Eu também quero um VE.

Local ideal, para colocar dúvidas sobre Mota e/ou Carro Eléctrica/o
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Mumia
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Re: Eu também quero um VE.

Mensagem por Mumia »

bom primeiro que tudo dá gosto ver uma srª vir aqui falar e questionar e mostrar-se interessada pelos VE's... temos poucas!!! :D

Como eu costumo dizer no caso das motas, aplico exactamente igual nos carros, e é o que já foi aqui falado por alguns.

Devemos ver qual o carro que melhor se adapta às nossas necessidades e claro incluindo nisso o nosso gosto.

Para os 100km que fala, penso que qualquer carro hoje em dia lhe serve bem, claro que com as devidas adaptações na condução e planeamento de possibilidade de carga nos pontos onde está mais tempo parada para ter sempre o "depósito cheio" ou perto disso ;)

Gosto de ser sincero nas minhas opiniões e pensar como se fosse para mim, por ter um familiar directo que se encontra em situação parecida, e tambem já andar a pensar nisso, e por conhecer um bocadinho pequeno de alguns carros pelo testemunho do pessoal quer pelos Fóruns quer pelos testemunhos e desabafos pessoais nos convivios, no seu caso não escolheria um Leaf mk1 mas um Mk2. Calma calma ao pessoal que os tem ;) sem duvida são boas opções para quem não necessite de tanta autonomia e que faz percursos mais pequenos, onde consegue aproveitar ainda a 100% o estado de qualquer Mk1 mesmo que já com maior degradação do pack. Volto a velha máxima, não serve a Y mas ao X serve na perfeição ;)

quanto aos clones, sou sincero e como sei pouco, visto serem carros que não me são apelativos esteticamente... prefiro não dizer asneiras e não dar opinião sobre eles quanto aos pack's e autonomias, sendo que... se fala muito bem de alguns terem a refrigeração do pack, ajudando com isso à saúde do pack por muito mais tempo, o que é um ponto forte.

Penso que neste caso, a escolha irá basear-se mais pelo gosto estético do carro e a disponibilidade financeira... visto ser um dia-a-dia bem capaz para um VE de 4 rodas. Sem qualquer duvida é de ponderar nos dias de hoje a importação de VE's ou de comprar a quem os importa (pessoal já mais batido e habituado com os stand's lá de fora e toda a burocracia), visto serem valores muito mais interessantes e em conta aos praticados pelos veiculo nacionais :? Mas apesar de um possível maior investimento inicial, lembre-se do que pode vir a poupar ao longo do tempo ;)

Se a opção não cair sobre o 100% eléctrico... bom o Ampera :roll: ai o ampera :roll: é dos que a mim mais me deixa a babar... :mrgreen: e sinceramente já os andei a ver lá fora, pela net :lol: Ainda mais quando temos aqui vários user's que os foram lá fora buscar (bem como leaf's) e mostram o quão simples a coisa aparenta ser.

Porque não tentar fazer uns Test-drives na marca, usando os que poderá ter "em cima da mesa" como hipotese de compra e ver qual o que melhor se adapta à necessidade ;)

Bem já vou num testamento... mas em resumo, não deite fora essa ideia, intensifique a pesquisa e experimente e experimente o máximo de veículos que conseguir e...... Depois toca a mostrar á malta qual foi a escolha ;)
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pemifer
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Re: Eu também quero um VE.

Mensagem por pemifer »

Em termos de anúncios, nunca vi nada de jeito no autoscout.
Pelo que pude ver, as melhores compras de elétricos, são em França e o site que me pareceu melhor foi este:https://www.leboncoin.fr/
Aqui tem busca direta de Nissan's elétricos: https://www.leboncoin.fr/voitures/offre ... brd=Nissan
Não esquecer que os Flex é com aluguer de bateria.
Em Espanha aconselho o site http://www.coches.com/coches-segunda-ma ... =precio_up (link já com busca de elétricos incluída)
O Orlando ou o Jasmim arranjam carros muito bons a bom preço, e, no caso dos Leaf, com 12 barras.
Se quiser escolher o carro eles também tratam só do transporte e legalização.
Se quiser chorar um bocadinho por causa dos preços na Europa é ver este site: https://www.cargurus.com/Cars/inventory ... ection=ASC

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Strat
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Re: Eu também quero um VE.

