autoconsumo trifásico


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: autoconsumo trifásico

Mensagem por Quintas2 »

A resposta da Imeon veio rápido.
Quintas2 Escreveu: domingo jan 27, 2019 3:16 pm Parece-me que o melhor que se pode conseguir é um inversor trifásico que ajuste a injeção por fase (até ao seu valor máximo nominal por fase), por forma a aproximar-se da exportação zero. Tipo este all-in-one (um faz tudo):
https://imeon-energy.com/wp-content/upl ... verter.pdf
https://imeon-energy.co.uk/type-en/smar ... per-phase/
https://imeon-energy.co.uk/accessory-en ... art-meter/

Só o inversor custa €4400. Para funcionar nesses moldes, precisa do smart meter e, muito provavelmente, das baterias, para melhor aproveitar o excesso de produção.
De facto, o excesso de produção vai para as baterias, se elas existirem, e, caso elas estejam carregadas ou não existam, para a rede, caso se queira, pois pode-se programar o inversor para injeção zero.

O mesmo fabricante disponibiliza um sistema de inversor monofásico que compensa os consumos em 3 fases (???): https://imeon-energy.co.uk/type-en/smar ... tallation/.
Vou aguardar pelos esclarecimentos que lhes pedi.
O que eles fazem é instalar um medidor trifásico que soma o total de consumos nas três fases e apenas injeta esse total numa das fases, indo o excesso da produção para baterias, caso existam. Eles assumem que o contador trifásico do distribuidor funciona como o t3lmo disse.
Cumprimentos,
Quintas2


Autor do tópico
Filipepacheco
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registado: sábado jan 19, 2019 11:42 am

Re: autoconsumo trifásico

Mensagem por Filipepacheco »

Quintas2 Escreveu: segunda jan 28, 2019 3:32 pm A resposta da Imeon veio rápido.
Quintas2 Escreveu: domingo jan 27, 2019 3:16 pm Parece-me que o melhor que se pode conseguir é um inversor trifásico que ajuste a injeção por fase (até ao seu valor máximo nominal por fase), por forma a aproximar-se da exportação zero. Tipo este all-in-one (um faz tudo):
https://imeon-energy.com/wp-content/upl ... verter.pdf
https://imeon-energy.co.uk/type-en/smar ... per-phase/
https://imeon-energy.co.uk/accessory-en ... art-meter/

Só o inversor custa €4400. Para funcionar nesses moldes, precisa do smart meter e, muito provavelmente, das baterias, para melhor aproveitar o excesso de produção.
De facto, o excesso de produção vai para as baterias, se elas existirem, e, caso elas estejam carregadas ou não existam, para a rede, caso se queira, pois pode-se programar o inversor para injeção zero.

O mesmo fabricante disponibiliza um sistema de inversor monofásico que compensa os consumos em 3 fases (???): https://imeon-energy.co.uk/type-en/smar ... tallation/.
Vou aguardar pelos esclarecimentos que lhes pedi.
O que eles fazem é instalar um medidor trifásico que soma o total de consumos nas três fases e apenas injeta esse total numa das fases, indo o excesso da produção para baterias, caso existam. Eles assumem que o contador trifásico do distribuidor funciona como o t3lmo disse.
Deve ser parecido a este sistema:
https://www.solaredge.com/sites/default ... ms_AUS.pdf


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: autoconsumo trifásico

Mensagem por Quintas2 »

Exatamente, é a mesma coisa. Só que esse teu link para a solaredge é mais esclarecedor pois diz, no princípio de funcionamento do sistema, que a produção injetada numa das fases contrabalança o consumo das fases adicionais, utilizando o contador de net metering da rede.

Tem ainda um "aviso", para se verificar com o instalador se a rede suporta net metering em relação às 3 fases de fornecimento de energia.

Mais uma vez batemos ma mesma tecla. Como funcionam os contadores?
Cumprimentos,
Quintas2


Autor do tópico
Filipepacheco
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registado: sábado jan 19, 2019 11:42 am

Re: autoconsumo trifásico

Mensagem por Filipepacheco »

Uma forma de contornar o problema de forma lowcost era ter algum mecanismo com uma serie de relés que estivesse a medir os consumos em cada fase e fosse alterando o número de microinverters ligados a cada fase conforme o consumo.


pedrosilva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: terça abr 23, 2013 9:50 pm

Re: autoconsumo trifásico

Mensagem por pedrosilva »

Quintas2 Escreveu: segunda jan 28, 2019 1:01 pm @Arcturo
Arcturo Escreveu: quinta jan 24, 2019 8:33 am Está em curso agora uma consulta pública da erse sobre o regulamento das redes inteligentes. É uma boa oportunidade de fazer comentários que corrijam esta questão. O fórum podia organizar uma resposta concertada?
Em relação ao regulamento em consulta pública, só vejo a possibilidade de comentar o

Artigo 28.º Serviço de acesso à porta série de comunicação do equipamento de medição
Nos casos em que o acesso à porta série de comunicação do equipamento de medição requeira a desselagem e a resselagem da tampa de terminais,

A mim parece-me que esses equipamentos são ilegais na medida em que contrariam o princípio de livre acesso estabelecido em regulamento europeu.


