Wall-e, ou a estória de um Ion em Sintra
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Registado: quarta set 28, 2016 3:05 pm
Re: Wall-e, ou a estória de um Ion em Sintra
E ontem à chegada a casa foi assim e hoje de manhã ao sair de casa foi assado.
Recalculou-se de noite e deu-me mais uns pózinhos e a 9a barra de volta. Que eu fiz questão de gastar devagarinho.
Ao fds o ritmo é de aldeia. Devagar, devagarinho.
Recalculou-se de noite e deu-me mais uns pózinhos e a 9a barra de volta. Que eu fiz questão de gastar devagarinho.
Ao fds o ritmo é de aldeia. Devagar, devagarinho.
Quero um VE.
Vou ter um VE.
28/09/2016
Já tenho um VE.
Peugeot Ion nascido em França, criado em Portugal.
#asubireadesceraSerradeSintra desde 21/10/2016
Vou ter um VE.

28/09/2016

Já tenho um VE.

-
- Membro Gold
- Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am
Falando em ferramentas de cálculo de percursos, e mapas...
Esta calcula o alcance para o modelo de carro que quisermos, tendo em conta a altimetria do percurso...
http://www.jurassictest.ch/GR/
Simulando uma viagem de ion da Guarda a Castelo Branco, na ida podemos ir a 94 km/h e ainda ficamos com 10%, enquanto que na volta (a subir) teria que ser feita a 77km/h para ficar com a mesma carga...
É a ferramenta mais completa que conheço.
Esta calcula o alcance para o modelo de carro que quisermos, tendo em conta a altimetria do percurso...
http://www.jurassictest.ch/GR/
Simulando uma viagem de ion da Guarda a Castelo Branco, na ida podemos ir a 94 km/h e ainda ficamos com 10%, enquanto que na volta (a subir) teria que ser feita a 77km/h para ficar com a mesma carga...
É a ferramenta mais completa que conheço.

-
- Membro Gold
- Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
O meu C0 carrega a +-10Amp e visto no contador, a velocidade de carregamento não sei, ontem no posto de carga de Santarem quando chegou a +- 70% o posto desligou e tive que o por novamente a carregar e ainda esteve 1h e tal a carregar e não carregou na totalidade.rnlcarlov Escreveu:Já agora, em relação ao carregamento lento, posso garantir que o carro carrega sempre a velocidade praticamente constante: 14A. Isto dá quase exactamente 20% por hora. Apenas quando chega na casa dos 95% e muitos é que começa a baixar um pouco a velocidade de carregamento.
-
- Membro Gold
A decisão da compra do meu tambem foi rápida mas pelo que já tinha lido e pelo sim pelo não ficou o CI para alguma emergência porque tambem vivo no "mato"Strat Escreveu:E a gente cá anda a desbravá-lo.t3lmo Escreveu:Viagens com crianças não se pode facilitar muito! ... e eu que o diga com 3 pequenos lá atrás (e muita bagagem).
Muitas das opções estão delimitadas logo à partida. Mas a vida é isso mesmo: gerir o dia-a-dia
Parece que tamos na era dos descobrimentos outra vez, só que versão interna do país.
Quando ponderei o VE a sério (levei um mês a pensar) nunca tinha pegado num nem tinha experiência de ninguém próximo. Foi tudo à base do que li aqui e no DB do Malm.
No meu dia-a-dia não tenho hipótese para abébias. Sou eu sozinha e isolada da civilização pelo que só me assegurei que os trajectos básicos eram possíveis.
Faço uma viagem à Moita, por mês mais ou menos, para levar o miúdo aos avós paternos mas até para isso considerei que teria que arranjar alternativa.
Nem nunca pensei nas viagens à Covilhã porque sinceramente nunca lá vou...
Afinal a gente agarra-se ao VE como se isto fosse o mais corriqueiro e banal e de repente já o quer levar pra todo o lado. Só que "todo o lado" não está preparado para nós e o nosso VE. É preciso muita imaginação.
Mas faz-se![]()
Se não for desta por causa do frio e do excesso de horas de estrada no corpinho do meu filho, há-de ser noutra com mais vagar.

Como vais a Moita e partindo do principio que não passas o rio em Vila Franca vê que há desconto nas portagens da ponte 25 de Abril e na Vasco da Gama para os VE.
-
- Membro Gold
- Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
No Canion tem lá um parâmetro no Trip Viewer chamado charging speed. Com um EVSE de 14A indica lá 20, ou seja, 20% por hora.alexjp4 Escreveu: O meu C0 carrega a +-10Amp e visto no contador, a velocidade de carregamento não sei, ontem no posto de carga de Santarem quando chegou a +- 70% o posto desligou e tive que o por novamente a carregar e ainda esteve 1h e tal a carregar e não carregou na totalidade.
Carregando a 10A é mais lento. Estou a assumir que se carrega à velocidade máxima que o carro permite. Como disse mais atrás, algures acima dos 90% ele começa a carregar um pouco mais devagar.
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Registado: quarta set 28, 2016 3:05 pm
Ah e tal... Tenho que por os óculos. 

