AQS - Balnearios

No fórum geral debatem-se temas sobre as energias renováveis e alternativeis que não se encaixem nos restantes sub fóruns.
Também serve para discutir formas de melhorar a eficiência energética.
Responder

Autor do tópico
doogi
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: domingo jan 12, 2020 12:33 am

AQS - Balnearios

Mensagem por doogi »

Boa tarde,

Peço desculpa se o tópico já foi tratado mas passei os olhos pelo fórum e não encontrei nada relacionado.
Resumidamente, fundámos um clube e procuramos a melhor solução para aquecer a água dos banhos (min. 14 chuveiros) + 1 lavatório (no bar).
Nesta fase a energia solar está ligeiramente posta de lado pelo investimento inicial que é necessário, deverá ser a solução de longo prazo.

Mais do que sugestões, gostaria de ter umas luzes sobre como escolher o modelo dentro de determinado produto, nomeadamente:
1) Há algum rácio para se definir qual a potencia térmica nominal (kW) necessária por chuveiro?
2) Qual o critério para escolher entre 1 ou 2 e 9 elementos? (deduzo que esteja relacionado com a pergunta anterior).

3) Atendendo ao acesso (virtualmente) gratuito a lenha, as caldeiras policombustivel com acendimento automático serão uma alternativa viável?

Lamento a minha ignorância mas pelo que encontrei no dr. google não fiquei devidamente esclarecido.
Agradeço desde já a vossa colaboração.

Cumps,

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: AQS - Balnearios

Mensagem por serges »

Boas,

Bem vindo ao fórum nada como passar na área das apresentações em primeiro passo...

Depois vamos aguardar pelas opiniões e respostas sobre o tema!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Autor do tópico
doogi
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: domingo jan 12, 2020 12:33 am

Re: AQS - Balnearios

Mensagem por doogi »

serges Escreveu: segunda jan 13, 2020 5:42 pm Boas,

Bem vindo ao fórum nada como passar na área das apresentações em primeiro passo...

Depois vamos aguardar pelas opiniões e respostas sobre o tema!
Boa tarde serges,

Tem toda a razao.
Obrigado pela atençao.
Cumps,


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: AQS - Balnearios

Mensagem por jmlflorencio »

Creio que a situação está apresentada de forma demasiado abrangente.

Vai ser instalado um equipamento para aquecimento 'na hora' (tipo esquentador), ou será adoptada uma solução com armazenamento (tipo cilindro)?

Eu avançaria sempre para uma bomba de calor, e complementaria com painéis fotovoltaicos no futuro (se não puder ser no presente).


Autor do tópico
doogi
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: domingo jan 12, 2020 12:33 am

Re: AQS - Balnearios

Mensagem por doogi »

jmlflorencio Escreveu: segunda jan 13, 2020 6:02 pm Creio que a situação está apresentada de forma demasiado abrangente.

Vai ser instalado um equipamento para aquecimento 'na hora' (tipo esquentador), ou será adoptada uma solução com armazenamento (tipo cilindro)?

Eu avançaria sempre para uma bomba de calor, e complementaria com painéis fotovoltaicos no futuro (se não puder ser no presente).
Neste momento está tudo em aberto!
A única certeza é que a nível regulamentar é obrigatório garantir, no mínimo, os tais 14 chuveiros (2+6+6) abertos em simultâneo. Estamos a falar de 3 árbitros + 18 jogadores visitados + 18 jogadores visitantes = 39 banhos.

A maior ajuda seria ensinarem-me a ler as especificações dos equipamentos ao nível de potencia térmica e, no caso do armazenamento, a capacidade necessária para tal projeto.

Numa primeira fase, a caldeira Baxi policombustivel P30 (ou similar) pareceu-me tentador pelo acesso que temos a lenha mas tem tantas versões possíveis que nao sei escolher...
Por outro lado, até pelo que fui lendo, fará algum sentido investir noutros equipamentos de forma a convergir para os painéis fotovoltaicos no futuro.


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: AQS - Balnearios

Mensagem por jmlflorencio »

A nível de capacidade de armazenamento, caso se opte por essa via, o normal é considerar entre 30 e 40 litros por duche. São (aproximadamente, e por cima) 1600 litros :-O
Mas isto são contas de merceeiro que se fazem para calcular a capacidade de um cilindro doméstico, não sei se para esse efeito não haverá regulamentação específica também.
Temo não poder ajudar mais (ou alguma coisa)...

Sei que preferiria sempre uma bomba de calor: é eficiente, simples de controlar (liga e desliga com um botão), não exige grande manutenção... E a possibilidade de complementar com fotovoltaicos é bónus.

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: AQS - Balnearios

Mensagem por serges »

Concordo com esta ultima solução!

Acho a melhor forma e juntar painéis fotovoltaicos era perfeito...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Responder

Voltar para “Geral”