Tesla model 3 SR+ vs Hyundai kauai

Local ideal, para colocar dúvidas sobre Mota e/ou Carro Eléctrica/o
Responder

Autor do tópico
CoolZeroFCP
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 398
Registado: sábado fev 04, 2012 10:29 am

Tesla model 3 SR+ vs Hyundai kauai

Mensagem por CoolZeroFCP »

Conforme o título eu estou indeciso entre estes dois modelos.
O carro é para fazer diariamente 100km casa-trabalho em Lisboa.
Gosto bastante do tesla pelo seu design, mais opções de carregamento, melhor sistema multimédia, sistema de cameras com opção de vigilância do carro, conectividade...
O Hyundai agrada-me a autonomia pois permite fazer viagens esporádicas à terra natal (300/350) com uma só carga, a marca dá-me mais confiança na qualidade de construção e assistência e é 5.000€ mais barato.

Tenho dúvidas se o sistema básico Autopilot da tesla será melhor que as ajudas à condução da hyundai.
Não sei se os model 3 que estão agora a ser entregues em Portugal se continuam com os problemas de pintura e montagem dos primeiros modelos entregues.

Antes de comprar irei fazer teste drives aos dois modelos, mas já li e vi bastantes vídeos dos dois e continuo com dúvidas de qual comprar :?
Agradeço opiniões e ajuda nesta minha escolha ;)


APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Tesla model 3 SR+ vs Hyundai kauai

Mensagem por APHenriques »

Eu sou e sempre fui muito critico em relação ao autopilot da Tesla.
Como informático acho o sistema muito mal concebido. Ridiculo e irresponsável.
A Testa tem sido muito irresponsável ao passar a ideia que os condutores podem usar o sistema... o simples facto de darem a possibilidade de o condutor puder não conduzir é irresponsável.
Outros fabricantes tem sistemas mais sufisticados e nunca os disponibilizaram desta forma.
Ainda mais, usam as pessoas como cobaias... sendo depois os sistemas corrigidos a medida dos problemas detetados pelos utilizadores. Em sistemas que implicam a segurança das pessoas é inaceitável.
Os sistemas devem corrigir o condutor, não substitui-lo


Autor do tópico
CoolZeroFCP
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 398
Registado: sábado fev 04, 2012 10:29 am

Re: Tesla model 3 SR+ vs Hyundai kauai

Mensagem por CoolZeroFCP »

Mas olhando para o Autopilot como ajuda à condução e não como substituto do condutor...
Será que a versão base, e não a condução autónoma total de 6.500€, será superior às ajudas do Kauai? Também funciona como manutenção da faixa de rodagem, cruise control adaptativo mantendo a distância do carro da frente, travagem em caso de colisão iminente, aviso de obstáculo no ângulo morto,...?
Sei que o estacionamento automático não vem na opção base (o que é uma pena), mas penso que o Kauai também não tem, certo?


APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Tesla model 3 SR+ vs Hyundai kauai

Mensagem por APHenriques »

Não sei dizer porque nunca conduzi nem um nem outro.
Mas eu diria o seguinte: O meu Outlander tem isso tudo exceto o controlo do volante.
Ou seja, CCA, travagem automática, vários sensores de obstáculos, ângulo morto, etc. com acionamento de travagem de emergência.... tudo ótimo.
O meu deteta a saída da faixa de rodagem... avisa. Mas não mexe no volante. Nos obstáculos na frente do carro deteta bastante bem, avisa atempadamente. sonora e visual, e ativa a travagem se o condutor não o fizer.

Eu sou contra sistemas que mexam o volante, sem ter um dispositivo que monitorize constantemente a presença das mãos no volante e os olhos na estrada. Isto é importante porque a presença das mãos no volante pode-se enganar o sistema. Mas a monitorização dos olhos do condutor não dá para enganar... se for um sistema bom. Se for da Tesla... :? não sei.

Se o condutor sentir que pode abdicar da sua atenção em relação a condução, acabará por fazê-lo. E o sistema da Tesla vê riscos, mas não vê muros... Pelo menos era assim no model S

Quem não quer conduzir, não deve esperar que o carro o faça por si... não nas vias atuais, pois por muito bom que qualquer sistema de condução autónoma seja (e o da Tesla não é) há demasiada liberdade dos restantes utilizadores das vias.... onde as infrações são frequentes e as situações imprevisíveis.

