Trifásico com injecção zero

Local para se discutir assuntos relacionados com a energia Solar Fotovoltaica
Responder

Autor do tópico
pedrosilva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: terça abr 23, 2013 9:50 pm

Trifásico com injecção zero

Mensagem por pedrosilva »

Num sistema solar pv trifásico a potência fica dividida pelas 3 fases, correcto? Se uma fase estiver a consumir mais que as outras a energia perde-se para a rede nessas outras fases e pagamos consumo na fase que está a consumir acima de 1/3 da energia que o solar pv estiver a gerar no momento.

Nos sistemas trifásicos com injecção zero será que a energia excedente é redireccionada para as outras fases ou isso não é de todo possível?

Avatar do Utilizador

Patalhetas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 552
Registado: domingo jul 12, 2009 2:10 pm
Localização: Albufeira

Re: Trifásico com injecção zero

Mensagem por Patalhetas »

“... ou isso é de todo impossível?”
Sim, em um sistema trifasico, cada fase tem o seu inversor/injector ... logo só injeta o necessário na mesma.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Nelson Patalhetas

www.micropatalhetas.tk


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Trifásico com injecção zero

Mensagem por Quintas2 »

Patalhetas Escreveu: sábado dez 22, 2018 9:52 pm “... ou isso é de todo impossível?”
Sim, em um sistema trifasico, cada fase tem o seu inversor/injector ... logo só injeta o necessário na mesma.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
:?:
Cumprimentos,
Quintas2


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Trifásico com injecção zero

Mensagem por Quintas2 »

pedrosilva Escreveu: quinta dez 20, 2018 11:49 am Num sistema solar pv trifásico a potência fica dividida pelas 3 fases, correcto? Se uma fase estiver a consumir mais que as outras a energia perde-se para a rede nessas outras fases e pagamos consumo na fase que está a consumir acima de 1/3 da energia que o solar pv estiver a gerar no momento.

Nos sistemas trifásicos com injecção zero será que a energia excedente é redireccionada para as outras fases ou isso não é de todo possível?
A injeção zero é certamente conseguida com dispositivos que divergem o excesso de produção para uma determinada carga (por ex., aquecimento de água), ou para baterias, ou por inversores acoplados a medidores de energia que limitam a produção do inversor a uma máximo autorizado de energia para exportação, máximo esse que pode ser zero.

Não conheço inversores trifásicos capazes de variar a potência distribuída para cada fase, ao longo do tempo. Só conheço inversores trifásicos com potências diferentes destinadas a cada fase de raiz, mas não conseguem variar o que vai para cada fase, ao longo do tempo.
Cumprimentos,
Quintas2


Autor do tópico
pedrosilva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: terça abr 23, 2013 9:50 pm

Re: Trifásico com injecção zero

Mensagem por pedrosilva »

Obrigado pelo esclarecimento.
Imagino que a ser desenvolvido inversor trifásico capaz de injectar 100% só numas das fases por exemplo ficaria bastanta dispendioso e com problemas de eficiência.

Avatar do Utilizador

robertojorge
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 81
Registado: sexta nov 16, 2018 12:30 pm

Re: Trifásico com injecção zero

Mensagem por robertojorge »

Boas @pedrosilva e @Quintas2 eu também ando em estudos para a instalação de fotovoltaico numa instalação trifásica e pelo que pesquisei até agora, para além do inversor capaz de injetar em cada uma das fases, é necessário um medidor capaz de dar a informação ao inversor para que fase deverá enviar a energia ou não enviar fazendo a injeção zero.
No meu caso ainda não está fechado mas em principio vou optar por Solax X3 Mic 4000 https://www.solaxpower.com/en/x3/ e um controlador / medidor Chint https://goo.gl/PxUAa5
Penso que o Solax X3-NFI faça o mesmo, mas não estou certo https://www.solaxpower.com/wp-content/u ... Manual.pdf

Mas o objectivo será conseguir com que o inversor injecte apenas o que cada fase está a pedir e no caso de excesso então injeção zero.
Abraço
RJ
Passa pelo canal de Youtube https://bit.ly/2JhCfUI