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: autoconsumo trifásico

Mensagem por Quintas2 »

pedrosilva Escreveu: terça jan 29, 2019 10:40 am
Quintas2 Escreveu: segunda jan 28, 2019 1:01 pm @Arcturo
Arcturo Escreveu: quinta jan 24, 2019 8:33 am Está em curso agora uma consulta pública da erse sobre o regulamento das redes inteligentes. É uma boa oportunidade de fazer comentários que corrijam esta questão. O fórum podia organizar uma resposta concertada?
Em relação ao regulamento em consulta pública, só vejo a possibilidade de comentar o

Artigo 28.º Serviço de acesso à porta série de comunicação do equipamento de medição
Nos casos em que o acesso à porta série de comunicação do equipamento de medição requeira a desselagem e a resselagem da tampa de terminais,

A mim parece-me que esses equipamentos são ilegais na medida em que contrariam o princípio de livre acesso estabelecido em regulamento europeu.
Podes especificar em que regulamento e página ou artigo? É que a mim, por este art.º 28.º, parece-me que não te é cortado o livre acesso: "o acesso à porta série de comunicação do equipamento de medição requeira a desselagem e a resselagem da tampa de terminais, devem os ORD BT prestar esses serviços sempre que o cliente os solicite". Tens é que pedir o acesso, o que é lógico, quando um contador pode estar numa caixa selada que dá para a rua.
Cumprimentos,
Quintas2


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: autoconsumo trifásico

Mensagem por CrOhN »

Podem sempre colocar um contador vosso em cascata com o principal. Já não precisam de acesso ao contador geral.

Enfim, é tudo uma treta de todo tamanho esta lei de auto-consumo! Veja-se as "habilidades" que é preciso fazer para contornar as politiquices deste país!

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: autoconsumo trifásico

Mensagem por serges »

CrOhN Escreveu: quinta jan 31, 2019 8:11 am Podem sempre colocar um contador vosso em cascata com o principal. Já não precisam de acesso ao contador geral.

Enfim, é tudo uma treta de todo tamanho esta lei de auto-consumo! Veja-se as "habilidades" que é preciso fazer para contornar as politiquices deste país!
Concordo a 200% é uma parvoice completa de forma que não é para todos a paciencia para contornar e cumprir...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

Patalhetas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 552
Registado: domingo jul 12, 2009 2:10 pm
Localização: Albufeira

autoconsumo trifásico

Mensagem por Patalhetas »

Deixo aqui uma foto da minha última instalação de backup fotovoltaico trifasico Imagem

Imagem


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Nelson Patalhetas

www.micropatalhetas.tk

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: autoconsumo trifásico

Mensagem por visitante1 »

Patalhetas Escreveu: sexta mar 15, 2019 1:34 pm Deixo aqui uma foto da minha última instalação de backup fotovoltaico trifasico


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Bem!! Assim vale a pena !
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: autoconsumo trifásico

Mensagem por Emanuel Couto »

Patalhetas!

Porque não abre um tópico com este magnífico projeto! ?
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

Patalhetas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 552
Registado: domingo jul 12, 2009 2:10 pm
Localização: Albufeira

Re: autoconsumo trifásico

Mensagem por Patalhetas »

Emanuel Couto Escreveu:Patalhetas!

Porque não abre um tópico com este magnífico projeto! ?
Boa noite Emanuel,
Porque muito sinceramente não tenho tempo para depois vir “alimentar” o tópico.
A abertura de um projeto aqui, pressupõe depois a sua alimentação com o esclarecimento de dúvidas e comentários ...


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Nelson Patalhetas

www.micropatalhetas.tk

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: autoconsumo trifásico

Mensagem por Emanuel Couto »

Ok, que pena... ;)

Obrigado pelo esclarecimento.
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


n4rs
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 43
Registado: quarta nov 28, 2018 2:42 pm

Re: autoconsumo trifásico

Mensagem por n4rs »

Em relação a esta questão. Tendo uma bomba de piscina trifásica, e o restante equipamento da moradia nas outras duas fases, posso injetar na minha rede interna apenas em duas das fases e mesmo assim reduzir o consumo? Na prática estaria a "comprar" à EDP apenas da terceira fase, ou seja, reduzia 2/3 do consumo relativo à bomba da piscina, sendo que para a restante casa teria a poupança idêntica em ambas as fases, correto?


joaocunharamos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: quinta jun 04, 2020 10:10 pm
Localização: Porto

