bomba de calor para piscina 6,5kw dúvidas?

No fórum geral debatem-se temas sobre as energias renováveis e alternativeis que não se encaixem nos restantes sub fóruns.
Também serve para discutir formas de melhorar a eficiência energética.
Responder

Autor do tópico
nzr99
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: quinta jul 25, 2019 12:04 pm

bomba de calor para piscina 6,5kw dúvidas?

Mensagem por nzr99 »

Olá Uma dúvida, tenho uma bomba de calor que um motivo alheio nunca trabalhou e depois de tanto tempo parada deixou de funcionar. Agora que resolvido essa situação estou a ponderar arranjar-la mas tenho uma duvida pois já ouvi diversas opiniões, a bomba é da marca zodiac de 6,5kw de potencia e a piscina deve ter 45m3, com uma cobertura quanto em media poderá aquecer? uma pessoa disse-me apenas 1 a 2 graus outro falou-me em 5 ou 6 graus? se for apenas 1 a 2 graus acho que não valerá a pena a reparação, podem ajudar?


pedrosilva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: terça abr 23, 2013 9:50 pm

Re: bomba de calor para piscina 6,5kw dúvidas?

Mensagem por pedrosilva »

Não tenho experiência prática com essa situação, mas em teoria é ver quanto tempo demora a aquecer x Litros de água com 6,5kW, depois tem que subtrair as perdas no local (cálculo com áreas de superfície exposta ao ar etc) tendo em conta que tem cobertura e a temperatura ambiente.

De acordo com este site 6,5kW demora 16 horas a aumentar 45000 litros de água de 18 para 20ºC

https://bloglocation.com/art/water-heat ... ergy-power

Mas deve ser simplificado (não considera perdas).


Autor do tópico
nzr99
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: quinta jul 25, 2019 12:04 pm

Re: bomba de calor para piscina 6,5kw dúvidas?

Mensagem por nzr99 »

obrigado pelo info foi util, peço desculpa corrijo a piscina são 35m3 logo seria menos. mas os valores desses calculos estão dentro de que tinha em mente ou seja uns 2 dias para subir uns 6 a 7 graus. apenas uma info se for possivel calcular qual seria o consumo medio por hora em electricidade? na pagina do produto apenas encontro cop medio de 4.5 e no manual não aparece o consumo https://www.zodiac-poolcare.pt/medias/p ... 548500.PDF


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: bomba de calor para piscina 6,5kw dúvidas?

Mensagem por jmlflorencio »

Assumindo que os 6.5KW são "úteis", a potência que a bomba gasta são os 6.5 a dividir pelo COP, algo à volta dos 1.5KW...


Autor do tópico
nzr99
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: quinta jul 25, 2019 12:04 pm

Re: bomba de calor para piscina 6,5kw dúvidas?

Mensagem por nzr99 »

obrigado, num outro fórum falaram me que se tivesse isso ligado o mês todo que iria ter um consumo de electricidade de 400 euros, assim sendo nem chega a metade. E posso ainda colocar uma cobertura para manter a temperatura.


migjac
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 63
Registado: quinta mar 20, 2008 5:28 pm

Re: bomba de calor para piscina 6,5kw dúvidas?

Mensagem por migjac »

Conheço uma instalação que tem uma UPAC em que o inversor dá ordem à bomba de calor para funcionar. Assim apartir de um valor parametrizável no inversor ( normalmente o valor necessário para a BC trabalhar em pleno) o inversor fecha um contato que dá ordem de arranque à BC. Ao fim do dia quando não há sol a BC pará e assim garante que toda energia que é consumida na BC não lhe vai cair na fatura de casa. Esta instalação também tem uma bateria da LG.


pedrosilva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: terça abr 23, 2013 9:50 pm

Re: bomba de calor para piscina 6,5kw dúvidas?

Mensagem por pedrosilva »

Bom aproveitamento, as "baterias" mais económicas neste momento é ter exactamente um uso à hora do sol (bomba de calor, cilindro, piso radiante, A/C, etc) que seja possível ligar e desligar conforme a produção solar.

Responder

Voltar para “Geral”