Ajuda na compra de carro eletrico

Local ideal, para colocar dúvidas sobre Mota e/ou Carro Eléctrica/o

Autor do tópico
carlitos73
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: quinta nov 07, 2019 10:23 am

Ajuda na compra de carro eletrico

Mensagem por carlitos73 »

Bom dia pessoal,
Sou novo aqui por isso antes demais peço desculpa se estou no tópico errado,
Como diz o assunto estou a pensar comprar um carro elétrico,
Vou começar a trabalhar agora e vou ter que me deslocar em media 100/120 km por dia, e é nesta situação que estou a ponderar comprar um carro elétrico pois penso que economicamente seja bastante vantajoso, em media se gastasse 7L/100km num carro a gasóleo vezes os 22 dias de trabalho gastaria à volta de 250€/mês de combustível valor este que daria uma boa ajuda na prestação mensal para comprar um carro elétrico e este seria meu, não sei se estou a pensar bem, por isso gostava que me dessem umas luzes aqui no forum, o carro que tenho em vista é o novo Peugeot 208 elétrico com autonomia de 340km,
Esta autonomia é real? Qual é o preço/medio que custará carregar o carro em casa?Existe o apoio do Fundo Ambiental?Ou vai haver novos incentivos para o ano 2020? Estas são as perguntas que me passam pela cabeça mas todas outras informações são bem vindas,
Desde já obrigado pela atenção e toda a ajuda que me possam dar,
Melhores Cumprimentos
Carlos Bernardo

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Ajuda na compra de carro eletrico

Mensagem por serges »

Boas,

Bem vindo, obrigado pelo registo e participação mas peço encarecidamente fazer uma presentação sua na área das apresentações e claro faça deste o seu fórum.

Obrigado.

Quanto a questões eu sou suspeito ao que vou deixar outros responderem primeiro...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Ajuda na compra de carro eletrico

Mensagem por Freddy_krueger »

Com esses valores diários qualquer EV vai compensar... eu fiz minhas contas em 2017 para 20.000kms/ano e poupança era bem grande... assim de repente, aos 100kms (podendo carregar em casa), temos seguinte cenário:

consumo de 15kw/100kms (há quem consiga mais e quem consiga menos) x 0,19 EUR/kwh já com IVA (há quem consiga bem menos em bihorário) x 1,10 (10% perdas energéticas): 3,15 EUR...

7l/100 x 1,28 ? eur/litro = 8,96 EUR...

Ou seja, em cada 100kms, normalmente pessoal poupa mínimo 5 EUR na boa... fora poupança em manutenções (a do leaf ficou em 375 EUR na nissan... PARA 5 ANOS!!!), e para já no IUC (isento)...

Do e-208 ainda não há muita info... mas o pessoal normalmente diz que em termos de capacidade, tecnologia, etc, O id3 um pouco acima... claro que para já ainda não está disponível o id3 a 30keur... só a 39keur... já bem mais puxado.

Os valores em kms normalmente em circuito WLTP... carro tende a fazer um pouco menos... tipo o meu leaf 40 diz 270kms e acho que nunca fiz mais de 240... e normalmente até faço contas à % bateria x 2 para os kms... seja 100% bateria igual a 200kms... mas uma pessoa com um carro a pilhas as vezes tem mais inseguranças... nunca baixei dos 4% e foi numa situação de emergência e fora de minha área de conhecimento geográfica... :P

AVANÇA com a coisa que 120kms diários dá para muita poupança!!!
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


mafgod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 226
Registado: segunda nov 13, 2006 6:23 pm

Re: Ajuda na compra de carro eletrico

Mensagem por mafgod »

Freddy_krueger Escreveu: quinta nov 07, 2019 3:43 pm Com esses valores diários qualquer EV vai compensar... eu fiz minhas contas em 2017 para 20.000kms/ano e poupança era bem grande... assim de repente, aos 100kms (podendo carregar em casa), temos seguinte cenário:

consumo de 15kw/100kms (há quem consiga mais e quem consiga menos) x 0,19 EUR/kwh já com IVA (há quem consiga bem menos em bihorário) x 1,10 (10% perdas energéticas): 3,15 EUR...

7l/100 x 1,28 ? eur/litro = 8,96 EUR...

