AQUECIMENTO CENTRAL AJUDA

No fórum geral debatem-se temas sobre as energias renováveis e alternativeis que não se encaixem nos restantes sub fóruns.
Também serve para discutir formas de melhorar a eficiência energética.
Responder

Autor do tópico
xixo22
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: sexta abr 06, 2018 1:27 am

AQUECIMENTO CENTRAL AJUDA

Mensagem por xixo22 »

boas adoro uma bricolage mas não sou muito entendido no que toca aquecimento central, quero aplicar um sistema de aquecimento la em casa, e preciso de ajuda que material preciso para aplicar um sistema de aquecimento central ao meu aquecimento sanitário la de casa, deixo aqui uma imagem ilustrativa de como é la em casa e da minha ideia. todas as dicas são muito bem-vindas
Anexos
esquema  AQC.png


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: AQUECIMENTO CENTRAL AJUDA

Mensagem por jmlflorencio »

Também não percebo muito disso... Mas dá para ver que falta aí um vaso de expansão (normalmente 'antes' da bomba de circulação), e uma válvula misturadora para regulação da temperatura (que misture a agua quente com a que vem 'fria' do circuito)...

Atenção que cada elemento dos radiadores pode ter uma potência de 200W (depende da temperatura da aguá e temperatura ambiente, pressão no circuito, etc)... Qual é a potência da fonte de calor? E de que tipo é?

;-)

Edit: estive a ver melhor a figura, e como está não daria nunca. Os circuitos de águas quentes sanitárias e de aquecimento central têm que estar separados. Isto é, ligados em pararelo (em vez de em série, como estão agora).


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: AQUECIMENTO CENTRAL AJUDA

Mensagem por Quintas2 »

Estou na mesma posição do jmlflorencio, não percebo muito mas vou basear-me no que sei(?)/tenho.

Primeiro, não entendi bem. A água fria é aquecida e armazenada no termoacumulador para depois ser consumida, é isso? Sem bombagem, funciona tudo por gravidade?
Ou a água é aquecida e circula num permutador de calor dentro do termoacumulador e aquece assim a água sanitária?
Qual o objetico do termostato a 40ºC?
Qual o objetivo do segundo termoacumulador?

Segundo, também concordo com o jmlflorencio, penso que deves mesmo assegurar-te que a potência do fogão chega para o que queres aquecer e que os circuitos devem ser em paralelo mas, mais do que isso serem independentes e, para isso, o teu fogão pode não estar preparado.
Se a água é aquecida e vai direta para consumo, não deves misturá-la com a que vai aquecer os radiadores. Esta é uma água "suja".
Se funciona com permutador de calor deves considerar dois circuitos em paralelo pelo princípio de que se dá primazia sempre ao aquecimento de água para consumo; a casa pode ficar um pouco mais fria, mas os banhos não devem ser prejudicados. Ou seja, instalas mecanismos de controlo que, enquanto a água sanitária não aqueceu o suficiente, a casa não aquece. Será para esse efeito o termostato a 40ºC?

Claro que podes simplificar e usar tudo em série como tens no esquema mas aí lembra-te que tens que parar de aquecer a água sanitária a dada altura e continuar a aquecer a casa. Podes pôr uma válvula termostática à entrada do termoacumulador.
Cumprimentos,
Quintas2


Autor do tópico
xixo22
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: sexta abr 06, 2018 1:27 am

Re: AQUECIMENTO CENTRAL AJUDA

Mensagem por xixo22 »

muito obrigado pelas dicas. (quintas2) sim a agua fria funciona por gravidade. desse do tanque e passa pelo fogão aquece e fica armazenada no termoacumulador para agua sanitárias wc e cozinha. é uma casa antiga e eu pretendo fazer obras para melhorar a qualidade de vida dos meus pais. minha ideia seria aproveitar e fazer um sistema de aquecimento central.


Autor do tópico
xixo22
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: sexta abr 06, 2018 1:27 am

Re: AQUECIMENTO CENTRAL AJUDA

Mensagem por xixo22 »

o segundo termoacumulador seria para quando não esta a ser utilizado o fogão o termoacumulador continuaria aquecer a agua. 1 para AQS O SEGUNGO PARA AQC


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: AQUECIMENTO CENTRAL AJUDA

Mensagem por jmlflorencio »

Creio que a ideia tem pernas para andar. Os fogões a lenha podem gerar muita energia, deverá ter capacidade para aquecer a casa

Mas continua a faltar aí a parte da tubagem que fecha o circuito. No aquecimento a água está constantemente em circulação, 'em circulo'.

