depende do preço da lenha (quantidade da lenha, preço/ton). Quanto ao custo, pode ficar até mais barato que BC. Quanto ao conforto, uma BC é, sem dúvida, melhor. Como tens também fotovoltaico, pode haver mais vantagens económicas com uma BC. Se não for de venda exclusiva à rede pública, podes pensar em instalar umas baterias de armazenamento, para alimentar BC e a casa. Até podes carregá-las durante noite, em tarifa de vazio (nos dias sem sol), e depois consumir durante o dia.visitante1 Escreveu:Mas achas que com este conjunto que tenho ficaria a ganhar em substiyuir a lenha por uma BC? tenho que começar por algum lado e agrada-me ter a vida facilitada uma vez que com BC é trabalho limpo!
cumps
1.000 €/ano é uma informação relativa, diz pouco sobre comportamento térmico da casa. Se quiseres, podemos estudar o assunto. envia-me um mail para iqenergy.ddns.net@gmail.com, vou pedir informações sobre casa para fazer simulação de perdas térmicas. Com base nisso será determinada a potência da BC a instalar, seu preço e consumo.