Ou seja, em cada 100kms, normalmente pessoal poupa mínimo 5 EUR na boa... fora poupança em manutenções (a do leaf ficou em 375 EUR na nissan... PARA 5 ANOS!!!), e para já no IUC (isento)...

Do e-208 ainda não há muita info... mas o pessoal normalmente diz que em termos de capacidade, tecnologia, etc, O id3 um pouco acima... claro que para já ainda não está disponível o id3 a 30keur... só a 39keur... já bem mais puxado.

Os valores em kms normalmente em circuito WLTP... carro tende a fazer um pouco menos... tipo o meu leaf 40 diz 270kms e acho que nunca fiz mais de 240... e normalmente até faço contas à % bateria x 2 para os kms... seja 100% bateria igual a 200kms... mas uma pessoa com um carro a pilhas as vezes tem mais inseguranças... nunca baixei dos 4% e foi numa situação de emergência e fora de minha área de conhecimento geográfica... :P

AVANÇA com a coisa que 120kms diários dá para muita poupança!!!
Só para complementar que se carregar em vazio, 15kWh x 0,1 ~= 1,5€ /100km :-)

E que tal um semi-novo?


Autor do tópico
carlitos73
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: quinta nov 07, 2019 10:23 am

Re: Ajuda na compra de carro eletrico

Mensagem por carlitos73 »

Boa tarde desde já obrigado pelas respostas,
Eu fiz umas contas que me deixaram um pouco apreensivo vai ser o meu primeiro carro e um grande investimento para mim visto que ainda sou novo e assinei a pouco tempo o meu primeiro contrato profissional,
As contas que fiz foram se a bateria do Peugeot é de 100 Kw que da para ~ 300 km se multiplicar por 0,20 Kwh o carregamento total de uma bateria custará 20€? desculpem a minha ignorância pois ainda não percebo nada disto.
Ainda vivo com os meus pais e não tenho grande conhecimento dos custos elétricos o que é vazio?
Quanto ao semi-novo à primeira vista estou encantado com o Peugeot 208 (esteticamente) no entanto não ponho totalmente de parte essa alternativa, mas vou tentar ganhar o incentivo se por ventura for dado em 2020 poupando cerca de 3000€ sendo que na Alemanha e França vai ser o dobro.
Mais uma vez Obrigado


Autor do tópico
carlitos73
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: quinta nov 07, 2019 10:23 am

Re: Ajuda na compra de carro eletrico

Mensagem por carlitos73 »

Desde já obrigado pelas respostas,
Este vai ser o meu primeiro carro e sou um pouco leigo nestes assuntos, fiz algumas contas que me deixaram um pouco de pé atrás, A bateria deste carro diz que é de 100 kw para os ~300 km de autonomia se multiplicar por 0.20 kwh irá dar 20€ por carregamento e assim é bastante caro peço desculpa pela ignorância mas estou a fazer bem as contas?
Ainda sou novo e ainda vivo com os meus pais por isso ainda não estou muito dentro dos preços energéticos no meu caso EDP, o que é vazio?
Quanto ao carro semi-novo, não ponho totalmente de parte no entanto estou encantado(esteticamente) pelo novo Peugeot 208, e para alem disso quero ver se consigo algum tipo de incentivo por parte do estado, Sei que para o ano 2020 a Alemanha e a França vão dar 6000€ de incentivo.
Mais uma vez Obrigado pelas respostas e toda a ajuda é bem vinda.


APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Ajuda na compra de carro eletrico

Mensagem por APHenriques »

Então é assim:

Dando o exemplo, sendo EDP, podes contratar uma tarifa bi-horária na opção diária.
Assim ficas com um preço de 0,1870 €/kWh das 8:00 às 22:00.
E o preço de 0,1100 €/kWh das 22:00 às 8:00. É a esta que se chama o periodo vazio

Preços (aproximados) mais IVA

Isto é o melhor porque podes chegar a casa, ligas o carro ao carregador, já previamente programado para iniciar a carga às 22:00 até às 8:00 da manha. E assim pagas o valor mais baixo por essa energia.

Se o carregador for de 10A, significa que nessas 10 horas durante a noite vais carregar 23kWh. Ou seja, vais pagar por cada carga dessas diária 23 x 0,11 x 23% = 3,11 euros.
Se o fizeres todos os dias do mês, dá uma despesa de 93.30 euros
Repara que se fizeres o mesmo mas com a tarifa diurna (0,187€) gastavas por mês 158,70 euros. O que não faz sentido....

