DB Opel Ampera +1

Local ideal para diário de bordo dos automóveis eléctrico

Autor do tópico
accoelho
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 482
Registado: segunda set 09, 2013 10:35 pm

DB Opel Ampera +1

Mensagem por accoelho »

Começo aqui a descrição de mais uma aventura eletrizante.

Apartir de hoje começa a dormir na minha garagem um Opel Ampera branco de 2012.
Deixei de andar de Seat Ibiza tdi 2001 que fazia media 4,5l/100km e sem problemas.
Muitos ja me dizem que fiz mal trocar de carro porque o dito não era comilão, qualquer mecânico lhe mexia, não dava problemas ,etc, etc...
e que não vou poder carregar o Ampera a borlix ( a conta do orçamento).
Bem esta ultima é uma grande verdade, mobi.e nem vê-los nas redondezas.

Mas passamos a frente, vai andar 60 á 70km/dia e a noite carrega na garagem e contribuir para um mundo melhor.
Aqui todos me dão razão.....
Espero conseguir faze-los em 100% elétrico.

Ja comecei a aprender as manhas do bicho, pra ja acho fuleiro as apitadelas pela interrupção do carregamento, acorda os vizinhos.

Veremos no qui dá..

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: DB Opel Ampera +1

Mensagem por Emanuel Couto »

Meus parabéns.. o carro mais famoso deste fórum...

Agora é que vai ser... :)
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: DB Opel Ampera +1

Mensagem por serges »

Bem vindo ao grupo dos amperas...

A esposa tambem alterou de um Iibiza "Manco" com essa mesma ideia e olha até agora nada a dizer.

Aprende muito e partilha e questiona tudo o que podes...

Agora venham fotos
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

PetrolEd
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 76
Registado: quarta nov 22, 2017 10:06 am
Localização: Lisboa
Contacto:

Re: DB Opel Ampera +1

Mensagem por PetrolEd »

Se o foste buscar lá fora e a matrícula foi atribuída este ano adere ao plano Mobilidade Eléctrica da EDP. Foi o que fiz e tenho 40€ por mês (sem IVA) durante 10 meses a serem descontados na factura.

https://www.edp.pt/particulares/servico ... -eletrica/

Efectivamente estou a andar a custo zero com o Ampera, e nalguns meses até estou a pagar menos de electricidade em casa por fazer menos quilómetros. Passando os 10 meses tenho 10% de desconto nas horas de vazio, que é quando carrego o carro.

E o Ampera é, usando um termo inglês, over engineered, tal como os Mercedes dos anos 70. Existem alguns problemas crónicos facilmente resolvidos na garantia, como o carregador. É verdade que apenas na Opel mexem nele, mas se não existe nada para reparar, é uma não questão.

Eu tinha um C6 e também me diziam (malta que nunca andou num ou nem sabia o que era) que a suspensão era terrível e só a Citroën é que lhe mexia. A suspensão foi a parte mais fiável daquele carro :lol: A mesma coisa quando meti o meu 406 a GPL, ia estragar o motor, perder potência. O óleo saia limpo a cada revisão e não perdi potência, vendi-o com 255 mil e sei que ainda roda. Já estás a ver o padrão? As pessoas quando não desconhecem tendem a colocar entraves para justificar a sua ignorância ou validar as suas escolhas.

Portanto fizeste uma óptima troca, não só passaste para um carro mais recente, com mais equipamento, performance e segurança, como vais poupar bastante na sua utilização em termos monetários.


Autor do tópico
accoelho
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 482
Registado: segunda set 09, 2013 10:35 pm

Re: DB Opel Ampera +1

Mensagem por accoelho »

Ainda está em fase de mudança para um novo plano energia com bi-horário por outras razões.
Como ainda nao tenho o documento unico e não sou o titular dos contratos de energia, não poderei aderir a mobilidade da edp.
Durante o dia tenho o sistema autoconsumo/off-grid pras necessidades e a noite o bi-horario para carregar o Ampera.

Ja tive que tirar o fusivel da buzina, porquê durante o carregamento as 2 luzes vermelhas do evse ficam a piscar.
Ora funciona bem ou da erro, e é chato as apitadelas.
Existe alguma configuração que se possa fazer pra desactivar as apitadelas dos carregamentos?Imagem

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: DB Opel Ampera +1

Mensagem por serges »

Creio que existe essa opção no menu do ampera, confirma nas configurações e opção de som na "quebra de carregamento" algo assim não sei o termo certo, supressão, lol.

De resto se tens o cabo laranja deve ser o original a ver se avaria rapido pois o seguinte é mais fiavel e menos "maricas" ou um cadito menos!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

joaon72
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 48
Registado: quinta dez 14, 2017 11:47 pm
Localização: Lisboa

Re: DB Opel Ampera +1

Mensagem por joaon72 »

Menu Veículo > Conforto e comodidade > Alerta de perda de potência de carga.
Não fui confirmar, mas é o que diz a pág. 94 do Manual, mais coisa menos coisa deve estar certo. ;)

@PetrolEd, o Plano Mobilidade Eléctrica da EDP não se aplica no caso de um Ampera adquirido em 2ª mão em território nacional (ou seja, que já tinha matrícula atribuída ao anterior proprietário), como é o caso do meu, correcto?

