KIT Autoconsumo 600W 2 LG 300 N1T-G4 NeON 2 Bifacial + 2 inversores Involar Invo One

Local para debater sobre o autoconsumo

meira78
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta jan 19, 2011 3:54 am

Re: KIT Autoconsumo 600W 2 LG 300 N1T-G4 NeON 2 Bifacial + 2 inversores Involar Invo One

Mensagem por meira78 »

Excelente exemplo e características certas para aproveitar ao máximo a potência instalada.

Só não compreendo porque se aposta num painel BiFacial quando ele fica o mais próximo possível do telhado.

Não seria melhor ter algum espaço superior a 1 metro do lado inferior para poder receber os raios de luz?

A melhor aposta talvez fosse o LG NeON 2. O rendimento seria bastante próximo deste e seria mais barato.

O que acham?

Autor do tópico
luishmendes
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: terça out 13, 2015 9:14 pm

Re: KIT Autoconsumo 600W 2 LG 300 N1T-G4 NeON 2 Bifacial + 2 inversores Involar Invo One

Mensagem por luishmendes »

Sim está correto, tendo espaço superior do lado inferior deverá ser possível obter ainda melhores rendimentos.
O próprio fabricante dos painéis o recomenda. Tendo melhorias, salvo erro, até 30%.
No meu caso especifico o fornecedor/instalador, recomendou quando possível pintar as telhas com um verniz reflector para se obter ainda mais rendimento.
Optei pela solução actual, uma vez que a ideal aumentaria o custo da instalação.
Estou a pensar dentro de um ano, efectuar o upgrade com acrescento de mais 2 ou 4 painéis com armazenamento em baterias.
Nessa altura irei ponderar a instalação com o espaçamento recomendado.

meira78
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta jan 19, 2011 3:54 am

Mensagem por meira78 »

Exacto.

E os ganhos de eficiência que podem chegar a 30% são com reflexos brancos e muito luminosos, como a neve ou brita branca.

Nos casos de alcatrão negro ou telha escura, nem 5% se consegue. E temos de estar a mais de 1 metro na zona posterior dessa superfície reflectora.

E isto são os valores apresentamos pelos fabricantes, o que nem sempre se consegue no terreno...

O ideal teria sido a utilização dos LG NeON 2 que são igualmente muito bons e significativamente mais baratos, porque a instalação é feita tipo bolacha, colada ao telhado com a inclinação mais recomendada.

ztxnew
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda set 24, 2007 9:59 am

Mensagem por ztxnew »

Boas.
Sobre a colocação dos painéis em paralelo com o mesmo inversor, tenho feito uma série de testes em condições exactamente iguais. Tenho um painel de 175W com um inversor de 600W. Com determinadas condições o painel está a produzir 100W! Se lhe coloco um segundo painel em paralelo, esperaria ter 200W dos dois, mas na verdade isso não acontece.
Quando coloco o segundo painel este soma entre 50 a 60% mas nunca 100% ao primeiro!
Olhando para a Lei de Ohm, entendo que a resistência é directamente proporcional á potência, mas creio que não será válida neste caso.
Alguém tem uma explicação que me possa ajudar a entender?
Já testei com dois inversores diferentes, mas o resultado é o mesmo.
Abraços,
Do deserto...nada.

José Teixeira

jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Mensagem por jmlflorencio »

E ambos os painéis foram testados individualmente também, certo?

Poderá também estar relacionado com as tensões ideais de entrada no inversor, que para essas potências costumam 'gostar' de ter os paineis em série, e não em paralelo...

ztxnew
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por ztxnew »

Bom Dia,
Obrigado pela resposta.
Encontrei um site onde se fazem diversas explicações sobre este tema e se apontam vantagens e desvantagens de cada uma das formas de montagem (serie ou paralelo).
Uma das explicações tem a ver com o facto de que por mais iguais que sejam os painéis, as possíveis variações entre duas ou mais unidades fazem sempre baixar o conjunto, mas o que mais me espantou foi o facto de que para estas duas unidades e com os cerca de 20 mts (10P + 10N), de cabo que tenho de 10mm as perdas apontadas são superiores a 15W, para uma potencia máxima de 300W de produção.
Aqui o micro inversores colocados diretamente nos painéis tem uma grande vantagem, já que a corrente alternada tem perdas muito menores, por ser alternada e pelo valor de corrente ser menor.
Do deserto...nada.

José Teixeira

jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Mensagem por jmlflorencio »

Pois, os cabos... Instalar o inversor junto aos painéis não é hipótese?

ztxnew
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por ztxnew »

Bom Dia,
Não! Estes inversores não podem estar expostos e na zona onde tenho os painéis há um caminho de cabos que não posso evitar.
vou verificar as evoluções nestes dias mais frescos com sol para ver até que ponto o rendimento chega.
Abraços,
Do deserto...nada.

José Teixeira

Autor do tópico
luishmendes
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: terça out 13, 2015 9:14 pm

Mensagem por luishmendes »

luishmendes Escreveu:Bom dia a todos.

Gostaria de partilhar os dados do rendimento da minha instalação de Autoconsumo.

http://pvoutput.org/list.jsp?userid=50691

Obrigado
Novo Link

http://pvoutput.org/list.jsp?id=50691&sid=46111

Responder

Voltar para “Autoconsumo”