Ajuda Escolha Orçamentos

Local para debater sobre o autoconsumo
Responder

Autor do tópico
tiagooliveira20
Membro
Membro
Registado: terça out 20, 2009 11:16 pm

Ajuda Escolha Orçamentos

Mensagem por tiagooliveira20 »

Boa noite,

Estou para colocar um sistema de auto-consumo numa exploração agrícola de 3,5kw, tenho aqui vários orçamentos mas já limitei a 2 porque os restantes são de uma diferença de preço muito grande.

Se possível, gostaria que alguém me ajudasse na escolha do melhor orçamento, de quais os melhores painéis, inversor, etc.

Orçamento 1 - 5300€ + Iva

- 14 módulos Policristalinos Luxor Ecoline 250
- Estrutura para telhado
- Inversor Fronius, Symo 3.7-3M (3,7KW) com Smart Grid Ready (Conexões Web via Wireless LAN e Ethernet para monitorização remota)
- quadro eléctrico de comando e protecção AC (interruptor diferencial + disjuntor tetrapolar)
- cabo solar 4mm² de secção, cabo AC XV 5G6mm² enterrado em manga corrugada DN25mm

Orçamento 2 - 5200€ + Iva

- 14 módulos Rec Peak Energy Rec250PE
- 1 Iversor Kostal Piko 3.0
- 1 Estrutura fixação telhado
- Restantes acessórios necessários aos trabalhos a executar

Depois há uns outros pormenores nos orçamentos que tenho que esclarecer, o 2 diz que não inclui o contador de venda, mas esse também não me interessa, mas também não diz se inclui o contador elétrico para contagem localmente segundo a lei. O orçamento 1 diz que inclui esse contador para contagem localmente mas fala em 305€, não consegui perceber se esses 305€ estão incluídos nos 5300 ou se é a somar. Também não fala nada no 2 de monitorização remota. Há mais uma ou outra coisa, mas são pormenores que depois verei melhor.

A ajuda que queria era olhando aos 2 orçamentos ao que aí coloquei, e tendo em conta marcas, por qual optariam?

Obrigado

O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm

Re: Ajuda Escolha Orçamentos

Mensagem por O_volt »

E já pediu licença para a instalação?
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+

Autor do tópico
tiagooliveira20
Membro
Membro

Licença? Não é necessário só para potências superiores a 1Mw? Todas as empresas que me vieram dar orçamentos apenas me falaram no registo.

E em relação à minha dúvida, não me consegue ajudar?

BRibeiro
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta dez 26, 2014 5:45 pm

Mensagem por BRibeiro »

tiagooliveira20 Escreveu:Licença? Não é necessário só para potências superiores a 1Mw? Todas as empresas que me vieram dar orçamentos apenas me falaram no registo.

E em relação à minha dúvida, não me consegue ajudar?
O registo é apenas para instalações até 1.5kw, e pelos seus orçamentos tem uma micro produção de 3.5kw.

jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Mensagem por jmlflorencio »

Mas não me parece que seja para ligar à rede, se calhar isso faz diferença ;-)

Autor do tópico
tiagooliveira20
Membro
Membro

Não é para venda à rede, é para autoconsumo. Se bem que vai ser ligado à rede para quando não houver produção total ir buscar à rede. Mas os painéis nunca irão conseguir fazer produção total de forma a vender ou a injectar algo para a rede.

Mas já agora fui ver o decreto de lei e diz isto:

2 — A instalação de uma UP está sujeita a registo prévio e a sua entrada em exploração sujeita à obtenção de certificado
de exploração, salvo o disposto nos n.os 3, 6 e 7.
3 — Tratando -se de uma UPAC cuja potência instalada seja superior a 1 MW, a sua instalação e a entrada em
exploração carecem de licença de produção e licença de exploração, respetivamente, considerando -se, salvo menção expressa em contrário, como reportada à licença de produção ou à licença de exploração as referências feitas no presente decreto -lei ao registo ou ao certificado de exploração, respetivamente, sempre que se trate de uma UPAC abrangida pelo limiar previsto neste número

Mas mesmo que esteja a ver mal, depois pelo que vem no orçamento eles ajudam a fazer o registo, e esses passos para tornar legal, por isso depois com a ajuda dos instaladores irei proceder aos passos necessários.

Agora precisava era de me decidir por qual instalador optar, ninguém me dá uma ajuda?

jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Mensagem por jmlflorencio »

Se é para estar ligado à rede, também creio que o limite é 1.5 KW... Mas foi do que li por aqui, não estudei o assunto a sério.

Relativamente aos orçamentos, não é muito habitual por cá fazerem-se essas instalações, se calhar é por isso que o pessoal não está a arriscar um palpite (pessoalmente não conheço as marcas mencionadas).

Fala com o user Pedrolima, ele deve poder ajudar.

Ou então dá uma olhadela na solarshop ou na solarimpact, para teres mais uma base de comparação.

Força nisso!

Autor do tópico
tiagooliveira20
Membro
Membro

As empresas com que falei também me falaram nessa questão dos 1,5kw, mas sempre me falaram que tinha que pagar o registo e a certificação, não me falaram nunca de licença. Depois se fosse para venda aí o registo era mais caro e teria que pagar também a troca do contador, mas como não é para venda não há esse problema.

Pois, a minha dúvida era mais nas marcas, entretanto já falei com as empresas e os orçamentos em si são muito idênticos, só queria uma ajuda nas marcas. Pelo que procurei parece-me que os Luxor são ligeiramente melhores que os Rec, os inversores também o que acompanha o orçamento dos Luxor já suporta mais potência podendo à partida vir a colocar mais alguns painéis no futuro se quiser, já o que acompanha os Rec já vem praticamente no limite.

Estou mais inclinado para os Luxor, só estava à espera a ver se alguém com mais conhecimento na área me podia ajudar. Vou ver esses sites que disseste. Obrigado

Responder

Voltar para “Autoconsumo”