Novo Portal SERUP

Local para debater sobre o autoconsumo
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
froskas
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 43
Registado: quarta mar 05, 2008 6:19 pm

Novo Portal SERUP

Mensagem por froskas »

Bom dia!

já está em funcionamento o novo portal SERUP.

alguém já entrou?

parece-me que os links para MCP e UPAC estão ao contrario ou seja o link Nova MCP aponta para Nova UPAC e vice-versa.

segundo indicam ainda decorre a migraçao e por essa razao nao estao disponiveis os registos ate dia 18/09.

Cumpts.


warrior.1977
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 84
Registado: domingo mai 12, 2019 10:07 am

Re: Novo Portal SERUP

Mensagem por warrior.1977 »

O registo do portal antigo é válido neste novo?

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
froskas
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 43
Registado: quarta mar 05, 2008 6:19 pm

Re: Novo Portal SERUP

Mensagem por froskas »

ainda estao ao migração.
para ja nao ha acesso aos registos anteriores!


ge22908
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: terça jun 25, 2019 9:38 pm

Re: Novo Portal SERUP

Mensagem por ge22908 »

Eu já entrei e já fui vitima :cry:
Tentei fazer o registo de uma MCP que tenho com 1,5 Kw e pede-me o responsável técnico e o termo de responsabilidade...A nova lei é assim?

Alguém pode pf ajudar?
Anexos
Captura de ecrã 2019-10-07, às2 16.36.13.jpg


pedrosilva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: terça abr 23, 2013 9:50 pm

Re: Novo Portal SERUP

Mensagem por pedrosilva »

Ah pois, em primeiro lugar está proteger a segurança pública ! (como quem diz os lucros da EDP e as luvas que pagam aos políticos, exemplo em tribunal: Manuel Pinho).


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Novo Portal SERUP

Mensagem por jmlflorencio »

Não me choca nada estas instalações terem que ser realizadas por alguém credenciado.

Bem se vê pelas perguntas que por vezes aparecem por aqui que ter "curiosos" a mexer nestas coisas pode ter consequências graves...

Até creio que esta necessidade já constava na anterior versão desta Lei. Só que na altura não era fiscalizada...

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
froskas
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 43
Registado: quarta mar 05, 2008 6:19 pm

Re: Novo Portal SERUP

Mensagem por froskas »

totalmente a favor desta alteração.

as instalações de autoconsumo sao instalações eléctricas de serviço particular tipo C.

existe legislação especifica onde está claro quem pode executar este tipo de instalações, ou seja, técnicos credenciados inscritos na DGEG.

ja na anterior lei - Artigo 9 - constava esta obrigatoriedade. a diferença é que anteriormente, erradamente na minha opinião, o produtor podia fazer a mera comunicação previa sem informação sobre técnico responsável e respectivo termo de responsabilidade.

quando está em causa a segurança de pessoas e bens através do cumprimento das regras técnicas e um responsável pela instalação estarão todos os intervenientes protegidos.


gbento
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 252
Registado: terça nov 26, 2013 3:08 pm
Localização: Lisboa

Re: Novo Portal SERUP

Mensagem por gbento »

froskas Escreveu:totalmente a favor desta alteração.

as instalações de autoconsumo sao instalações eléctricas de serviço particular tipo C.

existe legislação especifica onde está claro quem pode executar este tipo de instalações, ou seja, técnicos credenciados inscritos na DGEG.

ja na anterior lei - Artigo 9 - constava esta obrigatoriedade. a diferença é que anteriormente, erradamente na minha opinião, o produtor podia fazer a mera comunicação previa sem informação sobre técnico responsável e respectivo termo de responsabilidade.

quando está em causa a segurança de pessoas e bens através do cumprimento das regras técnicas e um responsável pela instalação estarão todos os intervenientes protegidos.
Tudo certo, mas deveriam haver tectos máximos sobre os custos de instalação definidos. Não havendo levam-nos muito e aumenta muito o prazo para pagar o sistema de PV.

