Tesla model 3 SR+ vs Hyundai kauai

Local ideal, para colocar dúvidas sobre Mota e/ou Carro Eléctrica/o
Avatar do Utilizador

t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: Tesla model 3 SR+ vs Hyundai kauai

Mensagem por t3lmo »

Parabéns pela escolha! E com direito a incentivo.
1.500 km grátis de carregamentos garantidos?
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km


APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Tesla model 3 SR+ vs Hyundai kauai

Mensagem por APHenriques »

Freddy_krueger Escreveu: quinta nov 21, 2019 2:44 pm Tanto quanto sei nenhuma entidade sem ser CEME's pode faturar eletricidade... pelo que parece-me que neste momento Tesla ainda não cobra a eletricidade (em PT)...

Dito isto, e de qualquer forma, é um valor altamente competitivo... nenhum PCR em PT (ou PCN a pagar) tem valores destes por unidade de kwh disponibilizado.
Pois... cobrar energia não deve ser permitido.
Não entendam isto como uma verdade absoluta, pois eu não analisei a legislação sobre a matéria... não faz parte dos meus passatempos. :D
Mas uma forma de contornar isso é cobrar o carregamento em tempo.

Ou seja, qualquer entidade particular pode ter um parque de estacionamento em que cobra o tempo de permanência no parque. E controla esse tempo como quiser.
E assim cobrir os custos com a eletricidade sem a cobrar diretamente kWh.

Por exemplo nos shoppings isto permitiria criar uma zona fechada, controla por cancela, com carregadores simples sem a complexidade de ligações a centros de controlo de custos, nem custos de OPC/CEME/etc. sendo o custo com a energia ou algum lucro, compensado apenas pelo tempo de permanência nesse parque.
E bastava uma zona com carregadores de 3.7kW... que dá para todos.
Ou mais que uma zona com potencias e preços diferenciados...

Como disse, não consultei a legislação, mas duvido muito que a mesma possa impedir isto.

Não sei se é isto que a Tesla faz nos supercharger, mas se é, isto permite ter um custo de energia para o utilizador bem mais baixo. E evita abusos de carros ligados, a ocupar carregador sem estar realmente a carregar.

Os carregadores por exemplo que já existem em alguns shoppings a pagar, em que o custo inclui preço do OPC (que inclui margem para o dono do espaço, mais preço do CEME, resultam em preços absurdos para o utilizador.
O exemplo disso é o carregador do Centro Comercial Amoreiras em Lisboa.


Autor do tópico
CoolZeroFCP
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 398
Registado: sábado fev 04, 2012 10:29 am

Re: Tesla model 3 SR+ vs Hyundai kauai

Mensagem por CoolZeroFCP »

Uma das coisas que me levou a encomendar já o eléctrico foi tentar aproveitar um eventual insentivo para o próximo ano. Iremos ver se tenho alguma sorte com isso...
t3lmo Escreveu: quinta nov 21, 2019 11:55 pm 1.500 km grátis de carregamentos garantidos?
Sim 1500km garantidos 😉
Quando fiz a encomenda, talvez por ter usado o Chrome e este bloquear os cookies, o código de referência não ficou activo na encomenda. Mas depois de ter solicitado a ajuda da Tesla eles activaram o código de referência.

Avatar do Utilizador

pemifer
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 790
Registado: sexta fev 12, 2016 2:57 pm
Localização: Lisboa

Re: Tesla model 3 SR+ vs Hyundai kauai

Mensagem por pemifer »

Motivado pela inveja, eis o que podias ter mas não tens (uma vez que não compraste o performance)!


Link

Fora de brincadeiras, parabéns pela máquina!
Tal como no video acima, acho que te vais rir muitas vezes, mesmo não sendo o performance, quando levares o pedal até ao fundo!
Até no Leaf é engraçado!
Última edição por pemifer em segunda dez 02, 2019 12:08 am, editado 1 vez no total.


