[Opinião] Marcas de caldeiras

Local dedicado exclusivamente á discusão sobre biomasa sólida

Autor do tópico
folgueira
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: domingo fev 18, 2018 4:36 pm

[Opinião] Marcas de caldeiras

Mensagem por folgueira »

Boa tarde,

Adquiri recentemente uma moradia, e a solução actual de aquecimento central não é viável para mim. Pedi várias opiniões, a acabei por decidir por instalar uma caldeira a pellets. Neste momento estou a recolher orçamentos, e até agora foram-me propostas duas alternativas: "Olimatik auto evo 27", e "EdillKamin Laguna M 25". Não sendo da área, estranhei não me indicarem marcas que, para mim, fossem mais conhecidas (por exemplo solzaima, eco-forest, domusa, etc). Aliás, quando perguntei sobre a solzaima, a opinião dos vendedores foi que essa marca era inferior à que me propunham (sem nunca me explicarem em concreto...).
Assim, agradecia se me pudessem dar alguma opinião sobre este assunto. São essas marcas que me propõem de facto melhores? Sobre a olimatik nem consigo encontrar grande coisa na net (para além do site do vendedor). Se optar por uma destas soluções (menos conhecidas?), poderei ter problemas mais tarde com manutenção, falta de peças de substituição, etc...?

Agradeço desde já! ;)


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: [Opinião] Marcas de caldeiras

Mensagem por jmlflorencio »

Os vendedores tentam sempre diminuir as outras marcas, afirmando que são inferiores, ou que o serviço é mau, etc... Quando não 'materializam' essas opiniões com dados concretos, é de desconfiar ;-)
(Ou então eu é que sou desconfiado)

Eu tentaria sempre ver mais opções...


Autor do tópico
folgueira
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: domingo fev 18, 2018 4:36 pm

Re: [Opinião] Marcas de caldeiras

Mensagem por folgueira »

Obrigado pela opinião jmlflorencio :) É exactamente aquilo que eu penso, daí ficar desconfiado das opiniões dos vendedores. Vou reunir mais alguns orçamentos antes de tomar uma decisão.


marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1601
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Re: [Opinião] Marcas de caldeiras

Mensagem por marcopns »

folgueira Escreveu: domingo fev 18, 2018 4:48 pm Boa tarde,

Adquiri recentemente uma moradia, e a solução actual de aquecimento central não é viável para mim. Pedi várias opiniões, a acabei por decidir por instalar uma caldeira a pellets. Neste momento estou a recolher orçamentos, e até agora foram-me propostas duas alternativas: "Olimatik auto evo 27", e "EdillKamin Laguna M 25". Não sendo da área, estranhei não me indicarem marcas que, para mim, fossem mais conhecidas (por exemplo solzaima, eco-forest, domusa, etc). Aliás, quando perguntei sobre a solzaima, a opinião dos vendedores foi que essa marca era inferior à que me propunham (sem nunca me explicarem em concreto...).
Assim, agradecia se me pudessem dar alguma opinião sobre este assunto. São essas marcas que me propõem de facto melhores? Sobre a olimatik nem consigo encontrar grande coisa na net (para além do site do vendedor). Se optar por uma destas soluções (menos conhecidas?), poderei ter problemas mais tarde com manutenção, falta de peças de substituição, etc...?

Agradeço desde já! ;)
Eu também tenho pesquisado muito sobre o assunto. Também comecei por marcas Ibéricas e rapidamente cheguei a marcas desconhecidas, mas muito populares no centro da Europa onde há realmente frio e onde já deram provas de fiabilidade em ambiente muito mais exigente. Embora nao tenha ainda comprado, a minha escolha irá recair na Centrometal, representada em Portugal pela Hiperclima. Estou mesmo a ponderar comprar na Croácia, onde as maquinas custam cerca de metade do preço pedido pela Hiperclima. Como tenho acesso a lenha abundante, vou colocar uma caldeira mista, pellets e lenha.
A loja é esta: https://termometal.hr/en/


Autor do tópico
folgueira
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: domingo fev 18, 2018 4:36 pm

Re: [Opinião] Marcas de caldeiras

Mensagem por folgueira »

Depois de mais umas pesquisas sobre o assunto, estou inclinado para a Domusa. Uma das coisas que me preocupa são as questões de suporte pós-venda, e nesse aspecto decidi cortar algumas das opções que me foram dadas. Por outro lado, marcas como a Domusa parecem-me ter um bom suporte, quer pela própria marca, quer por terceiros. Podendo, também escolheria uma marca mais a meu gosto, mas estou um bocado limitado pelo que as empresas aqui na zona têm para oferecer.

