Apresentação Mini elétrico (só hoje e amanhã; 4 e 5 de outubro)

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.
Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
pemifer
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 790
Registado: sexta fev 12, 2016 2:57 pm
Localização: Lisboa

Apresentação Mini elétrico (só hoje e amanhã; 4 e 5 de outubro)

Mensagem por pemifer »

Quem quiser conhecer o Mini elétrico pode inscrever-se na apresentação.
https://sss01-eventos.bmw.pt/events/pub ... 96da1598d3

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Apresentação Mini elétrico (só hoje e amanhã; 4 e 5 de outubro)

Mensagem por serges »

Interessante mas será realmente pioneiro em alguma coisa além de ser o Mini...

Gosto muito da marca pela saudade que dá o nome pois realmente ficou só o nome, mas é o meu gosto... lol

Vamos aproveitar para os amantes da marca e da mobilidade electrica!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
pemifer
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 790
Registado: sexta fev 12, 2016 2:57 pm
Localização: Lisboa

Re: Apresentação Mini elétrico (só hoje e amanhã; 4 e 5 de outubro)

Mensagem por pemifer »

Nestas pequenas coisas é que eu vejo que estou velho e chato! :cry:
Inscrevi-me no evento.
Como velho e chato que sou, esperava receber um email de confirmação.
Não que me dê especial prazer mails institucionais mas porque gostava de saber a MORADA do evento.
No meu tempo, penso eu, que as pessoas gostavam de saber os locais dos eventos, principalmente aqueles em que se inscrevem...

Entretanto no Facebook o utilizador "Mini" respondeu-me que a morada é
Warehouse J9A, Jardim 9 de Abril, Rua Presidente Arriaga (por baixo do bar Le Chat, entre o Museu Nacional de Arte Antiga e o miradouro Rocha Conde de Óbidos)
Fica aqui a informação para o pessoal antigo como eu!

https://goo.gl/maps/PwEeCn9VATnqzhiV7


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Apresentação Mini elétrico (só hoje e amanhã; 4 e 5 de outubro)

Mensagem por Freddy_krueger »

Pois, vou para a Serra hoje de diesel... sem pcr útil em caminho.... e LX tb longe.

Tb nenhuma caracteristica me desperta especial interesse nesse Mini... acho que preferia ver um e-up ou clone que estao bem mais acessíveis...

Depois bm "queixa-se" que não há clientes para carros elétricos... obviamente que não há para aqueles que eles fazem com baixissima relação preço/produto/caracteristicas oferecido... mas isto um pequeno aparte meu... Podiam ter sido eles a fazer um sério concorrente ao TM3... mas receiam canibalização vendas ICE... depois lerpam... continuem assim que concorrência que começa a despertar agradece...
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
pemifer
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 790
Registado: sexta fev 12, 2016 2:57 pm
Localização: Lisboa

Re: Apresentação Mini elétrico (só hoje e amanhã; 4 e 5 de outubro)

Mensagem por pemifer »

Estive presente na apresentação do Mini elétrico.
A apresentação não tinha nada de especial, apenas tinha o carro e um pseudo-perito no carro.
A primeira vez que me aproximo do pseudo-perito ouço-o a dizer a alguém "se metade dos carros que circulam fossem elétricos rebentávamos com a rede elétrica".
Eu intervenho e digo: "não será bem assim, os carros elétricos são carregados essencialmente de noite, nas horas de vazio, quando a rede é subaproveitada e a eletricidade é mais barata".
Resposta do pseudo-perito: "Eu tenho um carro elétrico e ponho a carregar assim que chego a casa!"

Eis algumas fotos do evento.

A frente apresenta um buraco tapado com uma tampa de plástico, por cima da palavra Mini, interrogo-me se aquele buraco não interfere no coeficiente aerodinâmico do carro.

Imagem
Imagem
Imagem


Porta de carregamento CCS:

Imagem

A traseira é gira!

Imagem


O espaço para bagagem não é muito...

Imagem


A posição de condução é boa e confortável!

Imagem


O espaço atrás é surpreendentemente mais do que suficiente para 2 adultos, não pequenos. Eu tenho 1.80m, penso que uma pessoa de 2m irá igualmente bem sentada.
O único senão é o acesso aos bancos de trás, o banco da frente poderia ir mais à frente para facilitar mais a entrada.
Carro de 4 lugares que transportará 4 adultos bem sentados!

Imagem


Espaço suficiente entre os joelhos e o banco da frente.

Imagem

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
pemifer
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 790
Registado: sexta fev 12, 2016 2:57 pm
Localização: Lisboa

Re: Apresentação Mini elétrico (só hoje e amanhã; 4 e 5 de outubro)

Mensagem por pemifer »

A instrumentação é gira!

Imagem


Não me lembrei de tirar uma foto deste género, tive de recorrer a fotos da net (só esta)...

Imagem


Voltando às minhas fotos... segundo o pseudo-perito este carro estava equipado com uma bateria de menor capacidade por ser um carro de demonstração, pré-produção, daí só mostrar 167km de autonomia.
Segundo ele, a autonomia real será de 215km a 230km, repetiu isso várias vezes, "autonomia real".

Imagem


O pseudo-perito também falou que o ecrã na versão de produção final terá uma aparência melhor, não existirá a separação entre as diversas áreas do ecrã.

Imagem


Se eu fosse um gajo muito picuinhas diria que há espaço para o ecrã ser maior... talvez mais quadrado e menos retangular uma vez que está inserido num circulo...
Mas gostei!

Imagem


Alavanca tipo "caixa automática".

Imagem


Estes botões controlam o ecrã. Como é touch-screen nem os utilizei. Será que são mesmo necessários?

Imagem


Botões tipo "racing"! Dão muito bom aspeto ao interior do carro!