Autor do tópico
CoolZeroFCP
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 398
Registado: sábado fev 04, 2012 10:29 am

Re: Tesla model 3 SR+ vs Hyundai kauai

Mensagem por CoolZeroFCP »

😂😂😂

O performance nunca foi colocado em hipótese...
As corridas não me motivam. (já me disseram que é algo que acontece com a idade 🤣🤣🤣)
Já o Long Range tenho pena de o orçamento familiar não conseguir esticar até lá... 😔
Mas também se pudesse ter tudo na vida não era o model 3 mas sim um model X e um Model S, e assim acabava com os poluidores cá em casa 😉


Autor do tópico
CoolZeroFCP
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 398
Registado: sábado fev 04, 2012 10:29 am

Re: Tesla model 3 SR+ vs Hyundai kauai

Mensagem por CoolZeroFCP »

Antes de criar o DB do model 3, importa esclarecer algumas coisas que não ficaram bem definidas no test drive da Tesla.

Uma das coisas que me foi dito no teste era que para abrir e ligar o carro com o telemóvel, este tinha de ter NFC.
Mas nos videos da Tesla e manual do carro que entretanto recebi, o carro abre e liga atrás do Bluetooth do telemóvel.
Um vídeo a demonstrar esta funcionalidade:

[youtube]https://youtu.be/jB4Ypp0yYYk[/youtube]

Outra coisa que no teste não ficou clara para mim foram os faróis de nevoeiro 😔
Durante o teste drive houve uma altura que se testou as luzes com o sensor automático e como estava nevoeiro o funcionário da Tesla foi ao menu ligar as luzes de nevoeiro.
Até aqui tudo normal... Já tinha lido no site da Tesla que só o LR e o Performance vinham com luzes de nevoeiro LED e fiquei com a ideia que no SR+ as luzes de nevoeiro não eram LED.
Nunca pensei que o SR+ não tinha luzes de nevoeiro. Aliás já tinha visto alguns vídeos/imagens em que são ligadas as luzes de nevoeiro do SR+.
Mas através de um post no fórum da Tesla fiquei a saber que os SR+ produzidos depois de Julho deste ano deixaram de vir com luzes de nevoeiro e com uma tampa preta no lugar destes. 😠
No manual do carro dá instruções para ligar as luzes de nevoeiro (se instaladas).😔
Já encontrei algumas informações pela Internet que em alguns países em que as luzes são obrigatórias, estes continuam a vir com luzes de nevoeiro, mas na maioria dos países não.
Entretanto já coloquei esta questão à Tesla, a perguntar se o SR+ vem ou não com luzes de nevoeiro e se não tem só a frente ou também não tem a trás? E se caso não tenha, se dá para pedir para instalar?
Logo que tenha resposta coloco aqui.


APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Tesla model 3 SR+ vs Hyundai kauai

Mensagem por APHenriques »

Luz de nevoeiro atrás terá de certeza pois é obrigatório.
A frente pode não ter...

Mas tendo em atenção o valor do carro é lamentável que tentem poupar em coisas tão básicas... mas enfim, o pior poderá ser o que nós nem sabemos.
É bom esclarecer todas essas questões.


Autor do tópico
CoolZeroFCP
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 398
Registado: sábado fev 04, 2012 10:29 am

Re: Tesla model 3 SR+ vs Hyundai kauai

Mensagem por CoolZeroFCP »

APHenriques Escreveu: sábado nov 30, 2019 12:24 pm Luz de nevoeiro atrás terá de certeza pois é obrigatório.
A frente pode não ter...

Mas tendo em atenção o valor do carro é lamentável que tentem poupar em coisas tão básicas... mas enfim, o pior poderá ser o que nós nem sabemos.
É bom esclarecer todas essas questões.
Estou plenamente de acordo, é ridículo um carro deste valor não ter faróis de nevoeiro. Já no hyundai achei ridículo.
Aliás já em 2008 desisti da compra de um citroën c4 pois o modelo que fui adquirir não tinha faróis de nevoeiro.

No caso da Tesla até podia dar a desculpa de ser americana e lá não darem importância aos faróis de nevoeiro.
Em 2015 o meu sogro adquiriu um VW passat todo equipado topo de gama nos EUA e o modelo lá não tinha faróis de nevoeiro, tendo ele instalado posteriormente.
Mas segundo consta o motivo da Tesla americana foi diferenciar os modelos mais baratos dos mais caros, começando por tirar os faróis de nevoeiro ao SR e agora como já não têm o SR, tiraram ao SR+.
Mas se o modelo já tinha isso, não faz sentido voltar para trás, ainda por cima cá o SR+ não é propriamente barato. Nós pagamos mais 15.000€ pelo carro que um americano.


APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Tesla model 3 SR+ vs Hyundai kauai

Mensagem por APHenriques »

Infelizmente nos elétricos paga-se muita bateria e pouco carro. Não é um problema só da Tesla.
Tentam ao máximo reduzir o preço para se tornarem mais atrativos, mas depois quando queremos adicionar algo tão simples como isso, apresentam preços brutais.

Já tentaste saber quanto custam os faróis? É que não aparece no site como opção.


Autor do tópico
CoolZeroFCP
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 398
Registado: sábado fev 04, 2012 10:29 am

Re: Tesla model 3 SR+ vs Hyundai kauai

Mensagem por CoolZeroFCP »

APHenriques Escreveu: sábado nov 30, 2019 3:42 pm Já tentaste saber quanto custam os faróis? É que não aparece no site como opção.
Já perguntei e estou à espera de resposta. Ainda não sei se o modelo que vem para Portugal é sem faróis de nevoeiro.
Caso seja sem faróis também não será fácil adicionar, pois não é só uma questão de colocar lá os faróis, pois também tem de ser activado no software essa opção.
Nos primeiros SR à venda nos EUA também vinham com esses faróis, mas foram desactivados no software com uma actualização pois, segundo a tesla, os faróis de nevoeiro eram um extra só disponível no SR+. Ou seja, a tesla vendeu SR mais baratos que o SR+, sendo a diferença entre os dois: menor autonomia, sem bancos aquecidos à frente e sem faróis de nevoeiro. Mas com uma actualização os proprietários dos SR ficaram durante um determinado período de tempo com todas as funcionalidades do SR+. Mas depois desse tempo de experiência e com um update os SR ficaram sem isso disponível. Quem quisesse voltar a ter teria de pagar para ter o upgrade que bastaria ligar à Internet e actualizar. Ou seja, os carros são iguais em termos de hardware, mas bloqueados por software.

Cá isso não seria possível pois se o carro vier com faróis de nevoeiro fisicamente estes têm de funcionar senão o carro chumba na inspecção. (daí talvez eles começarem a vir de fábrica com as tais tampas no lugar dos faróis)

Caso assim seja, acho que foi péssima estratégia da Tesla. Parace uma embirração de miúdos :lol:


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Tesla model 3 SR+ vs Hyundai kauai

Mensagem por jmlflorencio »

Realmente, um carro desses sem faróis de nevoeiro só pode ser piada (de mau gosto)...


APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Tesla model 3 SR+ vs Hyundai kauai

Mensagem por APHenriques »

CoolZeroFCP Escreveu: sábado nov 30, 2019 4:06 pm Cá isso não seria possível pois se o carro vier com faróis de nevoeiro fisicamente estes têm de funcionar senão o carro chumba na inspecção. (daí talvez eles começarem a vir de fábrica com as tais tampas no lugar dos faróis)

Caso assim seja, acho que foi péssima estratégia da Tesla. Parace uma embirração de miúdos :lol:
Provavelmente é só desencaixar a tampa e encaixar os faróis e uma pequena ficha..... mas vão pedir umas centenas de euros. É uma estratégia, mas sem duvida de mau gosto, pois para o carro que é era suposto ter.
Quem sabe, não te enviam depois os faróis pelo correio e as instruções para montar. ;)

Em linhas montagem muito robotizadas é mais fácil e económico meter o hardware todo igual do que criar uma linha para uma versão diferente...
Depois como não há uma rede de concessionários, vale mais incluir tudo a partida e ativar depois por software. Na verdade é uma estratégia melhor para o cliente. A qualquer momento, assim que a disponibilidade financeira o permita, pode adquirir uma nova funcionalidade.

Para quem compra um carro usado, e eu comprei vários ao longo dos anos, as únicas versões que realmente interessam são as de equipamento todo... e até extras. As versões base não tem interesse.
No caso de um carro em que as funções estão lá todas, basta pagar para ativar o que se deseja, já permite dar mais valor as versões base.
A estratégia comercial da Tesla até está correta... embora pareça estranho.


