Painel 260W edp solar

Local para debater sobre os projetos para autoconsumo
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
-AJMS-
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 53
Registado: quinta set 07, 2017 5:37 pm

Re: Painel 260W edp solar

Mensagem por -AJMS- »

Biod Escreveu: sexta fev 01, 2019 4:21 pm Acho que parte mais rapidamente o vidro do painel com a pressão do vento do que essa estrutura :)
Isto anda complicado para estas bandas, a Helena hoje a 15 kms daqui levantou mais uns telhados e partiu mais uns postes

Imagem
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Painel 260W edp solar

Mensagem por serges »

Então, mas correu tudo bem certo?
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
-AJMS-
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 53
Registado: quinta set 07, 2017 5:37 pm

Re: Painel 260W edp solar

Mensagem por -AJMS- »

serges Escreveu: sábado fev 02, 2019 10:25 am Então, mas correu tudo bem certo?
Está tudo ok serges, obrigado. O vento soprou muito forte mas o painel resistiu bem, mas estes exemplos das fotos provam que ninguém está livre de vir uma rajada e levar tudo por muito bem que nós fixamos os painéis.

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Painel 260W edp solar

Mensagem por serges »

Bem verdade infelizmente ele está sempre a espreita...

Assim olha mais uns tempos de produção..
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Biod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 472
Registado: segunda mai 08, 2006 12:39 am
Localização: Cascais

Re: Painel 260W edp solar

Mensagem por Biod »

essa zona tirand oestes dias de tempestade costuma ser ventosa?

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
-AJMS-
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 53
Registado: quinta set 07, 2017 5:37 pm

Re: Painel 260W edp solar

Mensagem por -AJMS- »

Maio, um mês fabuloso , desde que tenho o painel (jul2017) o mês de Maio foi o melhor mês até hoje, uma produção de 69,07kw dos quais consumi 62,83kw que originou uma poupança de 14,45€, tudo isto só com um painel.

Imagem

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Painel 260W edp solar

Mensagem por visitante1 »

Ou seja, não chegou para pagar a mensalidade certo?

900 e tal €€ por um autoconsumo com 1 painel não deixa de ser arrojado ...
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


blogmaster2003
Membro
Membro
Mensagens: 24
Registado: terça abr 30, 2019 3:31 pm

Re: Painel 260W edp solar

Mensagem por blogmaster2003 »

Daí eu estar a pensar meter 6 painéis mas fora EDP e iberdrola.
Acho que por 2000€ a coisa faz.se? Ou menos?!?

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
-AJMS-
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 53
Registado: quinta set 07, 2017 5:37 pm

Re: Painel 260W edp solar

Mensagem por -AJMS- »

visitante1 Escreveu: sábado jun 01, 2019 12:13 pm Ou seja, não chegou para pagar a mensalidade certo?

900 e tal €€ por um autoconsumo com 1 painel não deixa de ser arrojado ...
Não existe nenhum sistema de autoconsumo sem baterias que consiga pagar a totalidade da mensalidade da conta de electricidade, sim 900€ é arrojado mas consciente de que em 8 anos está tudo pago, tendo em conta que painel e inversor têm 10 anos de garantia será sempre um investimento sem risco. Apesar da factura da luz ter reduzido bem mais mensalmente do que o valor do painel produz, mas isso não sei explicar a razão ,mas a troca de contador poderia ser uma delas mas não tenho como provar.
Chegaram-me a questionar porque não colocar 2 paineis em vez de 1 rotativo, no meu caso seria pior, não necessito de picos muito alem do 250w durante o dia, necessito é esse valor o mais tempo possível, e 2 paines edp ficava em 1440€ , assim gastei 900 e a recuperação será mais rápida no meu caso e injecto muito menos na rede.
Última edição por -AJMS- em sábado jun 01, 2019 3:15 pm, editado 2 vezes no total.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
-AJMS-
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 53
Registado: quinta set 07, 2017 5:37 pm

