).

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm

Re: Opiniões em autoconsumo trifásico

Mensagem por Emanuel Couto »

Espero que a malta venha ajudar ;)

Entretanto deixo aqui algo relacionado :arrow: https://www.novaenergia.net/forum/viewt ... 96&t=18861
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Autor do tópico
_jokix_
Membro
Membro

Mensagem por _jokix_ »

Obrigado pela ajuda. Já tinha lido esse tópico com atenção. Sei o que tenho ligado em cada fase. A dúvida reside no consumo dos equipamentos que estão em cada fase. Pretendo estudar o consumo da minha casa primeiro para poder decidir se abasteço só uma fase e deixo a bomba trifasica (furo água) a consumir da rede, ou penso na solução de abastecimento individual por fases. Queria começar com um investimento moderado com possibilidade de expansão. Por isso não quero cometer erros caros. Daí que um bom estudo de caso me pareça o mais importante. Mas precisava de conselhos para fazer isto da forma mais precisa.

Quintas2
Colaborador
Colaborador
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Mensagem por Quintas2 »

Parece-me que os medidores trifásicos não são mais do que monofásicos em triplicado.

Penso que qualquer bom medidor que te registe consumos agora pode ser usado para medir produções depois. Mas nem todos darão para, depois, medir consumos e produções em simultâneo.

Vê este tópico sobre alguns medidores: https://www.novaenergia.net/forum/viewt ... #p11246311.

Boa sorte.
Cumprimentos,
Quintas2

pedrolima
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta mai 10, 2012 1:42 pm

Mensagem por pedrolima »

Gosto muito dos Efergy, e são bastante simples de utilizar e instalar:
http://www.efimarket.com/medidores-electricidad-online

CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Mensagem por CrOhN »

Bomba de 1.5KWH, com 8cv!?

Em relação à necessidade "absoluta" de ter trifásico:

A bomba solucionas com um variador de frequência monofásico - trifásico. Com todos os benefícios que advém para a bomba, derivados do uso de um variador de frequência (solução a funcionar em casa de um amigo).

As outras máquinas, poderia passar por uma solução semelhante.

jmachado
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: segunda set 24, 2012 7:04 pm

Mensagem por jmachado »

CrOhN Escreveu:Bomba de 1.5KWH, com 8cv!?

Em relação à necessidade "absoluta" de ter trifásico:

A bomba solucionas com um variador de frequência monofásico - trifásico. Com todos os benefícios que advém para a bomba, derivados do uso de um variador de frequência (solução a funcionar em casa de um amigo).

As outras máquinas, poderia passar por uma solução semelhante.
Este assunto também me interessa.
Tenho dois equipamentos trifásicos, com respectivo quadro.
Uma bomba de furo e uma bomba da estação de tratamento de água.
Como é que funciona essa coisa de variador de frequência?
Coloco entre os quadros trifásicos e uma alimentação monofásica?

Quintas2
Colaborador
Colaborador
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Mensagem por Quintas2 »

A questão também passa por analisar bem se o(s) custo(s) com variador(es) compensam a passagem para monofásico, para além da eventual (im)possibilidade técnica de o fazer. No meu caso, concluí ser preferível não ligar a consumos de equipamentos trifásicos e ligar fotovoltaico a 2 fases, onde concentrei todos os consumos de base (mais ou menos contínuos, como transformadores de campainhas, alarmes e box's TV, frigoríficos, etc.). Instalar um kit de 500W em autoconsumo por 700 euros e gastar €100-200 em variadores de frequência não faz muito sentido para mim. Pelos motores em si, não faz sentido pois funcionam por curtos períodos de tempo; pelos ganhos de tudo concentrado em monofásico, também não me pareceu compensar, pelo custo dos variadores.

Uma boa concentração de consumos na(s) fase(s) de produção FV é um aspeto a considerar logo de início. E se conheces o que está ligado a cada fase e tens ideia dos seus tempos/períodos de funcionamento, nem sei se compensa o investimento em medidores/analisadores de energia caros. Eu não o fiz.

Mas também não faz sentido gastar €100-200 com medidores de consumo e muitos compram-nos. É mais o gosto de cada um do que a poupança, muitas vezes.
Cumprimentos,
Quintas2

Arcturo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: segunda dez 02, 2013 12:56 pm

Mensagem por Arcturo »

Aqui fica a minha opinião
Um inversor trifasico tem sempre uma saida equilibrada, ou seja a potencia injectada é sempre distribuída da mesma forma pelas 3 fases. Uma habitação trifasica é quase sempre desequilibrada, pelo que não há hipotese de aproveitar totalmente a energia produzida. Imaginem o seguinte cenário: consumo total 1,5 kW, sendo que 1,0 está na fase R, 0,5 na fase S e 0 na fase T. O sistema fotovoltaico trifásico está a produzir 1.5 kW, ou 0,5 kW por fase. Então na fase R o balanço é + 0,5, na fase S é 0,0 e na fase e -0,5 na fase T. o balanço total fica - Consumo da rede 0,5, energia injectada na rede 0,5 - ao mesmo tempo, porque os contadores contam individualmente por fase e não fazem a soma das potências. Neste caso 33% da energia produzida é injectada na rede. Se o desequilibrio fôr maior (o que é muito vulgar) ... bem, como dizia o outro é só fazer as contas

Solução 1 - Usar microinversores monofásicos e escolher injectar a energia fotovoltaica nas fases mais carregadas. Isto obriga a monitorizar para ir corrigindo. A monitorização deve seguir as mesmas regras do contador geral, se não vai induzir
em erro.