Avatar do Utilizador

paulo f silva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 123
Registado: quarta out 05, 2016 12:04 pm

Re: DB Opel Ampera +1

Mensagem por paulo f silva »

Parabéns pelo Ampera.
Agora conte aí mais pormenores, tipo comprou cá ou importou voçê mesmo, etc.
Se carregar de noite como eu, e também tem quebra de carregamento de vez em quando, experimente carregar a 6Amp.
Eu também tenho o carregador original laranja, e desde que comecei a carregar a 6Amp, passo semanas sem qualquer interrupção de carga no carregamento. De longe a longe, lá acontece.
Recomendo, e eu que já não tenho mais garantia é uma maneira de poupar o material, pois o meu já leva muito uso.
Abraço e boa sorte.

Avatar do Utilizador

PetrolEd
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 76
Registado: quarta nov 22, 2017 10:06 am
Localização: Lisboa
Contacto:

Re: DB Opel Ampera +1

Mensagem por PetrolEd »

Se ainda está na garantia é ver se deixa de funcionar para ser trocado pelo novo, menos sensível a essas questões.
joaon72 Escreveu: sábado mar 24, 2018 12:42 pm @PetrolEd, o Plano Mobilidade Eléctrica da EDP não se aplica no caso de um Ampera adquirido em 2ª mão em território nacional (ou seja, que já tinha matrícula atribuída ao anterior proprietário), como é o caso do meu, correcto?
O importante é a matrícula ter sido atribuída no ano corrente e ter o documento da alfandega que o comprove, ou seja, precisava de ter sido importado agora em 2018 para estar apto a receber os €400 em carregamentos este ano.

No meu caso obtive matrícula dia 14 de Dezembro e fiz a adesão dia 22 ao plano da EDP porque desconhecia que o tal crédito podia ser atribuído a carros importados, um amigo com um Leaf é que me deu a dica.


Autor do tópico
accoelho
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 482
Registado: segunda set 09, 2013 10:35 pm

Re: DB Opel Ampera +1

Mensagem por accoelho »

joaon72 Escreveu:Menu Veículo > Conforto e comodidade > Alerta de perda de potência de carga.
Não fui confirmar, mas é o que diz a pág. 94 do Manual, mais coisa menos coisa deve estar certo. ;)
É isso mesmo, ja tinha olhado para isso mas como no manual não tem descrição dessa função, ignorei.

Pena não dar pra desactivar a apitadela de inicio de carregamento.
A apitadela unicamente será util se o carro estiver na rua e houver muita luminosidade e não se consiga ver a luz no tablier.


Autor do tópico
accoelho
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 482
Registado: segunda set 09, 2013 10:35 pm

Re: DB Opel Ampera +1

Mensagem por accoelho »


paulo f silva Escreveu:Parabéns pelo Ampera.
Agora conte aí mais pormenores, tipo comprou cá ou importou voçê mesmo, etc.
Se carregar de noite como eu, e também tem quebra de carregamento de vez em quando, experimente carregar a 6Amp.
Eu também tenho o carregador original laranja, e desde que comecei a carregar a 6Amp, passo semanas sem qualquer interrupção de carga no carregamento. De longe a longe, lá acontece.
Recomendo, e eu que já não tenho mais garantia é uma maneira de poupar o material, pois o meu já leva muito uso.
Abraço e boa sorte.
Comprei num stand, que importou o veiculo e outros iguais.
E pouco percebem do carro, inclusive na descrição tinham; sensor de chuva, farois nevoeiro,etc
Como sabemos não tem nada disto...

Este é indiferente nos Amp, acho que ate gosta mais quando esta a ser alimentado pelo off-grid.
Ate quando faz a comutação edp/off-grid não se passa nada.
Ainda está em garantia pelos anos e km.

Avatar do Utilizador

PetrolEd
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 76
Registado: quarta nov 22, 2017 10:06 am
Localização: Lisboa
Contacto:

Re: DB Opel Ampera +1

Mensagem por PetrolEd »

accoelho Escreveu: domingo mar 25, 2018 10:03 am Pena não dar pra desactivar a apitadela de inicio de carregamento.
A apitadela unicamente será util se o carro estiver na rua e houver muita luminosidade e não se consiga ver a luz no tablier.
Não dá para desactivar, mas se ligares o cabo ao carro e aguardares algum tempo (2 a 3 minutos) e depois ligares o carregador à corrente o carro não apita.

Dá jeito quando é tarde e não se quer acordar os vizinhos.


