Projecto Autoconsumo Leiria

Local para debater sobre o autoconsumo

Autor do tópico
Zorck
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: segunda jul 03, 2017 1:06 am

Projecto Autoconsumo Leiria

Mensagem por Zorck »

Boa noite,

pretendo colocar um sistema de autoconsumo em minha casa, no entanto tenho algumas dúvidas:
- potência a colocar 1000w ou 1500w?
- telhados não estão orientados a sul, tenciono colocar painéis orientados a oeste e este. Será boa solução perante os meus consumos?
A ideia era não ter um pico de energia gerada, mas dividir pelo dia inteiro de forma a suprimir o consumo da casa.

Alguém conhece alguém da zona de Leiria que faça instalações de painéis fotovoltaicos?

Grato pela atenção.

Obrigado a todos os que me consigam dar umas opiniões/ajuda.



Imagem
Última edição por Zorck em segunda nov 27, 2017 10:35 am, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Projecto Autoconsumo Leiria

Mensagem por Volt »

Bom dia.

O melhor é orientar os painéis a sul.
Em média anual, deverá ter 4 a 5 horas por dia de sol (ou seja, 4 kWh por cada 1000 w de potência instalada).
A sua casa consome assim tanto durante o dia?
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a


Autor do tópico
Zorck
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: segunda jul 03, 2017 1:06 am

Re: Projecto Autoconsumo Leiria

Mensagem por Zorck »

Volt Escreveu: segunda nov 27, 2017 10:13 am Bom dia.

O melhor é orientar os painéis a sul.
Para orientar a sul, terei de usar uns suportes em L possivelmente no telhado e além de não gostar esteticamente tb tenho receio por causa do vento.
Li num tópico que a orientação "este" e "oeste" dos painéis não era uma má solução, discorda?
Volt Escreveu: segunda nov 27, 2017 10:13 am Em média anual, deverá ter 4 a 5 horas por dia de sol (ou seja, 4 kWh por cada 1000 w de potência instalada).
A sua casa consome assim tanto durante o dia?
Sim consome, tenho 3 aquários com alguns filtros, bombas de circulação e resistências que não ajudam o consumo.

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Projecto Autoconsumo Leiria

Mensagem por Volt »

Zorck Escreveu: segunda nov 27, 2017 10:41 am
Volt Escreveu: segunda nov 27, 2017 10:13 am Bom dia.

O melhor é orientar os painéis a sul.
Para orientar a sul, terei de usar uns suportes em L possivelmente no telhado e além de não gostar esteticamente tb tenho receio por causa do vento.
Li num tópico que a orientação "este" e "oeste" dos painéis não era uma má solução, discorda?
É capaz de ter um equilíbrio melhor em termos de produção solar, mas não produzirá o máximo possível.

Mas eu gosto... :-). Tipo isto:

Imagem
Zorck Escreveu: segunda nov 27, 2017 10:41 am
Volt Escreveu: segunda nov 27, 2017 10:13 am Em média anual, deverá ter 4 a 5 horas por dia de sol (ou seja, 4 kWh por cada 1000 w de potência instalada).
A sua casa consome assim tanto durante o dia?
Sim consome, tenho 3 aquários com alguns filtros, bombas de circulação e resistências que não ajudam o consumo.
Sem baterias, a energia que pode gastar é a "gerada no momento", a qual vai aumentando de manhã até ao meio-dia solar e depois desce até ao sol se pôr. Não é um valor fixo. Na prática, quanto gastam os aparelhos que tem ligado o dia todo em casa? Só tendo essa informação poderá saber qual a melhor potência a instalar.
Se quiser, pode estimar vendo a produção dos meus painéis e dividir por 5 (eu tenho cerca de 5 mil watts de painéis solares no telhado da casa na imagem anterior).

Hoje o dia tem muitas nuvens, mas pode ver que só entre as 10 e as 15 horas produzi mais de 1000 Wh. E não é nada mau, pois este Verão tem sido "longo". Isto significa que, caso tivesse baterias na minha casa, nestas 5 horas teria carregado 5000 Wh. No seu caso, com 1000 W de painéis, teria conseguido retirar 200 W de consumo (1 kWh na factura da luz).

Imagem

Claro que na Primavera e no Verão "real", há mais horas de luz solar. Pode ver um exemplo de um dia desses na imagem seguinte:

Imagem

Este é o link para o gráfico diário:

http://marcosmp.jgduarte.com/diario
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Projecto Autoconsumo Leiria

Mensagem por Quintas2 »

A orientação a sul maximiza a produção, ideal numa lógica de microprodução. Numa lógica de autoconsumo, uma orientação repartida este/oeste poderá trazer maior benefício, mas deve ser analisado caso a caso.
Cumprimentos,
Quintas2

Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Projecto Autoconsumo Leiria

Mensagem por rnlcarlov »

A avaliar pelos seus gráficos de consumo, se são tipicamente dessa forma, a configuração este/oeste parece-me mais interessante, já que não há grandes picos de consumo pelas 12-13h, as horas mais "fortes" do fotovoltaico virado a sul. Se calhar até brincava um pouco com o rácio este/oeste, já que o seu consumo parece sobretudo da parte da tarde. Logo talvez 1 painel a este e 3 a oeste (no caso de 1000). Não me recordo de ver o gráfico de produção de um painel virado a oeste, mas talvez alguém por aqui tenha.


