Pouca pressão para acender o esquentador.

No fórum geral debatem-se temas sobre as energias renováveis e alternativeis que não se encaixem nos restantes sub fóruns.
Também serve para discutir formas de melhorar a eficiência energética.
Responder

Autor do tópico
netcarlo
Membro
Membro
Mensagens: 18
Registado: terça mai 01, 2007 3:22 pm

Pouca pressão para acender o esquentador.

Mensagem por netcarlo »

boa noite

caros amigos eu tenho um deposito de mil litros no sotão da minha casa para abastecer a casa. agua fria tudo bem o problema e a agua quente. existe alguma forma de resolver este problema?? existe alguma alguma bomba que se coloque entre a entrada de agua fria e o esquentador para dar mais pressão para fazer disparar o esquentador.

obrigado.

Avatar do Utilizador

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1472
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Re: Pouca pressão para acender o esquentador.

Mensagem por RED BARON »

viva,
quase de certeza que existe uma solução comercial para esse efeito, estou-me a lembrar de um aparelho que se não estou enganado chamam-lhe um balão, é uma forma de obter agua com pressão a partir da agua existente num poço por exemplo, tem a vantagem de ser automático ligando e desligando o motor de forma autonoma sem intervenção do utilizador emantendo sempre uma pressão constante.

já vi tambem, se não estou em erro no mestre maco, umas bombas para jardim com capacidade de elevação até mais de uma dezena de metros que penso que poderão dar para o efeito, mas tem que ser ligadas e desligadas manualmente, para mim um balão deve ser a melhor solução, mas deve haver aqui pessoal com mais conhecimento destas matérias do que eu.

abraço.


jbaptista
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 149
Registado: terça jan 20, 2009 1:33 pm

Re: Pouca pressão para acender o esquentador.

Mensagem por jbaptista »

podes usar o presscontrol que é um dispositivo electrónico composto de sensores de pressão que induzem electricamente um sinal ao quadro de comando da bomba de água para arrancar ou parar, dependendo da pressão que é exercida sobre ela.
este aparelho não é regulável, é pré-definida a partir da fábrica com arranque a 1,5 ou 2,2 bar e paragem quando o consumo de água termina. a pressão máxima que este aparelho suporta é de 10 bar.

tem como características a protecção contra o funcionamento a sêco e a isenção de manutenção e como benefícios a fácil instalação, o funcionamento fiável, funcionamento sem choque hidráulico e sem perigo de sobrepressão.

procura presscontrol na net que encontras algo.

espero ter ajudado


Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Re: Pouca pressão para acender o esquentador.

Mensagem por Ferra »

um balão, um t de 5 vias, um manometro, um pressostato e uma bomba de pressão. ligado á saida do deposito para abastecer agua fria e quente pois de outro modo é dificil regular a temperatura para banhos. nestes sistemas uma misturadora automatica para os banhos ajuda bastante...
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)

Avatar do Utilizador

pseudominus
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 310
Registado: domingo nov 30, 2008 11:05 pm
Localização: Portugal

Re: Pouca pressão para acender o esquentador.

Mensagem por pseudominus »

netcarlo Escreveu:boa noite

caros amigos eu tenho um deposito de mil litros no sotão da minha casa para abastecer a casa. agua fria tudo bem o problema e a agua quente. existe alguma forma de resolver este problema?? existe alguma alguma bomba que se coloque entre a entrada de agua fria e o esquentador para dar mais pressão para fazer disparar o esquentador.

obrigado.

tal como disse o ferra, tb na minha opinião utilize uma bomba com balão, á saída do depósito a pressurizar o circuito da água fria e da água quente (esquentador). para conseguir regular a mistura é importante que estejam as 2 a pressão semelhante, logo não pense em colocar só para água quente.

1 - os balões não são um elemento muito bom, mas melhor que outros que por aí andam, que são quase só um pressostacto. bomba tem mais desgaste e mais gasto eléctrico devido aos muitos arranques.
2 - a melhor solução é uma bomba com controlador de pressão por sensor e variador. pesa que este tipo de solução custa é cerca de 3 a 4 vezes mais, e como tem electrónica, é mais sensível a sobretensões. é muito melhor que balão mas económicamente para mim não compensa.

existem já conjuntos de bomba mais balão mais pressostacto, já montados onde tem apenas de inserir o mesmo na saída do depósito colocando uma válvula de retenção na entrada da bomba se esta não vier equipada com ele. escolha bombas com carcaça metálica e de preferência com turbina tb metálica.

como disse o red , na izzi existem já estes conjuntos e uma bomba de 800-1000w, carcaça metálica inox, pressão de trabalho até 4 bar, custa cerca de 100 euros (este conjunto não trás válvula de retenção, + 5-8 euros).
noutros espaços comerciais incluindo lojas artigos de canalização tb encontrará +- nestes preços.


Autor do tópico
netcarlo
Membro
Membro
Mensagens: 18
Registado: terça mai 01, 2007 3:22 pm

Re: Pouca pressão para acender o esquentador.

Mensagem por netcarlo »

obrigado pessoal pelas vossas opiniões.

eu tenho bomba de balão o problema e que tá sempre a disparar gasta muita energia outra solução era o balão maior, mas como tenho o deposito no sotão queria aproveitar.
o problema é a agua quente, deve existir alguma ninibomba ligada ao esquentador o faça disparar.nao sei.... espero a vossa ajuda.

abrigado


Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Re: Pouca pressão para acender o esquentador.

