Os Veiculos Eletricos que farão a diferença

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.
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APHenriques
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Os Veiculos Eletricos que farão a diferença

Mensagem por APHenriques »

A pergunta que se pode colocar desde já é: qual diferença?

A diferrença a que me refiro é em dois pontos principais:
1º - diferença no custo efetivo do transporte privado
2º - diferença no impacto ambiental da mobilidade individual

EVs atuais:

Os VE que existem atualmente são de uma faixa de preços onde normalmente encontramos os de MCI em segmentos superiores. Quem os compra, tem de ter uma disponibilidade financeira acima da média. E para quem o peso do consumo de combustível não é assim tão significativo.
Pode-se argumentar mil e uma razões para a compra de um VE desses valores, com baterias enormes, supostamente para fazer o dia a dia e também viagens, mas na verdade, é sempre uma escolha baseada no gosto pessoal e nunca numa economia real. Tudo penalizado pelo elevado custo inicial. Implicando poucos carros a circular...


Os VE com baterias grandes serão sempre pouco eficientes do ponto de vista ambiental. Não só por usarem uma bateria grande, com todos os recursos implícitos, mas por arrastarem muito peso. Pelo menos enquanto não chegar uma tecnologia de baterias mais eficiente.
Para que exista um verdadeiro impacto ambiental não é com um Tesla a substituir um BMW diesel. Mas sim, pelo mesmo valor, meia dúzia de utilitários diesel substituídos por outros tantos utilitários EVs.

Há uns meses atrás passei por uma fábrica com um grande parque de estacionamento. Próximo de mil carros estacionados. Isto porque a maioria dos funcionários desloca-se de aldeias das redondezas de automóvel.
Não vi nenhum elétrico (também não procurei com atenção), exceto junto ao escritório onde estava um Tesla... possivelmente do administrador.

Na minha opinião, não me incomodava nada se o administrador tivesse uma enorme Pickup americana (a não ser pelo mau exemplo) desde que todos os funcionários pudessem ter um utilitário EV.
O impacto ambiental e económico seria completamente diferente.

Posto isto, onde estão esses utilitários EV ?

Pelo que parece estão para breve. Um deles é o Seat Mii eletrico que já aparece no site da Seat de Espanha.
Outro que também se aguarda é um Sandero elétrico... venha ele com o nome que vier. Mas parece que estará para breve.

Abri este tópico exatamente para irmos apresentando e discutindo sobre este tipo de EVs.


pedrosilva
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Re: Os Veiculos Eletricos que farão a diferença

Mensagem por pedrosilva »

As empresas do ramo automóvel não vivem da caridade e o mercado não funciona por juízos de valor ambiental ou até de justiça. Mesmo assim um EV carregado com a rede mais poluente possível (100% carvão) será melhor para o ambiente que um ICE diesel ou gasolina.

O Estado é um fixólas para os ricos; os benefícios fiscais e insenções de ter um EV em combinação com a oferta de mercado existente (só carros caros como o Tesla e pouco mais é que podem realmente substituir um diesel) fazem com que os primeiros EV's sejam para os administradores das empresas e não para substituir por exemplo veículos comerciais ou de transporte de mercadorias que teria de facto mais impacto ambiental.

Esses utilitários só surgirão mais tarde quando a tecnologia e custos o permitirem. Se a tesla começasse por tentar fazer esses carros de início, não iriam ter solução tecnológica nem preço, nem margem, faz todo o sentido terem começado pelo desportivo de pequena série e depois um carro de segmento elevado.
Vamos ver a pickup Tesla, mas penso que ainda não terá o alcance e preço para ser realmente um "utilitário EV" para os "funcionários".


Freddy_krueger
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Re: Os Veiculos Eletricos que farão a diferença

Mensagem por Freddy_krueger »

Eles vão aparecendo, de quando em quando...

Meu Leaf40 é "o" carro da familia...temos um diesel mas tirando uma ida (única) à serra da estrela relâmpago, nunca faz kms a não ser para ir ao IKEA (é carrinha com elevada cubicagem). O preço do Leaf, com apoio do estado ficou novo por 27.750 EUR com um bom equipameto (= N-Connecta)... é mais caro que um diesel...é mas não particularmente... um diesel modelo novo (não um que vá ser descontinuado) grupo C (leaf quase consideraria um grupo C+ dadas dimensões interiores - maior em comprimento e largura que uma mégane carrinha 2000) não fica menos de 25KEUR (acho...)... um premium sem muitos extras a 30KEUR+ (tipo merc. classe A e outros)... é questão de fazer contas, as minhas foi prefiro pagar um fee extra pela poupança que vou ter na vida útil do carro e por ser mais amigo do ambiente, do que pagar um fee para ter um carro premium... é daquelas opções que cada um tem de tomar em consciência.

