Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

A energia dos ventos - Neste local pode discutir todos os assuntos relacionados com esta forma de produzir energia.
Responder

fabiopfarina
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registado: segunda fev 22, 2016 9:23 pm

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por fabiopfarina »

Obrigado pela ajuda. Com estas informações é possível eu dar continuidade ao meu projeto.
Logo apresentarei novidades.


fabiopfarina
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registado: segunda fev 22, 2016 9:23 pm

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por fabiopfarina »

Esta imagem tem o esquema que montei com as informações que me passou.


fabiopfarina
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registado: segunda fev 22, 2016 9:23 pm

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por fabiopfarina »

Esquema bifasico. 6 bobina/ fase
Esquema bifasico. 6 bobina/ fase

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por Josenir »

Sim, o bobinamento bifásico fica dessa forma.


fabiopfarina
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registado: segunda fev 22, 2016 9:23 pm

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por fabiopfarina »

Boa tarde.
Surgiu uma nova dúvida. Agora minha dúvida é a respeito da geometria das bobinas. O diâmetro interno (núcleo vazio ) influência de que maneira?
Qual a diferença entre um núcleo menor e com mais espiras na bobina e um núcleo menor com menos espiras.
Também tenho dúvida na relação entre o tamanho da bobina e do imã. O imã deve cobrir totalmente a bobina?

Grato

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por Josenir »

fabiopfarina Escreveu:Boa tarde.
Surgiu uma nova dúvida. Agora minha dúvida é a respeito da geometria das bobinas. O diâmetro interno (núcleo vazio ) influência de que maneira?
Qual a diferença entre um núcleo menor e com mais espiras na bobina e um núcleo menor com menos espiras.
Também tenho dúvida na relação entre o tamanho da bobina e do imã. O imã deve cobrir totalmente a bobina?
Grato
A questão da geometria das bobinas já foi tratada neste tópico.

Veja essa figura:
http://www.novaenergia.net/forum/downlo ... hp?id=1750

E essa página:
http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 780#p92708

Como se pode ver, uma bobina possui dois polos. Para que ocorra a indução de energia na bobina, os ímãs precisam ser posicionados exatamente em cima dos polos das bobinas.
Primeiro distribua os ímãs sobre o disco, de forma que fiquem todos com a mesma distância um do outro, e bem alinhados. Depois escolha qualquer par de ímãs, e recorte uma forma de madeira para enrolar as bobinas. Essa forma Precisa ser cortada de tal modo que o centro de cada extremidade da bobina fique exatamente no centro de cada ímã.


jonasalmeida
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: terça mai 24, 2016 2:58 am

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por jonasalmeida »

Ola amigos .. tenho um alternador de chevette 14 polos ja modifiquei o rotor dele com imãs de neodímio e resina . Eu queria saber se é possivel eu modificar as bobinas dele , para gerar mais facil ''com menas rotação"
Alguem poderia me dizer qual a bitola do fio awg18 e quantas voltas em cada bobina?

Obrigado pela atenção !!!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por Josenir »

jonasalmeida Escreveu:Ola amigos .. tenho um alternador de chevette 14 polos ja modifiquei o rotor dele com imãs de neodímio e resina . Eu queria saber se é possivel eu modificar as bobinas dele , para gerar mais facil ''com menas rotação"
Alguem poderia me dizer qual a bitola do fio awg18 e quantas voltas em cada bobina?
Obrigado pela atenção !!!
É possivel, claro. Mas dependendo da capacidade dos ímãs, talvez não seja necessário refazer o bobinamento. No início deste tópico tem uma tabela de bitolas de fios esmaltados, onde você pode ver a bitola do fio em mm.

É bom você testar o gerador antes, pra ver quanto ele gera com a rotação que você acha que seja ideal, para só depois, pensar em alterar o bobinamento. A alteração vai ser aumentando a quantidade de espiras das bobinas, e usando um fio um pouco mais fino, para ser possível usar mais espiras no mesmo espaço físico.


