Aquisição de um carro elétrico.

Local ideal, para colocar dúvidas sobre Mota e/ou Carro Eléctrica/o
Responder

Autor do tópico
tiagofmb
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: sábado mai 12, 2018 3:15 pm

Aquisição de um carro elétrico.

Mensagem por tiagofmb »

Boa tarde,
Vivo actualmente na zona do montijo mas brevemente irei para a zona de benavente e vivo actualmente com a minha companheira que, para ir para o trabalho, desloca-se até à infante santo (lisboa). Até aqui tudo ok, pois os transportes públicos dão conta do recado.
Esta semana ao irmos a lisboa, reparámos que existem bastantes renault zoe e nissan leaf e começámos a olhar para o cenário de outra maneira e tenho algumas dúvidas que, mesmo tendo corrido este fórum sem me ter registado, ainda existem.

O carro será essencialmente para ir de benavente a infante santo (lisboa), ou seja, ida e volta fica à volta de 150-170km.
Vimos em sites de stands e existem muitos zoe a não custar sequer 11-12mil eur.
Como funciona neste caso as baterias? Quanto desgaste apresentos? São de aluguer? São de aquisição?
Se são de aluguer, quanto fica em média?
Se são de aquisição, quanto custa?
Qual o real valor em nossa casa para carregar o veículo, representa mesmo os tais 1,5eur por 100km? E os postos mobi-e têm o mesmo valor?

Embora tenha lido algumas coisas, sou completamente nabo neste assunto, gostaria de saber a vossa opinião, pois para viagens grandes, continuarei com um leon 1.9tdi, este carro que ponderamos adquirir será um carro a acrescentar, não será qualquer tipo de troca.

Se disse algo que não perceberam, peço esculpa, pois ainda não conheço os termos ainda.


Obrigado. ;)

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Aquisição de um carro elétrico.

Mensagem por serges »

Bem vamos por parte com esses kms pode um veiculo electrico cumprir assim como um electrico com extensor a combustão, tal como o ampera e Outlander...

Agora o exemplo que deu atenção ao aluguer o que poupa na electricidade gasta no aluguer das baterias e atenção aos kms são limitados, o reverso da moeda não tem de se preocupar com a bateria pois eles trocam caso haja perda de capacidade faz parte do acordo.

A minha sugetsão leaf o 2.0 mais descansado de autonomia ou o leaf de 30kw com menos capacidade...

Custos tudo depende do valor que paga ao fornecedor de energia, se tiver bi horario etc etc, no caso do meu ampera eu gasto em media 10kwh ou mais caso haja refrigeração, o que multiplica pelo valor que paga por unidade...

Os postos mobie ainda não se paga há de ser para breve, não sabemos o quanto, atenção a rede mobie encontra se degradada e em restruturação, lenta...

Agora é analisar, costuma se beber cafe em oeiras as sextas a noite na marina, ao que se quiseres beber um cafe ou uma imperial e falar um pouco com a malta, pode ajudar a esclarecer.

VAi questionando... obrigado
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

zeuz
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1231
Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am

Re: Aquisição de um carro elétrico.

Mensagem por zeuz »


tiagofmb Escreveu: O carro será essencialmente para ir de benavente a infante santo (lisboa), ou seja, ida e volta fica à volta de 150-170km.
Uma vez que a rede Mobi.e está longe de ser confiável, fora a possibilidade de os postos na zona onde trabalha estarem ocupados, é aconselhável escolher um VE que seja capaz de fazer esses quilómetros com uma só carga.

Isto significa que as vossas opções passam por:

* Nissan Leaf 30kWh
* Nissan Leaf 40kWh (novo modelo)
* Hyundai iOnic
* BMW i3 94H
* Renault Zoe 40kWh

Os restantes VE's - puramente eléctricos, entendasse - não serão capazes de alcançar os +150km de autonomia ou terão dificuldade em alcançar esse valor.

P.S.:
O posto de carregamento no fórum Montijo foi novamente activado e podesse considerar um posto de confiança pois, caso esteja avariado, certamente que será possível usar uma das tomadas que há no exterior do centro comercial. Ou seja, caso só possam optar por um VE que não esteja na lista que indiquei, poderão considerar a possibilidade de parar por 30min a 1h no centro comercial para carregar o suficiente para chegar a casa.
tiagofmb Escreveu: Vimos em sites de stands e existem muitos zoe a não custar sequer 11-12mil eur.
São modelos com a bateria de 24kWh e, muito provavelmente, com aluguer de bateria. Será difícil fazer +150km com uma só carga.
tiagofmb Escreveu: Como funciona neste caso as baterias? Quanto desgaste apresentos? São de aluguer? São de aquisição?
Não existe uma fórmula empírica para saber a degradação da bateria de tracção de um VE. A degradação vai depender do tipo de uso que o carro teve e do clima a que esteve sujeito.
tiagofmb Escreveu: Se são de aluguer, quanto fica em média?
Salvo erro, começa nos 49€+IVA/mês para 7500km/ano.




P.S.:
Tenham em atenção que só os VE 100% eléctricos são passíveis de receber, a troco de 12€/ano, o dístico de estacionamento livre nas zonas regulamentadas pela EMEL.