Está para chegar (meio/fim de 2020) o VW ID3 standard a partir de 30KEUR c/ autonomia WLTP +300 kms (leaf 40 kwh 270kms)... as opções estão a começar a surgir mas mais que isso, acho que é preciso mudança de mentalidades/paradigma das pessoas.

Eu posso fazer o percurso diário sempre a 144kmh no Leaf que ele aguenta (são só ca. 50kms), mas para quê se vou poupar (o ambiente, a carteira e melhorar longevidade do carro) mais indo a cumprir os 90kmh... enquanto pessoas insistirem em velocidades estúpidas em percursos onde ganho temporal por vezes não chega a mais que 1 ou 2 minutos... com enormes custos para todos (ambientais, económicos, acidentes, etc), vai sempre haver defensores da autonomia dum ICE... eu prefiro viver melhor a vida! Não faço grandes viagens todos os dias mas já fui de SMFeira a Vila Viçosa com uma rede mobie que é notoriamente deficiente...mas fui. Demorei mais, demorei... mas assumo isso... podemos fazer muitas coisas em família enquanto carro carrega... não é uma perda de tempo, é saber aproveitá-lo da melhor forma.

Respeito quem não pensa como eu, mas isto são só my 2 cents..

Como dizia o outro: Live Long and Prosper :geek:
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Re: Os Veiculos Eletricos que farão a diferença

Mensagem por APHenriques »

Pois... mas os carros que farão a diferença tem de custar abaixo dos 20 mil euros

Cá está um, naturalmente com IVA mais baixo de Espanha, mas é a prova de que é possivel:
https://configurador.seat.es/seat-cc/co ... d9a43236b6

Se o nosso Governo estiver mesmo interesse em incentivar os EVs, é aos carros cujo preço base esteja abaixo dos 20 mil euros que deve dar o incentivo e apenas a esses. Também seria interessante aplicar-lhes depois uma das taxas reduzidas de IVA.
É absurdo estar a dar 2500 euros a carros de 50 ou 60 mil euros.

Criando as condições, os carros aparecem.


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Re: Os Veiculos Eletricos que farão a diferença

Mensagem por APHenriques »



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Re: Os Veiculos Eletricos que farão a diferença

Mensagem por APHenriques »

pedrosilva Escreveu: terça nov 12, 2019 12:56 pm Vamos ver a pickup Tesla, mas penso que ainda não terá o alcance e preço para ser realmente um "utilitário EV" para os "funcionários".
A Pick-up da Tesla será apenas mais um veiculo americano exagerado em tudo... só que em vez de queimar combustível, queima eletrões e lítio
A Ford F-150 e similares continua a ser o tipo de veiculo mais vendido por lá.... à que aproveitar o mercado. Por incrível que pareça.

https://4gnews.pt/tesla-apresentara-a-s ... -novembro/


Freddy_krueger
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Re: Os Veiculos Eletricos que farão a diferença

Mensagem por Freddy_krueger »

APHenriques Escreveu: terça nov 12, 2019 4:33 pmPois... mas os carros que farão a diferença tem de custar abaixo dos 20 mil euros
Carros abaixo dos 20 KEUR são a maioria em Portugal das Vendas, mas não na Europa, mais virada para segmento C, seja 20-35KEUR (entre gamas de entrada e Premiums) e D (30-50 KEUR).

Concordo com os gémeos Grupo A do grupo VAG, que já têm um preço melhor (pouco menos de 20KEUR), mas por cá importadores nem o disponibilizam, e não é por ser caro, é porque não querem ou não os deixam vender (casa mãe)... ainda agora dei uma volta nos configuradores dos 3. Além disso, ainda é um valor carote face a versão ice, que custava por volta dos 9-11keur... é o dobro... em termos puramente económicos, é dificil amortizar investimento tão grande.

O renault ou Dacia... bem... quando houver um preço real de compra na UE pronuncio-me...até lá é vaporware ou especulação... aos preços mencionados para a China temos que acrescentar: transporte para Europa, impostos de importação (acho que existem, não sei valor); custos de implementações extra de segurança UE, e claro o "premium factor" de clientes Europeus poderem pagar mais que os Chineses...todos os construtores avaliam isso consoante # de carros que querem vender e preços da concorrência direta..

A pickup da Tesla pode fazer sentido nos EUA mas por cá (Europa) as pickup são mais pequenas...se lá sairem a USD 50 K, por cá será acima de 60 K EUR - representarão uma infima parte das vendas do TM3... a não ser que seja uma coisa do outro mundo mesmo (tipo funções de gerador para obras, funções campismo, etc...) e crie um mercado na UE que atualmente é muito reduzido.