Mensagem por Strat »

Obrigada ao contributo de todos. (Tou no telemóvel e não consigo estar aqui a agradecer/comentar individualmente). Já contactei o Orlando e apesar das minhas limitações financeiras tramadas, a coisa há-de dar-se.
As opções de que falei são já hipóteses e eu estou a pensar, a pensar.

Sou tão capaz de entrar numa novela com os USA... Não me aflige andar a desbravar terreno por aí. Tudo são opções e todos os vossos contributos são tão válidos!
Só hoje já me chamaram maluca 3 vezes por preferir um VE a um diesel...
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Fil
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Re: Eu também quero um VE.

Mensagem por Fil »

Eu iria para a opção c, a não ser que o leaf que aí refere esteja muito, muito barato. É que já tem alguma degradação e uns quantos klms. Um leaf mk2 está fora dos valores pretendidos? Já se arranjam bem abaixo dos 20k e quase novos. Não deixe de experimentar bem o carro antes de o comprar, para garantir que serve a 100%.

Edit: se comprar fora da europa, a garantia passa a zero.

Faça uma folha com todas as despesas, e mostre-lhes quem é doido ;)


alx99
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Re: Eu também quero um VE.

Mensagem por alx99 »

Permita-me um conselho por favor.

Não se decida por nenhum modelo sem experimentar um carro igual. Só depois de saber qual é aquele que lhe agrada mais (em termos de condução), deverá efectuar a busca de acordo com as suas possibilidades.

E quando digo experimentar, é conduzir mesmo, em estrada. Não é só sentar-se lá dentro, ou dar uma volta no parque de estacionamento.

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t3lmo
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Re: Eu também quero um VE.

Mensagem por t3lmo »

1ª abordagem: pedir um test-drive longo num stand português, 2 ou 3 dias de uso diário. Depois é procurar a solução mais em conta, cá ou lá fora.
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Strat
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Re: Eu também quero um VE.

Mensagem por Strat »

Bom dia que já é sábado!
Todas as opiniões e pontos de vista aqui expostos são válidos de alguma forma.
Claro que faz todo o sentido fazer test drives nas marcas para perceber as diferentes conduções. Por outro lado e olhando pra trás. Tirei a carta, na Covilhã e sai do país em trabalho sem nunca sequer ter conduzido. Quando voltei não tinha necessidade de carro e estive anos sem conduzir. Quando finalmente comprei o primeiro, um Xsara coupé 1.4 diesel tive que pedir ao vendedor que o deixasse no meu estacionamento para eu ir praticando à noite. Já vivia em Lisboa. No dia a seguir tive que ir buscar o então marido à Caparica e meti-me num sábado de manhã de Julho com o bebé no carro pla 25 de Abril a fora. Ia morrendo de susto com tanto trânsito. Passados uns anos tive um Golf a gasolina que bebia mais que eu e tinha uma condição tão diferente do Xsara. Depois troquei plo Insight com caixa automática e botões que fazem tudo sem que eu tenha que pensar muito no assunto. Quando toquei na caixa automática a primeira vez foi no meio da hora de ponta na Praça de Espanha. Ia morrendo outra vez e com as pernas todas trocadas à procura duma embraiagem que não existia... Hoje, até se conduz sozinho até casa. Eu só lá vou atrás fo volante porque devo ficar bonita ali sentada... Plo meio comprei uma XT125 supermotard porque era linda e foi um bom negócio e dava jeito pra andar no meio de Lisboa durante o dia. Nunca tinha conduzido uma mota nem sequer andado numa. Cheguei lá, pedi pra me explicar o funcionamento básico, meti o capacete e siga. Era subir mudança, baixar mudança e sentir o travão e o acelerador.
Eu não espero que um veículo se adapte a mim. Eu adapto-me a eles. Aprendo o que for preciso e vou melhorando e aproveitando o que cada um pode dar em cada situação.
O Miev tem 3 modos de condução e os gémeos só têm 1. OK. O Leaf é contínuo, não tem sequer. O Zoe nem sei porque há muito poucos relatos. Malditos teimosos da Renault.
Isto é como um filho, venha o que vier tá óptimo. Só quero que tenha saúde.
A minha única ideia é optimizar a compra dum VE, usando o dinheiro que tenho disponível para o melhor carro possível que possa comprar com ele, assegurando uma autonomia boa.
Se tiver que chegar a um ponto em que tenha que fazer Sintra-Lisboa carregá-lo lá e depois voltar pra Sintra no fim do dia e carregá-lo de noite... É longe do ideal mas...
Ontem à noite tive que ir atestar o Insight e só pensava, Bolas (não foi bem isso que eu disse)... Ainda ontem (5f à tarde) meti 10€ na Galp só pra desenrrascar até ao fds e gastei-os num dia...
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zeuz
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Re: Eu também quero um VE.

