Produção energia com painéis foto voltaicos

Responder

Autor do tópico
Nunoli
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: sexta mai 11, 2018 12:07 am

Produção energia com painéis foto voltaicos

Mensagem por Nunoli »

Boa noite caros membros!
Preciso de uma ajuda num sistema que estou a pensar fazer e se me conseguirem ajudar ficava muito agradecido.
Então a minha ideia era utilizar uns painéis solares, baterias e conversor para alimentar uma resistência de 2000w de um cilindro para aquecer água.
Gostaria de saber qual material vou ter que utilizar para concluir este projecto?
Desde já muito obrigado.


apmendes
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 93
Registado: terça mai 03, 2016 10:33 am

Re: Produção energia com painéis foto voltaicos

Mensagem por apmendes »

Para essa potência tens de ter painéis que te dêem no mínimo 3000W, porque eles nunca produzem a totalidade para que estão indicados. Ligares essa potência a baterias durante a noite vai-te sair caro só em baterias, pois é um artigo ainda carote e tem de estar sobredimensionado, porque se gastares muita água á noite, vai passar algumas horas a descarregar as baterias.
Monetariamente não sei se compensa, mas sem dares mais dados sobre o que efetivamente queres fazer e qual a finalidade não te poderei ajudar muito mais.


microbrain
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 32
Registado: segunda jun 04, 2012 12:23 pm

Re: Produção energia com painéis foto voltaicos

Mensagem por microbrain »

Aquecer agua sempre foi mais barato e eficaz com paineis solar termicos..

Enviado do meu ALP-L09 através do Tapatalk


Avatar do Utilizador

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1887
Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Produção energia com painéis foto voltaicos

Mensagem por rocker_pt »

Aquecer agua é sem dúvida mais eficaz com solares térmicos, mas aquecer com fotovoltaicos tem outras vantagens
- facilidade de instalação de paines fotovoltaicos, pois é mais facil/barato passar fio flexivel para o telhado que 2 canos para o telhado no caso de muitas curvas/cantos em L.
- Outra vantagem é que os paineis fotovoltaicos são mais leves do que paineis solares de termossifão com deposito de 200/300kg (mas pode optar por circulação forçada e fica um peso igual)
- fotovoltaico fica disponivel para gerar eletricidade para a casa após a agua ficar quentinha

Mas claro que é necessario ter grande potencia instalada de fotovoltaico como disse o apmendes

o Habitual é aquecer agua com painel solar por alguma razão deve ser. A parte chata é que depois de aquecer o deposito de 200/300 litros, não se consegue obter mais proveito com o painel solar, enquanto que o fotovoltaico ainda se pode der energia à maquina louça/roupa ou fazer o assado do almoço, se as cargas forem bem escalonadas no tempo.

Quanto a custos não sei
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!

Avatar do Utilizador

t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: Produção energia com painéis foto voltaicos

Mensagem por t3lmo »

Não compensa o investimento.
Melhor opção é um AQS normal (TS ou CF) com aquecimento de contingência por resistência em tarifa bi-horária.
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km


duke86
Membro
Membro
Mensagens: 21
Registado: segunda set 25, 2017 1:58 pm

Re: Produção energia com painéis foto voltaicos

Mensagem por duke86 »

não ha nenhum equipamento que possa gerir de certa forma onde a energia do painel é consumida?

a ideia seria ter os paineis a injectar na casa, sem que estivesse a aquecer a agua do cilindro.

quando a produção fosse superior e estivesses prestes a injectar na rede, ai passavas a injectar essa produção na tomada do cilindro aproveitando ao máximo.


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Produção energia com painéis foto voltaicos

Mensagem por jmlflorencio »

rocker_pt Escreveu:(...)
o Habitual é aquecer agua com painel solar por alguma razão deve ser. (...)
Rocker_pt, de certeza que não é porque antigamente os painéis fotovoltaicos custavam uma fortuna? (É uma pergunta honesta, não sei mesmo)...

