Movido a Hidrógénio (Água)!!!

Local para debater assuntos relacionados com veículos à Hidrogénio.
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Movido a Hidrógénio (Água)!!!

Mensagem por Flamingo »

njay Escreveu:
ya, as células são capazes de estar sob pressão de gás. as baterias podem rebentar e espalham o ácido por todo o lado. cuidado mesmo.
não tenho postado aqui, mas deste lado as coisas não pararam.
depois de ler o que citei foi logo abrir as tampas da bateria, mas não era gaz sobre pressão, era um elemento que foi à vida. sem as tampas, liguei a geringonça e lateralmente no furo desse elemento aquilo fumegava. era o elemento que estava logo por baixo do polo positivo.
cheguei à conclusão que estava arrumada.

regressando ao tema do tópico, nos videos daqueles que dizem ter conseguido 2 l de gás/minuto, nenhum revela o conteudo da mistura na água, ou seja, que produto ou que produtos lá colocou.
alguém me sabe dizer se existe alguma combinação de produtos que misturados possa dar melhores resultados do que um sozinho?

(a falta da bateria obriga-me a deixar os testes para fim de semana, quando tiver novidades venho postar.)
um abraço.


domitri
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: sábado nov 14, 2009 8:09 pm
Localização: SÃO PAULO - BRASIL

Re: Movido a Hidrógénio (Água)!!!

Mensagem por domitri »

prezados;

sou novo aqui, e li muitas paginas deste tópico. e alguns comentários, evocam a lei da conservação de energia. aplicando ao caso:

"não se pode ter ganho de energia, pois gasta-se mais energia para obter o hidrogenio do que ele fornecera no motor devido as perdas (principalmente em forma de calor)."

temos que lembrar o seguinte, o alternador do veiculo não é um dispositivo inteligente, ele fica enviando energia para bateria mesmo esta ja estando com a carga completa, então depois de carrega-la ele joga energia fora.nesta etapa a eletrolise de hidrogenio pode ocorrer sem afetar o consumo normal de energia do veículo, pois se faz valer deste excedente. desta forma acredito que este disposivo tenha fundamentação teórica.

e também, vejo possiblidades te obter o hidrogenio somente com a energia gasta na frenagem do carro, isto seria um estudo a parte.

abraços


pinguim_palmas
Membro
Membro
Mensagens: 20
Registado: quarta nov 18, 2009 5:47 pm

Re: Movido a Hidrógénio (Água)!!!

Mensagem por pinguim_palmas »

cara faz com bicarbonato de sodio
tem o mesmo efeito
eu fix um teste com copos de inox qua comprei em uma loja de 1,99 com dois copos produzir muito hidrogenio




pinguim_palmas
Membro
Membro
Mensagens: 20
Registado: quarta nov 18, 2009 5:47 pm

Re: Movido a Hidrógénio (Água)!!!

Mensagem por pinguim_palmas »

caro amigo esta todo de pistão não e veridica,
pos ate os aneis que são de aço dereteu, e para dereter aço de tal forma so com maçarico, se o motor esquento tanto ao pode de fazer isso com o pistão, o pistão interiro teria deretido


pinguim_palmas
Membro
Membro
Mensagens: 20
Registado: quarta nov 18, 2009 5:47 pm

Re: Movido a Hidrógénio (Água)!!!

Mensagem por pinguim_palmas »

caro amigo esta foto do pistão não e veridica,
pos ate os aneis que são de aço dereteu, e para dereter aço de tal forma so com maçarico, se o motor esquento tanto ao ponto de fazer isso com o pistão, o pistão interiro teria deretido


pinguim_palmas
Membro
Membro
Mensagens: 20
Registado: quarta nov 18, 2009 5:47 pm

Re: Movido a Hidrógénio (Água)!!!

Mensagem por pinguim_palmas »

batatinhas Escreveu:não sei porque não controlas a corrente só com agua destilada e soda caustica, limitada a 20a. eu no meu que estou a montar nos frascos de 1,5l de vidro, com mistura 1.5l agua destilada com 2.5 colheres de soda caustica,com tubos inox 304 de 15m/m com 18 cm de comprimento e 3 para cada electrodo da-me 15a+/- e produx 0.5l por cada 2 minutos, agora limitar a corrente por electronica tas a ter comsumo no alternador, mais vale ter mais celulas a trabalhar em paralelo como vou montar no meu 300d 83, que vai levar 2 neste momento.
neste momento so tenho 1 frasco montado ca fora para ver como fica, se ganha ferrugem ou outras coisas,sem estar ligado a corrente.
a ligação electrica vai ficar 1 rele activado na bobine dele por 12v
vindo do sinal do alternador [quando o motor começa trabalhar envia 12v pelo +b para a lampada do alternador para apaga-la] isto no 1º rele que aõ mesmo tempo reçebe corrente de çhave para quando ele for activado ir activar o outro rele na bobine, que por sua vez ira fornecer corrente para sa celulas de combustival.
isto pode ser complicado de entender, mas assim comsigo so por a trabalhar as celulas só quando o motor trabalhar.