Mensagem por zeuz »

Estou a ver que és uma pessoa despachada! :D

Que é feito dessa XT125?

A mim também já me chateia ir à bomba abastecer... por isso quando lá vou opto por encher o depósito.


Os Leaf mk2 já aparecem a -15.000€ em França, aos quais é necessário juntar as despesas de transporte e legalização.

Não tenho experiência com Leaf, mas com a capacidade da bateria no máximo não será problemático fazer esses 90km/dia. Mesmo os clones também fazem isso!

Já num Leaf com 10 barras de capacidade, diria que precisa de gerir a autonomia, com tendência a ser cada vez pior...

O Ampera tem a vantagem de que não fica dependente da rede de carregamento pública, nem a preocupação da degradação. A parte da manutenção do motor a combustão é igual ao que tem actualmente com o Insight.


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rnlcarlov
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Re: Eu também quero um VE.

Mensagem por rnlcarlov »

Os clones, apesar da bateria mais pequena, têm uma reserva não-utilizável que permite que a autonomia não seja afectada durante uns anos se a degradação não foi muito severa. Os carros vindos de França, pelo que tenho visto, costumam vir com baterias em bom estado desde que não tenham muitos km em cima. Não é raro ver carros oriundos de França com 4 anos e mais, mas com autonomia ainda igual à de um novo. Como aqui referiram, há a possibilidade de arrefecer as baterias para prolongar a sua duração, o que so torna pertinente no nosso Verão.
Em relação aos três modos de condução, na realidade é apenas uma meia-verdade. Os mitsubishi vêm logo à partida com as três "mudanças", cada uma com um diferente nível de regeneração. Os Peugeot e Citroen apenas têm uma. No entanto, a única diferença é quanto temos (ou não) de carregar no travão. Mas o engraçado é que esses carros têm os três modos, e basta trocar a tampa do selector de mudanças para uma da mitsubishi e fica a poder usar os três.
Como a oferta de citroens e peugeots é muito superior à de Mitsubishis em França, normalmente os melhores negócios são com os primeiros. Mas por coisa de 70€ é possivel permitir os três modos de condução, para quem queira.

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Jorge Rocha
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Re: Eu também quero um VE.

Mensagem por Jorge Rocha »

O sentimento de ''morto por me ver livre de gastar dinheiro queimando combustivel'' já se passou comigo. Andava sempre a colocar pouco combustível para que ao mandar abater, não fosse com muito combustivel. Mas semanas foram passando e era um stress terrível. Quando finalmente me livrei dele, foi um período de muita paz que predura há 5 anos.
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Strat
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Re: Eu também quero um VE.

Mensagem por Strat »

rnlcarlov Escreveu:Como aqui referiram, há a possibilidade de arrefecer as baterias para prolongar a sua duração, o que so torna pertinente no nosso Verão.
Em relação aos três modos de condução, na realidade é apenas uma meia-verdade. Os mitsubishi vêm logo à partida com as três "mudanças", cada uma com um diferente nível de regeneração. Os Peugeot e Citroen apenas têm uma. No entanto, a única diferença é quanto temos (ou não) de carregar no travão. Mas o engraçado é que esses carros têm os três modos, e basta trocar a tampa do selector de mudanças para uma da mitsubishi e fica a poder usar os três.
Como a oferta de citroens e peugeots é muito superior à de Mitsubishis em França, normalmente os melhores negócios são com os primeiros. Mas por coisa de 70€ é possivel permitir os três modos de condução, para quem queira.
São estes 2 pontos que retive com maior importância da teoria malmonástica. A teoria da criopreservação das células e o facto da utilização dos 3 modos em condições diferentes e específicas.

