Nova legislação para autoconsumo

Local para debater sobre o autoconsumo
Responder

Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Nova legislação para autoconsumo

Mensagem por Freddy_krueger »

Se está em consulta pública, como se processa exatamente?

E dá para dar força a uma proposta com mais de 1 individuo a propor algo (tipo abaixo assinado)?

Sou um leigo completo nesta matéria, perdoem-me a ignorância.

Um saldo diário ao invés de 15 minutos já ajudava bastante a sobre-dimesionar parque fotovoltaico doméstico (apesar de ideal ser o anual... eu gasto 300kwh de verão e 1400kwh de inverno num mês).
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Autor do tópico
Biod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 472
Registado: segunda mai 08, 2006 12:39 am
Localização: Cascais

Re: Nova legislação para autoconsumo

Mensagem por Biod »

rocker_pt Escreveu: quinta jan 16, 2020 12:09 pm Aprovo com duas opções:
- Fazer o saldo diário
- Fazer o saldo mensal (é melhor esta que corresponde ao momento da faturação: recebida - injetada)

Proximo passo contactar todos os partidos? deputados? a quem dirigir?
para já enviar para:
Os contributos sobre esta consulta deverão ser enviados à ERSE até 4 de fevereiro de 2020, por correio, por fax ou, preferencialmente, por correio eletrónico, para os seguintes endereços:

Morada postal: Rua D. Cristóvão da Gama n.º 1, 3.º andar, 1400-113 Lisboa

Fax: 213 033 201

Correio eletrónico: [email protected]

Os contributos e comentários recebidos serão considerados públicos, exceto se o seu autor solicitar, de forma explícita, confidencialidade. Nesse último caso deve ser também submetida uma versão não-confidencial. No caso de a informação enviada conter elementos sensíveis, que legalmente impeçam a divulgação dos comentários recebidos, deve ser disponibilizada à ERSE uma versão pública expurgada dessa informação considerada sensível.

Com vista à proteção dos dados pessoais dos remetentes, solicita-se ainda que os comentários a enviar integrem um documento autónomo do corpo do email, da carta ou do fax, não contendo dados pessoais.


No prior cenário, Em termos tecnicos não sei que problemas poderiam existir se imaginem que cada um de nós instalava kit de 40 kw's e exportava toda a produção? não haveria problemas na rede electrica?


pedrosilva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: terça abr 23, 2013 9:50 pm

Re: Nova legislação para autoconsumo

Mensagem por pedrosilva »

Já existem limites para precaver isso. 40kW não é um sistema residencial certamente, o máximo que se pode instalar, salvo erro, é metade da potência contratada. 40 kW ligados à rede nem em BTE será possível instalar.

Daí também que o saldo diário seja mais equitativo que um saldo mensal. Ou usas o excedente à noite nesse dia ou perdes o que injectas a favor da rede (como agora), acho que assim não cria nenhuma distorção; que seria o caso se por exemplo pudesses usar o saldo acumulado dos dias de muito sol em dias de muita chuva ou o saldo do fim-de-semana durante a semana. Com o saldo diário estás exposto às mesmas condicionantes que o resto do mercado nesse dia.

Acho muito mais justo do que por exemplo a biomassa que abriram agora para a qual todos pagamos o subsídio superior a 11 cêntimos por kWh quando o preço de mercado grossista anda pelo 3 a 4 cêntimos. Ainda por cima estamos a subsidiar mais CO2 a usar árvores boas em vez de resíduos florestais como estava prometido "no papel".


Autor do tópico
Biod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 472
Registado: segunda mai 08, 2006 12:39 am
Localização: Cascais

Re: Nova legislação para autoconsumo

Mensagem por Biod »

já fiz a minha parte

Exmºs Senhores



Relativamente á consulta pública nº 82 sobre a nova legislação do autoconsumo, apenas acho que a alteração proposta a nivel do net metering fica muito aquém do que é feito

já em outros paises europeus.



No caso de Autoconsumo individual sem venda do excedente, e, com o objectivo de incentivar a produção de energia eléctrica de fontes renováveis por parte de particulares, não faz sentido que

o cálculo do saldo seja quarti-horário porque não há grande vantagem para o que acontece hoje em dia.



Seria de facto um verdadeiro incentiv se a energia injectada na rede durante o dia podesse ser descontada áquela que consomem durante o resto do dia e á noite. Por isso em

vez do saldo quarti-horário, deveria ser um saldo diário.



Porque razão há-de Portugal ficar outra vez para trás na legislação? proteger os lucros das comercializadoras?

cumprimentos

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Nova legislação para autoconsumo

Mensagem por serges »

Biod Escreveu: quinta jan 16, 2020 3:54 pm já fiz a minha parte

Exmºs Senhores



Relativamente á consulta pública nº 82 sobre a nova legislação do autoconsumo, apenas acho que a alteração proposta a nivel do net metering fica muito aquém do que é feito

já em outros paises europeus.



