Os transportes super poluentes

No fórum geral debatem-se temas sobre as energias renováveis e alternativeis que não se encaixem nos restantes sub fóruns.
Também serve para discutir formas de melhorar a eficiência energética.

CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Os transportes super poluentes

Mensagem por CrOhN »

Deixa o GPL sossegado! Enquanto se mantiver um nicho, não desperta interesse em inventar tributações.


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Os transportes super poluentes

Mensagem por Freddy_krueger »

O comboio devia ser incentivado mas francamente não percebo como fica mais caro 2 adultos irem de comboio fazer uma viagem de 10-20kms (sem passe) face a irem de automóvel... se houver estacionamento as vantagens para consumidor são sempre o transporte próprio pois é mais flexível em horários, comodidade ponto-a-ponto, etc..

Exemplo viagem Válega/Espinho:
Comboio urbano: bilhete 1,75 eur x 2 pessoas = 3,50 EUR.
Meu carro EV: 3 EUR/100kms - *0,27 (kms) = 0,81 EUR + 0,60 EUR portagem: 1,41 EUR
Meu carro diesel: 7 EUR/100kms - *0,27 (kms) = 1,89 EUR + 0,60 EUR portagem: 2,49 EUR

Como raio é que vão fomentar uso de transporte coletivo sendo SEMPRE mais caro para mais que 1 ocupante (no caso do transporte por VE, até 1 pessoa fica mais barato com portagem que por comboio)!! O comboio não é eficiente?!?

Tem que haver aqui políticas ou de incentivo transporte público ou desincentivo transporte particular...
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Os transportes super poluentes

Mensagem por CrOhN »

Mais desincentivo ao transporte particular!? Queres o quê!? Mais aumentos no combustível!? Mais IUC!? Mais portagens!? Mais IA!? Pera... Temos tido isso tudo! Lá terão os governantes que inventar outra!

Se calhar, os EV's lá terão têm que começar a pagar isto e aquilo... Fica a ideia snrs governantes! ;)


Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Os transportes super poluentes

Mensagem por APHenriques »

Freddy_krueger Escreveu: sexta set 27, 2019 9:13 am O comboio devia ser incentivado mas francamente não percebo como fica mais caro 2 adultos irem de comboio fazer uma viagem de 10-20kms (sem passe) face a irem de automóvel... se houver estacionamento as vantagens para consumidor são sempre o transporte próprio pois é mais flexível em horários, comodidade ponto-a-ponto, etc..

Exemplo viagem Válega/Espinho:
Comboio urbano: bilhete 1,75 eur x 2 pessoas = 3,50 EUR.
Meu carro EV: 3 EUR/100kms - *0,27 (kms) = 0,81 EUR + 0,60 EUR portagem: 1,41 EUR
Meu carro diesel: 7 EUR/100kms - *0,27 (kms) = 1,89 EUR + 0,60 EUR portagem: 2,49 EUR

Como raio é que vão fomentar uso de transporte coletivo sendo SEMPRE mais caro para mais que 1 ocupante (no caso do transporte por VE, até 1 pessoa fica mais barato com portagem que por comboio)!! O comboio não é eficiente?!?
Os teus cálculos tem um erro grave mas frequente.
Quando dizes: "meu carro EV: 3 EUR/100kms" isso não existe :|

Estás a esquecer o real custo de ter o carro.
Eu já tive muitos carros. Comprados novos e usados. Gasoleo, gasolina, GPL, hibridos... o que teve um menor custo por 100kms , foi um Toyota Prius: 17€ /100km.
E porque era económico e foi comprado com mais de 8 anos e menos de 12, não tive qualquer problema anormal e foi vendido antes de começar a dar despesas extra. Fez 48 mil kms em 3 anos. 16 mil por ano.
A questão é que para saber o verdadeiro custo tens de considerar tudo. Valor de compra, menos o valor de venda, mais todos os impostos, seguros, manutenções, peças de desgaste, avarias, consumo, etc. E no final divides pelos kms feitos.