Quero um VE.
Vou ter um VE.
28/09/2016
Já tenho um VE.
Vou ter um VE.

28/09/2016

Já tenho um VE.

-
- Membro Gold
Ainda não percebo nada do Canion o que sei é que o meu C0 carrega 2116W quando está estabilizado, o que dá um pouquinho menos que os 10Amp e se o carregador diz 10Amp que é o que vem com o carro não dá para o carregar a 14Amp com este carregador.rnlcarlov Escreveu:No Canion tem lá um parâmetro no Trip Viewer chamado charging speed. Com um EVSE de 14A indica lá 20, ou seja, 20% por hora.alexjp4 Escreveu: O meu C0 carrega a +-10Amp e visto no contador, a velocidade de carregamento não sei, ontem no posto de carga de Santarem quando chegou a +- 70% o posto desligou e tive que o por novamente a carregar e ainda esteve 1h e tal a carregar e não carregou na totalidade.
Carregando a 10A é mais lento. Estou a assumir que se carrega à velocidade máxima que o carro permite. Como disse mais atrás, algures acima dos 90% ele começa a carregar um pouco mais devagar.

-
- Moderador
- Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Se o carregador interno for o mesmo que o i-MiEV (3.3kW), carrega no máximo a 14,5 Amp.
e·carga ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
Bmw C Evolution Set-2015 · 100.000km
Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km
-
- Membro Gold
Sim, a culpa é do EVSE, que só dá 10A. No "sabonete" deve lá ter escrito a amperagem. O meu diz 16A, ou seja, dá para carregar até 16A, mas como o carregador interno do carro só admite 14A, é essa a amperagem a que carrega. Mas se por exemplo usasse o meu EVSE num Leaf, esse carregava a 16A. Com um EVSE de 10A, qualquer que seja o carro não carrega a mais dessa amperagem.alexjp4 Escreveu: Ainda não percebo nada do Canion o que sei é que o meu C0 carrega 2116W quando está estabilizado, o que dá um pouquinho menos que os 10Amp e se o carregador diz 10Amp que é o que vem com o carro não dá para o carregar a 14Amp com este carregador.
-
- Membro Gold
Era isso o que estava a dizer o meu só carrega a 10Amp, pensava que os EVSE dos clones fossem todos iguais ao meu.
-
- Moderador
Todos os EVSE iniciais dos clones eram de 16A. Hoje em dia com 250€ já se compram uns e muito jeito dão quando se tem mais pressa de carga.
-
- Membro Gold
Os EVSE dos clones mais recentes que tenho visto são ainda mais convenientes, pois dão para 8 ou 14A. Bom para quando se quer usar alguma tomada com pouca potência (tipo parques de campismo).
-
- Administrador
- Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Olha que nos parques de campismo são sempre abaixo dos 6Ah muito poucos são os que podem ter tal!?!?
Existem tomadas com essa potencia mas pouca vontade nisso!
Existem tomadas com essa potencia mas pouca vontade nisso!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
-
- Membro Gold
Quando falei em parques de campismo estava a falar daqueles que aparecem no electromaps. Muitas vezes não dão 16A, mas bastantes dão 8-12A
-
- Moderador
Por isso é essencial ter um EVSE variável, pois nunca sabemos o que vamos encontrar para carregar o nosso VE.
-
- Membro Silver
- Registado: segunda ago 01, 2016 7:03 pm
Relativo aos EVSE, uma pergunta aos mais experientes.
Quando no monitor do carro (ou na aplicação do smartphone) eu defino a intensidade de carregamento (que no meu carro vai de 5 a 16 A) estou a regular o carregador interno do carro ou o EVSE que a ele se liga?
Quando no monitor do carro (ou na aplicação do smartphone) eu defino a intensidade de carregamento (que no meu carro vai de 5 a 16 A) estou a regular o carregador interno do carro ou o EVSE que a ele se liga?
-
- Membro Platinium
- Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Estas a regular a "autorização" do carregador do carro.
Porque ele não sabe quanto deve puxar da tomada.
Porque ele não sabe quanto deve puxar da tomada.
Live long and prosper!
-
- Membro Gold
Já não estamos a falar de clones nem de carregadores de clones, certo?alx99 Escreveu:Relativo aos EVSE, uma pergunta aos mais experientes.

-
- Membro Silver
- Registado: segunda ago 01, 2016 7:03 pm
Certo. Estava a falar dos VE's em geral, ou haverá diferenças a esse respeito de veículo para veículo?rnlcarlov Escreveu:Já não estamos a falar de clones nem de carregadores de clones, certo?alx99 Escreveu:Relativo aos EVSE, uma pergunta aos mais experientes.
É que a pergunta que me assalta é: se a intensidade de carregamento é fixada no carregador do carro, para que serve um EVSE regulável?
Ou haverá alguma coisa que me está a escapar?
-
- Membro Gold
Para os carros que não permitem regulação do carregador do carro. Que eu saiba nem o Leaf nem os clones permitem fazer isso.