Aquisicao de veiculo hibrido/eletrico FORA de grandes cidades

Local ideal, para colocar dúvidas sobre Mota e/ou Carro Eléctrica/o
Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
becosemsaida
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 88
Registado: terça set 17, 2019 12:10 pm

Aquisicao de veiculo hibrido/eletrico FORA de grandes cidades

Mensagem por becosemsaida »

Boas,

Como diz o titulo: estou fora de LX e outras cidades e faco em media 15-20.000km por ano, aqui nao ha postos de carregamento, nao ha nada, o mais perto fica a 70km (Coimbra/Cast.Branco) portanto preciso de duas coisas. Autonomia razoavel (ampera ou outro hibrido) e uma viatura que faz efectivamente esses kms com muita subida acentuada e autoestrada. Como nao sou pessoa para pisar ovos, como ja li aqui que vao a 90km/h numa AE para nao gastar, tem de aguentar uma viagem a 120-140km/h (a portar-me bem). Full eletric nao me parece que haja ainda a nao ser o cobicado Tesla que a minha carteira nao consegue adquirir.

Portanto em suma preciso de um veiculo USADO em conta, que seja confortavel, que faca pelo menos 100km (sem problemas de range senao a Maria entre em panico) e que "se mexe".

Para ja tenho lido sobre o Ampera da Opel, parece que a construcao e acabementos e mesmo a Opel do qual nao sou grande fa por ter demasiado plasticos rijos, e a MItsubishi Outlander um e "a gerador" e outro tem um 2L motor a gasolina.

Estando a falar de viatura com 5 anos (+/-) como e que se aguentaram as baterias, a perda e muita?? Claro que a ideia e comprar algo que dura uns anitos e nao ter de investir 5000€ ou mais ao fim de um ano ou dois, perdendo a "poupanca". Como funcionam os veiculos com a IUC, desde que tenham motor de combustao pagam? No caso do Ampera e um gerador, paga na mesma???

Cartoes e lugares de estacionamento para ja ficam para o segundo plano enquanto nao decidir o que adquirir. Tenho garagem propria com 16A disponivel e carregando de noite, pelo que li, deve dar para ter 100% de carga.

Obrigado por qq ajuda que me podem dar,

Beco
Prazer de conducao e ir pelo caminho mais longo para chegar ao destino.....

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Aquisicao de veiculo hibrido/eletrico FORA de grandes cidades

Mensagem por serges »

Ora boas,

aconselho vivamente a ler um pouco os diários de bordo de cada um já que as diferenças entre o outlander e o ampera são grandes além de motores e forma de trabalhar, já que o primeiro considero um eléctrico com um gerador!

O ampera tem uma manutenção e refrigeração de bateria fantástica que vai perdendo capacidade pela "velhice" e não pelo uso!

Duvidas, lê um pouco... qualquer coisa dispõe
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

pemifer
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 790
Registado: sexta fev 12, 2016 2:57 pm
Localização: Lisboa

Re: Aquisicao de veiculo hibrido/eletrico FORA de grandes cidades

Mensagem por pemifer »

Olá Beco!
Eu tenho um 100% elétrico e vivo em Lisboa onde há muitos postos de carregamento.
Os postos de carregamento lento acho que usei uma vez para experimentar um cabo.
Já usei postos de carregamento lento no Porto.
Eu carrego o carro em casa!
Os postos de carregamento rápido uso frequentemente, porque frequentemente faço viagens superiores a 400km, já no próximo fim de semana vou fazer Lisboa - Oliveira de Azeméis (275km), para ir ao encontro de elétricos, depois vou para o Porto (+50) e tenho de voltar para Lisboa (+313). Com algumas voltinhas pelo meio deve ser passeio para uns 700km...
Sempre fui acelera, inclusive cheguei a participar na Taça Nacional de Autocross e na Taça Nacional de Ralicross, mas adaptei-me bem a controlar as velocidades.
Depois há a aceleração! Quando não há preocupações com autonomia são carros divertidos demais de conduzir. Em Lisboa nem tem piada picar-me com outros carros, só com motas!
Repara que se és acelera não tirarás grande partido de um híbrido pois rapidamente descarregarás a bateria de tração e terás de ir a combustível.
100km a velocidade comedida (+-70km/h), qualquer 100% elétrico faz (até os mais baratos, clones e Leafs 24 mais antigos)
100km a 100km/h, a maior parte faz (Leafs 24 com bateria em bom estado)
100km a 120km/h, só alguns (Leafs 30, Ioniq, ... )
100km acima de 120km/h já poucos farão e só os modelos mais modernos (e mais caros)

