Há algum tempo que não passo por aqui, e por isso aqui fica uma atualização.
Passou-se o inverno, veio a primavera e com ela mais kms de autonomia. Agora isto já é normal…
Há 2 meses atrás surgiu-me a primeira situação invulgar: ao chegar ao carro verifiquei que a luz de indicação de carga que está junto da ficha Mennekes estava vermelha a piscar. As únicas cores que conhecia e que estão documentadas são o amarelo e o verde:
Ao ligar a ignição, verifiquei que a bateria tinha carregado conforme esperado, porém havia a seguinte mensagem no tablier: “Falha. Visitar oficina”.
Ainda assim, não notei nada de estranho no comportamento do carro na viagem de regresso. Depois da viagem, voltei a carregar a bateria sem problemas.
Procurei em forums internacionais, e a hipótese mais provável para este problema era uma avaria no mecanismo que prende a ficha Mennekes ao veículo durante a carga.
Quando a oficina abriu entreguei-lhes a viatura, e qual não foi o meu espanto quando me ligaram e disseram que tinham de trocar o motor do carro!

Lá o trocaram o motor (sem custos), e com dois anos e meio, tenho um motor novinho em folha.
Notei que agora o carro estava muito mais silencioso: o zumbido que o carro sempre fez ao acelerar tinha desaparecido! Procurei informações nalguns fóruns da Tesla e verifiquei que houve de facto situações onde o motor foi trocado por causa de um defeito de fabrico que provocava um zumbido…
Entretanto, passado uma semana, lá aparece novamente a luz vermelha na carga e a mensagem “Visitar oficina”.
Levei o carro novamente à oficina, e desta vez lá detetaram um problema no mecanismo que prende a ficha ao carro

. Desta vez o problema ficou resolvido!
De qualquer forma, nunca me explicaram porque é que trocaram o motor.
Agora com este silêncio ainda gosto mais de andar no carro