Dúvidas Outlander phev

Local ideal, para colocar dúvidas sobre Mota e/ou Carro Eléctrica/o
Responder

Autor do tópico
moutinho
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: domingo dez 22, 2019 10:40 pm

Dúvidas Outlander phev

Mensagem por moutinho »

Boas estou a pensar comprar um Outlander phev de 2014 com +/-150mil KLM gostaria de saber os prós e contras.
Queria saber se existe a possibilidade de andar só a gasolina?
Caso um dias as baterias deixem de trabalhar o carro pode andar só a gasolina?
Quais os pontos a ter em atenção quando for ver o carro?

Obrigado

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16140
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Dúvidas Outlander phev

Mensagem por serges »

Olá

Bem vindo, nada como quando se chega a uma casa, apresentar se passe na área das apresentações...

Aguarda um pouco que há malta que tem os ditos e já te conta as aventuras mas já agora lê um pouco!

Obrigado
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Dúvidas Outlander phev

Mensagem por APHenriques »

moutinho Escreveu: segunda dez 23, 2019 8:11 am Boas estou a pensar comprar um Outlander phev de 2014 com +/-150mil KLM gostaria de saber os prós e contras.
Queria saber se existe a possibilidade de andar só a gasolina?
Caso um dias as baterias deixem de trabalhar o carro pode andar só a gasolina?
Quais os pontos a ter em atenção quando for ver o carro?

Obrigado
Bem vindo.
Existem aqui alguns diários de bordo de alguns Outlander.
O meu é de 2018, tem algumas (poucas) diferenças do modelo anterior, mas se quiser ver, pode responder a algumas das suas questões.

O carro anda a gasolina sempre que se acaba a carga de bateria. E nessa situação comporta-se como um HEV, ou seja, um híbrido sem energia de carga externa. O que lhe permite ter sempre um consumo abaixo de um tradicional só a gasolina.
Quando pergunta se o carro funciona sem as baterias... eu diria que não. O que acontece com as baterias é perder progressivamente a capacidade de carga... e nesse caso, com a carga externa a quantidade de kms que fará em modo elétrico será bem menor. Mas para funcionamento como HEV, não precisa de uma grande capacidade. Obviamente o consumo será bem diferente.
Mas se tiver mesmo uma avaria que inutilize a bateria, terá mesmo que ser reparada.

Se tem forma de o carregar em casa... é um excelente carro. Mas se não pretende usar em modo PHEV (com carregamentos externos) então consegue melhor eficiência com um híbrido Toyota.


Autor do tópico
moutinho
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: domingo dez 22, 2019 10:40 pm

Re: Dúvidas Outlander phev

Mensagem por moutinho »

serges Escreveu: segunda dez 23, 2019 8:55 am Olá

Bem vindo, nada como quando se chega a uma casa, apresentar se passe na área das apresentações...

Aguarda um pouco que há malta que tem os ditos e já te conta as aventuras mas já agora lê um pouco!

Obrigado
Boas foi a primeira coisa que fiz😉

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16140
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Dúvidas Outlander phev

Mensagem por serges »

Obrigado... agora ler um pouco...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

becosemsaida
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 88
Registado: terça set 17, 2019 12:10 pm

Re: Dúvidas Outlander phev

Mensagem por becosemsaida »

APHenriques Escreveu: segunda dez 23, 2019 11:04 am
moutinho Escreveu: segunda dez 23, 2019 8:11 am Boas estou a pensar comprar um Outlander phev de 2014 com +/-150mil KLM gostaria de saber os prós e contras.
Queria saber se existe a possibilidade de andar só a gasolina?
Caso um dias as baterias deixem de trabalhar o carro pode andar só a gasolina?
Quais os pontos a ter em atenção quando for ver o carro?

Obrigado
Bem vindo.

Se tem forma de o carregar em casa... é um excelente carro. Mas se não pretende usar em modo PHEV (com carregamentos externos) então consegue melhor eficiência com um híbrido Toyota.
Boas, nao querendo ser "intromissivo" e nao sabendo donde e fica uma sugestao, o que me levou a nao comprar um plug-in: se NAO tem onde carregar num raio de pelo menos 50km pensa bem o que vai comprar. Estive tambem para comprar um Outlander mas devido a nao ter onde carregar perto (em casa nao conta, esta sempre garantido) acabei por comprar um Hibrido Toyota. Fiz as contas e vi N relatos de consumo e alem de ter lido os DB's aqui e noutros lados. So compensa se conseguir carregar quando e preciso, digo que em casa nao conta porque se for para fazer viagens longas "acaba" a bateria e sera preciso contabilizar uma media pouco engracado as vezes.