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
becosemsaida
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 88
Registado: terça set 17, 2019 12:10 pm

Re: Aquisicao de veiculo hibrido/eletrico FORA de grandes cidades

Mensagem por becosemsaida »

Obrigado pela resposta,

Ora entao feito as continhas e pelo que consegui apurar aqui e que devo ter a volta de 50km de autonomia em full electric e terei de usar o "gerador" no caso do ampera para o resto do percurso. Ora neste momento o meu bolinhas faz media de 7L/100km a gasoleo, sao 10€...... Pelo que tenho lido aqui o ampera gasta a volta de 6lts/100km em modo "gerador" que sao 9€ e ainda tenho de acrescentar o valor da carga (caseira) que a 0.19€/Kw nunca e menos do que pelo menos 2€. Somando: 5+2=7€/100km !! Feitos as contas pelo outlander ainda e mais. Ora feitos a conta ao ANO em que faco 15.000km serao gasto em GASOLEO a volta de 1450€ e no Ampera 1200€ isso da uma poupanca de 250€ anuais. Alem de ter que "ensinar" a Maria a usar algo que para ela ira ser complicado.

Tenho visto por ai mais contas assim e mais duvidas sobre isso mas comeco a chegar a conclusao que (como em tudo) estar FORA de cidades eletrico e "distancias" nao combinam.

O meu problema nao e a aquisicao da viatura mas mesmo a poupanca ao longo do tempo e conseguir fazer o trajecto "normal" sem alterar muito a minha maneira de conducao.

La vou ter continuar a usar a viatura a gasoleo mais uns anitos a espera que aparece algo "engracado". Viatura nova esta FORA de questao portanto usado alem de ser um risco e algo "decente" so daqui uns 5-6 anos. Gostei muito do i-pace mas o preco........

Vou estar atento as novidade e continuar a ler.

Beco
Prazer de conducao e ir pelo caminho mais longo para chegar ao destino.....

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Aquisicao de veiculo hibrido/eletrico FORA de grandes cidades

Mensagem por serges »

ok... fazer contas é importante pois eu não fui pelas contas e olha estou bem satisfeito vim de um Ibiza 6l versão 1.4tdi

Se quiser fazer contas poupei no combustível pois só uso praticamente a versão electrica e perto de 50 a 100 litros ano, cada um tem de ver o que realmente é importante, a esposa gasta 4lt ou menos aos 100 só na versão a combustão e chega a fazer mais de 80kms e em alguns casos 100kms eu faço os 6lt e não chego aos 80kms...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
becosemsaida
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 88
Registado: terça set 17, 2019 12:10 pm

Re: Aquisicao de veiculo hibrido/eletrico FORA de grandes cidades

Mensagem por becosemsaida »