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Projecto Autoconsumo Leiria

Mensagem por jmlflorencio »

Quintas2 Escreveu:A orientação a sul maximiza a produção, ideal numa lógica de microprodução. Numa lógica de autoconsumo, uma orientação repartida este/oeste poderá trazer maior benefício, mas deve ser analisado caso a caso.
x2


Autor do tópico
Zorck
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: segunda jul 03, 2017 1:06 am

Re: Projecto Autoconsumo Leiria

Mensagem por Zorck »

Alguém tem referências de algum eletricista que façam instalação de painéis fotovoltaicos?


jpc
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 476
Registado: segunda out 03, 2016 9:01 pm
Localização: Mexilhoeira Grande

Re: Projecto Autoconsumo Leiria

Mensagem por jpc »

Passa pelo site www.solarshop.pt e envia mensagem ao Pedro Lima.

A pessoa em questão é 5* e pode ser que te venda todo o material e faça a instalação.
Projeto PV - Standalone 3.4 kwp
https://vrm.victronenergy.com/installat ... e/c9f5ddac

AQS Solar térmico 20 tubos vácuo

Nissan Leaf 40kw

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Projecto Autoconsumo Leiria

Mensagem por serges »

Boa sugestão!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Projecto Autoconsumo Leiria

Mensagem por Quintas2 »

Brinquei um pouco com o PVGIS5, até porque tenho pensado em dividir dois dos meus painéis em E/O. Mas fi-lo antes para a região de Leiria, para tentares ver. As conclusões básicas serão similares para o nosso pequeno país, no continente.

Tentei escolher dias do ano em que deve ter estado céu limpo, olhando para as minhas produções (região de Lisboa) e pensando que na região de Leiria também estaria céu limpo. Depois, olhei para as estimativas do PVGIS5 para esses dias e vi se estavam próximas das máximas (céu limpo) nessas alturas. Finalmente, confirmei que as curvas dos gráficos são típicas de dias de céu limpo, pelo que não deve estar muito mal.
Penso que as produções horárias estimadas pelo PVGIS5 são instantâneas às horas consideradas. Seria necessário integrar os dados para obter as produções totais. Eu apenas somei, pelo que considerei que a produção instantânea a uma dada hora representa a produção constante durante uma hora. Mas dá para ter uma ideia.

Escolhi o ponto da cidade de Leiria que vês na figura.
Mapa simulação Leiria.PNG
Mapa simulação Leiria.PNG (697.83 KiB) Visto 4156 vezes
Excluí dos cálculos a modelação do terreno, para não haver influência de sombras orográficas, pois a tua localização pode ser muito diferente. Escolhi os dias 19junho2016 e 18dez2016 pois são próximos dos solstícios de verão e de inverno, respetivamente, que representam as situações mais extremas da divisão dos painéis em Este/Oeste.

Considerei um telhado sempre com 25º de inclinação. Se aumentares a inclinação, deslocas o pico da produção para o início (orientação Este) ou final (orientação Oeste) do dia e se diminuires a inclinação aproximas o pico do meio dia solar.

Se dividires os 1000WP em 500Wp para Este e 500Wp para Oeste, nos referidos dias obtinha-se:
Leiria, 19jun2016 linhas consumo.png
Leiria, 19jun2016 linhas consumo.png (29.49 KiB) Visto 4156 vezes
Leiria, 18dez2016 linhas consumo.png
Leiria, 18dez2016 linhas consumo.png (25.13 KiB) Visto 4156 vezes
Uma análise mais cuidada obriga a ver se os teus consumos são uniformes ao longo do ano e ver como a mudança de hora verão/inverno se relaciona com os gráficos, que penso serem sempre para a hora GMT.
O teu consumo médio mínimo de manhã até cerca das 15h ronda 600Wh. Após a 15h, passa para cerca de 1700Wh.
O proveito da separação dos 1000Wp-Sul em 500Wp-Este + 500WP-Oeste não é grande, de verão. Já no inverno, há alguma perda. De Verão, ganhas alguma coisa logo de manhã. À tarde, o que ganhas nas últimas horas é equivalente ao que perdes entre as 15 e 17h se fossem 1000Wp a Sul.
De Inverno não se ganha nada com a divisão.