Eu pessoalmente confiaria mais em qualquer coisa da Hyundai do que em qualquer produto das Tesla.
A Hyundai é um dos maiores fabricantes mundiais. A Tesla existe hoje mas pode não existir amanha... A não ser que seja comprado por um construtor a sério. E espero que seja.


jfr2006
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 80
Registado: quinta mai 07, 2015 1:00 pm

Re: Tesla model 3 SR+ vs Hyundai kauai

Mensagem por jfr2006 »

Quando alguém diz que existem sistemas melhores que o da Tesla, continuar a ler o que ele diz é continuar a enganar-se....

Qualquer outro fabricante está a anos de luz do sistema da Tesla e tudo o resto são sistemas da idade da pedra.


Acrescenta a isto o acesso a uma rede de carregamento que te permite ir a qualquer lado em toda a Europa, sem limitações e andar com n cartões atrás e logo vês qual ganha.

Mas se preferires, podes ir atrás da opinião de alguém que acha que um carro a GPL tem um custo de uso menor que um EV

Enviado do meu TA-1004 através do Tapatalk



Autor do tópico
CoolZeroFCP
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 398
Registado: sábado fev 04, 2012 10:29 am

Re: Tesla model 3 SR+ vs Hyundai kauai

Mensagem por CoolZeroFCP »

Eu concordo com o acima escrito, o sistema autónomo de condução está longe de ser perfeito (não confundir com o Autopilot básico que refiro), actualmente ainda não existe nenhum sistema Tesla ou de outro que esteja pronto a ser usado em situações reais. Mas isso não quer que não acredite que seja o futuro, pois por aquilo que vejo todos os dias na estrada cada vez mais acredito que o homem não foi feito para conduzir. Quem gosta de conduzir que nem um maluco ou completamente distraído, sem respeito pelas regras e pelos outros que o faça em pistas em que não ponha em causa a vida das outras pessoas. Para mim o sistema autónomo só irá ser perfeito quando o homem for proibido de conduzir na via pública.

Mas isto não rouba o mérito à Tesla que colocou no mercado algo que os outros construtores não passavam do papel e agora todos querem imitar e superar. Se a Tesla fosse uma Mercedes, jaguar,... Todos os carros custariam 2/3 vezes mais.
Dar a entender ao condutor que pode sentar-se no banco e deixar o carro conduzir sem o sistema estar preparado para isso também acho um erro, mas não é exclusivo da Tesla pois até na nissan com o propilot tens pessoal que deixa o carro conduzir sozinho com um peso no guiador (penso que também seja possível isso na Mercedes e outras marcas) apesar do sistema destes ainda ser muito mais rudimentar que o da Tesla.


Autor do tópico
CoolZeroFCP
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 398
Registado: sábado fev 04, 2012 10:29 am

Re: Tesla model 3 SR+ vs Hyundai kauai

Mensagem por CoolZeroFCP »

Voltando ao assunto deste tópico...
Gostaria de saber de alguém que tenha tesla se enquanto sistema de ajuda à condução o Autopilot básico funciona bem?
A nível de pintura e qualidade de construção, já foram resolvidos os problemas dos primeiros automóveis entregues?


APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Tesla model 3 SR+ vs Hyundai kauai

Mensagem por APHenriques »

jfr2006 Escreveu: domingo out 20, 2019 3:07 pm Quando alguém diz que existem sistemas melhores que o da Tesla, continuar a ler o que ele diz é continuar a enganar-se....
Qualquer outro fabricante está a anos de luz do sistema da Tesla e tudo o resto são sistemas da idade da pedra.
Mas se preferires, podes ir atrás da opinião de alguém que acha que um carro a GPL tem um custo de uso menor que um EV ImagemImagem
Pensei que era só um super fã ... mas com a última frase reconheci-te. Nem vou argumentar!
jfr2006 Escreveu: domingo out 20, 2019 3:07 pm Acrescenta a isto o acesso a uma rede de carregamento que te permite ir a qualquer lado em toda a Europa, sem limitações e andar com n cartões atrás e logo vês qual ganha.
Neste ponto tens razão.
Esta é a principal vantagem da Tesla neste momento.


APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Tesla model 3 SR+ vs Hyundai kauai

Mensagem por APHenriques »

CoolZeroFCP Escreveu: domingo out 20, 2019 3:36 pm Eu concordo com o acima escrito, o sistema autónomo de condução está longe de ser perfeito (não confundir com o Autopilot básico que refiro), actualmente ainda não existe nenhum sistema Tesla ou de outro que esteja pronto a ser usado em situações reais. Mas isso não quer que não acredite que seja o futuro, pois por aquilo que vejo todos os dias na estrada cada vez mais acredito que o homem não foi feito para conduzir. Quem gosta de conduzir que nem um maluco ou completamente distraído, sem respeito pelas regras e pelos outros que o faça em pistas em que não ponha em causa a vida das outras pessoas. Para mim o sistema autónomo só irá ser perfeito quando o homem for proibido de conduzir na via pública.
Concordo... por isso há muito que defendo que os carros deveriam estar limitados em velocidade. Atualmente até podem estar limitados de forma ativa... obrigando o cumprimento dos limites em cada zona.
Entre outras coisas.
É certo que quando todos os carros forem autónomos, os acidentes acabam. Mas não se pode saltar degraus na evolução.
O problema não é a condução... desde os anos 70 que existe investigação sobre isso. O problema não está na condução, mas sim como o sistema lida com o imprevisível.

Mas avançando.... aguardemos a partilha de alguém que possa esclarecer as questões colocadas.


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Tesla model 3 SR+ vs Hyundai kauai

Mensagem por jmlflorencio »

Não conheço em pormenor nenhum dos candidatos. Mas, só pela rede Supercharger, eu iria para o Tesla. Sem sombra de dúvida (basta ler os vários relatos em relação aos postos de carregamento).


Autor do tópico
CoolZeroFCP
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 398
Registado: sábado fev 04, 2012 10:29 am

Re: Tesla model 3 SR+ vs Hyundai kauai

Mensagem por CoolZeroFCP »

jmlflorencio Escreveu: domingo out 20, 2019 6:49 pm Não conheço em pormenor nenhum dos candidatos. Mas, só pela rede Supercharger, eu iria para o Tesla. Sem sombra de dúvida (basta ler os vários relatos em relação aos postos de carregamento).
Pela rede de carregamento pelo menos para já acho que para mim não faz tanta diferença, pois a viagem maior que costumo fazer é pela A8 até ao Porto e acho que lá não existe carregadores tesla. Já quem usa A2 e A1 já fará diferença.


jfr2006
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 80
Registado: quinta mai 07, 2015 1:00 pm

Re: Tesla model 3 SR+ vs Hyundai kauai

Mensagem por jfr2006 »

APHenriques Escreveu:
jfr2006 Escreveu: domingo out 20, 2019 3:07 pm Quando alguém diz que existem sistemas melhores que o da Tesla, continuar a ler o que ele diz é continuar a enganar-se....
Qualquer outro fabricante está a anos de luz do sistema da Tesla e tudo o resto são sistemas da idade da pedra.
Mas se preferires, podes ir atrás da opinião de alguém que acha que um carro a GPL tem um custo de uso menor que um EV ImagemImagem
Pensei que era só um super fã ... mas com a última frase reconheci-te. Nem vou argumentar!
jfr2006 Escreveu: domingo out 20, 2019 3:07 pm Acrescenta a isto o acesso a uma rede de carregamento que te permite ir a qualquer lado em toda a Europa, sem limitações e andar com n cartões atrás e logo vês qual ganha.
Neste ponto tens razão.
Esta é a principal vantagem da Tesla neste momento.
Super fã.. nope.

Apenas é mais que conhecido que nenhum fabricante tradicional se aproxima sequer do sistema da Tesla.