Se as tuas viagens incluem AE provavelmente mais gastar esses 23kWh por dia.... mas com uma condução mais calma vão sobrar.

Tens de ver que potência elétrica tens em casa.
Para o exemplo que dei em cima gastas 10A. Resta saber se durante esse período usas algum equipamento elétrico mais potente.
Eu tenho 30A de potência, carrego o carro a 10A durante a noite. Tenho tudo elétrico. Não uso gás. Mas para aquecimento durante o inverno tenho aparelhos de ar condicionado de alta eficiência. Por isso aguenta perfeitamente.
Mas se usa-se aquecedores simples, não chegava. Um simples radiador a oleo ou um convector ou ventilador, precisa logo de 10 Amperes.

Vai colocando as duvidas...


APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Ajuda na compra de carro eletrico

Mensagem por APHenriques »

Tens toda a razão para estar encantado com o Peugeot E-208.
Nada de americanises ou japonesisses e em breve chinesisses... Mas sim um carro europeu. Gostos a parte, os europeus sempre foram os melhores em design. Pelo menos para o gosto europeu. E toda a gama atual da Peugeot está fantástica.


Autor do tópico
carlitos73
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: quinta nov 07, 2019 10:23 am

Re: Ajuda na compra de carro eletrico

Mensagem por carlitos73 »

Obrigado mais uma vez pelas respostas,


Autor do tópico
carlitos73
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: quinta nov 07, 2019 10:23 am

Re: Ajuda na compra de carro eletrico

Mensagem por carlitos73 »

Desde já obrigado pela resposta,
Sendo assim se ligar o carregador em casa acho que o ponto de carregamento vai ser de 7,5 Kwh vai demorar menos das 10 horas a carregar a bateria totalmente certo?
E se por acaso so ter que carregar 20% da bateria devo pô-lo a carregar na mesma ou usar mais o carro ate esgotar mais a bateria? e se só carregar 20% e o deixar com o carregador ligado ele continua a gastar ou mal carrega totalmente o carregador para de fornecer energia e de gastar?
Quanto à potência que tenho em casa vou anexar uma foto da conta da luz pois eu não percebo nada disso e não sei qual é a potência que tenho. E no que diz potência contratada diz em Kwh, mas penso que nós tenhamos trifásica, se me poderem dar umas luzes sobre isso agradecia imenso.
Através da minha fatura de luz quanto vou pagar em media por dia?
luz.jpg
Obrigado mais uma vez


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Ajuda na compra de carro eletrico

Mensagem por Freddy_krueger »

O carro novo dá mais garantia a longo prazo, mas implica um investimento maior...

De qualquer forma para 100kms/dia usado nunca recomendava menos que:
Hyundai ioniq 28kwh
Kia e-Soul 30kwh
bmw i3 94ah
Leaf 30kwh
Leaf 40kwh
Renault Zoe 40kwh

Acho que não me esqueci de mais nenhuma opção das mais em conta que dê na boa para os 100kms/dia durante algum bom tempo...
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E

Avatar do Utilizador

pemifer
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 790
Registado: sexta fev 12, 2016 2:57 pm
Localização: Lisboa

Re: Ajuda na compra de carro eletrico

Mensagem por pemifer »

Eu não compraria Renault nem recomendo! É o elétrico com pior fiabilidade!

Uma bateria de 100kWh dará para uns 600km como o Tesla S 100.
Penso que o Peugeot terá uma bateria de 50kWh.

Se faz 100km por dia gastará, no máximo, uns 18kWh.
Ao preço que eu pago a minha eletricidade (é um preço combinado com o meu condomínio, já com IVA, em que 70% é preço de vazio, 30% é preço de fora do vazio), 18 x 0,13€ = 2,34€ por 100 km.
2,34€ x 20 dias úteis dará 46€ por mês, isto é, no máximo, 46€ para fazer 2000km.

Em relação ao Peugeot, não sei se este será igual, tem uma carateristica que eu detesto!
Tem, terá, um volante mais pequeno. Andei uns dias com um 208 e cada vez que me sentava ao volante pensava "mas que m... é esta?"... talvez ao fim de uns meses me habituasse e deixasse de dizer m... mas duvido.
É melhor experimentar antes de comprar, para ver se gosta!
Mas há pessoas que adoram!