Fiz um topico aqui onde exponho essa mesma questao: fora das grandes cidades e com pontos de carga que sao inutilizaveis ou ocupados o maior parte do tempo. Tenho tambem um DB com a Toyota C-HR Hybrid.

ATENCAO: NAO e para influenciar a comprar seja o que for, de certeza que fara uma escolha acertada, mas somente para informacao!!

Boas leituras

Beco
Prazer de conducao e ir pelo caminho mais longo para chegar ao destino.....


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Dúvidas Outlander phev

Mensagem por jmlflorencio »

Já agora, intrometendo-me tambem...
Nunca se compra um phev para fazer viagens longas em modo eléctrico... Para isso compra-se um Tesla (na minha opinião é o único "capaz").

Para um phev, que o mais importante será mesmo carregar diariamente em casa, para fazer as deslocações diárias em modo ev.

Creio que a análise do autor do tópico está bem feita...


APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Dúvidas Outlander phev

Mensagem por APHenriques »

A minha opção pelo Outlander, quando o RAV4 foi uma das possibilidades, é que ando todos os dias, nas voltas diárias, com a carga doméstica, tanto de noite como por vezes de dia.
Mas não estou condicionado quando em viagens longas... ou nos dias em que tenho de sair da rotina. Como Estaria com um puro EV
E pelo meu tipo de utilização, compensa em relação ao RAV4.

Um PHEV faz todo o sentido quando se pode carregar em casa. Mas não se quer preocupações quando se vai para longe.

Avatar do Utilizador

becosemsaida
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 88
Registado: terça set 17, 2019 12:10 pm

Re: Dúvidas Outlander phev

Mensagem por becosemsaida »

jmlflorencio Escreveu: segunda dez 23, 2019 10:47 pm Já agora, intrometendo-me tambem...
Nunca se compra um phev para fazer viagens longas em modo eléctrico... Para isso compra-se um Tesla (na minha opinião é o único "capaz").

Para um phev, que o mais importante será mesmo carregar diariamente em casa, para fazer as deslocações diárias em modo ev.

Creio que a análise do autor do tópico está bem feita...
Boas, estou de acordo com a sua afirmacao. Somente comentei porque andei muito tempo a ponderar o que comprar "mais ecologico". Como sei que o maior parte dos utentes deste forum sao de lX ou perto e NAO tem problemas em carregar a viatura. Infelizmente nos que nao estamos inseridos nos meios grandes estamos esquecidos no tempo (so servimos para impostos e altura de eleicoes) e ha muitos que compram sem saber. Relato de um caso recente: apareceu um Sr. no meu estabelecimento que ficou sem bateria, embora tinha supostamente um PCR a 5Km mas estava avariado. Resultado: Posso ligar a uma ficha para ver se carrego alguma coisinha??? Ora isto so mostra que ainda ha muito para fazer no mundo dos EV. Claro que deixei o Sr. carregar a viatura ate ele querer e nao pedi nada, embora quis pagar. ISto tudo tem de ser ponderado na aquisicao, tal como planear viagems e contar com postos que podem ou nao estar ocupados ou em funcionamento. Tenho um amigo que faz transporte de pronto socorro e tem vindo a aumentar o transporte de viaturas EV sem bateria e mais uma vez demonstra que estamos muito muito muito longe de competir com outros paises nesse campo.

Sei que num Outlander isto nao acontece mas mesmo assim vejo relatos de consumo de 7-10L/100KM, ficando a pensar um pouco.........Acabando os "50km" tem de andar a gasolina ou carregar algures.

Sim, tem razao o UNICO que sera mesmo eficaz para quem vive "abandonado" sera um Tesla. A carteira e que nao permitiu senao era mesmo isso que tinha adquirido.

Peco desculpa se induzi alguem em erro, nao era a minha intencao.

Beco
Prazer de conducao e ir pelo caminho mais longo para chegar ao destino.....


APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Dúvidas Outlander phev

Mensagem por APHenriques »

becosemsaida Escreveu: terça dez 24, 2019 11:45 am
Sei que num Outlander isto nao acontece mas mesmo assim vejo relatos de consumo de 7-10L/100KM, ficando a pensar um pouco.........Acabando os "50km" tem de andar a gasolina ou carregar algures.
O andar a gasolina, tem obviamente os seus custos. Mas para gastar 10L/100kms com o Outlander é preciso ser mesmo muito bronco. :D
Eu faço por vezes deslocações de 330 kms, sendo 300 em AE.
Partindo com carga, o consumo da viagens é sempre inferior ao que seria com um HEV equivalente. por exemplo o RAV4.
É que para além dos +/-40 kms em EV, há o funcionamento como HEV nos restante e com uma capacidade de regeneração superior e também de geração de energia que não existe nos HEV.

