Renault zoe 22kw

Local ideal para diário de bordo dos automóveis eléctrico
Responder
Avatar do Utilizador

zeuz
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1230
Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am

Re: Renault zoe 22kw

Mensagem por zeuz »

serges Escreveu: terça jan 14, 2020 11:19 am
zeuz Escreveu: terça jan 14, 2020 10:36 am Este tópico é muito bom em relação a lâmpadas LED:
Há vida para lá do Halogéneo e do HID - LED

https://r.tapatalk.com/shareLink?share_ ... ic%3D18818


Sent from my iPhone using Tapatalk
Pois realmente já no nosso ampera é uma vergonha a iluminação já para não falar da original da vectrix...
No Ampera estou a usar estas:
https://www.ebay.com/itm/9012-HIR2-LED- ... 3451803541
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC '12 (10/2017 - )


APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Renault zoe 22kw

Mensagem por APHenriques »

pemifer Escreveu: segunda jan 13, 2020 6:23 pm Faz-me um bocado de confusão eu apresentar resultados de estudos científicos e haver pessoas que dizem que os comportamentos baseados nesses estudos são mitos urbanos.
É uma coisa muito moderna, e muito Facebookeana, negar a ciência, e chamar à ciência "mito urbano"!
Passa-se isto todos os dias com as alterações climáticas, com a vacina do sarampo e com o formato da terra!
Portanto, para os negacionistas da ciência deve-se carregar a bateria todos os dias até 100%, não existem alterações climáticas, a vacina do sarampo não serve para nada e a terra é plana!
Os estudos que apresentas, pelo menos para mim, não são novidade... e tão pouco estou a contestar alguma coisa do estudo.
A questão é que o próprio sistema do carro pode controlar as margens superior e inferior.... E segundo me parece é o que acontece no teu carro e também no Zoe.
Estive a ver os manuais dos dois e pelo menos na versão que encontrei na net, não encontrei nenhuma recomendação para carregar até 80% apenas.... mas verifica o que diz o manual.
O que não significa que não existam carros em que é necessário fazer essa gestão manualmente. Mas para mim isso não faz sentido. Em carros tão sofisticados ter essa preocupação é ridículo.
É verdade que na publicidade de carregamentos fala-se sempre de carregamentos até 80%, pois pretender transmitir a ideia que o carregamento é rápido e como sabemos o ritmo diminui a partir dos 60% da capacidade real da bateria
Curiosamente, tanto nos telemóveis como nos computadores portáteis não há gestão (limitação de 20% a 80%) de carga e ninguém faz isso manualmente...

Como deves saber, a ciência está em evolução constante, pois não existem verdades absolutas. O que é verdade hoje, pode não ser amanha.
Para além disso existe a "ciência" por encomenda... e nesse assunto as supostas "alteração climáticas" são imbatíveis.
Alterações climáticas existiram sempre. Milhões de anos antes do ser humano já existiam.... e nada que o ser humano possa fazer as pode impedir ou provocar. Não temos qualquer tecnologia que permita controlar qualquer coisa relacionada com o clima. Nem sequer temos tecnologia para prever o clima meia dúzia de semanas no futuro. Mas isto não é assunto para aqui.

Nos carros, como em qualquer equipamento, o manual é para ler...
se diz para carregar até 80%, então faz-se isso.


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Renault zoe 22kw

Mensagem por Freddy_krueger »

Pois...mas eu prefiro seguie estudos e eventualmente ter um carro com menos degradação aos 8 anos do que ficar "à porta" da garantia com maior degradação nesses 8 anos...

Nissan, como todos os fabricantes quer é vender carros e não necessariamente que carro esteja bom com 10 ou 20 anos...

A renault recomenda troca de correia de distribuição do meu mégane salvoerro de 6 em 60 000kms mas tenho-o feito de 40 em 40.... a garantia da marca acabou à muito e renault não paga um motor novo se correia for às urtigas com 55.000kms por exemplo... mais exemplos:
Um yaris 3 cilindros gasolina 1000cc 2006.... Toyota recomenda troca de oleo de 15.000kms mas o carro que eu tinha a partir dos 60.000kms começçou a gastar óleo e se fazia mais de 12.000kms num ano, ficava sem óleo... passados 5 anos de ter comprado passei a mudar de 10.000 em 10.000kms... carro ainda dura e foi vendido agora explicando situação novo dono...ainda por cima esse modelo nem nivel de óleo tinha.... uma pessoa que seguisse à risca manual arriscava-se a ficar sem carro (ou com uma avaria grande) antes dos 6 anos e 80.000kms...

Eu quero um carro que dure uns bons anos... e por vezes utilizadores sabem bem mais do que o que fabricantes querem que nós saibamos....
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Autor do tópico
luisdacosta
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 571
Registado: sábado nov 23, 2013 8:36 pm

Re: Renault zoe 22kw

Mensagem por luisdacosta »

Freddy, as minhas são por ventoinha. Nada a relatar. Funciona muito bem. As minhas são iguais ás do link. São a recomendação do site "headlight revolution", para farois com projector e dentro de valores aceitáveis.