Não consigo encontrar I-miev nas condições que queria, lá fora mas os gémeos são à carrada.
Apesar de saber que há especialistas na importação, tou tão tentada a fazê-lo eu própria. Apesar de ter tanto com que me ocupar neste momento específico do ano. Ainda assim não consigo dizer que não a um bom desafio.
zeuz Escreveu:Estou a ver que és uma pessoa despachada! :D

Que é feito dessa XT125?


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A bela negra está na garagem do meu irmão e é ele quem lhe tem dado uso. Eu tenho sempre o meu catraio a cargo pelo que não tenho "folga" para andar a 2 rodas. Já esteve à venda mas nunca se concretizou. Cheira-me que a vinda do VE me vai fazer vendê-la se o meu irmão não precisar mesmo muito dela.
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rnlcarlov
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Re: Eu também quero um VE.

Mensagem por rnlcarlov »

Strat Escreveu: Não consigo encontrar I-miev nas condições que queria, lá fora mas os gémeos são à carrada.
Mitsubishi é uma marca Japonesa. Citroen e Peugeot são francesas. ;)


Brunus
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Re: Eu também quero um VE.

Mensagem por Brunus »

Em relação à questão dos modos dos clones franceses


Link

Maluco é quem prefere um diesel moderno com FAP a um VE! Tenho um desses, é há 2 anos tive que gastar 750€ porque o depósito do líquido da FAP começou a verter líquido. :evil:
Fora outras chatices que dão, como ser necessário fazer AE regularmente para não "entupir" a FAP, os custos de troca da FAP no fim de vida da mesma, etc. Isto a adicionar à manutenção tradicionalmente mais cara nos diesel do que nos gasolina, e practicamente inexistente nos VE!!

Eu se pud€ss€ trocava já o meu diesel por Leaf 30Kwh. Mas infelizmente ainda não consigo. :cry:

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serges
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Re: Eu também quero um VE.

Mensagem por serges »

Ora nem mais

Obrigado por esta partilha!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

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Mumia
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Re: Eu também quero um VE.

Mensagem por Mumia »

estou :shock: :shock: :shock: :o com esse video do peugeot.... :|

Muito boa partilha!!
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Strat
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Re: Eu também quero um VE.

Mensagem por Strat »

Eu até respondi de manhã mas a bela da coisa foi parar não sei onde...
Ando a namorar um Ion francês mas vamos ser rápidos a oficializar a relação que eu cá não gosto de distancias, nestas coisas...
Deve chegar em 2 semanas !
Vou precisar de ajuda dos experientes :-)
Já foi tenho o Canion no telemóvel só pra ir vendo como aquilo é. Nunca o liguei a carro nenhum.
Vou ter que arranjar uma espécie de tablet para ligar ao carro com a aplicação. Alguma dica? Funciona offline ou precisa de net ligada?
Não tenho cartão Mobi.e e segundo disseram demorará 1 mês. Só poderei carregar em casa.
Neste momento e por mais uns meses vivo numa moradia arrendada enquanto faço as obras na moradia que acabei de comprar. Aí vou poder depois fazer com o electricista um posto daqueles que vocês têm mas nesta moradia não vou poder andar a inventar.
De noite a casa só terá o frigo e a box da TV ligados (podendo ser desligada). Não consigo por foto mas o disjuntor tem um 30 vermelho. 30 amperes? E 7 secções (?) Tive circuitos eléctricos no 7ano, à mais de 20 pelo quê...)
Como é que o carrego? Ligo o cabo que trará a uma tomada normal de casa ou preciso dum adaptador ou quê?
Obrigada de coração :-)
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cuttysark76
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Re: Eu também quero um VE.

Mensagem por cuttysark76 »

O carro carrega em qualquer tomada doméstica, estando estas, ligadas a disjuntores de 16A.

Acho que a carga nos Ion é feita a 8 ou 10A. Grosso modo, é o equivalente a um aquecedor a óleo ligado no máximo (2000W) ou outro electrodoméstico de grande consumo.

Os experts poderão confirmar.
Govecs Go S1.4 2014 - 2500 Kms
Vectrix VX-1 30A NIMH 2011, Vectrix VX-1 30A LIPO 2014,Vectrix VX-1 70A LIPO 2010 -24000 Kms
Brammo Empulse 2015 - ~6000 KMS
32500 Kms 100% Eléctricos

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Strat
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Re: Eu também quero um VE.