Solução 2 ( a que eu prefiro) - Passar a instalação para monofásico. Esta solução tem ainda a vantagem de ser possível na maior parte dos casos baixar a potência contratada o que significa meter uns euros no bolso todos os meses.

Não há nenhum (não vejo mesmo nenhum) inconveniente em transformar uma instalação trifásica em monofásica, com uma excepção. No caso de ter motores trifásicos. Neste caso também é possível usar um variador de velocidade com entrada monofásica e saída trifásica, mas a ligação do motor que está em estrela tem de passar a triângulo ( para motores até 4 kW). No caso das bombas de furo é mais complicado, porque não temos acesso ao modo de ligação

Autor do tópico
_jokix_
Membro
Membro

Mensagem por _jokix_ »

Obrigado pelas vossas sugestões. Parece-me mais sensato arranjar um medidor de potência fiável, daqueles de ligar na tomada, e monitorizar com calma o que está a funcionar 24/7. Depois, acho que faz mais sentido no meu caso, injetar energia em duas fases apenas, mas isto ainda vai ser estudado. Realmente, um medidor caro, não faz sentido porque serão mais 100€ para ficar bonito ali na cozinha. Até acredito que consciencializaria as pessoas cá de casa a poupar energia e a ter cuidado com os gastos, mas por outro lado é dinheiro que invisto na provável expansão dos painéis.

Para ser mais preciso, cá em casa gasta-se todos os meses ~120€ de "luz". a potência contratada está nos 10Kva. Tenho arca frigorífica, frigorífico, e os demais electrodomésticos banais. A maioria das lampadas já são económicas, mas nem todas são LED. Estou a tratar disso. Depois de um estudo energético (5 dias) que uma empresa efectuo cá em casa com um bom medidor, os consumos médios estavam nos 750W diários. Tenho perfeita noção de que isto é alto para consumo diário durante o dia. Mas como tenho apenas uma pessoa em casa, estou curioso para perceber "quem" está a absorver isto tudo. Tenho um plasma, é certo, são sorvedores, mas mesmo assim! Tenho mesmo de fazer o estudo aos aparelhos cá de casa.

CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Mensagem por CrOhN »

Não tens obrigatóriamente que passar a ligação de estrela para triângulo. Existem variadores entrada 220V - saida 380V. São é mais caros que os normais.

Arcturo
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por Arcturo »

Não conheço. Todos os que conheço tem entrada monofásica 230V e saída trifásica, tensão composta 230V. Sabes dizer-me o modelo?

jmachado
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: segunda set 24, 2012 7:04 pm

Mensagem por jmachado »

Se eu colocar paineis em apenas duas fases, quando os motores trifasicos trabalharem, vão gastar energia dos paineis em duas fases e a terceira fase vão buscar ao fornecedor de energia?
E claro qualquer diferença extra que seja necessária nessas duas fases também irão buscar ao fornecedor de energia, certo?
Isso não pode trazer problemas?

Autor do tópico
_jokix_
Membro
Membro

Mensagem por _jokix_ »

jmachado Escreveu:Se eu colocar paineis em apenas duas fases, quando os motores trifasicos trabalharem, vão gastar energia dos paineis em duas fases e a terceira fase vão buscar ao fornecedor de energia?
E claro qualquer diferença extra que seja necessária nessas duas fases também irão buscar ao fornecedor de energia, certo?
Isto é realmente uma boa pergunta!

Arcturo
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por Arcturo »

_jokix_ Escreveu:
jmachado Escreveu:Se eu colocar paineis em apenas duas fases, quando os motores trifasicos trabalharem, vão gastar energia dos paineis em duas fases e a terceira fase vão buscar ao fornecedor de energia?
Isto é realmente uma boa pergunta!
Sim, é exactamente assim. É possível ter duas fases a consumir e uma a produzir. O único problema é a tensão ficar desequilibrada. As tensões nas fases que consomem baixam, e na fase que estava produzir sobe. Mas como a impedancia da linha é muito baixa, a tensão varia pouco. Os contadores electrónicos contam as fases de firma separada, pelo que é possível ao mesmo tempo estar a consumir energia da rede e exportar energia para a rede.

Responder

Voltar para “Autoconsumo”