Não sei que EV te referes, nem interessa. Mas imagina este cenário otimista:
Compras um Leaf novo por 30.000 euros. Manténs o carro 8 anos e vendes por 10.000 euros (...pois, eu sei, mas é num cenário otimista). Fazes nesses 8 anos 200 mil kms. 25 mil por ano. Sem contar mais nada tens logo um custo de 10 euros por cada 100kms.
Agora imagina que nesses 8 anos, fazes apenas 15 mil kms/ano. O custo sobe logo para: 16,66 euros por 100kms... agora soma tudo o resto.

fiz-me entender?


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Os transportes super poluentes

Mensagem por Freddy_krueger »

Não considerei todos esses custos aquisição no custo operacional pois em nenhum país se consegue viver apenas com transporte colectivo, muito menos em Portugal e trabalhando em localidades pequenas e que distam de casa 25kms... familiares que moram no Interior a mais de 100kms distância , etc, etc.... É um custo de qualidade de vida... como ter aquecimento em casa no inverno, etc, etc...Vou sempre gastar dinheiro e possuir um carro...posso é usá-lo mais ou menos consoante rede colectiva de transporte funcione e seja eficiente (energicamente, velocidade e em custos para consumidor)

Os 3-4 eur/100kms já podem incluir todas as despesas correntes (sem aquisição)...normalmente gasto 11,5kw/100kms a 0,15EUR/kw e ainda tenho paineis solares (6) em que abato consumos eletricidade. No Leaf (sim, é mesmo um Leaf), gastei 27.750 EUR novo 40kwh... 400 eur seguro, 80 eur manutenção anual... 22.000kms primeiro ano... a ideia é manter carro... tenho neste momento um diesel com 370.000kms comprado novo pelos meus pais e 20 anos...vai "morrer em casa" :). O Leaf tenciono que seja igual...e sem mudar bateria...quando não der como carro principal, fica como secundário para pequenas voltinhas como o Diesel agora...sem stress... Quando já nem para voltinhas der, tiro baterias para o PV.... e carro será desmantelado provavelmente.
Se amortizar o Leaf por 370.000kms (a 22.000kms/ano) dará algo manageable:
-aquisição: 27.750/3700 =7,5 EUR/100kms
-seguro: 500/220 = 1,81 EUR/100kms (isto é que é carote)
-Manutenção: 80/220=0,36 EUR/100kms
- Pneus? 400 EUR?/500= 0,80 EUR/100kms

Trocar carro com regularidade (por exemplo o Prius com 3 anos) parece-me bem pior - ok não tens custos excessivos de manutenção... mas incentiva um consumo que francamente não quero incentivar... cada um com a sua :) prefiro manter veiculo...expremer tudo o que ele der...

Cada caso é um caso e cada um tem de fazer suas contas...

Just my 2 cents...
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Os transportes super poluentes

Mensagem por APHenriques »

Cada pessoa sabe de si, é uma verdade.
E também moro numa localidade pequena... mas tenho vizinhos que não tem, nem nunca tiveram carro. E nas cidades grandes é mais frequente. Isso para mim não dá.
Mas para muitas famílias a diferença entre usar ou não transportes públicos permite ter apenas um em vez de dois ou mais carros.

Todos os custos devem ser sempre considerados.
Parece-me que as tuas contas são muito otimistas. Mas uma coisa tens razão... manter o carro até ao abate é a opção melhor. A outra equiparada é comprar depois dos 8 anos e vender antes dos 12, mas depende de muitos fatores. Já tive de tudo...
No caso do Leaf, duvido muito que as baterias durem 370 mil kms. Substituir as baterias não deverá ficar abaixo dos 7 mil euros.
Depois para esses kms tens mais elementos de desgaste... travões, por exemplo.

Mas não interessa... a questão é que é sempre mais dispendioso usar um automóvel do que um transporte público.

Já mais haver com o tópico: estranhamente é mais barato usar autocarros a gasóleo do que no mesmo percurso comboios elétricos em alguns percursos.
E na prática, os milhares de autocarros que circulam no país diariamente são também transportes super poluentes.