No caso de Autoconsumo individual sem venda do excedente, e, com o objectivo de incentivar a produção de energia eléctrica de fontes renováveis por parte de particulares, não faz sentido que

o cálculo do saldo seja quarti-horário porque não há grande vantagem para o que acontece hoje em dia.



Seria de facto um verdadeiro incentiv se a energia injectada na rede durante o dia podesse ser descontada áquela que consomem durante o resto do dia e á noite. Por isso em

vez do saldo quarti-horário, deveria ser um saldo diário.



Porque razão há-de Portugal ficar outra vez para trás na legislação? proteger os lucros das comercializadoras?

cumprimentos
Muito obrigado...

Cada um que faça a sua exposição!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1887
Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Nova legislação para autoconsumo

Mensagem por rocker_pt »

Já fiz a minha parte. Podem copiar/colar.
.................................
Exmos Senhores,

Tema: Legislação autoconsumo

Minha sugestão: A contabilização deveria ser mensal que é quando é feita a faturação (injetado-consumido), em vez de quarti horário.

Justificação: Não tem lógica a aplicação de saldo quarti horário, pois esta não permite dar vantagem a quem deseje investir na auto produção de energia, dado que a nível doméstico durante o dia o pequeno produtor não estaria em casa na sua habitação para poder produzir e consumir instantaneamente. Logo, se não estará em casa no momento da produção, não terá benefício e como tal não investirá. Não permitindo o desenvolvimento desta tecnologia.

Cumprimentos,
..............................
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!


amasveiga
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 50
Registado: quinta abr 26, 2018 9:57 am

Re: Nova legislação para autoconsumo

Mensagem por amasveiga »

Eu enviei assim:


Exmos Senhores,

Tema: Relativamente á consulta pública nº 82 sobre a nova legislação do autoconsumo  

Minha sugestão: A contabilização deveria ser anual, pois durante o dia é fácil ultrapassar o consumido, em vez de quarti horário. Este modelo quarti-horário em nada incentiva a colocação de paineis solares com a consequente falta de retorno do investimento para quem investe, e a redução efetiva da poluição pelo maior uso de energias renováveis. Um incentivo muito melhor seria criar creditos pelo injetado, e mais tarde usar esses creditos injetados para consumir, nem que fosse na proporção de 2 Kwh injetados, atribuissem 1kwh para consumir em outra altura com validade de 1 ano.

Justificação: Não tem lógica a aplicação de saldo quarti horário, pois esta não permite dar vantagem a quem deseje investir na auto produção de energia, dado que a nível doméstico durante o dia o pequeno produtor não estaria em casa na sua habitação para poder produzir e consumir instantaneamente. Quem queira investir em algo que faça a diferença, vai produzir em excesso no verão e em défice no inverno. Logo, se não estará em casa no momento da produção, não terá benefício e como tal não investirá. Não permitindo o desenvolvimento desta tecnologia. Está na hora de pensar mais no ambiente e nas mudanças climáticas, que em interesses privados....

Cumprimentos,  

Avatar do Utilizador

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1887
Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Nova legislação para autoconsumo

Mensagem por rocker_pt »

Mas se for para pedir o desejável podemos pôr assim....
.................................................................................................
Exmos senhores

Minha sugestão: adoptar um modelo baseado no que foi implementado com bons resultados na Alemanha que tem agora uma potencia instalada superior a 50 GW

Características:
- o autoprodutor produz energia e quanto à injetada na rede cria créditos tipo núvem
- os créditos podem ser utilizados à noite ou em qualquer época do ano, ou mesmo em outra instalação de consumo pertencente ao mesmo titular.
- anualmente são feitos os acertos finais sendo que no caso de excesso de produção em relação ao consumo creditos em excesso são zerados para evitar sobre dimensionamento da instalação, e ajustar ao maximo a produção às suas necessidades energeticas

Este modelo é o mais sensato em termos de produção fotovoltaica distribuida sendo que todos nós podemos fazer a nossa parte no esforço global de minimização da nossa pegada ecológica.

Com o aumento do parque de veiculos eletricos e a necessidade de descarbonização é imperioso adotar politicas de autoprodução que de facto contribuam para a massificação das energias renováveis.

Este tipo de produção fotovoltaica distribuida assume-se atualmente como preferencial pois permite colocar energia exatamente nos locais de consumo, não contribuindo para subrecarregar a rede eletrica nomeadamente ao nível do transporte das linhas de media/alta tensão assim como na distribuição substações/ postos de transformação
...................................................................
Fixe nao?
Última edição por rocker_pt em sábado jan 18, 2020 2:49 pm, editado 1 vez no total.
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!