Sent from my X5 using Tapatalk

Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC '12 (10/2017 - )


mafgod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 226
Registado: segunda nov 13, 2006 6:23 pm

Re: Aquisição de um carro elétrico.

Mensagem por mafgod »

Passe tambem pelo forum nissanleafpt.

Para esses kms diários, sem possibilidade de carga no local de trabalho, aconselho o Leaf30 ou Leaf40 (ioniq tb é uma boa opção, zoe é de evitar por n+1 razões).
Consegues na casa dos 22.000€o Leaf30 com uns 2 anos e o Leaf40 a partir de 30.000€ usados (a partir de agosto).
É fazer as contas, por vezes dando um pouco mais agora compensará a médio prazo mais rapidamente.
Se comprar o Leaf40, o Seat pouco ou nada andará :-)

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Aquisição de um carro elétrico.

Mensagem por serges »

POis vou meter a colher envenenada que é o caso do ampera por volta dos 15.000€ consegues resolver a coisa mas equaciona todas as hipoteses!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Erbium
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 203
Registado: domingo set 09, 2007 7:59 pm
Localização: Margem sul

Re: Aquisição de um carro elétrico.

Mensagem por Erbium »

serges Escreveu:POis vou meter a colher envenenada que é o caso do ampera por volta dos 15.000€ consegues resolver a coisa mas equaciona todas as hipoteses!
Mas o ampera não faz 1,5€/100! Mais que isso custa 1 litro de gasolina...



Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Aquisição de um carro elétrico.

Mensagem por serges »

Bem... 1.5€ aos 100km e um carro a gasolina normal faz quanto aos 100?!?

Acho que não percebeste o que eu escrevi...

Eu também não devo ter percebido o mesmo loool
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

zeuz
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1231
Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am

Re: Aquisição de um carro elétrico.

Mensagem por zeuz »

serges Escreveu: terça mai 15, 2018 4:10 pm POis vou meter a colher envenenada que é o caso do ampera por volta dos 15.000€ consegues resolver a coisa mas equaciona todas as hipoteses!
@serges,

O Ampera traria paz de espírito em relação ao carregamento, mas no máximo apenas conseguiriam fazer metade do percurso ida-volta em modo EV. Nos restantes 75km a 85km iria consumir ~5 litros de gasolina (assumindo um consumo médio de +5L/100km). Somando o custo dos dois consumos arrisco a dizer que seria semelhante ao custo de usarem o carro actual...

E mesmo que conseguissem carregar num posto da Mobi.e na zona do local de trabalho, portanto fariam todo o trajecto de ida-volta em modo EV, ainda assim teria que pagar estacionamento, pois a EMEL só atribuí dístico a veículos totalmente eléctricos (BEV).
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC '12 (10/2017 - )

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Aquisição de um carro elétrico.

Mensagem por serges »

Exactamente daí ter dito meter a colher envenenada...

Deixa ver cada caso é um caso e pelo que escreve é como tu dizes...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Autor do tópico
tiagofmb
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: sábado mai 12, 2018 3:15 pm

Re: Aquisição de um carro elétrico.

Mensagem por tiagofmb »

Boa noite,
Antes demais peço desculpa, pois não recebi a notificação de que o meu post tinha ficado activo.
Após ler todas as vossas experiências partilhadas, daríamos preferência a um VE 100%.
Como "toda a gente" se queixa do zoe, vamos tirá-lo da equação. Também evitaria pagar mais de 20mil eur por um carro, embora saiba das vantagens.
O leaf30 tem uma autonomia a roçar os quantos km?
Obrigado pela vossa ajuda! :)

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Aquisição de um carro elétrico.

Mensagem por serges »

O leaf 30Kw do que leio pouco mais dos 200kms "reais" mas depende do pé...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Autor do tópico
tiagofmb
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: sábado mai 12, 2018 3:15 pm

Re: Aquisição de um carro elétrico.

Mensagem por tiagofmb »

Boa noite,
Após mais umas pesquisas, ainda estou com algumas dúvidas e não encontrei bem aqui a resposta e no nissanleafpt.
O que é o SOH e o SOC? Qual deles representa a degradação da bateria?

Avatar do Utilizador

t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: Aquisição de um carro elétrico.

Mensagem por t3lmo »

SOH = State Of Health, capacidade de armazenamento de energia pela bateria (0 até 100% menos a degradação)
SOC = State of Charge, estado de carga da bateria (0 até 100%)
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Aquisição de um carro elétrico.

Mensagem por Freddy_krueger »

Cá vai mais um colherada de um recém empossado Leaf 2 40kwh:

Paece-me da minha muito pouco experiência com VE's, que o leaf 30kwh será uma opção no limite, e que dependendo da degradação de bateria, poderá não ser solução "sem carregamento" intermédio a não ser com pé (muito) leve... e mesmo assim, poderá não ser durante muito tempo (again, degradação de bateria com o tempo)....

Penso que para esse percurso só mesmo um leaf 2 40kwh ou eventualmente um ioniq que também (tanto quanto li, pelo menos) poderia dar pois parece-me mais eficiente energicamente falando... ambos como falado em posts acima a rondar os 30KEUR.

Mas isto só da minha experiência pessoal (são só 1700kms em cima em VE) e no caso do ioniq de leituras várias
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E

Responder

Voltar para “Procura veículo eléctrico mas tem dúvidas? Coloque-as aqui”