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Renault zoe 22kw

Mensagem por Freddy_krueger »

Mandaste vir do amazon US?... aqueles valores de entrega também fala em customs (se me lembro bem)... foi isso que pagaste e não tivete mais stresses?
Nunca mando vir coisas de fora da UE para não me chatear com isso...
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Autor do tópico
luisdacosta
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 571
Registado: sábado nov 23, 2013 8:36 pm

Re: Renault zoe 22kw

Mensagem por luisdacosta »

Sim. U.S. Pagas o que lá está e ponto.


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Renault zoe 22kw

Mensagem por Freddy_krueger »

luisdacosta Escreveu: quinta jan 16, 2020 1:00 am Sim. U.S. Pagas o que lá está e ponto.
Gracias... não me parece muito caro.

Quando for à inspeção será que tenho de trocar?!
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Autor do tópico
luisdacosta
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 571
Registado: sábado nov 23, 2013 8:36 pm

Re: Renault zoe 22kw

Mensagem por luisdacosta »

Eu não troquei...mas chamou a atenção. Como estavam bem alinhadas e não provocam encandeamento...passou.

Avatar do Utilizador

pemifer
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 790
Registado: sexta fev 12, 2016 2:57 pm
Localização: Lisboa

Re: Renault zoe 22kw

Mensagem por pemifer »

APHenriques Escreveu: terça jan 14, 2020 2:55 pm Os estudos que apresentas, pelo menos para mim, não são novidade... e tão pouco estou a contestar alguma coisa do estudo.
Então tu conheces os estudos e dizes que as opiniões baseadas nesses estudos são mitos urbanos?
Baseias-te em quê?
APHenriques Escreveu: terça jan 14, 2020 2:55 pm A questão é que o próprio sistema do carro pode controlar as margens superior e inferior.... E segundo me parece é o que acontece no teu carro e também no Zoe.
O que os estudos falam em prolongar a vida da bateria, não falam em catástrofe!
APHenriques Escreveu: terça jan 14, 2020 2:55 pm Estive a ver os manuais dos dois e pelo menos na versão que encontrei na net, não encontrei nenhuma recomendação para carregar até 80% apenas.... mas verifica o que diz o manual.
Já falou nos primeiros Leaf, antes de 2013, agora não diz nada.
Mas se eu sei como prolongar a vida util da bateria porque razão não o deveria fazer?
APHenriques Escreveu: terça jan 14, 2020 2:55 pm O que não significa que não existam carros em que é necessário fazer essa gestão manualmente. Mas para mim isso não faz sentido. Em carros tão sofisticados ter essa preocupação é ridículo.
Obviamente que no caso do teu carro não faz sentido.
APHenriques Escreveu: terça jan 14, 2020 2:55 pm É verdade que na publicidade de carregamentos fala-se sempre de carregamentos até 80%, pois pretender transmitir a ideia que o carregamento é rápido e como sabemos o ritmo diminui a partir dos 60% da capacidade real da bateria
Curiosamente, tanto nos telemóveis como nos computadores portáteis não há gestão (limitação de 20% a 80%) de carga e ninguém faz isso manualmente...
Por não haver gestão é que as baterias de telemóveis e portáteis perdem a capacidade num instante.
APHenriques Escreveu: terça jan 14, 2020 2:55 pm Como deves saber, a ciência está em evolução constante, pois não existem verdades absolutas. O que é verdade hoje, pode não ser amanha.
Para além disso existe a "ciência" por encomenda... e nesse assunto as supostas "alteração climáticas" são imbatíveis.
Alterações climáticas existiram sempre. Milhões de anos antes do ser humano já existiam.... e nada que o ser humano possa fazer as pode impedir ou provocar. Não temos qualquer tecnologia que permita controlar qualquer coisa relacionada com o clima. Nem sequer temos tecnologia para prever o clima meia dúzia de semanas no futuro. Mas isto não é assunto para aqui.

Nos carros, como em qualquer equipamento, o manual é para ler...
se diz para carregar até 80%, então faz-se isso.
Foste tu que utilizas-te a palavra, por isso...
Consideras que não há "verdades absolutas" em ciência mas... o que está no manual do carro já é uma "verdade absoluta"... ridículo!


APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Renault zoe 22kw

Mensagem por APHenriques »

Não vale apena prolongar este assunto dentro de um DB.
Mas o que estou a tentar dizer é que se o manual do carro não diz para carregar apenas até 80% é porque o próprio sistema trata disso.
Pudemos fazê-lo também, mas estamos a duplicar uma precaução... não tem mal, mas parece-me desnecessário.
Supostamente quem fez o manual, sabe como o sistema funciona... e nós não sabemos.
possivelmente o antigo Leaf não fazia essa gestão, logo o aviso no manual...
Este faz essa gestão, então porque duplicar a precaução?