Eu não paro nas áreas de serviço para carregar... poderia fazê-lo, mas não faz sentido. Porque demoraria mais tempo de viagem e na verdade sai mais caro carregar nos PCR das AE um Outlander do que seguir viagem a gasolina.

Seja um Tesla, seja qualquer outro carro EV com uma bateria maior, esta acaba mais tarde ou mais cedo e há que planear a viagens para não ter surpresas desagradáveis, como postos desligados ou uma fila de carros à espera de carregar.
Se a quantidade de postos não aumentar significativamente... em breve teremos filas a espera de carregamento.
Mas graças aos postos Tesla estes tem vantagem, sem dúvida.

Avatar do Utilizador

pemifer
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 790
Registado: sexta fev 12, 2016 2:57 pm
Localização: Lisboa

Re: Dúvidas Outlander phev

Mensagem por pemifer »

É usual julgarmos os outros por nós próprios, eu também o faço por isso não posso concordar quando tentam colar algumas opiniões expressas à generalidade das pessoas.
Quando comprei o meu 1º elétrico estava cansado e farto de cancros a gasóleo com as suas necessidades constantes de revisões, manutenções e reparações (a gasolina a mer** é a mesma e híbridos ainda pior).
Na altura pensava em fazer o meu dia a dia no meu 100% elétrico e alugar carros a combustão para as viagens grandes, alugam-se carros a pouco mais de 1€ por dia.
Comecei a ter pena de deixar o meu elétrico em casa e a rede de PCRs começou a aumentar.
Passei a ir de elétrico de Lisboa ao Porto e de Lisboa a Monte Gordo, embora demorasse o dobro do tempo, a viagem ficava grátis.
Com o inicio dos pagamentos deixou de compensar o tempo extra que eu demorava a fazer a viagem.
Mas a poupança que fiz com o meu 1º elétrico permitiu-me comprar o 2º.
Carro com o qual já fiz várias viagens Lisboa - Porto, 2 viagens Lisboa - Monte Gordo, Lisboa - Serra da Estrela, Lisboa- Caramulo, Lisboa - Évora, Lisboa - Alqueva, Lisboa - Portalegre, Lisboa - Coimbra, Lisboa - Fátima, Lisboa - Leiria, Lisboa - Entroncamento, etc...
Essa ideia que só os Teslas é que dão para viagens... acho que alguém se esqueceu de me dizer isso...


marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1601
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Re: Dúvidas Outlander phev

Mensagem por marcopns »

moutinho Escreveu:Boas estou a pensar comprar um Outlander phev de 2014 com +/-150mil KLM gostaria de saber os prós e contras.
Queria saber se existe a possibilidade de andar só a gasolina?
Caso um dias as baterias deixem de trabalhar o carro pode andar só a gasolina?
Quais os pontos a ter em atenção quando for ver o carro?

Obrigado
Eu não arriscava.
Mas como não há alternativa elétrica nesse segmento e até as opções diesel são mais caras e com elevados custos de reparação / manutenção, até pode ser a melhor escolha.


APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Dúvidas Outlander phev

Mensagem por APHenriques »

Importante é saber o estado da bateria.

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16140
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Dúvidas Outlander phev

Mensagem por serges »

APHenriques Escreveu: quarta dez 25, 2019 9:32 pm Importante é saber o estado da bateria.
Nem mais isso é que é importante o estado da bateria obviamente livro de revisões será sempre uma mais valia!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

pemifer
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 790
Registado: sexta fev 12, 2016 2:57 pm
Localização: Lisboa

Re: Dúvidas Outlander phev

Mensagem por pemifer »

Encontrei estes 2 EXCELENTES anuncios que até indicam o SOH. (estado de saúde da bateria)
https://www.olx.pt/anuncio/mitsubishi-o ... ENomm.html
https://www.olx.pt/anuncio/mitsubishi-o ... EViXD.html

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16140
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Dúvidas Outlander phev

Mensagem por serges »

pemifer Escreveu: terça dez 31, 2019 2:44 pm Encontrei estes 2 EXCELENTES anuncios que até indicam o SOH. (estado de saúde da bateria)
https://www.olx.pt/anuncio/mitsubishi-o ... ENomm.html
https://www.olx.pt/anuncio/mitsubishi-o ... EViXD.html
Boas escolhas...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Responder

Voltar para “Procura veículo eléctrico mas tem dúvidas? Coloque-as aqui”