Eronribas
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: quarta jun 08, 2016 4:58 pm

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por Eronribas »

Gostaria de tirar uma duvida que esta me matando e não acho nada a respeito na internet, e não vejo nenhum dínamo construido desse jeito e não sei o porque nao consigo enxergar a falha, então se alguém pudesse responder de forma técnica...
Bem..., pego um alternador, tiro o induzido e substituo por um circulo de nylon com ímãs de neodimeo todos com a polaridade positiva para o esterior ( ao contrario dos alternadores ), e na parte do estator deixar as bobinas todas em serie e no mesmo sentido de enrolamento, somente com oa fios de inicio e final do enrolamento saindo....teria um gerador de energia continua, basicamente um dínamo, mas nunca vi nada construido assim....sera por baixa eficiencia ou nao geraria corrente como estou pensando....pois logo vou concluir o projeto para ver os dados. Se forem bom seria bom para carregar ( dependendo da regulagem de volts) baterias sem muita adaptacao de transformador, conversor, em um dispositivo USB, como celulares e etc que já tenham controle de quando a carga já esta a 100%


Eronribas
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: quarta jun 08, 2016 4:58 pm

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por Eronribas »

Posso desenhar e enviar um esquema se não estiver fácil a explicação.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por Josenir »

Eronribas Escreveu:Gostaria de tirar uma duvida que esta me matando e não acho nada a respeito na internet, e não vejo nenhum dínamo construido desse jeito e não sei o porque nao consigo enxergar a falha, então se alguém pudesse responder de forma técnica...
Bem..., pego um alternador, tiro o induzido e substituo por um circulo de nylon com ímãs de neodimeo todos com a polaridade positiva para o esterior ( ao contrario dos alternadores ), e na parte do estator deixar as bobinas todas em serie e no mesmo sentido de enrolamento, somente com oa fios de inicio e final do enrolamento saindo....teria um gerador de energia continua, basicamente um dínamo, mas nunca vi nada construido assim....sera por baixa eficiencia ou nao geraria corrente como estou pensando....pois logo vou concluir o projeto para ver os dados. Se forem bom seria bom para carregar ( dependendo da regulagem de volts) baterias sem muita adaptacao de transformador, conversor, em um dispositivo USB, como celulares e etc que já tenham controle de quando a carga já esta a 100%
Infelizmente, dessa forma como você está pensando não vai conseguir gerar energia. Para gerar energia usando um alternador, com ímãs no induzido, só é possível se os ímãs estiverem em número par, e esse número de ímãs for múltiplo inteiro do número de pólos do bobinamento, e ainda, os ímãs estejam dispostos com polaridade de forma alternada (N-S-N-S-N-S-N-S-...). E ainda assim, vai obter corrente alternada na saída do bobinamento.
Mas se quiser corrente contínua, não tem problema nenhum, é só ligar a saída das bobinas na ponte retificadora que já existe no alternador, e pegar a saída de energia entre a carcaça do alternador e o +B(parafuso mais grosso na parte de trás do alternador).

A razão de não ser possível gerar energia com todos os ímãs na mesma polaridade é que, para gerar energia é necessário que uma bobina seja exposta ao campo magnético dos ímãs em uma posição (n-s, porexemplo), e em seguida seja exposta ao campo em polaridade oposta. Aí, devido à movimentação dos elétrons nos fios das bobina, em um sentido, e em sentido contrário, surge nas extremidades dos fios da bobina, uma d.d.p(diferença de potencial), e isso já é a energia elétrica.

No entanto, meu conselho pra você é: não desanime com esse parecer contrário, continue estudando. Você vai conseguir descobrir alguma coisa que ninguém pensou.


Eronribas
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: quarta jun 08, 2016 4:58 pm

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por Eronribas »

Valeu e obrigado Josenir por estar sempre disposto a ajudar. talvez seja meu déficit de conhecimento no campo magnético. Os primeiros dínamos não eram com somente um ímã girando sobre seu propio eixo com uma bobina na frente? Um ímã com uma bobina creio eu. Os geradores de um ímã e uma bobina ainda existem em algumas lanternas de mão em que vc chacoalha a lanterna para cima e para baixo, e a bobina passa ao redor de um ímã cilíndrico, como um gerador linear. Aprendi que enquanto se aproxima um polo do ímã ( tanto faz s ou n) de uma bobina, ja gera corrente em um sentido enquanto esta variando a intensidade do campo e ela para quando cessa a aproximação. lei de Faraday - aproximar bobina de um polo gera corrente,...se afastar gera corrente em sentido contrario.
Última edição por Eronribas em quinta jun 09, 2016 1:59 am, editado 4 vezes no total.