Re: Painel 260W edp solar

Mensagem por -AJMS- »

blogmaster2003 Escreveu: sábado jun 01, 2019 3:00 pm Daí eu estar a pensar meter 6 painéis mas fora EDP e iberdrola.
Acho que por 2000€ a coisa faz.se? Ou menos?!?
Colocar 6 paineis só se fizer bem as contas, não interessa produzir muito se depois não consome o que produz, eu se tivesse 2 paineis edp já ficava a perder bastante, nem em 10 anos recuperava o investimento, por isso cada caso é um caso e deve ser bem analisado antes de avançar. 6 paineis têm a capacidade de estar a produzir 1.5kw instantâneos com bom sol, para consumir isso terá de ter em conta se entre as 10 ...11h até às 17h... mais ou menos tem esse consumo instantâneo a maior parte das vezes, só assim poderá compensar.


blogmaster2003
Membro
Membro
Mensagens: 24
Registado: terça abr 30, 2019 3:31 pm

Re: Painel 260W edp solar

Mensagem por blogmaster2003 »

É uma questão de programação. Máquinas todas são programáveis. Lavar loiça secar roupa, lavar roupa, etc... E em especial o ar condicionado, que tenho por toda a casa. E sim serão 6, com diferentes ângulos, para aproveitar o máximo de tempo. Sem um pico mas por mais tempo.


jpmp24
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 65
Registado: domingo abr 14, 2019 4:06 pm

Re: Painel 260W edp solar

Mensagem por jpmp24 »

Porque optou pela EDP se existem outros prestadores de serviços muito mais em conta?

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Painel 260W edp solar

Mensagem por visitante1 »

Porque sabem muito pouco de energia solar fotovoltaica, um painel de 260wp está maioritariamente durante a média do ano a fazer mais peso que produzir energia.

Basta ver as características do mesmo nas diferentes condições de radiação, calor etc..
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Painel 260W edp solar

Mensagem por visitante1 »

Mas também é certo que ninguém nasce ensinado e ninguém aprende com os erros dos outros...
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Painel 260W edp solar

Mensagem por visitante1 »

-AJMS- Escreveu: sábado jun 01, 2019 3:03 pm
visitante1 Escreveu: sábado jun 01, 2019 12:13 pm Ou seja, não chegou para pagar a mensalidade certo?

900 e tal €€ por um autoconsumo com 1 painel não deixa de ser arrojado ...
Não existe nenhum sistema de autoconsumo sem baterias que consiga pagar a totalidade da mensalidade da conta de electricidade, sim 900€ é arrojado mas consciente de que em 8 anos está tudo pago, tendo em conta que painel e inversor têm 10 anos de garantia será sempre um investimento sem risco. Apesar da factura da luz ter reduzido bem mais mensalmente do que o valor do painel produz, mas isso não sei explicar a razão ,mas a troca de contador poderia ser uma delas mas não tenho como provar.
Chegaram-me a questionar porque não colocar 2 paineis em vez de 1 rotativo, no meu caso seria pior, não necessito de picos muito alem do 250w durante o dia, necessito é esse valor o mais tempo possível, e 2 paines edp ficava em 1440€ , assim gastei 900 e a recuperação será mais rápida no meu caso e injecto muito menos na rede.
2 questões, um painel de 260wp nunca dará 250w a não ser num curto período de tempo em condições excelentes de radiação/temperatura.

2 painéis + inversor etc custam actualmente no máximo dos máximos 600 paus, aliás já é um preço inflacionado até ...nunca 1400, só mesmo nesses chulos que te venderam. Aliás eles fazem essas campanhas para que a substituição do contador lhes saia a custo zero. O parolo paga (não me estou a dirigir especificamente a ti e por isso não intérpretes mal a frase).
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
-AJMS-
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 53
Registado: quinta set 07, 2017 5:37 pm

Re: Painel 260W edp solar

Mensagem por -AJMS- »

visitante1 Escreveu: domingo jun 02, 2019 12:40 am
2 questões, um painel de 260wp nunca dará 250w a não ser num curto período de tempo em condições excelentes de radiação/temperatura.

2 painéis + inversor etc custam actualmente no máximo dos máximos 600 paus, aliás já é um preço inflacionado até ...nunca 1400, só mesmo nesses chulos que te venderam. Aliás eles fazem essas campanhas para que a substituição do contador lhes saia a custo zero. O parolo paga (não me estou a dirigir especificamente a ti e por isso não intérpretes mal a frase).

