baterias - echion Grafite+?
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Autor do tópico - Membro Gold
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baterias - echion Grafite+?
Viram esta notícia?:
https://tek.sapo.pt/noticias/computador ... u-no-carro
Ok, não são os primeiros a falar nestes tempos de carregamentos...vamos ver se são de facto possíveis em mass-production.
Mas relativamente às baterias para EV's e seu rápido carregamento, uma dúvida me surge de imediato:
- Como raio vai ser possível um carregamento de uma bateria de 50 ou mesmo 100kwh (e nem falo em mais) em 6 minutos... isto ia ser necesssário ter nos postos carregamento (ou postes de alta tensão eheheh) valores abismais em termos de voltagem e amperagem (onde existe limitação física de quantidade de energia transportada, para não falar de picos de energia necessária), não?... hummm...
Estas noticias devem ser encaradas com alto grau de massa crítica/cepticismo ou estou a ser demasiadamente velho do restelo?
https://tek.sapo.pt/noticias/computador ... u-no-carro
Ok, não são os primeiros a falar nestes tempos de carregamentos...vamos ver se são de facto possíveis em mass-production.
Mas relativamente às baterias para EV's e seu rápido carregamento, uma dúvida me surge de imediato:
- Como raio vai ser possível um carregamento de uma bateria de 50 ou mesmo 100kwh (e nem falo em mais) em 6 minutos... isto ia ser necesssário ter nos postos carregamento (ou postes de alta tensão eheheh) valores abismais em termos de voltagem e amperagem (onde existe limitação física de quantidade de energia transportada, para não falar de picos de energia necessária), não?... hummm...
Estas noticias devem ser encaradas com alto grau de massa crítica/cepticismo ou estou a ser demasiadamente velho do restelo?
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E
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- Membro Silver
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Re: baterias - echion Grafite+?
Exatamente! Essa é realmente a questão que muita gente não percebe.
Já referi várias vezes em alguns tópicos essa limitação... resultando sempre em criticas dos novos "fãs" dos EVs.
Imagina só os cabos necessários para passar toda essa potencia elétrica... e o impacto na rede elétrica...
por isso mesmo, outras soluções sempre foram consideradas (desde os anos 70 pelo menos) como a troca da bateria, ou do eletrólito.
O carregamento em forma de eletrões diretamente tem limitações físicas difíceis de ultrapassar.
Já referi várias vezes em alguns tópicos essa limitação... resultando sempre em criticas dos novos "fãs" dos EVs.
Imagina só os cabos necessários para passar toda essa potencia elétrica... e o impacto na rede elétrica...
por isso mesmo, outras soluções sempre foram consideradas (desde os anos 70 pelo menos) como a troca da bateria, ou do eletrólito.
O carregamento em forma de eletrões diretamente tem limitações físicas difíceis de ultrapassar.
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- Membro Gold
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Re: baterias - echion Grafite+?
Não acredito que alguma vez se implemente um sistema de troca de baterias. Se não se deu quando as baterias eram rudimentares, também não será agora, com maiores capacidades e possibilidade de carregar mais rapido, que se irá dar... Isto apesar de não ter nada contra o conceito em si.
Já à alteração do electrólito não consigo achar qualquer piada... Para continuar a abastecer na bomba ficava com um híbrido a GPL...
Quanto à velocidade de carregamento das novas baterias, lembro-me de ler aqui "há tempos" (bom, uns vinte anos) que a NEC tinha desenhado um chip de memória revolucionário, com 1 GB de capacidade, e de "apenas" 2 cm de tamanho. Olhando para qualquer micro SD hoje em dia, ficamos com a certeza que um dia carregarem os mesmo a 350 kW de potência... Mas ainda levará algum tempo
Já à alteração do electrólito não consigo achar qualquer piada... Para continuar a abastecer na bomba ficava com um híbrido a GPL...