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: [Opinião] Marcas de caldeiras

Mensagem por serges »

Eu escolhi com as mesmas ideias mas fiz algo mais importante que haja atendimento tecnico ou representação em Portugal, pois merece essa atenção já que o azar pode acontecer...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


karnivor
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: quarta mar 28, 2018 2:57 pm

Re: [Opinião] Marcas de caldeiras

Mensagem por karnivor »

Boas pessoal. Não consideraram Ecoforest? Li algures que era o melhor fabricante. Estou à procura de um modelo para suportar 150 radiadores. Serão 30kW suficientes?
Obrigado.


nmrcortes
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registado: sexta jun 15, 2018 9:48 am

Re: [Opinião] Marcas de caldeiras

Mensagem por nmrcortes »

marcopns Escreveu: terça fev 20, 2018 11:16 pm
folgueira Escreveu: domingo fev 18, 2018 4:48 pm Boa tarde,

Adquiri recentemente uma moradia, e a solução actual de aquecimento central não é viável para mim. Pedi várias opiniões, a acabei por decidir por instalar uma caldeira a pellets. Neste momento estou a recolher orçamentos, e até agora foram-me propostas duas alternativas: "Olimatik auto evo 27", e "EdillKamin Laguna M 25". Não sendo da área, estranhei não me indicarem marcas que, para mim, fossem mais conhecidas (por exemplo solzaima, eco-forest, domusa, etc). Aliás, quando perguntei sobre a solzaima, a opinião dos vendedores foi que essa marca era inferior à que me propunham (sem nunca me explicarem em concreto...).
Assim, agradecia se me pudessem dar alguma opinião sobre este assunto. São essas marcas que me propõem de facto melhores? Sobre a olimatik nem consigo encontrar grande coisa na net (para além do site do vendedor). Se optar por uma destas soluções (menos conhecidas?), poderei ter problemas mais tarde com manutenção, falta de peças de substituição, etc...?

Agradeço desde já! ;)
Eu também tenho pesquisado muito sobre o assunto. Também comecei por marcas Ibéricas e rapidamente cheguei a marcas desconhecidas, mas muito populares no centro da Europa onde há realmente frio e onde já deram provas de fiabilidade em ambiente muito mais exigente. Embora nao tenha ainda comprado, a minha escolha irá recair na Centrometal, representada em Portugal pela Hiperclima. Estou mesmo a ponderar comprar na Croácia, onde as maquinas custam cerca de metade do preço pedido pela Hiperclima. Como tenho acesso a lenha abundante, vou colocar uma caldeira mista, pellets e lenha.
A loja é esta: https://termometal.hr/en/
Olá a todos, estou a pensar comprar uma caldeira a lenha para a minha moradia que já tem pre-instalação de aquecimento com radiadores, e também estou com algumas duvidas na marca que devo escolher.
Um dos orçamentos é para uma Solius EcoMax Easy 24kw e outro é para um modelo da Centrometal (que dá a possibilidade de comprar à parte kits para pellets ou Gás) só que o preço é muito superior ao do site https://termometal.hr/en.
Como foi a experiência de mandar vir de outro pais? correu tudo bem?

Obrigado

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: [Opinião] Marcas de caldeiras

Mensagem por visitante1 »

Viva, o representante da termometal (hiperclima) fez o favor de mexer os cordelinhos e barrar a importação das caldeiras que comercializa, os preços são muito mais altos mas claro acaba por ter assistencia.

Também andei tentado a comprar uma dessa marca depois desisti. Entretanto encontrei umas muito parecidas e ate bastante interessantes, as Burnit
https://burnit.bg/en/products/heating-a ... ilers-wbs/
arranjam-se cá a preços interessantes.

