gostava que me tirassem esta dúvida. se a energia fosse vendida ao preço da energia que compramos, à volta dos 12 cêntimos, compensa apostar nesta energia?
se a instalação para produção de 3kwh custar entre 20 e 25mil€:
8h*3kw*365dias = 8760kw
8760*0.1233€ = 1080,108€/ano
1080,108*20anos=21602,16€
mesmo que os painéis não sofressem desgaste e produzissem a mesma potencia durante o ano, demoraria 20 anos para o investimento estar pago. estou errado?
Energia fotovoltaica compensa?
-
Autor do tópico - Novo membro
- Registado: quinta nov 19, 2009 8:03 pm
-
- Membro Silver
- Registado: domingo abr 06, 2008 9:56 pm
Re: Energia fotovoltaica compensa?
tens de fazer mais umas continhas...
abate a esse valor o aquilo que julgas que irias gastar em energia elétrica durante esse tempo (faz uma média mensal).
subiria o tempo de amortização do equipamento mas não pagarias luz elétrica.
atenção que durante uns anos (não sei quantos serão) ela é vendida a 4 a 5 vezes mais o seu custo, logo, diminui o tempo de amortização.
abate a esse valor o aquilo que julgas que irias gastar em energia elétrica durante esse tempo (faz uma média mensal).
subiria o tempo de amortização do equipamento mas não pagarias luz elétrica.
atenção que durante uns anos (não sei quantos serão) ela é vendida a 4 a 5 vezes mais o seu custo, logo, diminui o tempo de amortização.
-
- Membro Dedicado
- Registado: terça out 27, 2009 5:36 pm
outras contas para juntar à festa é que os +-0.12€ não são durantes os 20 anos.
era bom que a electricidade não tivesse inflacções durante 20 anos:)
era bom que a electricidade não tivesse inflacções durante 20 anos:)
Ricardo Sá
Todos os dias a aprender, até morrer…
-
- Membro Silver
- Registado: domingo abr 06, 2008 9:56 pm
pois não, mas mesmo que aumente o preço de compra o preço de venda acompanha.
qualquer consumidor doméstico com um sistema desses produz mais que suficiente para pagar a conta da luz.
eu não chego aos 300 kw de consumo de 2 em 2 meses.
sou poupadinho e tento ter em casa a maior eficiencia energética.
qualquer consumidor doméstico com um sistema desses produz mais que suficiente para pagar a conta da luz.
eu não chego aos 300 kw de consumo de 2 em 2 meses.
sou poupadinho e tento ter em casa a maior eficiencia energética.
-
- Membro Dedicado
- Registado: terça out 27, 2009 5:36 pm
posso não ser grande conhecedor disto, mas as tuas contas são demasiadas optimistas pois concideras 8h de sol.dasilva_ Escreveu:gostava que me tirassem esta dúvida. se a energia fosse vendida ao preço da energia que compramos, à volta dos 12 cêntimos, compensa apostar nesta energia?
se a instalação para produção de 3kwh custar entre 20 e 25mil€:
8h*3kw*365dias = 8760kw
8760*0.1233€ = 1080,108€/ano
1080,108*20anos=21602,16€
mesmo que os painéis não sofressem desgaste e produzissem a mesma potencia durante o ano, demoraria 20 anos para o investimento estar pago. estou errado?
se consultares este tópico http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=46&t=4177 podes ver que uma unidade de 3.68 anda na casa dos 4.9mwh/ano e os 5,5 mwh/ano.
4900*0.1233€ = 604.17€
infelismente ainda menos do que as tuas contas
dividindo o investimento por 605€, os anos que são necessãrios só para pagar o investimento +- 33 anos
por favor alguem me diga que estas contas estão erradas
eu proprio tenho andado a estudar a possibilidade para montar uma unidade de fv com 10kw mas para receber apenas 123€/mw produzidos...
aceitam-se sugestões e correcções
Ricardo Sá
-
- Membro Gold
- Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm
não, não estão. e estás a considerar que os paineis não perdem rendimento, assim como zero avarias. bom, a questão do rendimento podemos balanceá-la com o aumento do preço do kwh. ficamos então só com as possíveis avarias .
-
Autor do tópico - Novo membro
- Registado: quinta nov 19, 2009 8:03 pm
realmente não considerei a perda de rendimento, avarias, licenças, inspecções, etc. se tivesse em conta todas estas variáveis o resultado seria ainda mais desanimador.
considerando os valores em cima o preço do kw produzido ronda os 14 cêntimos. teríamos de esperar mais uns anos para o preço do kw igualar ou superar o custo de produção, mas entretanto há a perda de rendimento...
não me interpretem mal, eu sou totalmente a favor de energias renováveis. o problema é quando não é sustentável... pelo menos por enquanto.
considerando os valores em cima o preço do kw produzido ronda os 14 cêntimos. teríamos de esperar mais uns anos para o preço do kw igualar ou superar o custo de produção, mas entretanto há a perda de rendimento...
não me interpretem mal, eu sou totalmente a favor de energias renováveis. o problema é quando não é sustentável... pelo menos por enquanto.