Autor do tópico
Biod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 472
Registado: segunda mai 08, 2006 12:39 am
Localização: Cascais

Re: Nova legislação para autoconsumo

Mensagem por Biod »

Fixe, vou enviar do mail da minha mulher o teu texto ..se calhar um pouco adaptado para não ficar copy paste

água mole em pedra dura... vamos lá malta. Não enviar nada já sabemos que não adianta, enviar pode ser que...

Avatar do Utilizador

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1887
Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Nova legislação para autoconsumo

Mensagem por rocker_pt »

Há aqui alguem que já tenha criado petições online para elaborar algo como um esquema destes da mensagem em "por rocker_pt » sexta jan 17, 2020 4:08 pm" ?
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Nova legislação para autoconsumo

Mensagem por Freddy_krueger »

Eu também gostei do texto do rocker_pt... mudei apenas algum do palavreado...
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Nova legislação para autoconsumo

Mensagem por serges »

Freddy_krueger Escreveu: sexta jan 17, 2020 5:33 pm Eu também gostei do texto do rocker_pt... mudei apenas algum do palavreado...
Idem... quantos mais melhor, melhor na forma individual que no colectivo.
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1887
Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Nova legislação para autoconsumo

Mensagem por rocker_pt »

Já fiz a minha parte.
Agora é divulgar

http://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=PT95726
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Nova legislação para autoconsumo

Mensagem por Freddy_krueger »

rocker_pt Escreveu: segunda jan 20, 2020 10:36 am Já fiz a minha parte.
Agora é divulgar

http://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=PT95726
Signed :)
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Autor do tópico
Biod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 472
Registado: segunda mai 08, 2006 12:39 am
Localização: Cascais

Re: Nova legislação para autoconsumo

Mensagem por Biod »

rocker_pt Escreveu: segunda jan 20, 2020 10:36 am Já fiz a minha parte.
Agora é divulgar

http://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=PT95726
penso que se deveria colocar o numero do cartão do cidadão apra ser válida

Avatar do Utilizador

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1887
Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Nova legislação para autoconsumo

Mensagem por rocker_pt »

Não encontrei nada de CC pois a criação da petição tem poucas opções
Entao o ideal é refazer a petição melhorada e esta ultima, encaminhar pelos FBs
Sugestões?
Qual a vossa opinião?
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Nova legislação para autoconsumo

Mensagem por serges »

Por mim o fórum NovaEnergia pode ajudar a divulgar mesmo no FaceBook.
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1887
Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Nova legislação para autoconsumo

Mensagem por rocker_pt »

Serges, então se nao te importares dá uma viste de olhos pela petição a ver precisa de ser corrigida fazendo outra, e depois é só divulgar
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Nova legislação para autoconsumo

Mensagem por serges »

Todos nós, sem excepção, estamos a ser afectados pelas alterações climáticas.

Chegou a hora em que a legislação de autoconsumo tem de ser mudada para permitir a sua massificação, pois o sol é uma fonte inesgotável de energia.

Objetivo: adoptar um modelo de autoprodução baseado no que foi implementado com bons resultados na Alemanha que tem agora uma potencia instalada superior a 50 GW

Características:
- o autoprodutor produz energia e quanto à injetada na rede cria créditos tipo núvem
- os créditos podem ser utilizados à noite ou em qualquer época do ano, ou mesmo em outra instalação de consumo pertencente ao mesmo titular.
- anualmente são feitos os acertos finais sendo que no caso de excesso de produção em relação ao consumo creditos em excesso são zerados para evitar sobre dimensionamento da instalação, e ajustar ao maximo a produção às suas necessidades energeticas

Este modelo é o mais sensato em termos de produção fotovoltaica distribuida sendo que todos nós podemos fazer a nossa parte no esforço global de minimização da nossa pegada ecológica.

Com o aumento do parque de veiculos eletricos e a necessidade de descarbonização é imperioso adotar politicas de autoprodução que de facto contribuam para a massificação das energias renováveis.

Este tipo de produção fotovoltaica distribuida assume-se atualmente como preferencial pois permite colocar energia exatamente nos locais de consumo, não contribuindo para subrecarregar a rede eletrica nomeadamente ao nível do transporte das linhas de media/alta tensão assim como na distribuição substações/ postos de transformação.


Acho que não tenho muito mais a acrescentar.
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Autor do tópico
Biod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 472
Registado: segunda mai 08, 2006 12:39 am
Localização: Cascais

Re: Nova legislação para autoconsumo

Mensagem por Biod »

nas configurações da petição não consegues adicionaro campo CC ou BI ?


na criação cá em baixo tem o link "Mostrar/Esconder campos opcionais." e ai escolher o cartão do cidaddão e colocas como obrigatório

Responder

Voltar para “Autoconsumo”