Eronribas
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: quarta jun 08, 2016 4:58 pm

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por Eronribas »

Não sei apagar mensagens q postei...
Última edição por Eronribas em quinta jun 09, 2016 1:57 am, editado 2 vezes no total.


Eronribas
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: quarta jun 08, 2016 4:58 pm

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por Eronribas »

Bolas....
Última edição por Eronribas em quinta jun 09, 2016 1:50 am, editado 1 vez no total.


Eronribas
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: quarta jun 08, 2016 4:58 pm

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por Eronribas »

...!
Última edição por Eronribas em quinta jun 09, 2016 1:52 am, editado 1 vez no total.


Eronribas
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: quarta jun 08, 2016 4:58 pm

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por Eronribas »

Conversando com um amigo, ele me elucidou que daria certo, se o espaçamento entre os ímãs fosse o bastante para a bobina não sofrer influencia do próximo ímã ate se afastar bastante do ímã anterior. Nos geradores/alternadores eles trabalham com uma força motora que vai contra a atração do ímã que a bobina esta se afastando e repulsão do ímã que ela esta sendo aproximada, assim gerando correntes eficientes, por isso a necessidade de ímãs pares...para cada polo norte, deve haver um polo sul. Em um alternador não daria para fazer ....teria que fazer bobinas menores e ímãs bem distantes, outra construção e tbm sendo totalmente ineficiente.... :-(


Eronribas
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: quarta jun 08, 2016 4:58 pm

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por Eronribas »

Os campos magnético com ímãs só de um polo no rotor ficariam assim: so imas norte por exemplo...quando a bobina esta aproximando seu centro do ima = s -> N e quando esta se afastando do ima= N -> S. se não tiver seus ímãs muito perto, gerando assim corrente.

Se afastar de polo NORTE é a mesma coisa de se aproxima de polo SUL.
Então nos alternadores isso é somado, ...além de se afastar de um polo norte, a bobina esta se aproximando de um polo sul, amplificando assim a geração de corrente.

Por isso importa a dimensão e a distancia entre cada ímã em relação a bobina para um gerador eficiente.

Avatar do Utilizador

realdequeluz
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registado: sábado fev 27, 2016 11:12 pm

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por realdequeluz »

TODO ESSE LANCE DE GERADOR AGORA FICOU TOTALMENTE ULTRAPASSADO... EM BREVE POSTO ALGO BEM MAIS REVOLUCIONARIO, A PONTO DE MUDAR TODO O SISTEMA NO NOSSO PLANETA!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por Josenir »

realdequeluz Escreveu:TODO ESSE LANCE DE GERADOR AGORA FICOU TOTALMENTE ULTRAPASSADO... EM BREVE POSTO ALGO BEM MAIS REVOLUCIONARIO, A PONTO DE MUDAR TODO O SISTEMA NO NOSSO PLANETA!
Vou ficar no aguardo dessa nova tecnologia. Deve ser alguma coisa muito fantástica. Fiquei muito curioso. Agradeço.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por Josenir »

Eronribas Escreveu:Os campos magnético com ímãs só de um polo no rotor ficariam assim: so imas norte por exemplo...quando a bobina esta aproximando seu centro do ima = s -> N e quando esta se afastando do ima= N -> S. se não tiver seus ímãs muito perto, gerando assim corrente.
Se afastar de polo NORTE é a mesma coisa de se aproxima de polo SUL.
Então nos alternadores isso é somado, ...além de se afastar de um polo norte, a bobina esta se aproximando de um polo sul, amplificando assim a geração de corrente.
Por isso importa a dimensão e a distancia entre cada ímã em relação a bobina para um gerador eficiente.
Seria bom fazer algum experimento com essa sua ideia. Se conseguir algum resultado, não deixe de postar aqui. Agradeço.

Responder

Voltar para “Energia Eólica”