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk



pedrosilva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: terça abr 23, 2013 9:50 pm

Re: Novo Portal SERUP

Mensagem por pedrosilva »

Atenção eu sou a favor da instalação por pessoal qualificado. O problema é que este novo documento não estava previsto e aposto que há centenas de instalações recentes em que a empresa que vendeu e instalou o equipamento não passou o documento. Acho que factura da empresa instaladora deveria ser suficiente. A DGEG é que tem que fiscalizar as empresas e os técnicos e não o consumidor.


accoelho
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 482
Registado: segunda set 09, 2013 10:35 pm

Re: Novo Portal SERUP

Mensagem por accoelho »

Essa suposta qualificação da lei so vai encarecer as coisas.
E assim vai afastar imensos futuro compradores, utilizadores e afins....


ge22908
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: terça jun 25, 2019 9:38 pm

Re: Novo Portal SERUP

Mensagem por ge22908 »

Já entendi q todos são a favor das instalações serem idealmente feitas por técnicos credenciados e q a nova lei isso prevê.
No entanto a lei diz q entra em vigor a 1.1.2020 e a minha instalação já é anterior à lei e só não foi registada devido ao facto de terem suspendido o portal...
Como é óbvio já pedi o documento ao instalador, mas já recebeu o pagamento e agora...Estamos em Portugal...
Onde digo idealmente, deveríamos ter instalações eléctricas feitas por pessoas credenciadas, casas construídas por construtores qualificados, mas já sabemos o q temos...


ge22908
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: terça jun 25, 2019 9:38 pm

Re: Novo Portal SERUP

Mensagem por ge22908 »

pedrosilva Escreveu: quarta out 09, 2019 3:16 pm Atenção eu sou a favor da instalação por pessoal qualificado. O problema é que este novo documento não estava previsto e aposto que há centenas de instalações recentes em que a empresa que vendeu e instalou o equipamento não passou o documento. Acho que factura da empresa instaladora deveria ser suficiente. A DGEG é que tem que fiscalizar as empresas e os técnicos e não o consumidor.
Concordo a 100%

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
froskas
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 43
Registado: quarta mar 05, 2008 6:19 pm

Re: Novo Portal SERUP

Mensagem por froskas »

gbento Escreveu: quarta out 09, 2019 2:17 pm
froskas Escreveu:totalmente a favor desta alteração.

as instalações de autoconsumo sao instalações eléctricas de serviço particular tipo C.

existe legislação especifica onde está claro quem pode executar este tipo de instalações, ou seja, técnicos credenciados inscritos na DGEG.

ja na anterior lei - Artigo 9 - constava esta obrigatoriedade. a diferença é que anteriormente, erradamente na minha opinião, o produtor podia fazer a mera comunicação previa sem informação sobre técnico responsável e respectivo termo de responsabilidade.

quando está em causa a segurança de pessoas e bens através do cumprimento das regras técnicas e um responsável pela instalação estarão todos os intervenientes protegidos.
Tudo certo, mas deveriam haver tectos máximos sobre os custos de instalação definidos. Não havendo levam-nos muito e aumenta muito o prazo para pagar o sistema de PV.

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk
os custos de instalaçao sao definidos pelo mercado. como em qualquer area quem define o preço do equipamento é quem o vende, quem define o custo de instalao é quem instala e o comprador tem a liberdade de decidir, com base em todas as variaveis onde se inclui o preço, quem seleciona para comprar a soluçao.


gbento
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 252
Registado: terça nov 26, 2013 3:08 pm
Localização: Lisboa

Re: Novo Portal SERUP

Mensagem por gbento »

froskas Escreveu:
gbento Escreveu: quarta out 09, 2019 2:17 pm
froskas Escreveu:totalmente a favor desta alteração.

as instalações de autoconsumo sao instalações eléctricas de serviço particular tipo C.

existe legislação especifica onde está claro quem pode executar este tipo de instalações, ou seja, técnicos credenciados inscritos na DGEG.

ja na anterior lei - Artigo 9 - constava esta obrigatoriedade. a diferença é que anteriormente, erradamente na minha opinião, o produtor podia fazer a mera comunicação previa sem informação sobre técnico responsável e respectivo termo de responsabilidade.

quando está em causa a segurança de pessoas e bens através do cumprimento das regras técnicas e um responsável pela instalação estarão todos os intervenientes protegidos.
Tudo certo, mas deveriam haver tectos máximos sobre os custos de instalação definidos. Não havendo levam-nos muito e aumenta muito o prazo para pagar o sistema de PV.

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk
os custos de instalaçao sao definidos pelo mercado. como em qualquer area quem define o preço do equipamento é quem o vende, quem define o custo de instalao é quem instala e o comprador tem a liberdade de decidir, com base em todas as variaveis onde se inclui o preço, quem seleciona para comprar a soluçao.
Claro que será o mercado, mas isso será válido para um país de grande dimensão com verdadeira concorrência.
O estado ao obrigar certas medidas sem tectos máximos de pagamento num país com pequena dimensão concorrencial, vira tudo contra o consumidor. São tantos os exemplos que daria para escrever um livro... O último exemplo pode ser o aumento do preçário de comissões da CGD ImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagem
Peço desculpa pelo off-toppic.