por que user soda caustica se o bicarbonato de sodio faz o mesmo efeito , ou vinagre


pinguim_palmas
Membro
Membro
Mensagens: 20
Registado: quarta nov 18, 2009 5:47 pm

Re: Movido a Hidrógénio (Água)!!!

Mensagem por pinguim_palmas »

user bicarbonato de sodio


batatinhas
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 44
Registado: quarta jun 14, 2006 6:22 am

Re: Movido a Hidrógénio (Água)!!!

Mensagem por batatinhas »

errado, porque a mistura a partir de +/- 50º graus deixa de produzir hho passa a produzir a maior parte de dióxido de carbono e outras coisas piores para o motor, e esta temperatura e fácil de atingir em funcionamento, embora a soda caustica seja perigosa se for manuseada com cuidado 1º por a agua e só depois por os grânulos lentamente e não deixar aquecer a mistura.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Movido a Hidrógénio (Água)!!!

Mensagem por Flamingo »

daquilo que eu procurei saber mais atrás, parte da informação recolhi aqui:
http://forum-hho.forumeiros.com/discuss ... -2-t16.htm
outra daqui:
http://forum-hho.forumeiros.com/discuss ... -2-t17.htm
outra obtive por experiência própria. e até comprovar outro produto melhor, o que eu voltei a utilizar e pretendo manter é hidroxido de sódio (soda cáustica). danifica menos os eletrodos, necessita-se de menos quantidade para o mesmo efeito que o bicarbonato de sódio e não turva a água.
sobre o aquecimento a que o gerador fica sujeito, no carro que tenho actual, tenho lá um lugar onde o pretendo colocar onde certamente terá bom arrefecimento. se isso não for suficiente, mais tarde irá ser dotado de um controlo de temperatura (valvula que irá desligar o sistema até que arrefeça e volte a ligar de forma automatizada quando frio)
poderei também controlar a temperatura atravéz de um segundo depósito que fará de borbulhador e ficará em posição mais elevada que o gerador. pela acção da temperatura da água, haverá recirculação da mesma...

por aqui de momento tenta-se a todo o custo atinjir 2 ltrs de gás com menos de 20 ampéres, e utilizar eletrodos cuja forma fisica e dimensões lhes permita ser duraveis.


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Movido a Hidrógénio (Água)!!!

Mensagem por Njay »

domitri Escreveu:"não se pode ter ganho de energia, pois gasta-se mais energia para obter o hidrogenio do que ele fornecera no motor devido as perdas (principalmente em forma de calor)."

temos que lembrar o seguinte, o alternador do veiculo não é um dispositivo inteligente, ele fica enviando energia para bateria mesmo esta ja estando com a carga completa, então depois de carrega-la ele joga energia fora.nesta etapa a eletrolise de hidrogenio pode ocorrer sem afetar o consumo normal de energia do veículo, pois se faz valer deste excedente. desta forma acredito que este disposivo tenha fundamentação teórica.
errado caro amigo.

1) o alternador não envia energia para a bateria quando esta já está cheia (caso contrario ela acabaria por explodir, que é o que acontece a baterias sobre-carregadas).

2) o alternador só produz a energia necessária para o consumo dos aparelhos eléctricos do veículo (bateria incluida) que estão em funcionamento a cada momento.

recomendo uma experiência simples. liga o motor e fica parado. aí acciona os vidros eléctricos, e vais notar uma momentanea queda na rotação do motor. porque é que isto acontece? acontece porque o sistema do veículo demora algum tempo a reagir para "ordenar" ao alternador que produza mais energia eléctrica. como é que o sistema faz isso? enviando mais gasolina para o motor, que por sua vez vai rodar o alternador com mais força (não é mais velocidade, é mais força). se o alternador estivesse sempre a produzir energia que não é aproveitada este fenómeno não aconteceria pois a energia "máxima" estaria sempre disponível.

acho que já ficava bem um inamovível com esta informação.

a eficiência de um alternador anda pelos 50% a 62%, incluam isso nas vossas contas. 20a com um hipotético alternador de 75% de eficiência são ~373w, ou seja 1/2cv.

acho que a forma de "ganhar" (recuperar) energia desperdiçada do motor é o calor. se bem me lembro são mais de 50% da energia da gasolina que se esfuma em calor. se querem inovar pensem em formas de recuperar essa energia, é um caminho aberto. só que se conseguisse recuperar 10% acho que já era um ganho jeitoso.
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Movido a Hidrógénio (Água)!!!

