Porta HAn do contador eléctrico

Local para debater sobre o autoconsumo
Responder

Autor do tópico
Biod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 472
Registado: segunda mai 08, 2006 12:39 am
Localização: Cascais

Porta HAn do contador eléctrico

Mensagem por Biod »

Já alguém instalou a ligação á porta HAN do contador da eletricidade?

Eu nunca tinha ouvido falar, mas é um cabo ligado ao contador inteligente da edp distribuição ( é instalado por eles ) que permite ao cliente aceder em tempo real ao consumo e injecção na rede. Esses dados serão depois tratados pelo sistema de monitorizaçao que o cliente tiver

O programa contas poupançaa da sic vai fazer reportagem sobre isso


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Porta HAn do contador eléctrico

Mensagem por jmlflorencio »

Parece interessante... Mas não tinha ouvido falar


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Porta HAn do contador eléctrico

Mensagem por Quintas2 »

Este assunto já tinha sido abordado aqui: https://www.novaenergia.net/forum/viewt ... #p11280769.
Tens aqui os requisitos a cumprir para poder usar a porta HAN: https://www.edpdistribuicao.pt/sites/ed ... .05.31.pdf
E aqui podes ver que, apesar de a EDP Diostribuição ser obrigada a dar o acesso à porta HAN, parece não ser assim tão fácil: https://portaldaqueixa.com/brands/edp/c ... e-34178919
Cumprimentos,
Quintas2

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Porta HAn do contador eléctrico

Mensagem por serges »

Pois acho que estariam a dar acesso a algo muito importante e não pode ser assim tão fácil e sim acompanhei durante uns tempos esse tema mas acabou por não ser, muito, divulgado...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Autor do tópico
Biod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 472
Registado: segunda mai 08, 2006 12:39 am
Localização: Cascais

Re: Porta HAn do contador eléctrico

Mensagem por Biod »

enviei um mail á edp distribuição e responderam:
Caro cliente,



Analisámos o seu pedido de ativação da Porta HAN.



O serviço solicitado tem um custo

Para darmos seguimento ao seu pedido, agradecemos confirmação, por esta via, da aceitação do custo de 14,00€ + IVA, correspondente aos encargos com a selagem e desselagem do equipamento.



Ao dispor para esclarecimento de dúvidas

Para mais informações envie um email para [email protected], visite o site www.edpdistribuicao.pt ou ligue 808 100 100 disponível nos dias úteis, das 8h00 às 22h00.



Com os nossos cumprimentos,


joaocunharamos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: quinta jun 04, 2020 10:10 pm
Localização: Porto

Re: Porta HAn do contador eléctrico

Mensagem por joaocunharamos »

O aparelho que quiser ligar à porta HAN também tem de ser certificado/validado pela EDP, o que complica. Tendo já trabalhado com a porta HAN em laboratório (em parceria com fabricante de contadores) posso recomendar o uso alternativo de um medidor externo? É menos intrusivo, a gestão de software e dados é melhor, e escusa de pagar a taxa de acesso.

Eu estou inclinado a comprar um Shelly EM para esse efeito. É acessível e facilmente integrado com outro produtos deles ou com Home Assistant.
Última edição por joaocunharamos em segunda jun 15, 2020 5:53 pm, editado 1 vez no total.
Cumprimentos,
João Ramos


Autor do tópico
Biod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 472
Registado: segunda mai 08, 2006 12:39 am
Localização: Cascais

Re: Porta HAn do contador eléctrico

Mensagem por Biod »

tem ? eles apenas deixam o cabo ligado como controlam que aparelho nos começarmos lá?


joaocunharamos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: quinta jun 04, 2020 10:10 pm
Localização: Porto

Re: Porta HAn do contador eléctrico

Mensagem por joaocunharamos »

Não posso comentar com toda a certeza mas pelo regulamento que já li no passado existe um conjunto de condições que é preciso respeitar (dimensões máximas e corrente máxima de consumo). O aparelho tinha de ficar dentro do contador, creio.

Não tenho ideia que fosse possível deixar o cabo dependurado para acesso livre mas se tiver informações em contrário agradecia que me corrigisse.
Cumprimentos,
João Ramos


joaocunharamos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: quinta jun 04, 2020 10:10 pm
Localização: Porto

Re: Porta HAn do contador eléctrico

Mensagem por joaocunharamos »

Também não sei se lhe disponibilizaram a especificação da porta HAN, que deverá ser de acesso público. Correndo o risco de esta informação estar desactualizada, deixo a mesma em anexo.

Continuo a achar que ser-lhe-á mais útil um medidor externo do género do Shelly EM.

EDP Box - HAN protocol specification_Ed1.0.pdf
EDP Box - HAN Protocol Specification
(326.26 KiB) Transferido 422 vezes
Última edição por joaocunharamos em segunda jun 15, 2020 5:53 pm, editado 1 vez no total.
Cumprimentos,
João Ramos


joaocunharamos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: quinta jun 04, 2020 10:10 pm
Localização: Porto

Re: Porta HAn do contador eléctrico

Mensagem por joaocunharamos »

Já tinha deixado outra informação relevante à navegação dos menus do contador aqui:
https://www.novaenergia.net/forum/viewt ... #p11287932
Cumprimentos,
João Ramos


joaocunharamos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: quinta jun 04, 2020 10:10 pm
Localização: Porto

Re: Porta HAn do contador eléctrico

Mensagem por joaocunharamos »

Biod Escreveu: segunda jun 08, 2020 4:18 pm tem ? eles apenas deixam o cabo ligado como controlam que aparelho nos começarmos lá?
Já verifiquei os requisitos e o dispositivo só fica dentro do medidor se for alimentado da rede de baixa tensão e é nesse caso que tem de ser aprovado pela EDP (creio que pela Labelec). Se for alimentado da porta HAN não precisa de ser pré-aprovado mas tem de ter marcação CE e só pode consumir 150mA (a 5V) em qualquer instância. A EDP Distribuição fornece o “chicote” ou extensão para ligar à porta HAN.

O protocolo usado é ModBus por isso seria necessário encontrar um gateway ModBus, sem fios, alimentado a 5V e com consumo sempre inferior a 150mA. Ao custo de tal aparelho mais o custo da instalação continua a parecer-me mais fácil instalar um Shelly EM ou outro medidor barato, excepto se houver estrita necessidade de aceder às informações das tarifas, potência contratada e acumuladores parciais.
Cumprimentos,
João Ramos

Responder

Voltar para “Autoconsumo”