Just my 2 cents.
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Re: Os Veiculos Eletricos que farão a diferença

Mensagem por gbento »

Concordo com quase tudo o que foi escrito.
Não tenho automóvel eléctrico, nem híbrido sequer. (Quando morava em Lisboa ainda ponderei uma nota eléctrica, cheguei a experimentar umas Predator mas queria uma vextrix, mas sem ser a lítio não me chegava a autonomia.) Por muito que gostaria e que possa validar a sua importância para o ambiente os custos iniciais são muito elevados, para mim, um automóvel que custe acima de 20mil euros já é uma quantia considerável (e também prefiro investir noutras coisas). Por isso concordo que deveria-se abrir o mercado dos utilitários para aumentar o número de eléctricos. E que nos incentivos do estado poderiam ir diminuindo conforme o aumento de preço do automóvel. Não faz sentido dar incentivos a uma pessoa que pode adquirir um Tesla.

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Re: Os Veiculos Eletricos que farão a diferença

Mensagem por APHenriques »

Freddy_krueger Escreveu: terça nov 12, 2019 5:29 pm
Concordo com os gémeos Grupo A do grupo VAG, que já têm um preço melhor (pouco menos de 20KEUR), mas por cá importadores nem o disponibilizam, e não é por ser caro, é porque não querem ou não os deixam vender (casa mãe)... ainda agora dei uma volta nos configuradores dos 3. Além disso, ainda é um valor carote face a versão ice, que custava por volta dos 9-11keur... é o dobro... em termos puramente económicos, é dificil amortizar investimento tão grande.
O Seat será mesmo vendido cá... as coisas chegam com atraso, mas chegam.
Só que ao contrário de Espanha, levamos com 23% de IVA.

https://www.wattson.pt/2019/11/12/ja-ha ... -electric/

Isto é que é um verdadeiro carro elétrico... e eu nem gosto de carros pequenos, mas é o tipo de elétrico que é realmente útil.
É um carro que está vocacionado para as viagens de rotina ... nem sequer é importante que tenha muita autonomia nem cargas rápidas. Sem estar dependente de carregamentos públicos, que serão sempre insuficientes.
É o carro ideal para levar os miúdos a escola, seguir para o trabalho, ir as compras e voltar para casa e carregar durante a noite.


Freddy_krueger
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Re: Os Veiculos Eletricos que farão a diferença

Mensagem por Freddy_krueger »

Em espanha o Seat não vai custar 21KEUR como afirma no site...começa nos 17.730 e vai até aos 18.880€ + extras (se bem que penso que cada cor é um extra...mas não dá para vir sem cor...LOL) - confirmado no configurador SEAT.ES... por cá se fosse só alteração de IVA diferença não devia ser muita digo eu (em 20.000 EUR PVP c/IVA 21%, a 23% a diferença menos de 400 EUR) - talvez começar nos 18,5/19KEUR espero...

Para quem puder investir e carregar em casa, estes pequenos grandes carros fazem todo o sentido... até para algumas roadtrips a 2 (camping) deve se safar bem e com custos mínimos.
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Re: Os Veiculos Eletricos que farão a diferença

Mensagem por APHenriques »

Não deixa de ser interessante que um Ibiza a GNC em Espanha custa menos que um Mii elétrico e o custo de energia é praticamente o mesmo e sem futuras preocupações com substituição de baterias.
Mas isto é off-topic.

Um dos problemas em Portugal (e não só) em relação aos EVs é que parece que os importadores e concessionários querem ganhar na venda o que não vão ganhar posteriormente com as manutenções.
Tenho muita curiosidade as reais margens comerciais dos EVs.

Espanha é um mercado maior e as estratégias comerciais são diferentes em todas as marcas. Veja-se por exemplo o preço dos EVs Hyundai em comparação com os Preços em Portugal.
Dizes bem, @Freddy_Krueger, não é apenas devido aos 2% de diferença no IVA.

Eu acho que uma forma de incentivar a aquisição de EVs era jogar com a taxa do IVA, em vez do atual subsidio.
Por exemplo:
6% para preços base até 20 mil euros
13% para preços base até 30 mil euros
e 23% para os restantes.

Quando digo preço base é preço final sem IVA com tudo incluído.


jmlflorencio
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Re: Os Veiculos Eletricos que farão a diferença

Mensagem por jmlflorencio »

Esse devia ser o funcionamento do IVA em tudo aquilo a que ele se aplica...


Freddy_krueger
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Re: Os Veiculos Eletricos que farão a diferença

Mensagem por Freddy_krueger »

jmlflorencio Escreveu: quarta nov 13, 2019 11:35 am Esse devia ser o funcionamento do IVA em tudo aquilo a que ele se aplica...
Nos VE e carros em geral é fácil fazerem-se esses patamares... em todos os produtos sujeitos a IVA nem tanto (um gel de banho (Ok exemplo estúpido), até 1 eur/litro tanto Iva, até....não é viável penso eu de que... além disso acho que há diretivas específicas da UE sobre as taxas intermédias... acho que me lembro algures de ler isso...
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