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk


Avatar do Utilizador

Autor do tópico
froskas
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 43
Registado: quarta mar 05, 2008 6:19 pm

Re: Novo Portal SERUP

Mensagem por froskas »

ge22908 Escreveu: quarta out 09, 2019 10:00 pm
pedrosilva Escreveu: quarta out 09, 2019 3:16 pm Atenção eu sou a favor da instalação por pessoal qualificado. O problema é que este novo documento não estava previsto e aposto que há centenas de instalações recentes em que a empresa que vendeu e instalou o equipamento não passou o documento. Acho que factura da empresa instaladora deveria ser suficiente. A DGEG é que tem que fiscalizar as empresas e os técnicos e não o consumidor.
Concordo a 100%
todas as instalações eléctricas devem ser efectuadas por técnicos da área como penso ser consensual. A publicação da Lei 153/2014 de 20 de Outubro que regula as instalações UPAC e UPP nao veio obviamente trazer qualquer alteração a essa premissa. conforme ja referi, isso está claro no artigo 9 da referida lei.

a questão que se coloca neste momento é que nao obstante a instalação ter de ser executada por um técnico responsável, a mera comunicação previa podia ser efectuada pelo produtor sem identificar o técnico.

a alteração que existiu em termos de processo de comunicação à DGEG é a obrigação do termo de responsabilidade e a identificação do técnico.

se a empresa que instalou o equipamento nao passou o termo por na altura nao ser obrigatorio nao terá problemas em faze-lo agora.

às entidades compete fiscalizar os profissionais mas os consumidores por certo nao estarao mais defendidos apenas com uma fatura.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
froskas
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 43
Registado: quarta mar 05, 2008 6:19 pm

Re: Novo Portal SERUP

Mensagem por froskas »

gbento Escreveu: sexta out 11, 2019 10:59 am
froskas Escreveu:
gbento Escreveu: quarta out 09, 2019 2:17 pm Tudo certo, mas deveriam haver tectos máximos sobre os custos de instalação definidos. Não havendo levam-nos muito e aumenta muito o prazo para pagar o sistema de PV.

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk
os custos de instalaçao sao definidos pelo mercado. como em qualquer area quem define o preço do equipamento é quem o vende, quem define o custo de instalao é quem instala e o comprador tem a liberdade de decidir, com base em todas as variaveis onde se inclui o preço, quem seleciona para comprar a soluçao.
Claro que será o mercado, mas isso será válido para um país de grande dimensão com verdadeira concorrência.
O estado ao obrigar certas medidas sem tectos máximos de pagamento num país com pequena dimensão concorrencial, vira tudo contra o consumidor. São tantos os exemplos que daria para escrever um livro... O último exemplo pode ser o aumento do preçário de comissões da CGD ImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagem
Peço desculpa pelo off-toppic.

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk
nao sei a que medidas se refere que possam ter tectos maximos de pagamento. numa atividade privada como é a instalação de sistemas fotovoltaicos? impor valores de instalação? quem define os custos, margem de lucro, etc etc de uma empresa? deve ser o estado?

de notar que a unica alteraçao que existe sem custos para o comprador e futuro produtor de energia é a comunicação pela empresa instaladora do técnico responsável...


LSousa
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 55
Registado: sexta set 20, 2019 4:45 pm
Localização: Coimbra

Re: Novo Portal SERUP

Mensagem por LSousa »

Eu sinceramente nestas questões acho que tudo depende do bom senso.
Claro que em primeiro lugar e caso a pessoa não perceba nada de eletricidade não deve andar ai a inventar agora caso se sinta à vontade ligar um inversor a uns painéis interligados entre si em série ou paralelo (consoante o caso) não é preciso ser nenhum cientista! Mais perigoso são aquelas pessoas que se poem a inventar em casa com fios de 0.5mm a alimentar divisões inteiras ou outras maroscas piores...
Obviamente vejo isto como mais uma forma de uma empresa/técnico ir buscar umas massas.
Resumindo:
Não sabe/não percebe/não quer --> empresa instaladora
Sabe/está esclarecido/assume a responsabilidade (comunicando no SERUP a instalação como própria) -- O próprio

Esta é a minha opinião independentemente do que possam dizer.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
froskas
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 43
Registado: quarta mar 05, 2008 6:19 pm

Re: Novo Portal SERUP

Mensagem por froskas »

LSousa Escreveu: domingo out 13, 2019 10:18 am Eu sinceramente nestas questões acho que tudo depende do bom senso.
Claro que em primeiro lugar e caso a pessoa não perceba nada de eletricidade não deve andar ai a inventar agora caso se sinta à vontade ligar um inversor a uns painéis interligados entre si em série ou paralelo (consoante o caso) não é preciso ser nenhum cientista! Mais perigoso são aquelas pessoas que se poem a inventar em casa com fios de 0.5mm a alimentar divisões inteiras ou outras maroscas piores...
Obviamente vejo isto como mais uma forma de uma empresa/técnico ir buscar umas massas.
Resumindo:
Não sabe/não percebe/não quer --> empresa instaladora
Sabe/está esclarecido/assume a responsabilidade (comunicando no SERUP a instalação como própria) -- O próprio