Link


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Ajuda na compra de carro eletrico

Mensagem por Freddy_krueger »

Sim, penso que este terá o micro volante... É uma tendência geral dos construtores mas que Peugeot leva na frente...

Já orçamento? O 208 salvo erro vai para os 33keur...
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Ajuda na compra de carro eletrico

Mensagem por APHenriques »

https://www.youtube.com/watch?v=Fgi0EwA7uQs

Para mim não gosto de carros pequenos. Mas com menos 30 anos ia gostar de ter um carro destes. :D
Acho que o carro está muito bom por dentro e por fora.
Também gosto de que a versão elétrica seja igual as versões tradicionais... Uma coisa que tem sido evitada pelos fabricantes, para que não se faça comparação de preços entre tecnologias. Ora, já não dá para esconder o real custo das baterias, encapsulando num pacote com outros acessórios ou tecnologias que na verdade servem apenas para justificar diferenças de preço total.

Eu sou do tempo em que os volantes eram maiores, especialmente porque não havia direção assistida. Atualmente não há razão nenhuma para os volantes grandes.
Muitos dos clientes deste modelo serão jovens, e alguns já tem centenas de horas ao volante de simuladores de competição. Onde os volantes são vem mais pequenos.
Eu, que já conduzi de tudo, inclusive muitas horas de simulador, não estranho nada este volante.

Mas é tudo uma questão de habito. Felizmente o nosso cérebro adapta-se muito bem quando se alterna repetidamente entre sistemas diferentes.


APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Ajuda na compra de carro eletrico

Mensagem por APHenriques »

O outro carro interessante dentro do mesmo segmento é este:

https://www.youtube.com/watch?v=9X44THYf4tI


Autor do tópico
carlitos73
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: quinta nov 07, 2019 10:23 am

Re: Ajuda na compra de carro eletrico

Mensagem por carlitos73 »

Desde já obrigado pelas respostas,
Quanto aos carregamentos, penso que o carregador seja de 7,4 KwH, Sendo assim quanto tempo demorará o carro? E quais os gastos? devo carrega-lo todos os dias mesmo que ainda tenha bastante bateria? ou devo esgotar mais a bateria?
Se o puser a carregar com por exemplo ainda disponível 80% de bateria ele carrega apenas os 20% em falta e mesmo que o deixe ligado ao carregador ele para automaticamente e não tem consumo de eletricidade? Não vicia? nem há problema de fazer carregamentos assim?
Quanto à potência que tenho em casa em anexo mando uma fatura que é o meu contrato de momento la não diz a potência que tenho em A apenas em KwH mas penso que seja suficiente e penso que seja trifásica,
A partir da minha fatura quanto poderei gastar pelos ~100km dia? e por o carregamento completo?
Quanto aos carros aconselhados obrigado pessoal também ja vi o opel e poderei usar esse rival para tentar baixar o custo do Peugeot uma vez que o opel todo equipado anda entre os 32-33k e o Peugeot 38k.Quanto ao volante ja tive a possibilidade de conduzir uma versão mais antiga em que o volante realmente é mais pequeno, mas é uma questão de habito penso que isso não afete em nada o carro.
Mais uma vez obrigado por toda a ajuda.
Anexo fatura
Anexo fatura


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Ajuda na compra de carro eletrico

Mensagem por Freddy_krueger »

Isso basicamente é o mesmo carro... é o chamado Gémeo falso ;) (melhor que clone ein)...

A tecnologia é em tudo idêntica, esteticamente ligeiramente diferente...

Em relação aos volantes é bem verdade... lembro-me quando experimentei num fdsemana em 2014 um honda civic novo com volante tb pequeno e depois voltar a um yaris 2006... parecia uma "regueifa GIGANTE"... custou mais depois voltar a um volante grande que habituar ao volante pequeno...
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Ajuda na compra de carro eletrico

Mensagem por APHenriques »

O tamanho dos volante normais vem da necessidade de ver os mostradores através deles. Mas na verdade, com a tecnologia atual isso não é mesmo necessário.


APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Ajuda na compra de carro eletrico

Mensagem por APHenriques »

carlitos73 Escreveu: sexta nov 08, 2019 2:25 pm Desde já obrigado pelas respostas,
Quanto aos carregamentos, penso que o carregador seja de 7,4 KwH, Sendo assim quanto tempo demorará o carro? E quais os gastos? devo carrega-lo todos os dias mesmo que ainda tenha bastante bateria? ou devo esgotar mais a bateria?
Se o puser a carregar com por exemplo ainda disponível 80% de bateria ele carrega apenas os 20% em falta e mesmo que o deixe ligado ao carregador ele para automaticamente e não tem consumo de eletricidade? Não vicia? nem há problema de fazer carregamentos assim?
Quanto à potência que tenho em casa em anexo mando uma fatura que é o meu contrato de momento la não diz a potência que tenho em A apenas em KwH mas penso que seja suficiente e penso que seja trifásica,
A partir da minha fatura quanto poderei gastar pelos ~100km dia? e por o carregamento completo?
Quanto aos carros aconselhados obrigado pessoal também ja vi o opel e poderei usar esse rival para tentar baixar o custo do Peugeot uma vez que o opel todo equipado anda entre os 32-33k e o Peugeot 38k.Quanto ao volante ja tive a possibilidade de conduzir uma versão mais antiga em que o volante realmente é mais pequeno, mas é uma questão de habito penso que isso não afete em nada o carro.
Mais uma vez obrigado por toda a ajuda.
Vou tentar responder às tuas perguntas, mas por favor corrijam-me se dizer algum disparate.
Tenho atualmente 5 contratos de energia, mas já nenhum deles é trifásico e não estou familiarizado com estas faturas e tarifários trifásicos recentes.

Logo a partida tens uma grande vantagem... com essa potencia toda até poderias montar um posto de 22kW só para ti em casa. :D
Repara que tens 41,41 kW.
Certamente não se trata de uma simples moradia, mas algo que exige bem mais potência... por isso falta de potência não terás. A não ser que os restantes equipamentos que tens já estejam com picos de consumo próximo do limite.

Outra vantagem é que tens algumas horas (suponho que durante a noite) com uma tarifa de super vazio. Aproveitando essas horas a um preço de 0.0824 €/kWh.
Suponho que a Peugeot está com uma oferta de um carregador de 7,4 kWh (confirma se dos 41,41 kWh podes usar esses 7,4 kWh sem interferir com outros equipamentos). Com esse carregador (Wall Box) consegues carregar a energia necessária para o dia em apenas 3 horas. o que dá 22,2 kWh x 0,0,824 = 1,83 euros + IVA por dia. Melhor é impossível.

Melhor só nos PCN gratuitos da tua zona, enquanto houver... Por sugestão do nosso colega aqui do forum, @pemifer estou a usar a APP Miio... podes ver os Postos e os preços.

Eu diria que mesmo um dia que esteja praticamente sem carga, se fizeres a carga completa durante a noite, não deverá passar dos 4 euros + IVA

O pior para a saúde da bateria são as cargas à bruta. Muita potência. Por isso evita sempre que possível carregadores rápidos. Os públicos de 50kW ou mais. E nestes evita carga completa. É melhor ficar pelos 80%.
Em casa, não tem mal fazer carga completa... mas também se tens a 80% e não vais viajar para longe ou locais onde não exista a possibilidade de carregar, não justifica completar a carga.

Repara que a Wall Box de 7.4 kWh é uma oferta de campanha de lançamento do carro. Não faz parte do carro. No teu caso é de aproveitar.
O Carro deverá trazer um carregador de 16A (julgo eu) para ligação a tomada domestica. Eles dizem que carrega totalmente em 16 horas, terá que ser de 16A e não de 10A.
Depois terás de adquirir, se não trouxer, um cabo para ligar aos Postos Carregamento Normais (PCN) em espaços com acesso publico...


APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Ajuda na compra de carro eletrico

Mensagem por APHenriques »

Entretanto, estive a ver Bragança no Miio.
Eu sou de longe e não conheço Bragança.
Tens ai 3 PCN, mas apenas um de 22kWh. Os outros são apenas de 3,7 kWh.... menos do que podes ter em casa. Mas todos gratuitos para já.
Para onde vais trabalhar existirá postos?
Tem em Mirandela gratuito. E em Valpaços, mas já é pago e não é propriamente barato. Meia carga pode te custar mais de 8 euros.
Digo isto porque quando saís da rotina, de fim de semana tens de pensar onde vais carregar o carro.

Responder

Voltar para “Procura veículo eléctrico mas tem dúvidas? Coloque-as aqui”