Continuei a busca na tentativa de encontrar algo que fosse simples e robusto sem perder na eficiência e acabei por enveredar por uma marca nacional com muitos anos no mercado, a Roval. Visitei as instalações e fiz logo a compra.
O modelo que escolhi foi a Roval R203 de 63Kcal (aprox: 73Kw), é muito robusta rápida a aquecer e tem uma coisa que me agrada muito que é uma camara de carga enorme, permite meter lenha com cerca de 70cm de comprimento para longas autonomias.

Veio substituir uma que ja tinha a uns anos também de longas autonomias mas comparando com esta tinha uma eficiência muito menor.

alguns pormenores sobre o que falo podes ver aqui:
https://www.novaenergia.net/forum/viewt ... 3&start=60

cumps
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


nmrcortes
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registado: sexta jun 15, 2018 9:48 am

Re: [Opinião] Marcas de caldeiras

Mensagem por nmrcortes »

Obrigado pela resposta, vou falar com a pessoa que em principio vai fazer a instalação qual o preço desse modelo? e já agora quanto consome por dia aproximadamente e quantas horas está ligada?


nmrcortes
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registado: sexta jun 15, 2018 9:48 am

Re: [Opinião] Marcas de caldeiras

Mensagem por nmrcortes »

Vou ver esses modelos da Roval e falar com a pessoa que vai em principio fazer a instalação (porque referiu que podia colocar outra maquina).
Mas o que o fez optar por essa marca/modelo, quanto gasta por dia de lenha em media e qual o preço aproximado.
Desculpe tanta perguntas mais ainda estou a começar a obter informações e não há muita informação na internet.

Obrigado


marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1601
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Re: [Opinião] Marcas de caldeiras

Mensagem por marcopns »

Eu também já comprei a minha caldeira.

Desisti da Centrometal devido a postura do fabricante e do importador. Os preços da Hiperclima são o dobro dos praticados por outras lojas europeias. E como o Visitante1 disse, a Centrometal proibiu a Termometal de vender para Portugal. Claro que há formas de contornar esta proibição ilegal, mas não vale a pena o esforço. Afinal nós somos os clientes, nós é que exigimos, não são eles...

Acabei por comprar a Domusa Dualtherm de 35kw. Comprei em Espanha porque, mais uma vez, a diferença de preços é aberrante. A assistência Domusa é dada por outra empresa que nada tem a ver com quem vende.

No papel a caldeira é muito boa. Eficiência de 91% nas pellets, lenha com acendimento automático e eficiência de 85%. A câmara de combustão é de 70L e leva troncos de 50cm. Vamos ver como se porta na prática...

https://youtu.be/xZbf19fSJOU

Comprei juntamente com o Mydomo. Cronotermostato da Domusa que permite controlar o funcionamento da caldeira pela net.

Imagem


nmrcortes
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registado: sexta jun 15, 2018 9:48 am

Re: [Opinião] Marcas de caldeiras

Mensagem por nmrcortes »

Essa é uma grande maquina. Será que pode indicar o site de onde mandou vir e da empresa da manutenção, ou enviar por MP.

Enviado do meu Redmi Note 5A Prime através do Tapatalk


Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: [Opinião] Marcas de caldeiras

Mensagem por visitante1 »

nmrcortes Escreveu: sexta jun 15, 2018 11:51 pm Vou ver esses modelos da Roval e falar com a pessoa que vai em principio fazer a instalação (porque referiu que podia colocar outra maquina).
Mas o que o fez optar por essa marca/modelo, quanto gasta por dia de lenha em media e qual o preço aproximado.
Desculpe tanta perguntas mais ainda estou a começar a obter informações e não há muita informação na internet.