Quanto à velocidade de carregamento das novas baterias, lembro-me de ler aqui "há tempos" (bom, uns vinte anos) que a NEC tinha desenhado um chip de memória revolucionário, com 1 GB de capacidade, e de "apenas" 2 cm de tamanho. Olhando para qualquer micro SD hoje em dia, ficamos com a certeza que um dia carregarem os mesmo a 350 kW de potência... Mas ainda levará algum tempo
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Autor do tópico - Membro Gold
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Re: baterias - echion Grafite+?
Bem, aí era uma limitação da tecnologia que não conseguia "imprimir" circuitos mais eficientes e em menos espaço (as tecnologias de construção em #nanometros acho)... apesar de te compreender e não ser "engenheiro"... aqui fala-se de limitação de quantidade de energia transportável num determinado suporte...jmlflorencio Escreveu: ↑quarta ago 28, 2019 10:53 pm Quanto à velocidade de carregamento das novas baterias, lembro-me de ler aqui "há tempos" (bom, uns vinte anos) que a NEC tinha desenhado um chip de memória revolucionário, com 1 GB de capacidade, e de "apenas" 2 cm de tamanho. Olhando para qualquer micro SD hoje em dia, ficamos com a certeza que um dia carregarem os mesmo a 350 kW de potência... Mas ainda levará algum tempo
Tem havido melhorias é certo, mas mesmo os postos mais avançados - penso que de 350kw implicam já arrefecimento liquido de cabos para não "derreterem" com calor... e carregar 100kw em 6 minutos daria uma potência necessária MUITO MUITO superior... acredito que coisa melhore mas não nesta velocidade...espero estar enganado, claro e descubram um novo supercondutor. sem grande aquecimento que possibilite isso.. EM relação aos picos e disponibilidade de rede, penso que poderia ser mais facilmente compensada com baterias (ou melhor ainda "ultra-capacitor" - não sei como se escreve em PT) e paineis solares nos postos para nivelarem consumo e evitar picos elevados e disponibilidade de rede.
Just my 2 cents...
"Freddy Krueger"
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Re: baterias - echion Grafite+?
Será @jmlflorencio!? Comparar capacidade de armazenamento com capacidade de transporte de energia, não é bem a mesma coisa! A não ser que haja uma revolução nos condutores, há limites que não serão fáceis de ultrapassar.
Pegando no exemplo de uma bateria de 100KW, se a carregares em 6 minutos, terias que ter 1MW (Isto é o dobro do que está disponível numa qualquer industria por esse país fora). Isto será só para um veículo, agora multiplica por 3 ou 4 simultaneamente! como é típico num qualquer posto de abastecimento e já ficas com uma ideia.
A agravar isto tudo, convém não esquecer que, para produzir energia, grande parte da energia eléctrica ainda é produzida com combustíveis fósseis.
Pegando no exemplo de uma bateria de 100KW, se a carregares em 6 minutos, terias que ter 1MW (Isto é o dobro do que está disponível numa qualquer industria por esse país fora). Isto será só para um veículo, agora multiplica por 3 ou 4 simultaneamente! como é típico num qualquer posto de abastecimento e já ficas com uma ideia.
A agravar isto tudo, convém não esquecer que, para produzir energia, grande parte da energia eléctrica ainda é produzida com combustíveis fósseis.
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Re: baterias - echion Grafite+?
Sempre existiu soluções com troca de baterias... naturalmente para fins específicos. Como por exemplo, autocarros.jmlflorencio Escreveu: ↑quarta ago 28, 2019 10:53 pm Não acredito que alguma vez se implemente um sistema de troca de baterias. Se não se deu quando as baterias eram rudimentares, também não será agora, com maiores capacidades e possibilidade de carregar mais rapido, que se irá dar... Isto apesar de não ter nada contra o conceito em si.
No entanto, em veículos que fazem deslocações rotineiras e previsíveis. Sejam autocarros ou automóveis em viagens de casa trabalho, não fará sentido a troca de baterias.
E o ideal é a carga noturna... onde a rapidez de carga não é importante.