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Trifásico com injecção zero

Mensagem por Quintas2 »

robertojorge Escreveu: quarta jan 02, 2019 8:34 pm Boas @pedrosilva e @Quintas2 eu também ando em estudos para a instalação de fotovoltaico numa instalação trifásica e pelo que pesquisei até agora, para além do inversor capaz de injetar em cada uma das fases, é necessário um medidor capaz de dar a informação ao inversor para que fase deverá enviar a energia ou não enviar fazendo a injeção zero.
No meu caso ainda não está fechado mas em principio vou optar por Solax X3 Mic 4000 https://www.solaxpower.com/en/x3/ e um controlador / medidor Chint https://goo.gl/PxUAa5
Penso que o Solax X3-NFI faça o mesmo, mas não estou certo https://www.solaxpower.com/wp-content/u ... Manual.pdf

Mas o objectivo será conseguir com que o inversor injecte apenas o que cada fase está a pedir e no caso de excesso então injeção zero.
Abraço
RJ
Se o objetivo é "no caso de excesso então injeção zero", não vale a pena gastar mais dinheiro, pois vai sair mais caro impedir a injeção zero do que exportar o excedente mesmo sem ser remunerado por isso. Se o objetivo é usar o excedente, aí já há os kits que divergem o excedente para uma carga (Ex: aquecimento de água), mas seriam necessários fazê-lo nas 3 fases. Penso que o melhor é tentar concentrar os consumidores principais numa ou duas fases ligadas a painéis.

Mas fazer injeção zero ou limitar a exportação a um dado valor pré-definido já é possivel. Um medidor mede se há energia exportada em cada fase e comanda o inversor para este produzir menos, jogando com a tensão do MPPT.
https://www.efimarket.pt/circutor-cdp-0-injecao-zero
https://www.sma-sunny.com/en/sma-export ... on-system/
Cumprimentos,
Quintas2

Avatar do Utilizador

Patalhetas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 552
Registado: domingo jul 12, 2009 2:10 pm
Localização: Albufeira

Re: Trifásico com injecção zero

Mensagem por Patalhetas »

Amigos procurem informação por os victron multipus II ou versão chinesa GTIL gen2 com limitador ... todos eles controlam a energia necessária sem deixarem sair para a rede


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Nelson Patalhetas

www.micropatalhetas.tk

Avatar do Utilizador

Patalhetas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 552
Registado: domingo jul 12, 2009 2:10 pm
Localização: Albufeira

Re: Trifásico com injecção zero

Mensagem por Patalhetas »

Imagem
Trifasico com injeção 0 zero Imagem


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Nelson Patalhetas

www.micropatalhetas.tk

Avatar do Utilizador

Patalhetas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 552
Registado: domingo jul 12, 2009 2:10 pm
Localização: Albufeira

Re: Trifásico com injecção zero

Mensagem por Patalhetas »

Imagem


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Nelson Patalhetas

www.micropatalhetas.tk

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Trifásico com injecção zero

Mensagem por serges »

Com muito bom aspecto parabéns...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


accoelho
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 482
Registado: segunda set 09, 2013 10:35 pm

Re: Trifásico com injecção zero

Mensagem por accoelho »

Patalhetas Escreveu:Amigos procurem informação por os victron multipus II ou versão chinesa GTIL gen2 com limitador ... todos eles controlam a energia necessária sem deixarem sair para a rede Imagem


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
É so pena o victron não ter opção 24V.
Terei de ir pro chinoca...


Arcturo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 41
Registado: segunda dez 02, 2013 12:56 pm

Re: Trifásico com injecção zero

Mensagem por Arcturo »

Nao percebi bem a solução adoptada. O objectivo é aproveitar a energia solar ao máximo, distribuindo pelas fases com consumo? Ou é garantir que a injeccao é zero, reduzindo a potencia que se pode aproveitar dos painéis?

Avatar do Utilizador

Patalhetas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 552
Registado: domingo jul 12, 2009 2:10 pm
Localização: Albufeira

Trifásico com injecção zero

Mensagem por Patalhetas »

Arcturo Escreveu:Nao percebi bem a solução adoptada. O objectivo é aproveitar a energia solar ao máximo, distribuindo pelas fases com consumo? Ou é garantir que a injeccao é zero, reduzindo a potencia que se pode aproveitar dos painéis?
Este sistema veio rentabilizar a energia oferecida a rede, cerca de 20kw/dia
Os victron retiram da o excedente e guardam nas baterias, quando os painéis deixam ou existe necessidade suplementar vão buscar as baterias ... isto tudo sem deixar sair para a rede. Imagem


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Nelson Patalhetas

www.micropatalhetas.tk


n4rs
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 43
Registado: quarta nov 28, 2018 2:42 pm

Re: Trifásico com injecção zero

Mensagem por n4rs »


Responder

Voltar para “Solar Fotovoltaica”