Autor do tópico
luisdacosta
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 571
Registado: sábado nov 23, 2013 8:36 pm

Re: Renault zoe 22kw

Mensagem por luisdacosta »

Olá malta,

O manual do meu zoe, não refere nada em relação a carregar até 80%...ou outra.
Quando tinha as minhas bicicletas eléctricas, carregava no máximo até 90% e descarregava até 20%, isto porque não tinha qualquer sistema que o fizesse por mim ( B.M.S.).
No meu zoe, tenho carregado dia sim, dia não. Carrego até 100%, demora 12 horas e descarrego até +- 25%.

Luís.

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Renault zoe 22kw

Mensagem por serges »

luisdacosta Escreveu: domingo jan 19, 2020 11:25 pm Olá malta,

O manual do meu zoe, não refere nada em relação a carregar até 80%...ou outra.
Quando tinha as minhas bicicletas eléctricas, carregava no máximo até 90% e descarregava até 20%, isto porque não tinha qualquer sistema que o fizesse por mim ( B.M.S.).
No meu zoe, tenho carregado dia sim, dia não. Carrego até 100%, demora 12 horas e descarrego até +- 25%.

Luís.
Estranho, será que o veiculo já faz essa precaução, questão de veres o que a malta dos Zoe faz e se consegues saber informação pelo OBD.

E das bicicletas quando vem novo projecto?
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Renault zoe 22kw

Mensagem por APHenriques »

luisdacosta Escreveu: domingo jan 19, 2020 11:25 pm Olá malta,

O manual do meu zoe, não refere nada em relação a carregar até 80%...ou outra.
Quando tinha as minhas bicicletas eléctricas, carregava no máximo até 90% e descarregava até 20%, isto porque não tinha qualquer sistema que o fizesse por mim ( B.M.S.).
No meu zoe, tenho carregado dia sim, dia não. Carrego até 100%, demora 12 horas e descarrego até +- 25%.
É isso mesmo...
Já agora, tenho indicação que a carga atinge o máximo de 14A. Ou seja 3,22kWh
Depois vai reduzindo na parte final,
Podes confirmar?


Autor do tópico
luisdacosta
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 571
Registado: sábado nov 23, 2013 8:36 pm

Re: Renault zoe 22kw

Mensagem por luisdacosta »

Olá malta,

Em relação a carga, ainda não posso confirmar ou não... :D
Para já, só carrego em casa e não tenho forma de medir, o que é uma pena. :cry:
É muito provável que vá acabar por comprar um carregador domestico, ontem pela primeira vez, deixei ir a "reserva" e quando o liguei a tomada... 14 horas... :oops:

Luis.

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Renault zoe 22kw

Mensagem por serges »

Epa um contador daqueles básicos só ter em atenção de ter a potencia de 16Ah de potencia pois aquece muito.

Outra alternativa é pores um sonoff Pow R1 ou R2, pouca diferença, mas que contabiliza gastos, programa horários de carga, contagem de x tempo de carga etc etc... Coisas baratas abaixo dos 10€ ou por cá em PT na ordem dos 20€...

Pensa nisso... o meu só liga a Vectrix quando está a a produzir acima de 200w por exemplo etc etc...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Autor do tópico
luisdacosta
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 571
Registado: sábado nov 23, 2013 8:36 pm

Re: Renault zoe 22kw

Mensagem por luisdacosta »

Olá malta,

Para ter uma noção dos consumos, carregamentos, estado e saúde da bateria, instalei um programa no meu telemóvel e comprei um aparelho para ligar a ficha OBD do zoe e dar a informação...
Não sei se já a malta por aqui que já instalou e se já, qual a opinião ?

https://www.amazon.com/gp/product/B073F ... UTF8&psc=1

Luis.


Autor do tópico
luisdacosta
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 571
Registado: sábado nov 23, 2013 8:36 pm

Re: Renault zoe 22kw

Mensagem por luisdacosta »

Serges, não conhecia esse produto mas vou experimentar com toda a certeza.
Em relação as bikes...muitas ideias. Mudei de casa, estou com umas obras e a viver cá ao mesmo tempo...e estou a finalizar o meu novo espaço (garagem)...fica um cheirinho...
Anexos
gar2.jpg
gar1.jpg
gar.jpg


Autor do tópico
luisdacosta
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 571
Registado: sábado nov 23, 2013 8:36 pm

Re: Renault zoe 22kw

Mensagem por luisdacosta »

...fim.
Anexos
gar3.jpg
gar4.jpg
gar5.jpg


APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Renault zoe 22kw

Mensagem por APHenriques »

luisdacosta Escreveu: quinta jan 23, 2020 12:33 am É muito provável que vá acabar por comprar um carregador domestico, ontem pela primeira vez, deixei ir a "reserva" e quando o liguei a tomada... 14 horas... :oops:
Repara que supostamente o carregador do Zoe carrega a 14A
Se instalares um carregador em casa de 16A para ligar direto com cabo type 2, não te dá grande vantagem...
A não ser que tenhas trifásico em casa e instales um carregador trifásico.

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Renault zoe 22kw

Mensagem por serges »

Ui prepara te que vais ter encomendas... Muito bem...

Como eu compreendo a parte de viver com obras... deixa lá a coisa vai terminar, eventualmente!...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Responder

Voltar para “Automóveis”