Sobre os circuitos serem independentes ou não, creio que há equipamentos que aquecem ambos os circuitos com o mesmo permutador de calor (como neste caso). Mas aí emprega-se uma válvula que fecha o circuito do aquecimento (e desliga-se a bomba) sempre que se abre a torneira da agua quente.

Daqui a pouco vou ao PC ver se consigo trabalhar nesse esquema, e dar mais uns palpites ;-)

Sent from my Vodafone 985N using Tapatalk



jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: AQUECIMENTO CENTRAL AJUDA

Mensagem por jmlflorencio »

Então, na minha opinião, teria que ficar assim:
esquema%20%20AQC.png
A caixa com o 'T' é a tal válvula termostática, que regulará a mistura para o pretendido. Pode ser uma válvula manual, que tem que se regular a temperatura da saída da água; ou automática, que ajusta a temperatura da água mediante uma determinada temperatura ambiente desejada (sistema mais complexo)...

Poderão ser necessárias mais válvulas anti-retorno (pelo menos para quando a bomba está desligada), e são de certeza necessários os purgadores do circuito e as válvulas de segurança!!


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: AQUECIMENTO CENTRAL AJUDA

Mensagem por Quintas2 »

xixo22 Escreveu: sábado jun 09, 2018 4:59 pm o segundo termoacumulador seria para quando não esta a ser utilizado o fogão o termoacumulador continuaria aquecer a agua. 1 para AQS O SEGUNGO PARA AQC
Se bem entendi, quando "não está a ser utilizado o fogão o termoacumulador continuaria a aquecer a água" sendo o segundo termoacumulador para o AQC.

Ou seja, quando não se aquece a casa a lenha, aquece-se a eletricidade através do segundo termoacumulador, é isso? Se é isso, parece-me uma má ideia. Primeiro, porque vais precisar certamente de um termoacumulador de elevada potência para aquecer água em constante circulação, dependendo do n.º de elementos a aquecer e com os custos muito mais elevados de aquecimento a eletricidade. Depois, porque vais ter maiores perdas do que se aquecesses cada divisão diretamente com eletricidade. Finalmente, porque talvez possas adotar uma solução mais simples: prescindir do segundo termoacumulador, usar a água a circular em circuito fechado entre o fogão e os radiadores, com uma bomba e equipamento de segurança. Quando o fogão não for usado, optar por uma de duas soluções. Instalar radiadores elétricos individuais em cada divisão (deve ficar mais barato do que um segundo termoacumulador) ou instalar resistências elétricas inseridas em cada radiador a água que já vais ter para aquecer com o fogão a lenha e que vão aquecer individualmente esses radiadores, quando o fogão estiver parado.

Deverás ainda equacionar um eventual aumento de potência do contador de eletricidade e até alteração da instalação elétrica, se se justificar.

Isto se entendi bem a coisa.

Mantenho ainda a questão de ires misturar água sanitária com uma água "suja" a circular em radiadores em circuito fechado. O material de uma reservatório para água sanitária tem exigências de sanidade que não vais conseguir garantir fazendo essa água circular por radiadores que não podem garantir isso. Entre outros problemas, de possível contaminação química da água, terás certamente que prever a contaminação biológica, por exemplo por Legionella. Tenta confirmar isso com alguém que perceba, mas estas são as minhas dúvidas.
Cumprimentos,
Quintas2


Autor do tópico
xixo22
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: sexta abr 06, 2018 1:27 am

Re: AQUECIMENTO CENTRAL AJUDA

Mensagem por xixo22 »

quintas2) sim era isso mas ex capas de ter razão. esquece vou fazer uma serpentina em cobre para aplicar no fogão a lenha separado da agua sanitária. assim fica o AQS E O AQC separados individuais
Anexos
Sem Título.png
Sem Título.png (127.78 KiB) Visto 3365 vezes


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: AQUECIMENTO CENTRAL AJUDA

Mensagem por Quintas2 »

Procura aqui pelo fórum que há projetos de quem aquece a água com recuperação de calor à volta da conduta de fumos de recuperadores ou similares.

Vê também o projeto do jmlflorencio: https://www.novaenergia.net/forum/viewt ... 20&t=19795. Apesar de eu ter algumas dúvidas e de ser cedo para ele tirar conclusões, ele é sempre muito prestável aqui no fórum e podem tentar discutir e partilhar ideias/experiências.
Cumprimentos,
Quintas2

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: AQUECIMENTO CENTRAL AJUDA

Mensagem por serges »

Muito bom projecto e tem pernas para andar, segue o conselho desta malta que sabe o que faz e a sua experiencia!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Responder

Voltar para “Geral”