Excesso de confiança nos cálculos

Responder

Autor do tópico
OnlineRah
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: sexta dez 21, 2018 11:45 am

Excesso de confiança nos cálculos

Mensagem por OnlineRah »

Boa tarde.

Ao longo do tempo (e de pesquisas) tenho verificado um excesso de zelo, ou mesmo de confiança, nos cálculos de rentabilidade dos painéis solares. Vejamos:

No meu caso particular, instalei um sistema de 1500W. Se formos optimistas, posso chegar aos 1200W de produção num excepcional dia de Sol, mas isto é apenas o pico - em média, vamos pressupôr que ao longo do dia consigo uns 800W.

O que tenho verificado para as simulações é que se contabiliza a produção total vs. consumo total, esquecendo os valores instantâneos. Por exemplo, um ciclo de lavagem da minha máquina da loiça pode consumir até 0,80kWh nas 2 horas de ciclo de lavagem mas, e esta é a nuance que não vejo em lado nenhum, ao longo do ciclo apenas 0,10kWh foram utilizados pelos motores (que consomem uns 30 ou 40W) e os restantes 0,70kWh pela resistência, que chega aos 2,4kW. Sucede então que a resistência está a consumir da rede um excedente de 1,6kW (assumindo os tais 800W) e, como tal, a poupança não terá sido a totalidade do ciclo mas apenas os tais 0,10kWh (ou, vá lá, 0,20kWh).

E o mesmo ocorre para um aquecedor, para a Bimby, para um microondas. Se o consumo instantâneo de um ou vários equipamentos exceder a produção, não há retorno, ponto. Bem que se podem produzir 8kWh por dia, que aquela máquina da loiça custou dinheiro.

Antes de comprar o sistema de produção dimensionei-o às minhas necessidades. Terei um retorno garantido, não há dúvidas. Mas a ginástica de consumos tem de ser feita a todo o momento (ligo a máquina num dia de Sol ou à noite no bihorário? ligo os aquecedores refractários à noite ou ligo-os alternadamente durante o dia? Baixo a voltagem do termoacumulador com um regulador de tensão para que consuma 1000W em vez dos 2000W?).

Segue uma amostra do Excel que me ajudou a dimensionar o sistema e o retorno que espero obter. Não fiz a aquisição por dinheiro, há preocupação ambiental. Mas não é o derradeiro maná dos céus. O retorno de 6,4 anos parte apenas do pressuposto que utilizo optimamente uma grande percentagem da energia instantânea que produzo.
Anexos
Captura de ecrã de 2019-01-03 13-16-33.png

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Excesso de confiança nos cálculos

Mensagem por serges »

Muito bom estudo, obrigado pela partilha pois é importante estes esclarecimentos...

Obrigado
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Excesso de confiança nos cálculos

Mensagem por Quintas2 »

Este é um assunto amplamente discutido aqui. Mais, são também advertidos os users em relação a esse aspeto dos picos e a não esquecer a sua análise. Aparentemente, não terás tido isso em conta.
Cumprimentos,
Quintas2


pedrosilva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: terça abr 23, 2013 9:50 pm

Re: Excesso de confiança nos cálculos

Mensagem por pedrosilva »

Essa questão está em diversos posts. Uma coisa é potência outra é energia.

Quanto ao caso concreto o mais eficiente é ter equipamentos que aceitem águas quentes (AQS) e uma bomba de calor a produzir AQS.
Também é possível e mais barato, mas menos eficiente, termoacumulador que em fora do vazio seja activado apenas quando há excesso de solar pv, ou então com duas resistências e uma delas ligadas à descarga de um módulo injecção zero que tenha essa funcionalidade de "desvio".
Eu dou-me bem com o bi-horário com fim-de-semana, o que o solar pv não produz consumo de vazio, mas depende.
Quanto a aquecedores, com o solar pv, mais vale ter um que tenha um modo de 500w sempre ligado (500wh) do que um de 2kw que liga alguns minutos até atingir a temperatura e depois desliga e faz os mesmos 500wh ou até menos prejudicando o aproveitamento da energia solar.


Paulo0o
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: quinta set 09, 2021 10:10 am

Re: Excesso de confiança nos cálculos

Mensagem por Paulo0o »

Bom dia,
Será que ainda é rentável em 2021 instalar painéis e vender à EDP?

Muito obrigado

Responder

Voltar para “Energia Solar”