Cooperativas de energia

Ensaios - Produtos/Serviços

Autor do tópico
diodo
Membro
Membro
Mensagens: 18
Registado: quarta jan 09, 2019 2:22 pm

Cooperativas de energia

Mensagem por diodo »

Olá a todos,

Esbarrei com esta cooperativa na net durante as minhas pesquisas: https://www.coopernico.org/pt
Alguém conhece? Tem bom feedback? É seguro?

Cumps


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Cooperativas de energia

Mensagem por jmlflorencio »

Recebo a newsletter deles há uns anos já, creio que serão uma organização fidedigna e uma aposta segura.

Na dúvida, bastará ligar para uma das entidades com quem tenham estabelecido os contratos de instalação dos parques solares, e logo se ficará com um feedback ;-)

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Cooperativas de energia

Mensagem por serges »

Concordo pois é um projecto, que me parece, sério e muito vantajoso para quem quer investir.
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Cooperativas de energia

Mensagem por Freddy_krueger »

Mas ninguém do NovaEnergia é mesmo cooperante, certo?!? Gostava de saber mais como é retorno do investimento... não para ter um ROI estimado mas mais para saber como tudo funciona...

Na altura vi através do portal comparativo de fornecedores de energia da ERSE... apareciam lá e acabei a ler umas coisas nos sites deles.. parecce algo muito interessante de (quanto mais não seja) apoiar.
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Cooperativas de energia

Mensagem por serges »

Sim , pouco se sabe sobre o mesmo!

só o mesmo que é colocado no site assim como a coopernico!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Cooperativas de energia

Mensagem por Freddy_krueger »

Entretanto fiz-me membro... não é por 60 eur que vou à falência...

Tenho acesso a mais coisas no site mas nada de extraordinário.
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Cooperativas de energia

Mensagem por serges »

Pois vai relatando até agora és o único assumido da NovaEnergia por lá lol!!!

Estamos em todo o lado ah ah ah!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Cooperativas de energia

Mensagem por Freddy_krueger »

OK...

Como não sei exatamente politicas da cooperativa, talvez seja melhor quando alguém tiver uma dúvida sobre algo que não veja no site para não membros, mandar PM e tentarei responder (se souber) logo que possível....

Qualquer iniciativa que seja pública partilharei com certeza :)
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Autor do tópico
diodo
Membro
Membro
Mensagens: 18
Registado: quarta jan 09, 2019 2:22 pm

Re: Cooperativas de energia

Mensagem por diodo »

Freddy_krueger como está a ser a experIência de ser membro da Coopernico?

Cumps

Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Cooperativas de energia

Mensagem por rnlcarlov »

Já sou cooperante à vários na Coopernico, e aqui em casa já temos investido em vários projectos deles. É tudo certinho e direitinho no que toca aos pagamentos do investimento. Cada ano recebe-se os juros e amortiza-se parte do capital. O prazo é longo, mas uma vez que vamos recebendo amortizações parte do dinheiro fica disponível mais rapidamente para poder reinvestir noutros projectos.


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Cooperativas de energia

Mensagem por jmlflorencio »

Tenho seguido a Coopérnico há já alguns anos também... Acho o modelo muito interessante, mas achei que quando baixaram a taxa dos 4% para 3,5% os investimentos perderam muito da sua atractividade...
Continuam a ficar esgotados quase instantaneamente?

Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Cooperativas de energia

Mensagem por rnlcarlov »

jmlflorencio Escreveu: sábado set 19, 2020 5:16 pm Tenho seguido a Coopérnico há já alguns anos também... Acho o modelo muito interessante, mas achei que quando baixaram a taxa dos 4% para 3,5% os investimentos perderam muito da sua atractividade...
Continuam a ficar esgotados quase instantaneamente?
3%, não 3,5%

Não se esgotam instantaneamente, mas não costumam demorar muito. 3% de risco muito reduzido na atual conjuntura continua a ser uma taxa interessante.


Autor do tópico
diodo
Membro
Membro
Mensagens: 18
Registado: quarta jan 09, 2019 2:22 pm

Re: Cooperativas de energia

Mensagem por diodo »

Segundo o ouvi dizer "para entrar e aplicar dinheiro é tudo muito simples, mas quando se começa a colocar questões sobre como funciona o investimento as questões começam a ser silenciosas". Por isso a minha questões sobre a experiência.

Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Cooperativas de energia

Mensagem por rnlcarlov »

Como funciona não tem muito que saber. Investimos para eles montarem as centrais e depois recebemos da energia vendida à rede (quando são instalações de microprodução) ou ao consumidor (quando é autoconsumo)


Autor do tópico
diodo
Membro
Membro
Mensagens: 18
Registado: quarta jan 09, 2019 2:22 pm

Re: Cooperativas de energia

Mensagem por diodo »

Como funciona em sei. O que me disseram é que quando se começa a fazer muitas perguntas (sobre o investimento que fizemos - questões relacionadas com a vertente financeira e técnica) as respostas são demoradas e por vezes inexistentes.

Não estou a tentar denegrir ninguém. Apenas estou a contar o que um colega que ficou sócio me contou (este é daqueles que lê tudo e gosta de estar a par das coisas). Isto já lá vai uns dois anos. Pode ter apanhado alguém com muita inércia.

Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Cooperativas de energia

Mensagem por rnlcarlov »

Apesar de ser uma cooperativa pequena, há as equipas técnicas que analisam os projectos e há a parte do apoio ao cliente. Provavelmente nem todos saberão as coisas técnicas ao pormenor, mas também não sei que questões esse colega pôs. A nível financeiro em todas as assembleias gerais são apresentados os balanços, logo parece-me bastante transparente.


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Cooperativas de energia

Mensagem por Freddy_krueger »

Pessoalmente sou cooperante não investidor. Até já ponderei investir, mas achei taxas um pouco baixas, especialmente (tanto quanto sei), não havendo uma hipótese de venda de posição a meio do investimento caso haja necessidade de fundos.
Por esta razão preferi investir (sim, já sei, tem muito mais risco) pequenos montantes na raize que permite fazer cessão de investimento (se naturalmente existirem interessados). neste momento tenho uma carteira de 6,55% brutos - 4,72% liquidos com 28% retidos pela raize taxa liberatória (acho que se chama assim)

Gosto do conceito da coopernico mas os poucos investimentos, taxa reduzida e impossibilidade (tanto quanto sei) de vender posição investida têm me feito divergir para outros lados...
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E

Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Cooperativas de energia

Mensagem por rnlcarlov »

Freddy_krueger Escreveu: sexta out 02, 2020 12:26 pm Pessoalmente sou cooperante não investidor. Até já ponderei investir, mas achei taxas um pouco baixas, especialmente (tanto quanto sei), não havendo uma hipótese de venda de posição a meio do investimento caso haja necessidade de fundos.
Por esta razão preferi investir (sim, já sei, tem muito mais risco) pequenos montantes na raize que permite fazer cessão de investimento (se naturalmente existirem interessados). neste momento tenho uma carteira de 6,55% brutos - 4,72% liquidos com 28% retidos pela raize taxa liberatória (acho que se chama assim)

Gosto do conceito da coopernico mas os poucos investimentos, taxa reduzida e impossibilidade (tanto quanto sei) de vender posição investida têm me feito divergir para outros lados...
Na realidade é possível vender a posição a outro membro em caso de necessidade. Dada a procura que os projectos têm nem deve ser muito complicado encontrar compradores.


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Cooperativas de energia

Mensagem por Freddy_krueger »

rnlcarlov Escreveu: sexta out 02, 2020 5:59 pm Na realidade é possível vender a posição a outro membro em caso de necessidade. Dada a procura que os projectos têm nem deve ser muito complicado encontrar compradores.
Pois...agora que falas acho que li isso...a coisa é que não é muito fácil de fazer... não há uma plataforma de trade destes investimentos...talvez invista algum no futuro... mas sempre valores muito reduzidos.
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E

Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Cooperativas de energia

Mensagem por rnlcarlov »

Freddy_krueger Escreveu: terça out 06, 2020 8:10 am Pois...agora que falas acho que li isso...a coisa é que não é muito fácil de fazer... não há uma plataforma de trade destes investimentos...talvez invista algum no futuro... mas sempre valores muito reduzidos.
Com a dimensão que a cooperativa tem não faz qualquer sentido uma plataforma de trade. Os nº de projectos, montantes envolvidos e nº de membros investidores não tem nada a ver como plataformas de investimento imobiliário internacional e afins. Gastar dinheiro a desenvolver uma plataforma de utilização quase nula não me parece uma boa decisão.

Responder

Voltar para “Ensaios - Produtos/Serviços”