Pois e Serges, as contas sao um factor importante mas nao mais importante do que sabendo que estou numa zona montanhosa com subidas (ja nao conto as descidas= regen) acentuadas e preciso mesmo de saber que aguenta 100-150km. Andar nas cidades e uma "escapadinha" as vezes e muito bom para um EV mas para quem esta "abandonado" e tem obrigatoriamente ter range e dificil....... Imagina o seguinte, que ja aconteceu, e preciso ir para Coimbra (hospital) entao temos para quem gosta do Gmaps: IC8, subidas acentuadas, limite 90km/h que ninguem respeita, A13 e A13-1 com velocidades na ordem dos 140KM/h e depois a nacional ate Coimbra...... Depressa se faz os 80-100km e a velocidades que nao sao de "pisar ovos", um EV no meu ver nao consegue fazer isso portanto temos de ir para a parte hibrida, acrescentando o custo do combustivel deixa de compensar ter um hibrido porque passa mais tempo a consumir Diesel/gasolina do que andar a eletricidade. Espero que compreendes o ponto de vista, pelo que tenho lido aqui TODOS que tem um hibrido apresentam uma media de 6-10L/100Km quando vao em viagem, claro que fazendo 1000km em cidade e full eletrico e quando saiem para passeio a media TOTAL fica na ordem dos 2L/100km. Agora imagina andares (quase) sempre nessa vida de passeio e com um EV/hibrido...... Esse tem sido desde sempre a minha duvida. Ter um segundo automovel (EV) nao compensa, ate ja tinha pensado nisso. Ha aqui um Sr. que tem um model X da Tesla (alem de outros carros) como faz grandes viagens o que e que ele leva: um BMW X5 a gasoleo!!!! Sei que esse model X tem range mas mesmo assim passa SEMANAS na rua e nao sai do sitio. Eu ate "choro" quando vejo o carro cheio de po parado ha semanas NA RUA, mas isso e outra historia :) :)

Vamos ver o que aparece, ate pode ser que me calha o €milhoes.....

Beco
Prazer de conducao e ir pelo caminho mais longo para chegar ao destino.....

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Aquisicao de veiculo hibrido/eletrico FORA de grandes cidades

Mensagem por serges »

Muito bem como digo sempre cada caso é um caso...

Vai acompanhando por cá os diário de bordo e encontros as vezes pode ajudar!

Um abraço
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Aquisicao de veiculo hibrido/eletrico FORA de grandes cidades

Mensagem por jmlflorencio »

Nessas condições eu iria para um híbrido... Toyota.


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Aquisicao de veiculo hibrido/eletrico FORA de grandes cidades

Mensagem por Freddy_krueger »

Não querer abdicar de andar a 120/140kmh faz com que não haja nenhuma solução económica elétrica....

Eu em ICE (Mégane 2.0dti) tb andava sempre 120/130kmh mas agora não me importo de andar a 90... é mais seguro para mim e família, diferença em 25kms (trajeto trabalho de manhã e À noite - total 50kms) não é relevante e tb evito multas (tudo isto tb devia contar nessas contas que fizeste).

Valores de Manutenção também diferente de um BEV (só elétrico) para um Gasóleo... eu para 5 anos de manutenção (seja 100.000-110.000kms pois tenho feito +/-22.000kms ano paguei 380 eur, seja 76 eur ano na marca, com garantia da marca - num ICE média de 100 eur ano é no mínimo generosa e implica não teres grandes stresses como MAF's, centralinas, bombas de injecção, filtro particulas... - ainda ano passado levei batelada de 400 eur só a mudar "selantes" da bomba injectora... e foi preço "de amigo")

BEV não pagam IUC (até ver) - poupança anual pode ir de 17/40 para carro muito antigo a 200 e tais euros anuais dependendo ed ano e cilindrada do carro atual;

Se puderes carregar em casa e baixar aos 100kmh, quase todos os BEV darão para teu dia a dia carregando apenas em casa à noite.. dá uns 3 eur/100km (e se calhar menos) o que em 15.000kms dá <500 eur...

Com todas variantes acima contas ficam logo muito diferentes, e poupanças de mais de 1000 eur anuais são de facto possíveis mesmo sem rede de carregamento pública (tb raramente uso...apenas em AE em viagens longas)... e isso, dá para umas férias à borlix :)

Resumindo... cada um sabe de si...
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Aquisicao de veiculo hibrido/eletrico FORA de grandes cidades

Mensagem por APHenriques »

Como alguém já sugeriu, eu tambem sugiro um Toyota Hibrido.
Não um plug-in, mas sim um puro híbrido. E nestes não há nenhum mais eficiente que os Toyota.
Os Toyotas Prius de 3 geração são muito bons... Mas tens os Auris... Ou os novos Corolla. E até o novo Yaris é surpreendente espaçoso e económico... não tem é mala.

