Certificação de Painel Solar - Homemade

Local para debater sobre os projetos para autoconsumo

CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Certificação de Painel Solar - Homemade

Mensagem por CrOhN »

Paineis de 60 celulas pelo menos. Compatibilizas com o que existe no mercado. Os diodos não causam qualquer queda de tensão.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
jald
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registado: terça out 18, 2016 9:21 pm
Localização: Braga

Re: Certificação de Painel Solar - Homemade

Mensagem por jald »

CrOhN Escreveu:Paineis de 60 celulas pelo menos. Compatibilizas com o que existe no mercado. Os diodos não causam qualquer queda de tensão.


Sugeres que compre mais 20 células e que faça dois painéis de 60 células?

Obrigado pela ajuda! ;)

Avatar do Utilizador

t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: Certificação de Painel Solar - Homemade

Mensagem por t3lmo »

Percebo o objetivo da motivação, mas será que o custo não vai ficar superior ao de um painel já comercial?
Hoje em dia um painel 250W já com microinversor pronto a ligar nos 220V fica nums ~250€ já à porta em casa.
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
jald
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registado: terça out 18, 2016 9:21 pm
Localização: Braga

Re: Certificação de Painel Solar - Homemade

Mensagem por jald »

t3lmo Escreveu:Percebo o objetivo da motivação, mas será que o custo não vai ficar superior ao de um painel já comercial?
Hoje em dia um painel 250W já com microinversor pronto a ligar nos 220V fica nums ~250€ já à porta em casa.
Viva, a questão da montagem prende-se pelo facto de querer entender o porque das coisas de forma a tentar montar algo a um nível profissional. :idea:

Offtopic: Sou uma pessoa que adora criar e desenvolver tudo.Por exemplo: O meu alarme de casa, foi feito por mim, posso liga-lo e desliga-lo remotamente, posso ver a tempo real 2 câmeras por IP e tenho acesso a "reports" de cada detecção, isto com UP's em todos os sensores e na unidade de controlo. :D

O que eu quero obter além do beneficio da energia solar, é entender e até mesmo "brincar" nesta área: Criar um pequeno projeto de auto-consumo, desde o primeiro parafuso à energia que entra na rede. Quem sabe mais tarde, criar o meu próprio sistema de auto-consumo e conseguir monitorizar tudo em tempo real. Tenho o know how em termos de programação, electrónica e o mais importante... motivação! :D

No entanto, não faço nada ao acaso e é por isso que estou aqui a fazer todas estas questões. Tenho bases e alguns conhecimentos, mas no entanto gosto de partilhar e ver várias perspectivas diferentes! Já aprendi bastantes coisas com este tópico, graças a todos vós! :D
Última edição por jald em segunda out 24, 2016 8:14 pm, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Certificação de Painel Solar - Homemade

Mensagem por visitante1 »

Por muita que seja a motivação , e acredito que seja , não justifica construir um painel solar.
Já outros tentaram e tanto o aspecto como os custos não foram nada agradáveis .
Eu tenho 16 painéis partidos e nem ao trabalho me dou de os remendar .
Também é certo que não tenho tempo para isso .
Cumps
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
jald
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registado: terça out 18, 2016 9:21 pm
Localização: Braga

Re: Certificação de Painel Solar - Homemade

Mensagem por jald »

Pessoal, 80 euros por 100 células não é caro, acho que vale bem apena! Experimento e vejo, depois logo se vê ;)
Ainda estou à espera delas, deverão de chegar nesta semana. Quando colocar a mão na massa, digo-vos algo ;)

Painéis de 60 células parece-me o mais acertado! Acho que vai ser no que vou apostar!

Avatar do Utilizador

t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: Certificação de Painel Solar - Homemade

Mensagem por t3lmo »

Então força com isso!
Pode ser que mais tarde estas frases tenham outro significado (ou não), mas nada como percorrer o caminho das pedras... é esse o espirito ;)
Por questões de poupança, também montei eu tudo em casa: CCTV online com alarmistica, registo de consumos, temperaturas online, domótica em tomadas e portões (só falta estores)... e passado 1 ano e com os primeiros problemas, teria feito algumas cosias de forma diferente, talvez como sistemas mais €voluidos.
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km

Avatar do Utilizador

carioca
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 279
Registado: terça set 23, 2008 12:59 pm
Localização: Entroncamento

Re: Certificação de Painel Solar - Homemade

Mensagem por carioca »

jald Escreveu:Pessoal, 80 euros por 100 células não é caro, acho que vale bem apena! Experimento e vejo, depois logo se vê ;)
Ainda estou à espera delas, deverão de chegar nesta semana. Quando colocar a mão na massa, digo-vos algo ;)

Painéis de 60 células parece-me o mais acertado! Acho que vai ser no que vou apostar!
Eu não arriscava painéis tão grandes pois se a coisa correr mal não se perde muito.


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Certificação de Painel Solar - Homemade

Mensagem por alexjp4 »

[quote="jald"]Pessoal, 80 euros por 100 células não é caro, acho que vale bem apena! Experimento e vejo, depois logo se vê ;)
Ainda estou à espera delas, deverão de chegar nesta semana. Quando colocar a mão na massa, digo-vos algo ;)

Não é para desanimar mas os 80€ é só para as células e depois há todo o resto, vidros, estrutura etc, que em principio devem ter um custo, mas não há nada como estarmos entretidos e fazermos nós as coisas.

Responder

Voltar para “Projectos de Autoconsumo”