Mensagem por Strat »

Obrigada!!!
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Mumia
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Re: Eu também quero um VE.

Mensagem por Mumia »

Bom então é caso para dizer... Parabéns!!! eheheh que venha ele ;)

Quanto ao cartão mobie penso que está mais rápido.... Mas senão é ligar para lá a questionar se no lugar do DUA pode enviar outro doc qualquer a mostrar que o veiculo é electrico.

Eu sou suspeito, e para mim uma boa tomada bem protegida com boa protecção na garagem e vá um contador para se saber o que se gasta, serve bem!

Por isso não vejo grandes necessidades de desligares outros aparelhos (a não ser para poupar na conta da electricidade, que os stand by's vão gastando) para carregar o carro, claro que também irá depende da potencia que terás contratada.

Para casa, é ligar a uma tomada normal... para usar os Mobie's existem 2 tipo de tomadas, a "azul" (de 3 pinos) que existem adaptadores (tomada normal para a de 3 pinos), e existe a Mennekes, presumo que essa já venha com o carro, mas deixo isso para quem sabe ;)

Ahhhh e com uma extensão boa, não tenhas problemas de o colocar à carga na rua. ;)
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Re: Eu também quero um VE.

Mensagem por alexjp4 »

Strat Escreveu:Eu até respondi de manhã mas a bela da coisa foi parar não sei onde...
Ando a namorar um Ion francês mas vamos ser rápidos a oficializar a relação que eu cá não gosto de distancias, nestas coisas...
Deve chegar em 2 semanas !
Vou precisar de ajuda dos experientes :-)
Já foi tenho o Canion no telemóvel só pra ir vendo como aquilo é. Nunca o liguei a carro nenhum.
Vou ter que arranjar uma espécie de tablet para ligar ao carro com a aplicação. Alguma dica? Funciona offline ou precisa de net ligada?
Não tenho cartão Mobi.e e segundo disseram demorará 1 mês. Só poderei carregar em casa.
Neste momento e por mais uns meses vivo numa moradia arrendada enquanto faço as obras na moradia que acabei de comprar. Aí vou poder depois fazer com o electricista um posto daqueles que vocês têm mas nesta moradia não vou poder andar a inventar.
De noite a casa só terá o frigo e a box da TV ligados (podendo ser desligada). Não consigo por foto mas o disjuntor tem um 30 vermelho. 30 amperes? E 7 secções (?) Tive circuitos eléctricos no 7ano, à mais de 20 pelo quê...)
Como é que o carrego? Ligo o cabo que trará a uma tomada normal de casa ou preciso dum adaptador ou quê?
Obrigada de coração :-)
Se quiseres saber tudo o que tens que fazer para legalizares um VE importado de França lê o meu post aqui no forun Citroen C0 importado que lá explico todos os passos e valores que se tem com a importação dum VE o meu Citroen C0 comigo faz 130Kms reais, (vou do Cartaxo a Sesimbra) e vou e venho a Expo sem carregar e é de 2012 com 24.000kms com a minha esposa faz menos, só faz 118kms que ela nos arranques é prego a fundo, liga o aquecimento etc, quando eu pego no carro e ando o computador em vez de ir reduzindo os Kms que faço vai acrescentado, chego a sair de casa com 118Kms e chego ao trabalho depois de fazer 3 Kms com 120km de previsão do computador e quando chego a casa marca 119km.
Podes carregar em casa sem qualquer problema o teu diferencial é de 30Amp e os Clones só gastam 10AMP a carregar, não necessitas de desligar nada excepto para poupar e não precisas de qualquer adaptador podes precisar é de uma extensão que o cabo não é muito comprido (+-3m), podes pedir o cartão da mobi.e só com a declaração de compra/venda.
Para carregares na Mobi.e é que tens que comprar uma ficha macho de 16Amp CEE (azul) podes fazer uma extensão com 5m que assim quando estiveres a carregar na rua podes colocar a outra ponta da extensão (ficha fêmea schuko) e o (sabonete) dentro do carro (para não desaparecer) e os cabos saem pela janela do carro.
Quanto ao Canion não faço a minima ideia.
Parabéns e Boa sorte!

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