Obrigado
Viva , o consumo é sempre relativo, no inverno está praticamente sempre ligada, tenho muitos elementos de radiadores e ainda toda a AQS pendurada nela, gosto de ter a casa aconchegada.
Digamos que a caldeira é carregada 2 vezes por dia as vezes ainda leva mais uns paus..
O preço ronda os 1700€ para este modelo, pode ser negociado .
Essa empresa não disponibiliza muita informação na NET, no entanto é uma caldeira largamente utilizada por aí.
Cumps
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


nmrcortes
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registado: sexta jun 15, 2018 9:48 am

Re: [Opinião] Marcas de caldeiras

Mensagem por nmrcortes »

visitante1 Escreveu: domingo jun 17, 2018 11:22 pm
nmrcortes Escreveu: sexta jun 15, 2018 11:51 pm Vou ver esses modelos da Roval e falar com a pessoa que vai em principio fazer a instalação (porque referiu que podia colocar outra maquina).
Mas o que o fez optar por essa marca/modelo, quanto gasta por dia de lenha em media e qual o preço aproximado.
Desculpe tanta perguntas mais ainda estou a começar a obter informações e não há muita informação na internet.

Obrigado
Viva , o consumo é sempre relativo, no inverno está praticamente sempre ligada, tenho muitos elementos de radiadores e ainda toda a AQS pendurada nela, gosto de ter a casa aconchegada.
Digamos que a caldeira é carregada 2 vezes por dia as vezes ainda leva mais uns paus..
O preço ronda os 1700€ para este modelo, pode ser negociado .
Essa empresa não disponibiliza muita informação na NET, no entanto é uma caldeira largamente utilizada por aí.
Cumps
Liguei agora para a Roval e o tubo de saída dos fumos é de 200 (de todos os modelos), como a minha pré instalação é de 150 não vou poder instalar esse modelo.

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: [Opinião] Marcas de caldeiras

Mensagem por visitante1 »

Pois...esse também era o meu problema, resolvi com uma redução 200/150 a saída de fumos da caldeira.
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


nmrcortes
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registado: sexta jun 15, 2018 9:48 am

Re: [Opinião] Marcas de caldeiras

Mensagem por nmrcortes »

visitante1 Escreveu: quinta jun 21, 2018 3:50 pm Pois...esse também era o meu problema, resolvi com uma redução 200/150 a saída de fumos da caldeira.
Não tem problemas de fumo nem a abrir a porta para colocar lenha?
A minha maquina vai ficar na sub-cave e tenho mais 2 pisos em cima, a chaminé deve ter uns 10.00m sem curvas e esta ligeiramente a cima do cume do telhado.
Em principio não deve haver problema mas quando for visitar as instalações da Roval vou ver o que me dizem.

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: [Opinião] Marcas de caldeiras

Mensagem por visitante1 »

Não tenho problemas com os fumos e penso que também nesse caso não existira uma vez que o tubo é bastante alto o que permite uma boa evacuação.
so tenho problemas se a colocar a funcionar em baixos regimes de temperatura porque acaba por ganhar mais sujidade nos tubos, também como tenho um permutador de cerca de 1 metro a aproveitar o calor de saída do tubo ao trabalhar em regime muito baixo não ajuda.
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


nmrcortes
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registado: sexta jun 15, 2018 9:48 am

Re: [Opinião] Marcas de caldeiras

Mensagem por nmrcortes »

Resposta da CentroMetal em relação à entrega das caldeiras em Portugal:
"Dear Mr. Cortes,

Thank you for your interest, but unfortunately, I have to inform you that we are not able to deliver Centrometal products to your country (this is producer's sales strategy).
Centrometal has a local distributor in your country who provides warranty and service support.
If you would like to buy this product from us, you can come to our retail shop in Croatia or organize transport by yourself (price is as it is stated on our webshop)."


marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1601
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Re: [Opinião] Marcas de caldeiras

Mensagem por marcopns »

nmrcortes Escreveu:Resposta da CentroMetal em relação à entrega das caldeiras em Portugal:
"Dear Mr. Cortes,

Thank you for your interest, but unfortunately, I have to inform you that we are not able to deliver Centrometal products to your country (this is producer's sales strategy).
Centrometal has a local distributor in your country who provides warranty and service support.
If you would like to buy this product from us, you can come to our retail shop in Croatia or organize transport by yourself (price is as it is stated on our webshop)."
Foi o mesmo que me disseram. Isto é ilegal.

Deram-me o contacto de uma empresa de transporte que podia representar-me na Croácia e resolvia o problema. Ainda assim a poupança era superior a 2 000€.

Como não quis mais complicações nem aceito as margens brutas proximas dos 100% da Hiperclima, decidi comprar outra marca.

Responder

Voltar para “Biomassa sólida”