Aquecimento Central com termoacumuladores!!

No fórum geral debatem-se temas sobre as energias renováveis e alternativeis que não se encaixem nos restantes sub fóruns.
Também serve para discutir formas de melhorar a eficiência energética.

Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Aquecimento Central com termoacumuladores!!

Mensagem por Quintas2 »

jmlflorencio Escreveu: quinta jun 14, 2018 1:29 am A serpentina provou ser capaz de fazer a permuta de calor de forma extremamente rápida (o baixo número de elementos também ajuda).

Se tiver tempo vou alterar as ligações destes tubos de inox ao cilindro (atualmente são bichas apenas), ou pelo menos colocar um bom isolamento... Também sou capaz de colocar o outro termo acumulador a funcionar como inércia, mas com dois radiadores apenas nem valerá a pena (?)...
Testaste se, para além da permuta de calor rápida, consegue-se manter os radiadores bem quentes após algumas horas de funcionamento?

Penso que é boa ideia investires num bom isolamento térmico em todo o circuito de circulação.

Pessoalmente, penso que, se aquecias com radiadores a óleo, eletricidade portanto, é uma solução rebuscada para continuar a aquecer a eletricidade, com perdas de calor na circulação de água pelo circuito, mais equipamento a manter, etc..

Outra dúvida que tenho no esquema do teu primeiro post é teres os 2 termos em série para AQS. No verão, se te bastar um para AQS não justifica passar a água pelos 2, com maiores perdas de calor. De qualquer forma, parece que a solução final passou a ser aquecer só para AQC, independente da AQS.

Continuo a achar, como disse recentemente noutro tópico, que era preferível aquecer diretamente com radiadores elétricos ou com resistência elétrica enfiada nos radiadores a água.

No próximo inverno, em 2 dias semelhantes, poderias experimentar aquecer com este projeto e comparar com aquecer só com os radiadores elétricos, para uma mesma temperatura interior objetivo e comparar consumos de eletricidade. Fico curioso.

De qualquer forma, parabéns pela perseverança numa ideia em que acreditas e boa sorte com os resultados.
Cumprimentos,
Quintas2


Autor do tópico
jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Aquecimento Central com termoacumuladores!!

Mensagem por jmlflorencio »

Obrigado Quintas2 ;-)

Acabei por montar o circuito com o cilindro maior apenas. A casa tem menos gente, não precisaria nunca de tanto volume. Com isso, 'caiu também por terra' a parte da circulação de água entre os dois cilindros, o que veio simplificar muito a coisa.

De resto, quis concluir este pequeno projecto apenas para isso mesmo: não o deixar a meio. Usando resistências elétricas já se sabe que a poupança é nula (ou ainda se gasta mais, como alertas e bem), e só estamos a complicar o que era simples (usando radiadores eléctricos).

Mas deu-me muito gozo conseguir meter isto a funcionar (com a ajuda do pessoal), só por aí valeu a pena ;-)

Sent from my Vodafone 985N using Tapatalk


Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Aquecimento Central com termoacumuladores!!

Mensagem por serges »

Muito bem.

Parabéns pelo projecto e ainda mais pela partilha pois o orgulho de concluir o dito e ficar a funcionar é bestial!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Autor do tópico
jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Aquecimento Central com termoacumuladores!!

Mensagem por jmlflorencio »

Quintas2 Escreveu: Testaste se, para além da permuta de calor rápida, consegue-se manter os radiadores bem quentes após algumas horas de funcionamento?
(...)
Boas pessoal.

A noite passada estive na Guarda, onde tenho este projeto a funcionar, e pude fazer este teste (sugerido pelo Quintas2).

Liguei então a bomba circuladora do AQC ao fim da tarde (tinha portanto os radiadores frios), e resolvi regular a temperatura na válvula termostática para os 60° (temperatura da água que circula nos radiadores) e no cilindro para os 80° (temperatura da água que funciona como inércia, que estava nos 60°).

O sistema ficou a funcionar a noite toda, com os radiadores bem quentes, e de manhã tinha água a 80 graus no termoacumulador.

Creio que a dúvida era se os 2000W da resistência chegariam para manter a temperatura no cilindro, e verifica-se que sim (mesmo com a água a 60° nos radiadores).

De facto as contas apontavam para um consumo máximo de 2400W pelos 12 elementos do sistema, mas isso seria com uma diferença de temperatura (entre a água e o ambiente) superior e com uma pressão no circuito superior também.

Como está, chega perfeitamente (apesar de continuar a não ser uma solução ideal, ou que aconselhe sequer).

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Aquecimento Central com termoacumuladores!!

Mensagem por serges »

Parece me muito bem e consumo que tenhas verificado como está?

O tradicional seria mais elevado?
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Autor do tópico
jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Aquecimento Central com termoacumuladores!!

Mensagem por jmlflorencio »

Creio que o tradicional seria menor, ou quanto muito igual.

Isto seria mais económico se a fonte de energia fosse uma bomba de calor, como era a minha ideia inicial... Assim como está, não tem chance de poupar... ;-)

Sent from my 7045Y using Tapatalk



Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Aquecimento Central com termoacumuladores!!