Autor do tópico
accoelho
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 482
Registado: segunda set 09, 2013 10:35 pm

Re: DB Opel Ampera +1

Mensagem por accoelho »


PetrolEd Escreveu:Não dá para desactivar, mas se ligares o cabo ao carro e aguardares algum tempo (2 a 3 minutos) e depois ligares o carregador à corrente o carro não apita.
Vou experimentar, depois vou feedback.
Dá jeito quando é tarde e não se quer acordar os vizinhos.
Se é tarde da pra ver a luzinha e não devemos encomodar os outros, vizinhos, etc

Eu como tenho um sono leve, sou coelho, estou sempre a alerta, qualquer coisa dou por ela.
Sou assim e não gosto de incomodar os outros, mesmo com estas coisas banais.

Avatar do Utilizador

joaon72
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 48
Registado: quinta dez 14, 2017 11:47 pm
Localização: Lisboa

Re: DB Opel Ampera +1

Mensagem por joaon72 »

PetrolED Escreveu: sábado mar 24, 2018 12:42 pm O importante é a matrícula ter sido atribuída no ano corrente e ter o documento da alfandega que o comprove, ou seja, precisava de ter sido importado agora em 2018 para estar apto a receber os €400 em carregamentos este ano.
Pois isso é que me lixou, o meu foi matriculado nos idos de 2015... mas só está na minha mão desde Novembro de 2017. Paciência...
Obrigado por confirmares.


Autor do tópico
accoelho
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 482
Registado: segunda set 09, 2013 10:35 pm

Re: DB Opel Ampera +1

Mensagem por accoelho »

Ontem foi a primeira viagem laboral,
Tinha 55km de autonomia, fez os 59.5km e diz que ainda dava pra mais 14km.
Pus a carga, 1 hora depois dispara o diferencial no quadro eléctrico da casa.
O evse tava com os vermelhos a piscar e assim continua, ja exprimentei noutras tomadas e em outras casas e nada.
Nota-se que ele esta sempre a reiniciar e fica com os vermelhos a piscar.

Por isso hoje ja fez uns km a queimar gasolina.
Irei contactar o stand que me vendeu o ampera e deu 1 ano de garantia.

Contudo, ja tinha ideia de comprar um evse que permiti-se os 16A ajustáveis.
Aqui a questão é se compro feito ou se faço um, peço ajuda aos que ja passaram por isto.
Dos feitos e dos para fazer o que aconselharam?Imagem

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: DB Opel Ampera +1

Mensagem por serges »

Está na garantia leva quanto antes a autoindustrial o carregador!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

PetrolEd
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 76
Registado: quarta nov 22, 2017 10:06 am
Localização: Lisboa
Contacto:

Re: DB Opel Ampera +1

Mensagem por PetrolEd »

Vocês têm mesmo o pé-leve :lol: O meu dá-me estimativa de 58km e faz pouco mais de 60, o meu melhor até agora foram os 69 em ritmo de passeio :oops:

Em relação ao carregador, se está na garantia vai trocar, marca já oficina para tratar disso. Foi o que fiz com o meu (e muitos outros membros do fórum) e acaba-se essa chatice. Com o novo carregador ainda não tive qualquer problema.

Em relação ao EVSE regulável, eu também tinha ideia de arranjar um que desse 10 ou 16A, mas os 10A são mais que suficientes para a carga completa durante a noite e ainda só tive uma situação em que tinha dado jeito ter um carregador a 16A num fim-de-semana. A verdade é que o que gastei em gasolina nessa ocasião (menos de €1) e a perda de eficiência entre os 10 e 16A ser tão baixa (pelos dados partilhados no gm-volt.com) não me justifica o investimento. Ao fim de 5 anos ainda não tinha pago metade do EVSE.

Agora tudo depende do uso.


Autor do tópico
accoelho
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 482
Registado: segunda set 09, 2013 10:35 pm

Re: DB Opel Ampera +1

Mensagem por accoelho »

Tinha a ideia de levar o carro a oficina pra um chek-up/revisão.
Tou na zona centro torna-se mais complicado, qual o concessionário onde costumam ir?


Paulo Mendez
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 70
Registado: sexta jan 14, 2011 3:31 pm

Re: DB Opel Ampera +1

Mensagem por Paulo Mendez »

Do que tenho lido no grupo do Face faz uma cruz de todo o tamanho no porto.
Tens 2 em Lisboa, Alfragide e Rato.
Verifica os líquidos de refrigeração, se te parece mais baixo vai ao Rato, eles atestaram e deram-me o restante, mais a mais li aqui algures que o preço é mais em conta, apesar de já ter lido opiniões positivas no de Alfragide. O check custa-te cerca de 30euros.

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: DB Opel Ampera +1

Mensagem por serges »

Ora nem mais, passa na Autoindustrial pois o que poupas na mesma gastas na viagem mas bastante mais bem servido!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Responder

Voltar para “Automóveis”