É que eu concordo na parte das vantagens do fotovoltaico, e só não implementei ainda uma solução desse género porque a habitação não é compatível...
t3lmo Escreveu:Não compensa o investimento.
Melhor opção é um AQS normal (TS ou CF) com aquecimento de contingência por resistência em tarifa bi-horária.
Isso nao vai logo para milhares de euros? Concordo que com baterias não compensa, mas um sistema simples não sei se não será mesmo a melhor opção:

- Se a casa já tiver termoacumulador esse investimento está feito;
- Instalação mais simples, como já foi referido;
- Se os banhos forem de manhã, o cilindro trabalha nas horas de 'pico solar';
- Um sistema de autoconsumo com 100% de aproveitamento tem uma rentabilidade brutal...
duke86 Escreveu:não ha nenhum equipamento que possa gerir de certa forma onde a energia do painel é consumida?
(...)
Há. Mas custam centenas de euros (pelo menos assim era da última vez que vi). E o tempo que vai levar a amortizar o investimento é enorme...

Avatar do Utilizador

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1887
Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Produção energia com painéis foto voltaicos

Mensagem por rocker_pt »

Após todos os posts imaginem se funcionará este esquema:
- painel fotovoltaico de 3000W (apmendes)---> considerando que no inverno consiga gerar média de 1500W durante 6 horas (com a habitual curva solar)
- termoacumulador eletrico com resistencia de 1500W, associado a interrutor horario para funcionar das 10H às 12 horas, todos os dias
- das 12 às 14 enquanto se almoça - Aquecedor eletrico 1500W para aquecer a sala de jantar
- das 14 às 16h Maquina de louça/roupa após o almoço (se necessario)
- das 16h00 17h00 - Aquecedor só de 1000W para aproveitar o resto de energia gerada

É um um sistema de autoconsumo com 100% de aproveitamento tem uma rentabilidade brutal... (jmlflorencio)
Com preços de fotovoltaicos sempre a descer devem ficar mais em conta do que paineis solares que só servem para aquecer agua
Se o termoacumulador for dos grandes é possivel que a agua quente chegue até ao próximo ciclo solar
Funcionará bem nos dias de sol. Aquecimento ambiente e de aguas só com o solar! Mais sustentavel não há
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Produção energia com painéis foto voltaicos

Mensagem por jmlflorencio »

Acho esse cenário muito optimista...

- não se pode (legalmente) instalar 3000W, o máximo são 1500W;
- a produção, especialmente no inverno, será muito variável. Haverá dias em que não compensa meter as máquinas (ou qualquer outra coisa) nesse horário;
- 1000W às 17:00 no inverno, parece-me impossível (já é de noite, ou quase);

No fundo, as contas não se podem fazer 'em média'. Vai haver alturas em que a produção não chega, e outras em que se oferece à EDP. É inevitável. Para as contas 'em média' serem válidas, já tínhamos que ter baterias. E aí a rentabilidade esfuma-se...


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Produção energia com painéis foto voltaicos

Mensagem por Quintas2 »

jmlflorencio Escreveu: segunda mai 14, 2018 6:38 am Acho esse cenário muito optimista...

- não se pode (legalmente) instalar 3000W, o máximo são 1500W;
- a produção, especialmente no inverno, será muito variável. Haverá dias em que não compensa meter as máquinas (ou qualquer outra coisa) nesse horário;
- 1000W às 17:00 no inverno, parece-me impossível (já é de noite, ou quase);

No fundo, as contas não se podem fazer 'em média'. Vai haver alturas em que a produção não chega, e outras em que se oferece à EDP. É inevitável. Para as contas 'em média' serem válidas, já tínhamos que ter baterias. E aí a rentabilidade esfuma-se...
Também acho otimista. Além disso baseia-se em usar um monte de excedente em aquecimento ambiente. E de verão? Num bom dia de primavera/verão 3000Wp podem gerar 20kW. É muita fruta para consumir sem baterias.

Mas podem ser legalmente instalados, até ao dobro da potência de ligação à rede, se bem me lembro. Já não basta é a MCP, é preciso Registo, certificado de exploração, etc..
Cumprimentos,
Quintas2


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Produção energia com painéis foto voltaicos

Mensagem por jmlflorencio »

Sim, eu estava a referir-me à maneira mais fácil. Obrigado Quintas2 ;-)

Responder

Voltar para “Energia Solar”