Re: autoconsumo trifásico

Mensagem por joaocunharamos »

Filipepacheco Escreveu: sábado jan 19, 2019 12:36 pm (...)
O grande problema aqui é ter as 3 fases. Pelo que percebi os inversores trifásicos dividem a energia produzida igualmente pelas 3 fases e que diminui o aproveitamento porque posso ter uma fase a consumir mais que outra.
(...)
Sera que já há alguma solução que distribua a energia produzida pelas 3 fases de forma inteligente?
Caro Filipe,

desde Março de 2019, com o Decreto Lei nº 162/2019, a contagem é feita pela média (do balanço de produção e consumo) a cada 15min e das três fases, pelo que não tem de se preocupar com os desequilíbrios de potência nas fases ou com as oscilações e picos de potência dentro de cada 15min.

Espero que não tenha gasto uma fortuna.
Cumprimentos,
João Ramos


joaocunharamos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: quinta jun 04, 2020 10:10 pm
Localização: Porto

Re: autoconsumo trifásico

Mensagem por joaocunharamos »

CrOhN Escreveu: quinta jan 31, 2019 8:11 am Podem sempre colocar um contador vosso em cascata com o principal. Já não precisam de acesso ao contador geral.
Não só é possível e faz sentido como recomendo. Terá muito maior controlo e flexibilidade com uma solução externa e elas hoje em dia são muito baratas.

Não tenho grandes elogios a fazer à porta HAN dos contadores excepto se precisar de aceder ao relógio ou aos registos tarifários (algo que o medidor externo não consegue fazer).
Cumprimentos,
João Ramos

Avatar do Utilizador

t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: autoconsumo trifásico

Mensagem por t3lmo »

Sim, tenho um desses instalado (Solax X3-hybrid 5T + 2 strings de 8 painéis cada + 2 baterias de 5,8 kWh),
O funcionamento é simples, o inversor recebe a informação do consumo das 3 fases (via um comunicador que se instala no quadro geral) e quando existe produção solar (ou com armazenamento nas baterias), vai injetando a energia nas fases com maior consumo.
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km


joaocunharamos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: quinta jun 04, 2020 10:10 pm
Localização: Porto

Re: autoconsumo trifásico

Mensagem por joaocunharamos »

De qualquer modo, Morcegolas, creio que desde Março 2020 no regime de autoconsumo em Portugal o balanço é feito para cada período de 15min (quadrihorário) e para o total das 3 fases, sem importância para a distribuição entre fases. Se o objectivo fôr a maximização do proveito financeiro pode não valer a pena.

Desse modo o inversor trifásico com suporte para saída desequilibrada pode não trazer grande vantagem. Excepto talvez poder aumentar a capacidade de carga em cada uma das fases (ajuda a evitar que atinja o limite da potência contratada em cada fase ou um terço do total). Mas se não tinha esse problema antes não vejo porque vá ter agora.

Se quiser observar os consumos em casa e os desequilíbrios entre fases, foi notado recentemente no fórum que o Shelly EM 33€ e o Shelly 3EM 78€ estão em desconto até hoje ou amanhã devido ao Black Friday. https://shop.shelly.cloud
Cumprimentos,
João Ramos

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: autoconsumo trifásico

Mensagem por serges »

joaocunharamos Escreveu:De qualquer modo, Morcegolas, creio que desde Março 2020 no regime de autoconsumo em Portugal o balanço é feito para cada período de 15min (quadrihorário) e para o total das 3 fases, sem importância para a distribuição entre fases. Se o objectivo fôr a maximização do proveito financeiro pode não valer a pena.

Desse modo o inversor trifásico com suporte para saída desequilibrada pode não trazer grande vantagem. Excepto talvez poder aumentar a capacidade de carga em cada uma das fases (ajuda a evitar que atinja o limite da potência contratada em cada fase ou um terço do total). Mas se não tinha esse problema antes não vejo porque vá ter agora.

Se quiser observar os consumos em casa e os desequilíbrios entre fases, foi notado recentemente no fórum que o Shelly EM 33€ e o Shelly 3EM 78€ estão em desconto até hoje ou amanhã devido ao Black Friday. https://shop.shelly.cloud
Atenção se usarem o NIF=VAT Empresarial não pagam o IVA... Ajuda pois compensa os portes.
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: autoconsumo trifásico

Mensagem por t3lmo »

Quem instalou os meus sistemas foi a SolarImpact, recomendo.
Há 3 anos foi um auto-consumo monofásico de 500W que agora troquei por um Solax X1-hybrid + 12 painéis + 12 kWh bat.
E também nessa altura (mas nos meus pais) um auto-consumo trifásico de 1500W que agora troquei por um Solax X3-hybrid + 16 painéis + 12 kWh bat.
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km

Responder

Voltar para “Energia Solar”