Já tive um Prius 2G, e agora tenho um novo Outlander. Mas este só me compensa pelo tipo de utilização que faço.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
becosemsaida
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 88
Registado: terça set 17, 2019 12:10 pm

Re: Aquisicao de veiculo hibrido/eletrico FORA de grandes cidades

Mensagem por becosemsaida »

Update,

Desde ja os meus agradecimentos a todos que me ajudaram neste dilema e terem respondido no outro topico (confusao de cartoes :) )!!

Sou desde ha 3 semanas um feliz proprietario de uma Toyota C-HR 1.8 Hybrid, full extras... Apos ver o "mercado" e o que iria aparecer num futuro proximo resolvemos principalmente por causa das problemas de carga na minha zona optar por esse tipo de veiculo. Apareceu inesperademente e fiz um bom negocio, viatura de servico e com todos os gadgets que eu queria MENOS estofos em pele. Para ja o consumo ronda os 5l/100km mas e com utilizacao mista (AE, nacionais e cidade) e a maior poupanca nota-se em percursos pequenos para o que foi criado. Sabendo que este e um site para EV e PHEV nao vos irei "macar" com um DB ( a nao ser que seja "autorizado" e que tenham interesse) mas irei estar sempre a ler e aprender.

Muito obrigado mais uma vez,

Beco
Prazer de conducao e ir pelo caminho mais longo para chegar ao destino.....


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Aquisicao de veiculo hibrido/eletrico FORA de grandes cidades

Mensagem por jmlflorencio »

Parabéns pela compra, bons km com ele!


APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Aquisicao de veiculo hibrido/eletrico FORA de grandes cidades

Mensagem por APHenriques »

Parabéns.
Acho que fizeste a escolha certa.
Não vejo porque não poderás colocar aqui um DB de um HEV. Mas a moderação que se pronuncie...
Eu sou a favor da Eletrificação de todos os veículos, mas isso não implica deixar totalmente de consumir combustíveis fosseis. Tudo a seu tempo...
Em muitos casos um HEV continuará a ser a melhor solução atual. Mesmo na sua versão mais simples.
No caso da Toyota são os melhores HEV sem concorrência à altura, para já.

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Aquisicao de veiculo hibrido/eletrico FORA de grandes cidades

Mensagem por serges »

APHenriques Escreveu: terça nov 12, 2019 10:34 am Parabéns.
Acho que fizeste a escolha certa.
Não vejo porque não poderás colocar aqui um DB de um HEV. Mas a moderação que se pronuncie...
Eu sou a favor da Eletrificação de todos os veículos, mas isso não implica deixar totalmente de consumir combustíveis fosseis. Tudo a seu tempo...
Em muitos casos um HEV continuará a ser a melhor solução atual. Mesmo na sua versão mais simples.
No caso da Toyota são os melhores HEV sem concorrência à altura, para já.
Nem mais...

Neste caso creio que sendo um hibrido pode cá estar para nos dar uma percepção maior sobre o mesmo...
Muita sorte com o mesmo é o que posso dizer...

Ficamos a aguardar novidades!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Aquisicao de veiculo hibrido/eletrico FORA de grandes cidades

Mensagem por Freddy_krueger »

serges Escreveu: terça nov 12, 2019 12:19 pm Nem mais...

Neste caso creio que sendo um hibrido pode cá estar para nos dar uma percepção maior sobre o mesmo...
Muita sorte com o mesmo é o que posso dizer...