Porque sabem muito pouco de energia solar fotovoltaica, um painel de 260wp está maioritariamente durante a média do ano a fazer mais peso que produzir energia.

Quem disse que um painel de 260w está sempre a produzir 250w? não fui eu, percebeste mal, esse valor foi para explicar entre colocar o painel rotativo ou optar por 2 painéis como eu não necessito mais de 250w instantâneos (eu necessitar é uma coisa , o painel produzir é outra) colocar 2 painéis iria fazer uma produção instantânea fosse mais de 400w na hora de mais sol e isso para mim seria consumir +/- 60% e injectar na rede 40% dificultando a amortização do 2º painel, assim sendo rotativo o painel em dias de sol em maio às 9h da manha já está nos 200w e depois vai subindo até 230w ...240 w e só baixa dos 200w só depois das 18h, deste modo satisfaz as minhas necessidades durante mais horas e injecto na rede muito pouco, amortizando mais rápido o investimento.

Em 2017 um painel + inversor + montagem o mais barato que conseguia andava nos 600€, dei 720€ na edp, sim foi mais caro, mas preferi assim na altura, nunca referenciei ou aconselhei ninguém a colocarem da EDP.
Não podemos comparar preços de 2017 com 2019, em 2017 até podia haver quem monta-se tudo por 500€, mas eu não encontrei.

Essa de 1 painel só fazer peso no telhado, sinceramente não percebi. Espero este ano consumir 500Kws do meu painel, em 2018 consumi 449Kws. Em 6 anos espero ter o painel pago e depois + 2 anos tenho o sistema rotativo pago. 8 anos tudo pago é a previsão.

Fica o exemplo da produção num dia de sol em 31Maio em que fica 9 horas consecutivas a produzir acima dos 200w
Imagem

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
-AJMS-
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 53
Registado: quinta set 07, 2017 5:37 pm

Re: Painel 260W edp solar

Mensagem por -AJMS- »

blogmaster2003 Escreveu: sábado jun 01, 2019 6:03 pm É uma questão de programação. Máquinas todas são programáveis. Lavar loiça secar roupa, lavar roupa, etc... E em especial o ar condicionado, que tenho por toda a casa. E sim serão 6, com diferentes ângulos, para aproveitar o máximo de tempo. Sem um pico mas por mais tempo.
Pois assim com esses equipamentos em especial os A/C obriga a mais painéis, é tudo uma questão de fazer bem as contas (Y)

Para 6 painéis segue o projeto do Roberto Jorge e ficas com uma melhor idea.
https://www.novaenergia.net/forum/viewt ... 11&t=21174
https://www.youtube.com/watch?v=AqmQtdt ... e=youtu.be


jpmp24
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 65
Registado: domingo abr 14, 2019 4:06 pm

Re: Painel 260W edp solar

Mensagem por jpmp24 »

AJMS que equipamentos tem para somente 1 painel chegar para o seu autoconsumo?

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
-AJMS-
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 53
Registado: quinta set 07, 2017 5:37 pm

Re: Painel 260W edp solar

Mensagem por -AJMS- »

jpmp24 Escreveu: domingo jun 02, 2019 11:25 am AJMS que equipamentos tem para somente 1 painel chegar para o seu autoconsumo?
Durante o dia, por norma não está ninguém em casa, e fica só a trabalhar aqueles aparelhos de baixo consumo que são:

1 router
3 switchs de rede
1 box tv (standby)
1 switch do re:dy
1 alarme e 3 camaras de vigilância
1 telefone fixo com base
3 despertadores de quarto

aparelhos de maior consumo:

1 frigorifico
1 arca congeladora

Só quando a arca dispara ao mesmo tempo que o frigorífico é que o fotovoltaico não tem capacidade de alimentar tudo, mas isso são pequenos momentos.

O gráfico em baixo é o exemplo típico da minha situação, não pode ser exemplo para todos, pois nem todos temos os mesmos horários, mesmos aparelhos e hábitos.

Imagem

Avatar do Utilizador

gigaz
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 94
Registado: terça fev 19, 2019 12:50 pm
Localização: Figueira da Foz

Re: Painel 260W edp solar

Mensagem por gigaz »

pelo gráfico parece um sistema bem dimensionado, quanto consome só o re:dy?

Responder

Voltar para “Projectos de Autoconsumo”