Esta é a minha opinião independentemente do que possam dizer.
para a maioria das actividades profissionais nao é necessário ser cientista, no entanto as profissões estao regulamentadas por alguma razao. O DIY é tentador em muitos casos mas ha que ter em conta que quem executa uma instalação eléctrica não a faz só para si existindo sempre a possibilidade de envolver terceiros. também nao é por acaso que quem tem sistemas solares instalados deve ter, por lei, seguro de responsabilidade civil.

depois também nao entendo como pode ser uma forma da empresa ou o técnico ir buscar mais umas massas. se é tecnico está a fazer o seu trabalho cobrando por ele o valor que cobraria independentemente de assinar umk termo de responsabilidade ou nao.

seriam tantos os exemplos que dariam mau resultado apenas pela responsabilização do proponente seja em que área seja:

sei conduzir, estou esclarecido, assumo a responsabilidade--> posso conduzir sem carta? posso... com as consequenciais associadas

cada um que transponha as "facilidades" para as suas actividades profissionais e retirem as próprias conclusões.....


LSousa
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 55
Registado: sexta set 20, 2019 4:45 pm
Localização: Coimbra

Re: Novo Portal SERUP

Mensagem por LSousa »

froskas Escreveu: segunda out 14, 2019 9:40 am
LSousa Escreveu: domingo out 13, 2019 10:18 am Eu sinceramente nestas questões acho que tudo depende do bom senso.
Claro que em primeiro lugar e caso a pessoa não perceba nada de eletricidade não deve andar ai a inventar agora caso se sinta à vontade ligar um inversor a uns painéis interligados entre si em série ou paralelo (consoante o caso) não é preciso ser nenhum cientista! Mais perigoso são aquelas pessoas que se poem a inventar em casa com fios de 0.5mm a alimentar divisões inteiras ou outras maroscas piores...
Obviamente vejo isto como mais uma forma de uma empresa/técnico ir buscar umas massas.
Resumindo:
Não sabe/não percebe/não quer --> empresa instaladora
Sabe/está esclarecido/assume a responsabilidade (comunicando no SERUP a instalação como própria) -- O próprio

Esta é a minha opinião independentemente do que possam dizer.
para a maioria das actividades profissionais nao é necessário ser cientista, no entanto as profissões estao regulamentadas por alguma razao. O DIY é tentador em muitos casos mas ha que ter em conta que quem executa uma instalação eléctrica não a faz só para si existindo sempre a possibilidade de envolver terceiros. também nao é por acaso que quem tem sistemas solares instalados deve ter, por lei, seguro de responsabilidade civil.

depois também nao entendo como pode ser uma forma da empresa ou o técnico ir buscar mais umas massas. se é tecnico está a fazer o seu trabalho cobrando por ele o valor que cobraria independentemente de assinar umk termo de responsabilidade ou nao.

seriam tantos os exemplos que dariam mau resultado apenas pela responsabilização do proponente seja em que área seja:

sei conduzir, estou esclarecido, assumo a responsabilidade--> posso conduzir sem carta? posso... com as consequenciais associadas

cada um que transponha as "facilidades" para as suas actividades profissionais e retirem as próprias conclusões.....
Tens razão em algo que escreves mas volto a referir que colocar um painel no telhado ligar dois fios ao inversor e estes a uma ficha eléctrica (falo isto para sistemas pequenos) e sim até poderia haver uma inspeção após a instalação do mesmo. Concordo que seja regulamentado aora fazeres a analogia com o conduzir não tem lógica pois em casa estou eu e os meus na rua andas tu e os outros. Se fizeres erros vais atingir os outros se eu fizer erros sou eu o prejudicado.
Atenção digo isto e tenho a minha instalação feita por empresa que levou cerca de mais 300€ para andarem esses técnicos a colocarem isto em funcionamento.
Volto a perguntar alguém fiscaliza erros muito maiores que as pessoas fazem em casa nas suas instalações pessoais?


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Novo Portal SERUP

Mensagem por jmlflorencio »

Podemos ser apenas nós os prejudicados, ou pode ser um electricista que desconheça os (eventuais) erros cometidos nesse "projecto caseiro"... Ou qualquer outra pessoa que possa calhar a ter que mexer nisso.

Responder

Voltar para “Autoconsumo”