RJMR
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: terça fev 07, 2017 7:14 pm

Re: Tesla model 3 SR+ vs Hyundai kauai

Mensagem por RJMR »

Olá. Esta é a minha primeira intervenção no fórum.
Aproveito o tópico para partilhar a experiência que tive com um Hyundai Kauai.
Não tenho um VE mas tenho ponderado a compra de um, pois faço com mais frequência a viagem Braga - Porto e o gasóleo está caro!
Queria com o teste, perceber se poderia ter uma condução normal em auto-estrada (o meu normal), circular a uma velocidade constante de 130 km/h.
Nunca tinha conduzido um VE e a experiência foi surpreendente: o carro tem um arranque rápido e em AE, mesmo nas subidas ele demonstrou ter potência. Ainda experimentei carregar no acelerador, mas tive de me conter :). Conduzi o carro durante 177 km: Braga - Porto - Alfena - Porto (aqui uns km em cidade) - Braga, como se estivesse a conduzir o meu, sem nenhuma preocupação especial em ter uma condução económica , para além daquela que eu já tenho habitualmente, a não ser usar a função de regulação de travagem com as patilhas, quando descia ou abrandava.
O carro revelou-se muito ágil em cidade mas essa leveza não me agradou em AE. Senti o carro pouco agarrado à estrada, o que dava uma sensação de andar a uma velocidade muito superior à que estava a praticar. O meu carro é mais pesado e mais baixo, mas mesmo com 17 anos sinto muito mais segurança a conduzi-lo em AE (hábito?).
A nível de acabamentos, não se percebe como é que um carro que custa mais de 40.000€ tem plásticos de qualidade duvidosa e nenhuma preocupação de requinte.
(Divulgo abaixo as fotos do diário de bordo)


RJMR
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: terça fev 07, 2017 7:14 pm

Re: Tesla model 3 SR+ vs Hyundai kauai

Mensagem por RJMR »

Início da viagem. 410km de autonomia.


RJMR
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: terça fev 07, 2017 7:14 pm

Re: Tesla model 3 SR+ vs Hyundai kauai

Mensagem por RJMR »

Chegada à portagem de Águas Santas, Porto.
56km. autonomia - 345km.
Anexos
IMG_1756.JPG


RJMR
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: terça fev 07, 2017 7:14 pm

Re: Tesla model 3 SR+ vs Hyundai kauai

Mensagem por RJMR »

Partida do Porto para Braga.
123km. autonomia 272km.
Anexos
IMG_1762.JPG


RJMR
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: terça fev 07, 2017 7:14 pm

Re: Tesla model 3 SR+ vs Hyundai kauai

Mensagem por RJMR »

Chegada a Braga.
173 km percorridos. Autonomia 210km. Consumo 16.9 kwh
Anexos
IMG_1763.JPG


Autor do tópico
CoolZeroFCP
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 398
Registado: sábado fev 04, 2012 10:29 am

Re: Tesla model 3 SR+ vs Hyundai kauai

Mensagem por CoolZeroFCP »

Chegou a testar o sistema de manutenção de faixa com o controlo de velocidade adaptativo?

No test drive que fiz, nunca vi ele detectar as faixas de rodagem.


Autor do tópico
CoolZeroFCP
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 398
Registado: sábado fev 04, 2012 10:29 am

Re: Tesla model 3 SR+ vs Hyundai kauai

Mensagem por CoolZeroFCP »

Em relação aos faróis de nevoeiro do model 3, já tenho resposta oficial da Tesla.
Como já tinha lido na Internet, a versão SR+ deixou de ter faróis de nevoeiro e não existe possibilidade de instalar na Tesla.
Confirmaram igualmente, como que já foi referido, que tem faróis de nevoeiro a trás como é obrigatório no nosso país.


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Tesla model 3 SR+ vs Hyundai kauai

Mensagem por Freddy_krueger »

Não haver possibilidade de comprar e ligar a posteriori nem parece deles... será que tiraram cablagem?!

Definitivamente, se cliente disposto a pagar para ter uma determinada função, deveria ser apresentada... penso eu de que...
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E

Responder

Voltar para “Procura veículo eléctrico mas tem dúvidas? Coloque-as aqui”