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Os transportes super poluentes

Mensagem por Freddy_krueger »

Minha esposa uma fervorosa apologista do transporte ferroviário, e tendo linha do norte a uns 500m de casa, usamos de quando em quando...

Mas temos que ter em conta limitações da mesma - no nosso caso específico o maior é só temos comboio hora-a-hora (pequena localidade) e caso esteja um tempo pior, 500m de chuva + destino é complicado...

Autocarros já começam a aparecer elétricos nalguns locais, mas em PT ainda estamos no gás... :(
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Alexandre.braga
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: terça set 24, 2019 3:04 pm

Re: Os transportes super poluentes

Mensagem por Alexandre.braga »

Aqui por Braga já temos 6 autocarros eléctricos (que é uma migalha comparando ao nº deles que circulam, mas tem de se começar por algum lado...).

https://semanariov.pt/2018/09/18/braga- ... eletricos/


Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Os transportes super poluentes

Mensagem por APHenriques »

Freddy_krueger Escreveu: segunda set 30, 2019 8:28 am Minha esposa uma fervorosa apologista do transporte ferroviário, e tendo linha do norte a uns 500m de casa, usamos de quando em quando...
Bem pior estou eu... comboio a 20 kms. E a gasóleo. Linha do oeste. :twisted:
A 33 anos usava essa mesma linha, com o mesmo equipamento. Chegando à estação de autocarro.
Se tivesse hoje que fazer o mesmo percurso, Não haveria diferença nenhuma. Exceto no conforto do autocarro. Mas tudo continua a gasóleo.

É incrível o estado a que chegaram os transportes ferroviários... falta de investimento e muito má gestão de pessoas demasiado bem pagas. :twisted:

Como já referi, sou contra a construção do aeroporto do Montijo. E sou contra a continuação da utilização intensiva do aeroporto de Lisboa. Este deveria estar limitado a aviões de pequena e média dimensão. Especialmente entre continente e ilhas.

Existe já o Aeroporto de Beja. Bastava ligar este aeroporto a Lisboa por via férrea de qualidade e de alta velocidade. Assim como a todas as capitais de distrito.
Portugal nem tem dimensão que justifique transportes aéreos internos.

Naturalmente que se em Beja deixarem construir a toa, como aconteceu em Lisboa, em poucos anos o problema repete-se.


Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Os transportes super poluentes

Mensagem por APHenriques »

Alexandre.braga Escreveu: segunda set 30, 2019 10:16 am Aqui por Braga já temos 6 autocarros eléctricos (que é uma migalha comparando ao nº deles que circulam, mas tem de se começar por algum lado...).

https://semanariov.pt/2018/09/18/braga- ... eletricos/
É verdade.. e sem duvida que há que começar por algum lado.

Mas 3 milhões por 6 autocarros, substituir os 142 vai sair caro. :evil:
Mas coisas dos municípios é assim. Uma coisa que custe 100 mil euros a um particular, custa sempre vários milhões ao município.


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Os transportes super poluentes

Mensagem por Freddy_krueger »

Bela iniciativa de troca... mas ainda À pouco tempo vi noticia para renovação de autocarros (salvoerro LX e Porto) e era para mudar de gasoleo para gas..só uma pequena parte elétrica... enfim, é o que temos...

Eu originariamente de Leiria e lembro-me de passar verões em S.Martinho Porto...sei bem o que é linha do Oeste de à 30 anos (pior agora que comboios já têm mais 30 anos em cima)....
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E

Avatar do Utilizador

zeuz
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1230
Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am

Re: Os transportes super poluentes

Mensagem por zeuz »

APHenriques Escreveu: segunda set 30, 2019 11:45 am Como já referi, sou contra a construção do aeroporto do Montijo. E sou contra a continuação da utilização intensiva do aeroporto de Lisboa. Este deveria estar limitado a aviões de pequena e média dimensão. Especialmente entre continente e ilhas.