Certo, é que parecem justificar-se os 1000Wp, qualquer que seja a orientação.
Pode ser que se justifique mais do que os 1000Wp. É uma questão de simular e jogar com as orientações. Mas, à medida que aumentas a potência, começas a exportar mais, pois a curva de produção cresce em altura, para cima dos 600Wh, em muitas das horas de maior produção, e o que ganhas em produção após as 15h é pouco comparado com o que perdes em exportação junto ao meio dia solar.
Talvez 750Wp a Este e 500 a W, mas estes a W com uma inclinação mais fraca, fazendo deslocar o pico da produção para o meio dia solar, pois de inverno tens aí um déficite. Mas isso exige brincar mais um pouco com o simulador. Podes fazê-lo, consoante o teu interesse. Ou então começar pelos 1000Wp, ver a evolução e sentir como aumentar a potência.
Cumprimentos,
Quintas2

Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Projecto Autoconsumo Leiria

Mensagem por rnlcarlov »

Esse simulador também dá para brincar com ângulos, tipo 45º a Oeste em vez de 90º? É mais uma variável que pode ser interessante experimentar.
Com pouca potência parece-me lógico que a instalação a sul seja vantajosa. Mas quanto mais se instala, mais vantajosa se torna a distribuição por vários pontos cardeais, numa perspectiva de não-exportar.


Autor do tópico
Zorck
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: segunda jul 03, 2017 1:06 am

Re: Projecto Autoconsumo Leiria

Mensagem por Zorck »

jpc Escreveu:Passa pelo site www.solarshop.pt e envia mensagem ao Pedro Lima.

A pessoa em questão é 5* e pode ser que te venda todo o material e faça a instalação.
Já contactei há uns tempos, sempre muito prestável 5* é verdade.

Sobre o material não haveria problema, mas a instalação não é possível. Só faz instalação de grandes kits e não de 1000 ou 1500w

Ainda me recomendou uma pessoa, no entanto não gostei do preço da instalação 850€. Só para a instalação fora o material.

A instalação seria com painéis orientados a sul, estando os telhados da minha casa orientados a este/oeste. Teria de levar uns suportes em L

Assim sendo, estou à procura de alguém que faça a instalação a um preço justo... O que não está fácil... Imagem


Autor do tópico
Zorck
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: segunda jul 03, 2017 1:06 am

Re: Projecto Autoconsumo Leiria

Mensagem por Zorck »

Este software é fantástico... Já tinha +/- esta ideia, mas os gráficos ajudam muito :D

Muito obrigado pela ajuda.


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Projecto Autoconsumo Leiria

Mensagem por Quintas2 »

Dá para brincar com quaisquer ângulos quer para a orientação quer para a inclinação, fixos ou com seguidor solar, de um ou dois eixos, várias tecnologias de painéis, sistemas integrados nos edifícios ou não, gridtie ou standalone, inclui a modelação do terreno (eventuais sombras do relevo), etc.
Cumprimentos,
Quintas2

Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Projecto Autoconsumo Leiria

Mensagem por rnlcarlov »

Zorck Escreveu: quarta nov 29, 2017 5:52 pm
Assim sendo, estou à procura de alguém que faça a instalação a um preço justo... O que não está fácil...
Experimenta em www.solarimpact.pt
Costumam ser dos que têm preços mais baixos. São da zona de Lisboa mas também instalam em vários distritos. O único senão é que às vezes é preciso apertar um pouco com eles para que não se esqueçam. ;)


jpc
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 476
Registado: segunda out 03, 2016 9:01 pm
Localização: Mexilhoeira Grande

Re: Projecto Autoconsumo Leiria

Mensagem por jpc »

Fala com o Pedro Lima sobre o suporte que necessitas.
Envias fotos e ele prepara tudo.

A montagem é muito simples, é verdade que dá trabalho mas com a ajuda de 1 ou 2 famíliares instalas isso na boa e poupas 850€.

Com o dinheiro que poupas podes instalar logo 1500w e garantir boa produção ao longo do ano.
Projeto PV - Standalone 3.4 kwp
https://vrm.victronenergy.com/installat ... e/c9f5ddac

AQS Solar térmico 20 tubos vácuo

Nissan Leaf 40kw


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Projecto Autoconsumo Leiria

Mensagem por jmlflorencio »

Bolas, 850 eur para montagem?? É mesmo à grande!!!


BRibeiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 133
Registado: sexta dez 26, 2014 5:45 pm
Localização: Pico, Açores

Re: Projecto Autoconsumo Leiria

Mensagem por BRibeiro »

No site da solarimpact tem a lista de instalaçao segundo a zona do pais, que varia entre os 200€ e os 300€.
Estão também com uma promoção nos kits autoconsumo


amaral24
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: domingo dez 17, 2017 5:47 pm

Re: Projecto Autoconsumo Leiria

Mensagem por amaral24 »

boa noite preciso de umas dica fiz para aqui uma brincadeira com 3 paineis solares de 250 w cada um, como tinha aqui uma parabolica de 2m aproveitei a estratura da mesma e montei lá os painel assim aproveito o sol tudo o dia, estou em autoconsumo, agora quero partir para batarias, que marca de controlador e inversor eide comprar

Responder

Voltar para “Autoconsumo”