Ficamos a aguardar novidades!
Mete mas é lá o DB e vai dando novidades dos consumos...que não sendo baixissimos, são bons para um carro que essencialmente consome gasolina... ainda na Sexta fiz uns kms (para aí uns 30) com um Nissan Qasqai 1.2DGIT de cortesia (acho que assim que se diz, o 1200 a gasolina com turbo)... quando queria que ele se mexesse, consumo instântâneo e média ressentia-se logo... é só mesmo viável para quem faz muitos poucos kms que aquilo bebe mais que um universitário na semana da queima :o !!
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
becosemsaida
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 88
Registado: terça set 17, 2019 12:10 pm

Re: Aquisicao de veiculo hibrido/eletrico FORA de grandes cidades

Mensagem por becosemsaida »

Boas,

Sabendo que devem haver mais pessoas na mesma situacao que eu e para que posso deixar aqui toda a ajuda possivel fica o link para o meu DB: https://www.novaenergia.net/forum/viewt ... 07&t=21939

Alguma duvida ou ajuda que precisam e desde que posso ajudar estou sempre disponivel.

Beco
Prazer de conducao e ir pelo caminho mais longo para chegar ao destino.....

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Aquisicao de veiculo hibrido/eletrico FORA de grandes cidades

Mensagem por serges »

Obrigado mais uma vez...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

PetrolEd
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 76
Registado: quarta nov 22, 2017 10:06 am
Localização: Lisboa
Contacto:

Re: Aquisicao de veiculo hibrido/eletrico FORA de grandes cidades

Mensagem por PetrolEd »

Agora já está comprado, mas não percebi estas contas:
Ora entao feito as continhas e pelo que consegui apurar aqui e que devo ter a volta de 50km de autonomia em full electric e terei de usar o "gerador" no caso do ampera para o resto do percurso. Ora neste momento o meu bolinhas faz media de 7L/100km a gasoleo, sao 10€...... Pelo que tenho lido aqui o ampera gasta a volta de 6lts/100km em modo "gerador" que sao 9€ e ainda tenho de acrescentar o valor da carga (caseira) que a 0.19€/Kw nunca e menos do que pelo menos 2€. Somando: 5+2=7€/100km !! Feitos as contas pelo outlander ainda e mais. Ora feitos a conta ao ANO em que faco 15.000km serao gasto em GASOLEO a volta de 1450€ e no Ampera 1200€ isso da uma poupanca de 250€ anuais. Alem de ter que "ensinar" a Maria a usar algo que para ela ira ser complicado.
Portanto do texto depreendo que quer fazer 100km diários com o carro. Ora o Ampera a 120 / 130 faz cerca de 50km em modo 100% eléctrico e o resto do caminho faz uma média de 6l/100km.

Não indo para os postos mais baratos, vamos definir o preço da Gasolina 95 a 1.50€ o litro (https://www.maisgasolina.com/posto/901/)

6l/100km, faz 50km a gasolina, gasta 3 litros: €4,50
10kWh de energia com bi-horário: €1,10 (11 cents/kWh em vazio)

Portanto €5,60 para fazer 100km, quase metade do valor a gasóleo e menos 1,90€ que o C-HR.


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Aquisicao de veiculo hibrido/eletrico FORA de grandes cidades

Mensagem por Freddy_krueger »

Na altura nem me lembro de ter visto que coisa realmente um pouco diferente pois estava a por consumo gasolina para 100kms e não 50 :P ... e o beco até comprou mesmo o CHR :( e mesmo os 10kwh de energia em modo elétrico para os 50kms do Ampera me parecem exagerados (não conheço consumos Ampera mas estéticamente parece muito eficiente).... eu tenho média desde que comprei Leaf 40 de 13-14kwh... os 10kwh mesmo com perdas carregador dá muita margem para andar "depressa"..
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E

Avatar do Utilizador

zeuz
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1231
Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am

Re: Aquisicao de veiculo hibrido/eletrico FORA de grandes cidades

Mensagem por zeuz »

Faço médias de +16kWh no meu Ampera, mas há quem consiga melhor.

Sent from my Redmi Note 8 using Tapatalk

Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC '12 (10/2017 - )

Responder

Voltar para “Procura veículo eléctrico mas tem dúvidas? Coloque-as aqui”