Existe já o Aeroporto de Beja. Bastava ligar este aeroporto a Lisboa por via férrea de qualidade e de alta velocidade. Assim como a todas as capitais de distrito.
Portugal nem tem dimensão que justifique transportes aéreos internos.
Partilho de opinião semelhante!

Em vez de requalificarem a base área do Montijo e investir em ligações ao centro de Lisboa, deveriam investir numa linha ferrroviária de alta velocidade que ligasse o aeroporto de Beja ao centro de Lisboa em ~1h. Estou certo que esta opção seria menos dispendiosa e ainda permitiria desenvolver uma região interior do país! Para mais, esse é o status quo em muitas outras cidades europeias, em que há um aeroporto no centro da cidade - quando há! - e outro a ~30km/40km da cidade (ex. Madrid).

De caminho podiam fazer o mesmo entre o aeroporto de Beja e o aeroporto de Faro, criando assim uma rede de aeroportos "equidistantes" entre si!
Idem para a ligação aeroporto de Lisboa, aeroporto do Porto.
Última edição por zeuz em quinta out 31, 2019 1:03 am, editado 1 vez no total.
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC '12 (10/2017 - )

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Os transportes super poluentes

Mensagem por serges »

Nem mais...

Concordo.
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


apmendes
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 93
Registado: terça mai 03, 2016 10:33 am

Re: Os transportes super poluentes

Mensagem por apmendes »

zeuz Escreveu: quarta out 30, 2019 1:15 am
APHenriques Escreveu: segunda set 30, 2019 11:45 am Como já referi, sou contra a construção do aeroporto do Montijo. E sou contra a continuação da utilização intensiva do aeroporto de Lisboa. Este deveria estar limitado a aviões de pequena e média dimensão. Especialmente entre continente e ilhas.

Existe já o Aeroporto de Beja. Bastava ligar este aeroporto a Lisboa por via férrea de qualidade e de alta velocidade. Assim como a todas as capitais de distrito.
Portugal nem tem dimensão que justifique transportes aéreos internos.
Partilho de opinião semelhante!

Em vez de requalificarem a base área do Montijo e investir em ligações ao centro de Lisboa, deveriam investir numa linha ferrroviária de alta velocidade que ligasse o aeroporto de Beja ao centro de Lisboa em ~1h. Estou certo que esta opção seria menos dispendiosa e ainda permitiria desenvolver uma região interior do país! Para mais, esse é o status quo em muitas outras cidades europeias, em que há um aeroporto no centro da cidade - quando há! - e outro a ~30km/40km da cidade (ex. Madrid).

De caminho podia fazer o mesmo entre o aeroporto de Beja e o aeroporto de Faro, criando assim uma rede de aeroportos "equidistantes" entre si!
Idem para a ligação aeroporto de Lisboa, aeroporto do Porto.
Não posso estar mais de acordo. Sempre defendi essa opção. Gastou-se rios de dinheiro no aeroporto de Beja e agora está às moscas.


Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Os transportes super poluentes

Mensagem por APHenriques »

:? A cada desenvolvimento sobre o aeroporto do Montijo, cada vez fica mais aberrante esta opção...

Será possível que vão mesmo construir este aeroporto?
Desde que se pague, parece que se pode mesmo fazer tudo...
como será que vão compensar as pessoas afetadas pelo aeroporto? :?


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Os transportes super poluentes

Mensagem por Freddy_krueger »

Houve muitas decisões (políticas) que viabilizam o Montijo... eu também acho que se devia aproveitar o aeroporto existente em Beja + ferrovia ligação Lisboa Beja Algarve... Fazia todo o sentido como um 2º aeroporto para Lisboa e Faro para lowcosts... 170kms (Beja/Lisboa) fazia-se em 45 min. de TGV ou algo semelhante - para Faro um pouco menos... Eu lembro-me de ter ido para aeroporto Pisa (secundário de Florença), e ir 50 min. de comboio para Florença... Turistas encaram isso na boa até para ver "paisagens" do país onde estão... também podia fomentar algum turismo secundário em Beja que "ganhasse" noites à chegada ou à partida de turistas.... numa zona a precisar bem de "income"...que falta de visão :o