O único não é mesmo o nome.. não dá para gente estúpida Imagem

Enviado do meu TA-1004 através do Tapatalk


Avatar do Utilizador

t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: Tesla model 3 SR+ vs Hyundai kauai

Mensagem por t3lmo »

Só consigo opinar depois de ter conduzido os 3 VE's mencionados neste post. Em nada se podem comparar e dar palpites sem nunca andar num é completamente inconclusivo.

- Outlander PHEV - Simples ACC rude, funciona como o esperado mas é muito limitado e sem controle de eficiência nenhuma (faz acelerações absurdas). [conduzo à 5 anos]
- Kauai EV - CC básico e para Portugal não existe o extra do sonar adaptativo (que equipa por cá o IONIQ). Muito eficiente e consigo fazer 400 a 500 kms reais. [conduzo à 3 meses]
- TM3 - O AP é relaxante mas requer muita atenção em AE. É sem dúvida o melhor dos 3 mencionados principalmente pela rede SuC. Quanto à pintura aconselho um PPF logo em novo.

O melhor é sempre pedir um test-drive e a teoria passa logo à prática.
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km


Autor do tópico
CoolZeroFCP
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 398
Registado: sábado fev 04, 2012 10:29 am

Re: Tesla model 3 SR+ vs Hyundai kauai

Mensagem por CoolZeroFCP »

Os test drive já estão pedidos, em principio o TM3 será para a próxima semana.

Nesses 3 meses de Kauai alguns pontos menos positivos? E no Tesla?
O Kauai faz 400km à vontade com velocidades de 120 em AE? E o model 3 a essa velocidade?

Em quanto fica o PPF no TM3?

Avatar do Utilizador

t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: Tesla model 3 SR+ vs Hyundai kauai

Mensagem por t3lmo »

Kauai, teste em AE a 120km/h = 400 km reais (fez Sintra-Braga direto).
Em regime urbano faz os 500 km. Model 3 fará uns 350 km em AE (não testei ainda).

PPF no T3 fica nuns 900-1.000€.
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km


jfr2006
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 80
Registado: quinta mai 07, 2015 1:00 pm

Re: Tesla model 3 SR+ vs Hyundai kauai

Mensagem por jfr2006 »

Nopes. A 120 podes esperar pouco mais que 300 a 320km no kuai e cerca de 300km no model 3, versão SR+

Enviado do meu TA-1004 através do Tapatalk


Avatar do Utilizador

t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: Tesla model 3 SR+ vs Hyundai kauai

Mensagem por t3lmo »

'bitaites' de quem nunca testou em nada ajudam a informar quem quer saber.

Consulta também os grupos:
https://www.facebook.com/groups/hyundaikonaelectric/
https://www.facebook.com/groups/teslaclubportugal/
https://www.facebook.com/groups/outlanderphev/

Estas foram as ultimas viagens grandes:
Anexos
71143986_2889214034440553_1827365007986262016_o.jpg
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km


Autor do tópico
CoolZeroFCP
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 398
Registado: sábado fev 04, 2012 10:29 am

Re: Tesla model 3 SR+ vs Hyundai kauai

Mensagem por CoolZeroFCP »

Obrigado pelos links, mas eu sou do século passado.. , não tenho Facebook 😂

Obrigado pelo feed back, era o que eu pensava... O Kauai permite fazer aquelas viagens esporádicas de 350km sem carregar, o model 3 não 😔


Autor do tópico
CoolZeroFCP
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 398
Registado: sábado fev 04, 2012 10:29 am

Re: Tesla model 3 SR+ vs Hyundai kauai

Mensagem por CoolZeroFCP »

Já agora... Como no model 3 não vou ter oportunidade de testar, alguém sabe se a cadeira de criança cabe bem no model 3 ou fica apertado? À uns anos atrás tive para comprar um série 3, mas desisti quando tive à rasca para montar o ovo da criança a trás 😅


jfr2006
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 80
Registado: quinta mai 07, 2015 1:00 pm

Re: Tesla model 3 SR+ vs Hyundai kauai

Mensagem por jfr2006 »

https://youtu.be/HzACNnQbOuU


https://youtu.be/Gpvg2f7HyQs


Enviado do meu TA-1004 através do Tapatalk


Responder

Voltar para “Procura veículo eléctrico mas tem dúvidas? Coloque-as aqui”