Mas para termos veículos que possam fazer viagens longas, temos de os abastecer em algum local. Chamemos-lhe "bomba" ou "posto de carregamento". E para o fazermos de forma rápida precisamos ter alguma forma de "condensar" toda essa energia e tranferir para o carro de forma rápida e segura. Uma forma é o hidrogenio. Outra é algum tipo de eletrólito...jmlflorencio Escreveu: ↑quarta ago 28, 2019 10:53 pm Já à alteração do electrólito não consigo achar qualquer piada... Para continuar a abastecer na bomba ficava com um híbrido a GPL...
Fazer todo o processo usando diretamente eletrões implicaria supercondensadores nos postos para absorver o máximo de energia da rede ou de fontes renovaveis, mas com a capacidade de transferir toda a energia instantaneamente para as baterias dos veículos.... Mas isso implicaria tecnologia de supercondutores.... mas mesmo assim, a mim até me faz arrepios pensar em estar próximo de um cabo a passar esse nível de energia.
Não há comparação possível. A evolução ao nível dos semicondutores, foi prevista e não falhou muito... não é uma surpresa para quem conhece bem a área ...jmlflorencio Escreveu: ↑quarta ago 28, 2019 10:53 pm Quanto à velocidade de carregamento das novas baterias, lembro-me de ler aqui "há tempos" (bom, uns vinte anos) que a NEC tinha desenhado um chip de memória revolucionário, com 1 GB de capacidade, e de "apenas" 2 cm de tamanho. Olhando para qualquer micro SD hoje em dia, ficamos com a certeza que um dia carregarem os mesmo a 350 kW de potência... Mas ainda levará algum tempo
Já a nível de supercondutores e baterias, a evolução que houve nos últimos 30 anos é uma desilusão e está mesmo abaixo das previsões mais pessimistas. Mas compreende-se devido a questões físicas.
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Re: baterias - echion Grafite+?
A nível dos cabos que entregam a energia DC aos carros é uma questão de subir a tensão para reduzir a espessura do cabo, daí o Porsche ser 800V.
Não sei os detalhes, mas para a rede é mais barato entregar energia em Alta Tensão e Média Tensão do que em baixa tensão. NUma unidade industrial há equipamentos que consomem todos os dias muito mais do que carregar um EV.
Não deixa de ser um desafio, mas duvidem de quem diz ser impossível.
Não sei os detalhes, mas para a rede é mais barato entregar energia em Alta Tensão e Média Tensão do que em baixa tensão. NUma unidade industrial há equipamentos que consomem todos os dias muito mais do que carregar um EV.
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- Membro Gold
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Re: baterias - echion Grafite+?
A questão não é ser DC/AC. Nem sequer a tensão. A questão é a potência entregue vs tempo de entrega. E isso, até certo ponto, não resolves elevando a tensão.
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Re: baterias - echion Grafite+?
A principal vantagem de baterias com estas características, é a possibilidade de funcionarem como supercondensadores, possibilitando, por exemplo, a recuperação de toda a energia cinética do carro durante a travagem, em vez dos 10% ou menos actuais.
Isto significa um aumento significativo em autonomia, em circuito urbano.
Isto significa um aumento significativo em autonomia, em circuito urbano.
Govecs Go S1.4 2014 - 2500 Kms
Vectrix VX-1 30A NIMH 2011, Vectrix VX-1 30A LIPO 2014,Vectrix VX-1 70A LIPO 2010 -24000 Kms
Brammo Empulse 2015 - ~6000 KMS
32500 Kms 100% Eléctricos
Vectrix VX-1 30A NIMH 2011, Vectrix VX-1 30A LIPO 2014,Vectrix VX-1 70A LIPO 2010 -24000 Kms
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Re: baterias - echion Grafite+?
Para mim sim essa é a principal revolução...cuttysark76 Escreveu: ↑quinta set 26, 2019 9:04 am A principal vantagem de baterias com estas características, é a possibilidade de funcionarem como supercondensadores, possibilitando, por exemplo, a recuperação de toda a energia cinética do carro durante a travagem, em vez dos 10% ou menos actuais.
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40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
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