Mensagem por Flamingo »

este assunto já foi debatido mais atrás neste tópico (penso eu).
não discordo minimamente do orador anterior, até porque obtive essa prova quando tive instalado na minha passat o aquecedor eletrico que fiz, e que mantenho guardado aqui em casa. quando o ligava, era instantâneamente notório o funcionamento do motor, em altas não dava para perceber, mas ao relanti era claramente perceptivel.
no entanto não deixo de referir que existe muitos testemunhos de que o gerador de hidrogénio permitiu economia de combustivel, muita ou pouca mas permitiu.
tem sido basicamente essa a origem da minha força em tentar fazer algo nesse sentido. pretendo atinjir metas anteriormente referidas por mim, mas sei que conseguir tais metas não está fácil.

sobre a ideia lançada, (retirar proveito da temperatura nesse sentido) parece-me interessante, mas como?...
isso iria requerer algo que permitisse obter energia eletrica atravéz do calor, e de momento não tou a ver como. se alguém tiver ideias que post, eu se tiver assim farei.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Movido a Hidrógénio (Água)!!!

Mensagem por Flamingo »

njay Escreveu: .....................
acho que a forma de "ganhar" (recuperar) energia desperdiçada do motor é o calor. se bem me lembro são mais de 50% da energia da gasolina que se esfuma em calor. se querem inovar pensem em formas de recuperar essa energia, é um caminho aberto. só que se conseguisse recuperar 10% acho que já era um ganho jeitoso.

encontrei este tipo de motor que trabalha atravéz de temperaturas elevadas, no caso, atravéz do calor do sol enfortalecido por um espelho. será que com este tipo de motor não daria para aproveitar a energia da gasolina ou diesel desperdiçada em calor?

http://www.youtube.com/watch?v=furb7krvxuk&feature=fvw
ou este:
http://www.youtube.com/watch?v=4asne9kw ... re=channel


zegalote
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 59
Registado: segunda mar 03, 2008 8:31 pm

Re: Movido a Hidrógénio (Água)!!!

Mensagem por zegalote »

com peltiers consegue-se aproveitar energia eléctrica directamente através da diferença térmica. tem a desvantagem que são caros.


Gasolina
Membro
Membro
Mensagens: 16
Registado: sábado mai 05, 2007 3:06 pm
Localização: Carnaxide, Portugal

Re: Movido a Hidrógénio (Água)!!!

Mensagem por Gasolina »

bem, tenho de confessar não perceber porque é que esta banhada ainda está fixed. claro que não é verídico.

vamos tentar ver por outro prisma.

numa combustão perfeita temos ch + o2 --------- co2 + h2o
ou na combustão do hidrogénio temos h + o2 ---------- h2o

logo, aproveitando toda a electrólise, e metendo hidrogénio e oxigénio dentro do cilindro, teríamos, para um carro a 2500 rpm com 2000cc de cilindrada, 5 milhões de litros de hidrogénio e oxigénio por minuto a serem transformados em água. ou seja, num minuto, nessa decomposição, e imaginando que 1000 litros de oxigénio e hidrogénio pesam 1/5 do peso volúmico da água, temos que gastamos uma tonelada de hidrogénio e oxigénio por minuto.

isto se fosse puro. depois, há outras maneiras... deitar o oxigénio fora é desperdício, pois pode-nos enriquecer o ar da admissão para, vá, 21% de oxigénio em volume.

vamos fazer outra continha...

nós num carro que consuma 8l/100km, estamos a consumir, imaginando que a velocidade económica é de 100km/h, 2 litros de combustível a cada quarto de hora. conseguimos produzir algo que se pareça a isso a cada quarto de hora por electrólise?

depois: quando só há informação de uma coisa por pessoas a vender a mesma coisa, ou por pessoas que ignoram o que se passa, é de desconfiar. mas posso estar enganado, e o que é mesmo preciso é um superfuelmax, e um eléctrodo!

a água é um produto fruto de uma oxidação. fosse assim tão simples, fazíamos o mesmo com co2. o próprio do escape! dissociávamos a molécula, e tínhamos outra vez carbono e oxigénio, para queimar outra vez... e tínhamos energia gratuita.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Movido a Hidrógénio (Água)!!!