Lembro-me de à uns anos se retirar muitos destinos do aeroporto do Porto, onde TAP "obrigou" passageiros de diversos (quase todos) destinos a ir a Lisboa via ponte aérea para depois ter outro voo... sem sentido... e congestionando ainda mais Aeroporto Portela. Houve muitas perdas da TAP pois clientes simplesmente comecaram a voar por outras companhias aéreas... Forcou ainda mais a solução política de um novo aeroporto.
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


pedrosilva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: terça abr 23, 2013 9:50 pm

Re: Os transportes super poluentes

Mensagem por pedrosilva »

APHenriques Escreveu: quinta out 31, 2019 1:39 pm :? A cada desenvolvimento sobre o aeroporto do Montijo, cada vez fica mais aberrante esta opção...

Será possível que vão mesmo construir este aeroporto?
Desde que se pague, parece que se pode mesmo fazer tudo...
como será que vão compensar as pessoas afetadas pelo aeroporto? :?

Quando aquilo ficar debaixo de água por causa das alterações climáticas ainda vão fazer o Estado (nós contribuintes) pagar milhões em estruturas para impedir (adiar no fundo) o alagamento.
Freddy_krueger Escreveu: segunda nov 04, 2019 1:32 pm Lembro-me de à uns anos se retirar muitos destinos do aeroporto do Porto, onde TAP "obrigou" passageiros de diversos (quase todos) destinos a ir a Lisboa via ponte aérea para depois ter outro voo... sem sentido... e congestionando ainda mais Aeroporto Portela. Houve muitas perdas da TAP pois clientes simplesmente comecaram a voar por outras companhias aéreas... Forcou ainda mais a solução política de um novo aeroporto.
E um TGV Lisboa - Porto (1hora e 20 minutos?) com carruagens próprias para viajantes (tipo meteres as malas num carrinho de aeroporto/estação de comboios no Porto e desembarcares no aeroporto de Lisboa com o carrinho) e paragens directas nos aeroportos?


Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Os transportes super poluentes

Mensagem por APHenriques »

Apesar de também ter custos ambientais, sim, uma solução com comboios rápidos é incomparavelmente melhor que um aeroporto.
Devia ser essa a prioridade.

Mas por falar em ruídos e apesar de não ser um transporte, também há efeitos nocivos em algo que não seria de esperar ou pelo menos desconhecido para a maioria.
Aerogeradores... à cerca de 15 anos ou pouco mais, instalaram num local a 4 km (em linha) da minha casa, 3 dos maiores aerogeradores.
Eu até gosto dos ver... são enormes cata-ventos lá no alto, que nos indicam sempre o sentido do vento.
Só que em determinados momento o som do movimento é perfeitamente audível. E pior que isso, nos pisos térreos de algumas casas sente-se uma ressonância durante o silêncio da noite.
Para além disto haverá certamente os infrassons que não damos conta, mas existem. Mas nada disto se propaga de forma igual em todas as direções.
Atualmente resido no lado oposto mais ao menos à mesma distancia e não sinto nada.

Hoje vi um artigo sobre o assunto:
https://observador.pt/2019/11/29/ruidos ... a-a-saude/


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Os transportes super poluentes

Mensagem por jmlflorencio »

Ruído de um aerogerador, a 4 km??! Bolas, nunca pensei que se sentisse :-O


Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Os transportes super poluentes

Mensagem por APHenriques »

Os aerogeradores são uma excelente forma de produção de energia... normalmente no cimo de montes e de preferência no mar.
Mas próximo de casas pode ser um problema.... ou não.
Fica o alerta para quem pensar construir casa ou comprar junto a estes equipamentos.
E como diz no artigo, o pior não é o que se ouve, mas o que não se ouve e se propaga a grandes distâncias.

Responder

Voltar para “Geral”