Mensagem por Quintas2 »

Obrigado pelo feedback jmlflorencio. Pelo menos comprovaste que funciona e saiu das tuas mãos. Boa sorte.
Cumprimentos,
Quintas2

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Aquecimento Central com termoacumuladores!!

Mensagem por serges »

Mais nada essa é que é...

O que é feito por nós tem outro gostinho!

Parabéns pelo projecto
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Alexmlopes
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: quinta nov 29, 2018 12:54 am

Re: Aquecimento Central com termoacumuladores!!

Mensagem por Alexmlopes »

Boas, excelente ideia. Pesquisei os resultados porque tenho um sistema montado a gás e também queria substituír por eléctrico.
Pelo que percebi o termoacomulador nem precisa ser de grandes dimensões certo? Como e que o mesmo faz chegar a água aos radiadores estando estes num andar superior?
Obrigado.


Autor do tópico
jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Aquecimento Central com termoacumuladores!!

Mensagem por jmlflorencio »

Não é uma ideia tão excelente assim. Aquecer uma casa com electricidade é caro (nesta solução), e o termoacumulador terá que ser muito potente.

No meu caso serve um normal porque só tenho 12 elementos de radiador ligados no circuito (que gastariam 2400w no máximo). Se tivesse os 80 elementos originalmente montados, não havia termoacumulador que me valesse...

Foi um projecto interessante de levar a cabo, mas pouco mais que isso.

A circulação da água pelo circuito é feita através de uma bomba eléctrica, que no meu caso foi recuperada da caldeira a gasóleo (assim como o vaso de expansão).


John10
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: domingo mai 05, 2019 6:06 am

Re: Aquecimento Central com termoacumuladores!!

Mensagem por John10 »

Eu pedi um radiador aqui antes, e eu tenho usado até agora, e não houve problemas. https://www.allicdata.com/products.html


p.rodrigues
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: quarta jul 17, 2019 10:32 am

Re: Aquecimento Central com termoacumuladores!!

Mensagem por p.rodrigues »

Olá a todos.
Antes de mais dizer que não tenho qualquer experiência deste assunto, e que não serei eu a instalar/desenhar o sistema, mas apesar de ser leigo no assunto gosto de estar bem informado sobre as opções mais efecientes :).
Gostava de ter a vossa opinião no seguinte caso.
Vou recuperar uma ruina no Algarve (zona de lagos) e estou a pensar em por rodapé radiante hidraulico para aquecimento no Inverno.
Segundo li este sistema é bastante efectivo, sempre que a casa tenha bons isolamentos (pretendo usar tecnicas de aquecimento e arrefecimento passivo, onde um bom isolamento está incluido), já que precisa de pouca "agua" (+/- 12 litros por 150m2) e baixa temperatura (ex: 40ºc = +/- 44w/m instalação, 70ºc = +/- 130w/m instalação) para funcionar.
A casa apenás terá electricidade e pretendo instalar um sistema hibrido de autoconsumo com 1 painel fotovoltaico de 250W + 1 mini eolica de 1.000 W, para assim não só produzir electricidade durante as horas/dias de sol, mas também aproveitar o vento tanto de día como de noite.
A minha duvida tem a ver com o que utilizar para AQS e AQC, estando neste momento entre 2 alternativas:
- Termoacumulador (minimo Clase Energética B = 1284 kWh/ano)
- Bomba de calor ar-agua

Não tenho a menor duvida que a bomba de calor é mais economica de utilizar, no entanto como pretendo que grande parte da electricidade venha do sistema de autocomsumo, e tendo em conta o alto custo inicial vs o termoacumulador faz com que não tenha a certeza se a bomba de calor faz sentido, ou seja, se o retorno do nivestimento inicial não será apenas passado muitos anos (e.x 8-10 anos).
Qual a vossa opinião?

Algumas duvidas que tenho em relação ao AQC.
- É verdade que seja termoacumulador ou bomba de calor, têm de ter serpentina para receber de volta a agua do "circuito", ou é possivel não ter serpentina e assim a agua retornar pelo ponto de entrada de agua fria?
- Em caso de serpentina, o que circula é agua ou algum outro liquido especial/mais eficiente para aquecimento, estando neste caso perante um circuito fechado que não entra em contacto com a AQS?
- Seriam 100 litros de deposito suficiente para AQS (2-3 pessoas) e AQC?

Muito obrigado!


Autor do tópico
jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Aquecimento Central com termoacumuladores!!

Mensagem por jmlflorencio »

Boas.

- Mesmo em Lagos, fazer AQC com termoacumulador vai ficar caro. E não é lógico, mais vale meter aquecedores de resistência nas várias divisões.

- As águas sanitárias não se misturam com as do aquecimento, por isso necessitará de uma serpentina ou de um aparelho específico para o efeito (o retorno do sistema pode entrar na água fria, sim).

- A bomba de calor será sempre melhor para essa solução (se tiver potência suficiente), especialmente se optar por uma solução que funcione com temperatura mais baixa. E isto mesmo tendo o painel solar. Vai solicitar menos potência, e com isso a percentagem de autoconsumo será superior.

- creio que não se podem misturar fontes de energias diferentes, no autoconsumo. Alguém dará a certeza ;-)

Força nisso!

Responder

Voltar para “Geral”