Mensagem por Ferra »

pseudominus Escreveu:
netcarlo Escreveu:boa noite

caros amigos eu tenho um deposito de mil litros no sotão da minha casa para abastecer a casa. agua fria tudo bem o problema e a agua quente. existe alguma forma de resolver este problema?? existe alguma alguma bomba que se coloque entre a entrada de agua fria e o esquentador para dar mais pressão para fazer disparar o esquentador.

obrigado.

tal como disse o ferra, tb na minha opinião utilize uma bomba com balão, á saída do depósito a pressurizar o circuito da água fria e da água quente (esquentador). para conseguir regular a mistura é importante que estejam as 2 a pressão semelhante, logo não pense em colocar só para água quente.

1 - os balões não são um elemento muito bom, mas melhor que outros que por aí andam, que são quase só um pressostacto. bomba tem mais desgaste e mais gasto eléctrico devido aos muitos arranques.
2 - a melhor solução é uma bomba com controlador de pressão por sensor e variador. pesa que este tipo de solução custa é cerca de 3 a 4 vezes mais, e como tem electrónica, é mais sensível a sobretensões. é muito melhor que balão mas económicamente para mim não compensa.

existem já conjuntos de bomba mais balão mais pressostacto, já montados onde tem apenas de inserir o mesmo na saída do depósito colocando uma válvula de retenção na entrada da bomba se esta não vier equipada com ele. escolha bombas com carcaça metálica e de preferência com turbina tb metálica.

como disse o red , na izzi existem já estes conjuntos e uma bomba de 800-1000w, carcaça metálica inox, pressão de trabalho até 4 bar, custa cerca de 100 euros (este conjunto não trás válvula de retenção, + 5-8 euros).
noutros espaços comerciais incluindo lojas artigos de canalização tb encontrará +- nestes preços.
vi a pouco um sistema desses completo por 60€..
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)


Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Re: Pouca pressão para acender o esquentador.

Mensagem por Ferra »

netcarlo Escreveu:obrigado pessoal pelas vossas opiniões.

eu tenho bomba de balão o problema e que tá sempre a disparar gasta muita energia outra solução era o balão maior, mas como tenho o deposito no sotão queria aproveitar.
o problema é a agua quente, deve existir alguma ninibomba ligada ao esquentador o faça disparar.nao sei.... espero a vossa ajuda.

abrigado
já verificou se o balão está roto ou com pouco ar? (de 6 em 6 meses deve-se verificar com um manometro dos pneus por ex) provoca o ligar constante quando está.

eu vivi 29 anos numa casa com um esquentador a funcionar com deposito. era muito dificil de regular pois ou vinha quente ou se misturava mais agua fria, apagava-se pois deixava de haver caudal suficiente para o manter em funcionamento. estava com um desnivel entre o deposito e as torneiras de 6 a 7 metros. o esquentador era ignis de baixa pressão. pressão minima de 290 gramas para funcionar (+- 3 metros) e era um caus...
atualmente está um cilindro (acumulador). é um descanso exepto para banhos compridos....
dantes não era opção pois eramos 7 a tomar banho ao sabado... nos outros dias dava para organizar mas ao sabado....
pense nessa opção!

quanto á mini bomba... bom, se existe desconheço. com bricolage dava para fazer mas ia perder garantias e gastar muito dinheiro... não esqueça que estamos a mexer com gás...

acabei de me lembrar que as caldeiras de aquecimento posuem uma bomba de circulação para fazer o aquecimento dos radiadores... talvez dê... informe-se, pois desconheço. depois poste por aqui, pois fiquei curioso com a opçao.
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)


luisfareleira
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: quarta ago 16, 2017 10:39 am

Re: Pouca pressão para acender o esquentador.

Mensagem por luisfareleira »

boas, aluguei recentemente um andar no sotão de uma casa, foi comprado e instalado um esquentador novinho, do tipo inteligente, o problema é quando se liga agua, e depois se vai regular para uma temperatura melhor para o banho, ele desliga, e o resultado é agua fria, o problema não é do esquentador visto que é novo, ja me falaram que seria das torneiras da banheira,da mistura/saida dos gases, por fim talvez seja da pouca pressao da agua de rede?que se poderá fazer para resolver o problema?não sei a quem me vou dirigir, se á câmara, por causa da pressão agua, se a um canalizador??? que se pode fazer?obrigado

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Pouca pressão para acender o esquentador.

Mensagem por serges »

Hum creio que assim vai ser dificil, o caso dos meus pais tem um termoacumulador pequeno para compensar a falta de pressão já que ali fica como reservatório!

deixa ver mais opiniões|
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


apmendes
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 93
Registado: terça mai 03, 2016 10:33 am

Re: Pouca pressão para acender o esquentador.

Mensagem por apmendes »

Eu resolvi com termoacumulador. Já o tenho há muitos anos e avarias zero. Podem dizer que fica mais caro que a gaz, mas é um descanso sempre a trabalhar e tenho um painel no telhado, logo no verão nem chega a ligar.


masterchief
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 325
Registado: quarta dez 11, 2013 1:16 pm

Re: Pouca pressão para acender o esquentador.

Mensagem por masterchief »

Isso pode ser devido a morares numa zona com pouco calcario, ou como tens o aquecimento do termoacumulador ligado ao painel de aquecimento de aguas, a agua acaba por ser filtrada do calcario logo no telhado, ou estou a ver mal?

Nao tenho ouvido falar bem dos termoacumuladores por abrirem ou deixarem água sair no fundo.

Responder

Voltar para “Geral”