Painel 260W edp solar

Local para debater sobre os projetos para autoconsumo
Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Painel 260W edp solar

Mensagem por serges »

Muito bem!

Boa Marca!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Biod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 472
Registado: segunda mai 08, 2006 12:39 am
Localização: Cascais

Re: Painel 260W edp solar

Mensagem por Biod »

que ciclo do bi horario tens?

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
-AJMS-
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 53
Registado: quinta set 07, 2017 5:37 pm

Re: Painel 260W edp solar

Mensagem por -AJMS- »

Biod Escreveu: terça jan 21, 2020 9:59 am que ciclo do bi horario tens?
Tenho este
Imagem


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Painel 260W edp solar

Mensagem por jmlflorencio »

-AJMS- Escreveu:
Biod Escreveu: terça jan 21, 2020 9:59 am que ciclo do bi horario tens?
Tenho este
Imagem
Ciclo diário ;-)


Biod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 472
Registado: segunda mai 08, 2006 12:39 am
Localização: Cascais

Re: Painel 260W edp solar

Mensagem por Biod »

Mas pagas muito por kw, eu tenho endesa no vazio fica a 0,10 e fora do vazio a 0,20. O meu ciclo é o outro, ao domingo acabo por gastar quase tudo o que produzo mas com preço mais baixo poupo menos.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
-AJMS-
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 53
Registado: quinta set 07, 2017 5:37 pm

Re: Painel 260W edp solar

Mensagem por -AJMS- »

Boa noite, estou a pensar em adquirir mais um painel para juntar ao que já tenho, já estou a trabalhar na estrutura uma vez que a actual não suporta mais que 1 painel, tendo em conta que a estrutura vai ficar a custo zero uma vez que é tudo material sobrante da construção de uma cobertura, terei somente a despesa com o painel + micro inversor e duas calhas guia para fixar o novo painel, a questão é que a EDP cobra 763€ que pode ser pago em prestações (pagamento não é problema para mim ser a pronto) mas tendo eu já um painel EDP o segundo é só chegar e fixar e ligar o mesmo ao existente, mas mesmo assim são 763€ apesar da estrutura já estar feita.
Contactei uma empresa do ramo e pediu-me 900€ para montar um painel de 280+inversor de 300w, não querem saber se tenho ou não estrutura preparada e disse que eu tinha que declarar à DGE a produção fotovoltaica por exceder os 300W de produção e que tinha de ter um quadro de proteção fotovoltaico???? a tomada a onde liga o meu fotovoltaico já tem um disjuntor no quadro, não sei se era isso a que se referia...
A minha questão é será que todos comunicam à DGE quando passaram a produzir mais de 300W, se eu compra-se um painel+ inversor nos sites da especialidade que anda na volta dos 300€ e o monta-se junto com o que tenho teria problemas de compatibilidade com o painel que já tenho (BENQ 260W+micro Enphase 250W) ?
Última edição por -AJMS- em terça mai 19, 2020 10:40 am, editado 1 vez no total.


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Painel 260W edp solar

Mensagem por Quintas2 »

Comunicar ou não à DGEG é, naturalmente, uma opção pessoal.
Se já tens um painel de 260W instalado pela EDP em 2017, já terás uma Mera Comunicação Prévia junto da DGEG. Seria uma alteração da potência instalada.
Problemas de compatibilidade não terás, pois estamos a falar de microinversores (assumo que não vais usar o cabo do Enphase já existente, para não inviabilizar a sua garantia) mas expõe o caso a quem comprares o material. Se fôr empresa credenciada saberão responder e talvez até ajudar na declaração de aumento de potência instalada junto da DGEG.
Se não instalares pela EDP (os preços são absurdos), eu faria uma instalação completamente independente, para eles não usarem isso como pretexto de fugirem à garantia no futuro.
Cumprimentos,
Quintas2


pedrosilva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: terça abr 23, 2013 9:50 pm

Re: Painel 260W edp solar

Mensagem por pedrosilva »

Isso painel a painel e "by the book" vai-te sair caríssimo. Se queres tudo legal e direitinho montado por profissionais, comparado com esses preços, juntas mais uns patacos e metes 5 ou 6 painéis cerca de 1500watts. Os profissionais para montar 1 painel ou 6 gastam quase o mesmo tempo e dinheiro (deslocação) e cobram-te o mesmo.

Para montar 1 ou 2 painéis desses com mini-inverter mais vale contratares um electricista conhecido e não alterar o registo.

Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Painel 260W edp solar

Mensagem por rnlcarlov »

-AJMS- Escreveu: segunda mai 18, 2020 11:59 pm Contactei uma empresa do ramo e pediu-me 900€ para montar um painel de 280+inversor de 300w, não querem saber se tenho ou não estrutura preparada e disse que eu tinha que declarar à DGE a produção fotovoltaica por exceder os 300W de produção e que tinha de ter um quadro de proteção fotovoltaico???? a tomada a onde liga o meu fotovoltaico já tem um disjuntor no quadro, não sei se era isso a que se referia...
Simplesmente acho que olhou para uma empresa do ramo errada. :lol:
Tendo já a estrutura, não faz sentido levar esses preços. Eu aqui paguei 900€ por me instalarem dois painéis, dois microinversores, estrutura e montagem no telhado. Se já tem espaço para o painel, é como o pedrosilva diz, comprar só o equipamento e contratar um eletricista conhecido :)

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
-AJMS-
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 53
Registado: quinta set 07, 2017 5:37 pm

Re: Painel 260W edp solar

Mensagem por -AJMS- »

rnlcarlov Escreveu: terça mai 19, 2020 4:04 pm Simplesmente acho que olhou para uma empresa do ramo errada. :lol:
Tendo já a estrutura, não faz sentido levar esses preços. Eu aqui paguei 900€ por me instalarem dois painéis, dois microinversores, estrutura e montagem no telhado. Se já tem espaço para o painel, é como o pedrosilva diz, comprar só o equipamento e contratar um eletricista conhecido :)
Sim para apresentar 900€ foi mesmo para mostrar que não estava interessado em colocar 1 painel numa estrutura já feita, só pode.
Quintas2 Escreveu: terça mai 19, 2020 7:48 am Comunicar ou não à DGEG é, naturalmente, uma opção pessoal.
(assumo que não vais usar o cabo do Enphase já existente, para não inviabilizar a sua garantia)
Se não instalares pela EDP (os preços são absurdos), eu faria uma instalação completamente independente, para eles não usarem isso como pretexto de fugirem à garantia no futuro.
Aí está algo que não tinha pensado, pois a ideia era ligar o novo micro inversor no truck Cabel já existente e a corrente ir toda pelo mesmo cabo que tem no final a tomada com o leitor de produção que envia para o re:dy, para ser toda independente escapa à leitura e nem tenho mais nenhuma tomada próxima, colocar um T na tomada não deve ser muito aconselhável, penso.
Mas a questão da garantia realmente, será que assim perco a garantia do painel da EDP ? Tenho de ver bem isto.

Painel da EDP realmente é caro 763€ -10% desconto na electricidade durante 2 anos, que no meu caso iria representar um total de +/- 120€, portanto 763-120€= 643€ pelo painel + micro e montagem.

Obrigado pelos vossos comentários.

Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Painel 260W edp solar

Mensagem por rnlcarlov »

Estive a ver as condições da garantia EDP, e francamente tenho algumas reservas nos 10 anos contra defeitos de fabrico. É que é isso mesmo, defeitos de fabrico. Se forem avarias derivadas de granizo, chuvas, tempestades ou algo parecido, chapéu. Pergunto-me se acontecesse agora qualquer coisa, não poderiam invocar que foi um fator externo qualquer que originou o problema.
Realmente está lá escrito que a garantia não abrange anomalias causadas por modificações introduzidas no sistema solar. No entanto os microinversores podem ser ligados de forma independente, cada um na sua tomada, por exemplo.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
-AJMS-
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 53
Registado: quinta set 07, 2017 5:37 pm

Re: Painel 260W edp solar

Mensagem por -AJMS- »

rnlcarlov Escreveu: quarta mai 20, 2020 10:00 am Estive a ver as condições da garantia EDP, e francamente tenho algumas reservas nos 10 anos contra defeitos de fabrico. É que é isso mesmo, defeitos de fabrico. Se forem avarias derivadas de granizo, chuvas, tempestades ou algo parecido, chapéu. Pergunto-me se acontecesse agora qualquer coisa, não poderiam invocar que foi um fator externo qualquer que originou o problema.
Realmente está lá escrito que a garantia não abrange anomalias causadas por modificações introduzidas no sistema solar. No entanto os microinversores podem ser ligados de forma independente, cada um na sua tomada, por exemplo.
Tudo o que seja danificado devido a factores externos tipo tempestades ...etc, não estou preocupado pois também não considero isso uma avaria mas sim um dano por factores externos e nesse aspecto os painéis que eu possa ter estão sempre abrangidos pelo seguro da casa. Da EDP é mesmo garantia em caso de avaria, mas lá está se eu coloco outro sem ser independente lá se vai a garantia, é que ainda tenho mais 7 anos de garantia pela frente, e um micro inversor dar o berro não é preciso muito por isso tenho de analisar bem todos os factores.

Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Painel 260W edp solar

Mensagem por rnlcarlov »

-AJMS- Escreveu: quarta mai 20, 2020 11:53 am Tudo o que seja danificado devido a factores externos tipo tempestades ...etc, não estou preocupado pois também não considero isso uma avaria mas sim um dano por factores externos e nesse aspecto os painéis que eu possa ter estão sempre abrangidos pelo seguro da casa.
Não é para desanimar, mas espero que tenha mais sorte do que eu. Há uns anos houve umas tempestades com muita trovoada que provocaram uns picos de tensão ou lá o que foi, que o meu inversor foi ao ar. Metemos o seguro ao barulho e não levamos nada, pois não havia evidências que tinha sido a tempestade a causa da avaria :evil:

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
-AJMS-
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 53
Registado: quinta set 07, 2017 5:37 pm

Re: Painel 260W edp solar

Mensagem por -AJMS- »

Sempre decidi avançar para um segundo painel e fazer um upgrade à estrutura existente para a tornar mais segura e com capacidade para 2 painéis. Já se encontra tudo funcional e com o objetivo de produzir 1000kW e fazer uma amortização de 224€ em 2021, vamos ver ser é possível.

Imagem

Imagem


Ver o Video AQUI
Última edição por -AJMS- em terça jan 26, 2021 3:01 am, editado 3 vezes no total.

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Painel 260W edp solar

Mensagem por serges »

Muito bem.

Boa actualização parabéns e que continue a fornecer os belíssimos kwh...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


gbento
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 252
Registado: terça nov 26, 2013 3:08 pm
Localização: Lisboa

Re: Painel 260W edp solar

Mensagem por gbento »

-AJMS- Escreveu:Sempre decidi avançar para um segundo painel e fazer um upgrade à estrutura existente para a tornar mais segura e com capacidade para 2 painéis. Já se encontra tudo funcional e com o objetivo de produzir 1000kW e fazer uma amortização de 224€ em 2021, vamos ver ser é possível.

Imagem

Imagem


Ver o Video AQUI
Amortizar 200€/ano? Eu tenho também dois painéis, cerca de 650W, se amortizar 140€/ano já era bom. Como só pus uns medidores apenas em agosto ainda não tenho valores anuais. pode ser que seja mais. Acredito é que com mais painéis, o desperdício também será maior.
A sua maior produção deve-se á estrutura rotativa?

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk



Imagem


d.pereira
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 34
Registado: terça abr 02, 2019 9:13 pm

Re: Painel 260W edp solar

Mensagem por d.pereira »

gbento Escreveu: sexta jan 29, 2021 7:31 am
-AJMS- Escreveu:Sempre decidi avançar para um segundo painel e fazer um upgrade à estrutura existente para a tornar mais segura e com capacidade para 2 painéis. Já se encontra tudo funcional e com o objetivo de produzir 1000kW e fazer uma amortização de 224€ em 2021, vamos ver ser é possível.

Imagem

Imagem


Ver o Video AQUI
Amortizar 200€/ano? Eu tenho também dois painéis, cerca de 650W, se amortizar 140€/ano já era bom. Como só pus uns medidores apenas em agosto ainda não tenho valores anuais. pode ser que seja mais. Acredito é que com mais painéis, o desperdício também será maior.
A sua maior produção deve-se á estrutura rotativa?

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk



Imagem
Esta a pagar 0.22 €/kWh? Mesmo com IVA parece-me demasiado.


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Painel 260W edp solar

Mensagem por Freddy_krueger »

Será provavelmente não só o IVA mas taxas e taxinhas variáveis também (penso eu de que).
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
-AJMS-
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 53
Registado: quinta set 07, 2017 5:37 pm

Re: Painel 260W edp solar

Mensagem por -AJMS- »

Para 2021 vou pagar 0,2254€/kW , preço com iva. Tenho Bi-horário e esse é o preço fora de vazio (hora de produção solar)e é esse o preço que tenho de fazer contas de amortização do painel.
Em 2020 tinha só um painel de 260W coloquei o segundo painel de 280w em junho, tive uma produção de 846kWs, e injectei 62kWs mas este ano já não vou injectar tanto, devido a já estar a gerir os excedentes com dispositivos Shelly.


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Painel 260W edp solar

Mensagem por Quintas2 »

-AJMS- Escreveu: terça fev 02, 2021 12:59 pm mas este ano já não vou injectar tanto, devido a já estar a gerir os excedentes com dispositivos Shelly.
Gerir os excedentes com Shelly de forma manual, certo?
Ou seja, ligando cargas controladas pelos Shelly, quando houver excedentes,, não sendo os Shelly a fazer o controlo de excedentes, certo?
Cumprimentos,
Quintas2

Responder

Voltar para “Projectos de Autoconsumo”