Imagem


Então estes são uma delicia... até parece um avião!

Imagem

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
pemifer
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 790
Registado: sexta fev 12, 2016 2:57 pm
Localização: Lisboa

Re: Apresentação Mini elétrico (só hoje e amanhã; 4 e 5 de outubro)

Mensagem por pemifer »

Achei o tempo de reação da navegação bom. Pelo menos face ao que estou habituado!


Link


Pelo que se pode ver a potência de carregamento pode ser alterada no interior do carro.
Infelizmente não é possível ver quais são as potências de cada opção, o pseudo-perito não soube explicar.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
pemifer
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 790
Registado: sexta fev 12, 2016 2:57 pm
Localização: Lisboa

Re: Apresentação Mini elétrico (só hoje e amanhã; 4 e 5 de outubro)

Mensagem por pemifer »

Esta era a brochura disponível no local.
O pseudo-perito apenas repetiu o que vem na brochura mas acrescentando sempre "autonomia real".
Segundo ele a wallbox da Mini, que custará à volta de 1000€, faz uma gestão inteligente da potência diminuindo a potência de carregamento se houver electrodomésticos a usar parte da potência disponível da instalação

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
pemifer
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 790
Registado: sexta fev 12, 2016 2:57 pm
Localização: Lisboa

Re: Apresentação Mini elétrico (só hoje e amanhã; 4 e 5 de outubro)

Mensagem por pemifer »

Estas fotos não são minhas, esqueci-me de fotografar esta parte, são da internet.
Porque razão ponho aqui estas fotos?
Porque achei curiosa a justificação do pseudo-perito para a razão desta tampa.
Segundo ele, por baixo da tampa passam cabos com alta tensão e é perigoso as pessoas terem acesso aos mesmos.
Outra curiosidade dita por ele, é que a BMW recomenda que se carregue SEMPRE o carro até 100% e de forma imediata!
Sempre que se parar deve-se aproveitar para carregar!

Imagem
Imagem


Outra curiosidade acerca do carro é que tem uma bateria em forma de T que fica colocada por baixo da bagageira e no túnel central do carro.
Aparentemente não será um carro elétrico de raiz mas uma adaptação das componentes de um veiculo elétrico à carroçaria Mini.

Tambem achei curioso o pseudo-perito dizer que só há 3 carros destes no mundo.
(outra foto da internet)

Imagem


pedrosilva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: terça abr 23, 2013 9:50 pm

Re: Apresentação Mini elétrico (só hoje e amanhã; 4 e 5 de outubro)

Mensagem por pedrosilva »

Belas pérolas do pseudo-perito!

"A primeira vez que me aproximo do pseudo-perito ouço-o a dizer a alguém "se metade dos carros que circulam fossem elétricos rebentávamos com a rede elétrica"."

Já ouvi esta muitas vezes, inclusive de um Franciú, da terra do nuclear! A rede eléctrica e os centros produtores estão sobredimensionados para conseguir responder aos picos de procura e ainda ter margem de segurança. É óbvio que num país como Portugal a rede está muito subutilizada à noite, com as eólicas então até chegamos a pagar para Espanha ficar com a electricidade !! Os EV's juntamente com as renováveis e produção e armazenamento distribuído (solar e baterias) vão contribuir para uma melhor utilização dos recursos e não o contrário.

"Segundo ele a wallbox da Mini, que custará à volta de 1000€, faz uma gestão inteligente da potência diminuindo a potência de carregamento se houver electrodomésticos a usar parte da potência disponível da instalação"

Para conseguir isso tem que ter um sensor no quadro à entrada, não vejo outra forma e se estiver à pele da potência contratada tem que ser muito rápido por causa dos picos de arranque de alguns electrodomésticos ou ter por exemplo um condensador a fazer de buffer nesses picos.


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Apresentação Mini elétrico (só hoje e amanhã; 4 e 5 de outubro)

Mensagem por Freddy_krueger »

pedrosilva Escreveu: segunda out 07, 2019 6:03 pm Belas pérolas do pseudo-perito!

"A primeira vez que me aproximo do pseudo-perito ouço-o a dizer a alguém "se metade dos carros que circulam fossem elétricos rebentávamos com a rede elétrica"."

Já ouvi esta muitas vezes, inclusive de um Franciú, da terra do nuclear! A rede eléctrica e os centros produtores estão sobredimensionados para conseguir responder aos picos de procura e ainda ter margem de segurança. É óbvio que num país como Portugal a rede está muito subutilizada à noite, com as eólicas então até chegamos a pagar para Espanha ficar com a electricidade !! Os EV's juntamente com as renováveis e produção e armazenamento distribuído (solar e baterias) vão contribuir para uma melhor utilização dos recursos e não o contrário.
Yeahp...depois dos kms que faz, a duração da bateria e o tempo de carga, vêm sempre com esta... belo exemplo apra quem supostamente está a apresentar uma inovação e quer vender...ou não!

"Segundo ele a wallbox da Mini, que custará à volta de 1000€, faz uma gestão inteligente da potência diminuindo a potência de carregamento se houver electrodomésticos a usar parte da potência disponível da instalação"
Para conseguir isso tem que ter um sensor no quadro à entrada, não vejo outra forma e se estiver à pele da potência contratada tem que ser muito rápido por causa dos picos de arranque de alguns electrodomésticos ou ter por exemplo um condensador a fazer de buffer nesses picos.
Vai mesmo ter isso tudo vai....para isso não ia custar 1000 eur mas uns 5000eur em preços BMW... hehehe

O carro até é giro...admito-o (excepto frente/grelha tapada que acho podia ser uma coisa mais bem feita incluindo novo parachoques)... mas tamanho de baterias e preço, fica um veiculo (para mim) dead-on-arrival...
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”