Mensagem por Flamingo »

testei à dias um tipo de eletrodos, (célula), e consegui melhores resultados qua havia conseguido até agora, no entanto ainda não são satisfatorios. posteriormente postarei fotos) a produção ainda anda muito aquém das expectativas. dado que as experiências tem sido feitas num recipiente que apenas leva um litro de água, era chegada a hora de ser mais ambicioso, e depois de uma busca de algo (recipiente que pudesse fechar) que levesse pelo menos 2 litros, analisados os custos e o trabalho, decidi meter mãos à obra e gastar apenas uma vez. comecei então o meu projeto final. (vamos lá ver se será mesmo final).
eis as primeiras fotos:

Imagem
o fundo do futuro gerador.

Imagem
o interior.

Imagem
uma pespectiva do mesmo.

Imagem
por agora, apenas as 4 peças que dele vão fazer parte.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Movido a Hidrógénio (Água)!!!

Mensagem por Flamingo »

ainda não sei se farei a tampa em acrilico (que facilitava bastante a passagem doas ligações para o interior), ou se farei também em aço inox.
o tubo tem 114,3 mm de diâmetro exterior, e 108,2 interior, ou seja, 3,05 mm de expessura. tem 230 mm de altura e ficará com cerca de 215 mm úteis. feitas as contas tem um vulume interior muito próximo dos 2 litros.
falta estudar forma de fixar ao chassi, executar as soldaduras, e por agora providenciar uma tampa para poder continuar os testes e medir o gáz produzido.
em breve postarei mais desenvolvimentos.

(tive que escrever novo post porque o anterior como ocupava a panela de edição torna-se complicado continuar a editar... )


pinguim_palmas
Membro
Membro
Mensagens: 20
Registado: quarta nov 18, 2009 5:47 pm

Re: Movido a Hidrógénio (Água)!!!

Mensagem por pinguim_palmas »

a massa do hidrogenio e 3x mais explosiva que a gasolina
e se vc passar o cano de cobre enrolado no escap do motor o hidrogenio que tinha uma massa x vai passa a ter uma massa xxxx

exploda uma bolha de hidrogenio em temperatura normal vai ter um "beido de furmiga" esquenta ele a mesma quantidade e exploda e vc vai ter um "beido de elefante"

e para quem esta jogando o hidrogenio para baixo ta ganhando muita grana das empressa de petroleo

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Movido a Hidrógénio (Água)!!!

Mensagem por Flamingo »

boas,...
apesar do "silencio" as coisas por aqui não morreram.
apresento aqui um desenho sobre uma forma de eletrodos que possivelmente irei utilizar.
Fotografia 1.JPG
Fotografia 1.JPG (33.03 KiB) Visto 15222 vezes
descrição:
-chapa inox 304 de 60mm de largura x 6mm de espessura x 160mm de altura.
-separação das chapas por isoladores de 2mm
-chapa do centro mais larga e alta que as restantes: 70 x 6 x 170 (não está desenhada com estas dimensões)
=chapas exteriores ligadas ao negativo
=chapa do centro ligada ao positivo
=restantes chapas neutras
=corrente positiva entrará no topo; negativa entrará no fundo num parafuso que as vai apertar a todas, mas apenas ficará em contacto com as exteriores (portanto, isolado nas restantes.)

agradecia comentários e opiniões à cerca da ideia...
um abraço.


Gasolina
Membro
Membro
Mensagens: 16
Registado: sábado mai 05, 2007 3:06 pm
Localização: Carnaxide, Portugal

Re: Movido a Hidrógénio (Água)!!!

Mensagem por Gasolina »

só vais poluir mais, porque vais estar a gastar gasolina para produzir pouquíssimo hidrogénio, para além da gasolina que usas para te deslocar.


Nemd
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: segunda abr 13, 2009 3:19 am

Re: Movido a Hidrógénio (Água)!!!

Mensagem por Nemd »

pinguim_palmas
então o hidrogênio aquecido a explosão é maior? não sabia
pode explicar mais detalhada-mente pois é interessante porque na teoria 2 litros hora virariam ums 5 e poucos litros depois de aquecidos pelo escapamento

Responder

Voltar para “Veículos Hidrogénio”